ZTOP+ZUMO

Samsung Galaxy Note 8.0: mais um tablet para a família (e fala!)

O Mobile World Congress 2013 só começa oficialmente amanhã em Barcelona (e eu estou em uma looonga conexão em Paris), mas a Samsung fez  hoje seu primeiro grande anúncio oficial da feira: o tablet Samsung Galaxy Note 8.0, considerado pela fabricante mais uma evolução em sua família de tablets – e que também funciona como telefone (!).

O aparelho será lançado no mercado brasileiro em abril, de acordo com representantes da empresa no MWC 2013.

Vale lembrar que o primeiro tablet Android da Samsung (já no distante 2010) foi o Galaxy Tab, um dos primeiros da categoria lançados após a chegada do iPad.  A Samsung diz, em comunicado oficial, “que o Galaxy Note 8 vai dar um novo fôlego à categoria de tablets de tamanho médio”. (leia-se: vamos tentar concorrer com o iPad mini). E os coreanos já tentaram com outros modelos de tela, incluindo o de 7,7” e 8,9″.

As configurações do Galaxy Note 8 são bem interessantes: processador A9 quad-core de 1,9 GHz, conectividade 3G/HSPA+ capaz de fazer ligações, tela de 8 polegadas (1200 x 800, 189 ppi, uma densidade de pixels um pouco acima do modelo mini da Apple), 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de armazenamento interno, roda Android 4.1.2 e vem com câmera traseira de 5 megapixels.

Como os demais modelos da família Note, o novo tablet usa uma canetinha stylus (S-pen) para interagir com a tela e com aplicativos embarcados.

Curioso notar como o design do smartphone Galaxy S III também chegou aos tablets – o Galaxy Note 8 me parece o irmão maior do superfone da Samsung. Amanhã vejo o tablet de perto e posto minhas impressões.

A Samsung diz que o novo tablet será vendido a partir do segundo trimestre do ano em todo o mundo, incluindo o Brasil. Segundo Roberto Soboll, diretor de produtos de telecomunicações da Samsung Brasil, o aparelho chega em abril às lojas.

O preço sugerido não foi divulgado, mas a Samsung trabalha com a estimativa de preço na faixa de R$ 1.500-1.600 para o Galaxy Note 8 na versão 3G e na faixa de preço abaixo de R$ 1.500 para a versão Wi-Fi.

(atualizado em 25/02, 10h)

Galeria de fotos (clique para ampliar e abrir o slideshow):

Disclaimer: ZTOP cobre o MWC 2013 a convite da Samsung. Todas as opiniões são nossas.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin