ZTOP+ZUMO

Samsung: Na Internet das Coisas, a geladeira é rainha

Se a cozinha é o centro da casa, o refrigerador é o núcleo – e, agora, desenvolvido para unir a família e amigos ao seu redor, na visão apresentada pela Samsung na CES 2016, em Las Vegas. A ideia abraça até o nome do produto: Family Hub Refrigerator, feita para “reconectar as pessoas”, nas palavras da marca.


O que uma geladeira pode ter de tão especial? Tela em LCD – aqui, são 21.5″ com resolução Full HD – não são mais novidade. No caso da Family Hub, o que importa é o que essa tela permite: deixar recados, compartilhar compromissos, exibir fotos e os desenhos das crianças, igualzinho ao que fazemos hoje com a ajuda de imãs, só que também remotamente, via smartphone. Pode também entrar em serviços de streaming de música ou assistir ao seu programa favorito enquanto cozinha.
P1260403 (Custom)

Só que trocar o analógico pelo digital nem é o mais interessante do modelo que chamou a atenção na CES. A Family Hub vem com três câmeras de alta resolução instaladas dentro dela. Para aqueles momentos em que você está no mercado, passa na seção de frios e pensa: “será que tem queijo e peito de peru?”. Na dúvida, basta acessar as câmeras pelo app Samsung Smart Home para vero que falta comprar e o que não precisa. Nos Estados Unidos – por enquanto – o sistema também vai permitir compras online pela tela do refrigerador, sem nem mesmo ter de abrir o equipamento.

E, para as casas conectadas, pela tela da Family Home também é possível apagar e acender luzes da casa, ligar o aquecedor e outros comandos.
 P1260356
Samsung Pay no Brasil

Tim Baxter, presidente e COO da Samsung para as Américas, confirmou durante a coletiva que o Brasil está entre os próximos países a receberem em breve o sistema de pagamentos Samsung Pay – que, segundo o executivo, já é aceito em cinco vezes mais estabelecimentos que qualquer outro sistema concorrente. Além de nós, ele chega também a Cingapura, Austrália, Reino Unido, Espanha e China.

Baxter também informou que todas as TVs da Samsung serão IoT ready até 2017. E que, enquanto isso não acontece, quem comprar os próximos televisores da marca receberá de graça, durante este ano, um dispositivo USB de Internet das Coisas que permite controlar mais de 200 equipamentos compatíveis. Ainda não temos informações se essa oferta valerá para todos os países da região, a verificar.

Conteúdo a um toque

O lineup Samsung para 2016 prevê o lançamento de uma câmera especial 360 graus – cujo design até lembra um aspirador Navibot – para que, enfim, as pessoas possam criar conteúdos para o Samsung Gear VR (o que obviamente parece uma boa ideia para dar impulso às vendas do aparelho) e muitas e muitas TVs SUHD de tela curva, com modelos que vão de 49″ a 88″ (falaremos sobre isso mais tarde, de posse de mais informações).

Um ponto que vale a pena destacar é a nova interface para as smart TVs da marca, que promete dar fim aos diversos controles remotos espalhados pela casa. Bem parecida, em design, com a nova versão da AppleTV, o Smart Hub reúne todos os apps e fontes de conteúdo (cabo, consoles, set top boxes, Netflix, Hulu, Amazon TV e por aí vai) em uma única tela de acesso, onde o preview do que tem para assistir também é mais fácil e o usuário pode iniciar os programas sem ter de ficar navegando por diversos menus.

Amanhã veremos de perto os produtos – fique ligado aqui no ZTOP para ver as fotos e mais informações. Mas antes de desligar, um último anúncio da Samsung para os fãs de wearables: o Gear S2 será compatível com os smartphones da Apple até o final deste ano.