Samsung: Galaxy S II, Tabs 10.1 e 8.9 e note ultrafino a caminho do Brasil

S

Durante o Samsung Forum, aqui em Santiago, a fabricante coreana mostrou sua linha de produtos para 2011, com destaques para os notebooks da série 9 (ultrafinos!), o nosso já conhecido smartphone Galaxy S II (foto acima) e os tablets novos da linha Galaxy Tab 10.1 e 8.9, na versão mais fina. Tudo a caminho do Brasil (datas e preços ainda em definição).

Notas rápidas:

1) as TVs de LED/LCD/Plasma com recurso Smart TV (antigo Internet@TV) terão acesso ao serviço Netmovies de streaming de filmes, já a partir de abril.. Será gratuito por 3 meses, depois custará R$ 10/mês. O serviço básico dará acesso a 3.500 títulos inicialmente, mas “em alguns meses” terão pacote com lançamentos de filmes mais recentes. O serviço Smart TV, que pode ser acessado via gadgets nas TVs de entrada e por browser nas mais avançadas da Samsung, conta hoje no Brasil com 15 parceiros – entre eles o Terra TV e o já citado NetMovies, segundo Henrique de Freitas, gerente sênior de marketing e vendas da área de consumer electronics da Samsung do Brasil.

O foco será em vídeo sob demanda e redes sociais, mas aplicativos bancários também estão entre as próximas estreias. “Ter acesso a lançamentos, filmes e eventos especiais – como o Mundial de Curling, por exemplo – é uma conveniência muito maior do que a oferecida pelo pay-per-view, porque o consumidor pode assistir ao que ele gosta no horário em que desejar, e não em horários pré-determinados”, defende Freitas. “Além disso, você escolhe o que quer ver, sem depender do canal ou do país onde está, e tem muito mais informações sobre o programa à disposição.”

Os novos parceiros serão anunciados já agora entre abril e maio.

2) Sobre TVs 3D, a Samsung diz que tem nos planos um modelo sem óculos (no estilo da Philips e da LG), mas que a “tecnologia atual é muito limitada para aproveitar o que as TVs oferecem”.

3) apesar do investimento forte em Android, smartphones com Bada e Windows Phone continuam nos planos da fabricante.

4) envolvendo todas as áreas, o Brasil hoje é o quinto maior mercado para a Samsung global. Têm a meta de tornar o país o terceiro mercado em breve, segundo Jeong Wook Kim, presidente da Samsung Brasil (e a coisa anda rápido: eram a oitava operação mundial em 2009). Para o ano, serão 120 lançamentos de produtos sem contar a área de telecom.

5) Uma das maiores “espertezas” da Samsung foi ter apostado no mercado de dual SIM card, que tem um grande mercado na Ásia e cresce cada vez mais no Brasil (onde, no mercado alternativo, já se encontram aparelhos de 4 SIM cards).  “Nosso mercado é composto por mais de 80% de celulares pré-pagos, e as pessoas entendem os planos de voz, sabem quando é mais vantajoso usar uma ou outra operadora”, disse Silvio Stagni, VP de telecom da Samsung, antes de contar que o chip duplo é visto como um formato e não estratégia. Por isso, a empresa deve lançar aparelhos com esta tecnologia em toda a grade de produtos, independente do consumidor visado. Um exemplo é um aparelho touchscreen com TV digital que chega ao mercado em maio por R$ 700, bem acima dos valores dos celulares de entrada.

 

 

5) datas de lançamento: Galaxy Tab 10.1 (acima) sai em junho, de acordo com Silvio Stagni, vice-presidente de telecom da Samsung Brasil. Galaxy Tab 8.9 tem estimativa de lançamento para julho (é “meta” da companhia). Preços estimados (a serem confirmados ainda): R$ 1.700 para o 10.1, R$ 1.600 para o 8.9 (vale ressaltar que nenhum deles terá TV digital ou recursos de voz). Os preços podem mudar por conta de possíveis estímulos do governo para tablets, mas a Samsung promete “agressividade” no varejo.

O “novo” tablet Galaxy Tab 10.1 é a versão mais fina daquele pré-iPad 2 anunciado em Barcelona (hands-on aqui da versão anterior). Vai rodar Android 3.0 “honeycomb” com interface TouchWiz adaptada pela Samsung. E tem seu irmãozinho menor, o com tela de 8,9″:

O smartphone Galaxy S II também deve custar R$ 1.700 e sai em julho também. E o Nexus S pela TIM já em maio (uia!).

Já o notebook série 9 chega apenas em preto, a partir de maio, com preço sugerido bem alto: R$ 4.999 (!). O “MacBook Air” da Samsung pesa 1,31 kg, tem tela de 13″, armazenamento SSD e processador Intel Core i5.


disclaimer: ZTOP viajou a convite da Samsung Brasil. Todas as opinões e pontos de vista, entretanto, são nossas.

Sobre o autor

Renata Mesquita

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="37024 http://zumo.com.br/?p=37024">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos