Samsung HomeSync: é Android, não Google TV

S

Além dos smartphones e tablets, a Samsung lançou no Mobile World Congress 2013 o HomeSync, uma solução de backup e sincronização doméstica  para seus diversos gadgets, baseada em Android e para ser conectada ao televisor de casa.

O produto chega até o final do segundo trimestre no mercado brasileiro, sem previsão de preço ainda.

 

SONY DSC

É uma caixa preta que abriga um processador dual-core de 1,7 GHz e tem 1 TB de armazenamento em disco. A ideia central do HomeSync é sincronizar os dados e fazer backup de informações de todos os aparelhos móveis da casa, tornando o aparelho em uma solução de “nuvem doméstica”.

Segundo a Samsung, funciona com até oito usuários, cada um podendo conectar seis distintos aparelhos e com configurações de segurança para cada um deles – os arquivos não precisam, necessariamente, ser compartilhados/vistos entre usuários.

SONY DSC

Nas palavras de Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicações da Samsung Brasil, “é um player de mídia para a TV, que se torna mais inteligente ainda”.

SONY DSC

A versão de Android em uso no HomeSync é a 4.1 “Jelly Bean”, e a caixinha consegue rodar aplicativos e conteúdo da Play Store – e a Samsung faz questão de dizer que isso não é uma solução de Google TV adaptada.

“O HomeSync é um backup doméstico que não depende de um serviço online que você não sabe onde estão seus dados”, disse. O bacana é que a caixinha roda arquivos de áudio e vídeo em diversos formatos, sem muita limitação como ocorre em outros aparelhos de streaming para TV (oi Apple TV).
SONY DSC

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Por Henrique Martin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos