Números enormes: Samsung Galaxy Note 4 (e outros bichos)

N

Seguindo sua estratégia de lançar uma versão nova de cada modelo topo de linha por semestre (o Galaxy S5 teve seu destaque no Mobile World Congress, em fevereiro), a Samsung mostrou hoje em Berlim seu Galaxy Note 4, o pai dos foblets com canetinha, agora com tela Super AMOLED com resolução de 2.560 x 1.440 pontos.

Além do novo Note, as novidades foram o curioso Galaxy Note Edge e o simulador de realidade virtual Gear VR, assim como o relógio-esperto-independente Gear S.

(fotos direto de Berlim por Maria Trebbi, enviada do ZTOP a convite da Samsung).

Primeiro, o Samsung Galaxy Note 4.

Tenho um amigo no mundo da tecnologia que costuma dizer que os fabricantes costumam lidar com três tipos principais de produto: o popular (que vai vender muito, mas tem margem baixa de lucro), o pãozinho quente (que vende bem, não tanto como o popular, mas garante a lucratividade da empresa) e o “meu é maior que o seu” (aquele objeto de desejo lindo e caro que quase ninguém compra, mas você usa para impressionar as garotas e assustar os concorrentes).

O Note 4 (como o S5) é pãozinho quente – e os foblets Note costumam ser meus favoritos no lineup Android da Samsung:

samsung galaxy note 4 - 01

É um trambolho? Sem dúvida: Uma tela linda de 5,7 polegadas com o software otimizado de notas/produtividade da Samsung criam um produto elegante, bonito e que serve para trabalhar. O design mais achatado do Note 4 me lembra o que a coreana já vem fazendo com o Galaxy Alpha, com bordas “quadradas” e corpo mais fino. O acabamento em couro falso continua a existir.

samsung galaxy note 4 - 02 samsung galaxy note 4 - 03

samsung galaxy note 4 - 04

Lá de Berlim, nossa correspondente informa que a câmera tem 16 megapixels de resolução agora, com estabilização óptica de imagem (uia!) e uma câmera frontal de 3,7 megapixel (viva o mundo da Selfie). O flash tem um “sensor de selfie”: basta tocar ali no sensor ao lado do flash que ele dispara a câmera – e também dá pra fazer “selfies panorâmicas” (!!!).

samsung galaxy note 4 - 05 samsung galaxy note 4 - 08 samsung galaxy note 4 - 07

A Samsung diz que a bateria de 3.220 mAH permite recarga mais rápida (50% em 30 minutos, contra 55 minutos da versão anterior) e melhorias na vida útil da bateria do aparelho. Múltiplos microfones também ajudam a melhorar a captação de som durante ligações ou gravações, reduzindo ruído.

samsung galaxy note 4 - 11

Não comentei ainda aqui sobre especificações: a Samsung Brasil só vai liberar amanhã de manhã a configuração que será vendida (e quando). Eu chuto com processador quad-core de 2,7 GHz + conectividade LTE categoria 4, com chance de vir com menos do que os 32 GB internos da versão a ser vendida a partir de outubro no resto do mundo.

samsung galaxy note 4 - 06
samsung galaxy note 4 - 12

Ainda na questão “produtos e nomenclaturas”, se o Note 4 pode vir a ser um carro-chefe de lucratividade, o novo Samsung Galaxy Note Edge é o produto “o meu é maior que o seu”. Basicamente, a Samsung colocou uma telinha curva na borda direita do foblet. Então, o aparelho tem especificações parecidas com o Note 4, mas a tela é de 5,6 ” Quad HD + Super AMOLED de 2.560 x 1.440 MAIS 160 pixels na lateral curva. Sim, curva – e é aí a diferença.

A Samsung diz que essa telinha curva é “um novo modo de visualização”, mas não me convence muito.

De qualquer modo, é um aparelho lindo – e tão inovador quanto o LG G Flex, que tem um conceito parecido. E, como o Galaxy Note 4, também usa canetinha stylus.

samsung galaxy note edge - 01 samsung galaxy note edge - 03 samsung galaxy note edge - 02 samsung galaxy note edge - 04 samsung galaxy note edge - 05 samsung galaxy note edge - 06 samsung galaxy note edge - 07 samsung galaxy note edge - 08 samsung galaxy note edge - 09 samsung galaxy note edge - 10 samsung galaxy note edge - 11

Finalmente, o Samsung Gear S. Já falei dele outro dia

samsung galaxy gear S - 1

Só me faz concluir que ainda acho smartwatches feios. A tela é interessante, o formato curvado também…

samsung galaxy gear S - 2 samsung galaxy gear S - 3

Mas… não me convence mesmo.

samsung galaxy gear S - 4

Parece legal para atletas.samsung galaxy gear S - 5
samsung galaxy gear S - 7
samsung galaxy gear S - 9

E finalmente finalmente, o Galaxy Gear VR. É um Oculus Rift (uma empresa Facebook®) com um Note 4 dentro, voltado ao consumidor normal. Ponto pra isso… e só.

samsung galaxy gear VR  - 1

Este ZTOP sugere o uso de aparelhos como esse em ambientes fechados, por razões óbvias.

samsung galaxy gear VR  - 2 samsung galaxy gear VR  - 3

[Samsung]

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos