ZTOP+ZUMO

Samsung Galaxy Camera: ideia incrível, mas é só o começo

A Nikon pode até ficar com o título da primeira câmera com Android do mercado, mas é a Samsung que vai tornar esse conceito bastante popular com a Samsung Galaxy Camera, anunciada hoje em Berlim, junto com o Galaxy Note II e várias coisas com Windows 8, incluindo o smartphone ATIV S.

A ideia de uma câmera com acesso à internet contínuo (3G, 4G ou Wi-Fi) e aplicativos de redes sociais (Instagram! Facebook!) é explosiva e tem tudo para dar bastante certo. Ainda acredito que é o início de uma onda de câmeras conectadas e vem muita coisa legal por aí nos próximos anos (alô CES 2013). Tem o que a Nokia vem fazendo com o PureView, mas acredito que isso é outra guinada de mercado.

E por mais que muita gente dê preferência em câmeras ainda para os fabricantes japoneses, não podemos negar o esforço da turma de Seul de forçar sua entrada em um mercado, desenvolver novos produtos e conseguir grandes fatias de  (exemplos óbvios ou nem tanto: smartphones com Android, TVs de LCD/LED, lavadoras-secadoras de roupa). Resposta para isso? Escala + máquina de marketing + escala.

Então, considere a Galaxy Camera um primeiro passo: é um modelo de resolução alta (16,3 megapixels, vídeos em Full HD) com zoom óptico de 21x. Sem os recursos de conectividade, passaria por um modelo compacto convencional. Até você olhar para tela de 4,8 polegadas (e aqui uma tela grande LCD faz sentido) rodando Android 4.1 customizado, rodando em um processador de 1,4 GHz quad-core – e quando nessa vida daria pra imaginar que eu citaria um chip desses em uma câmera?

Como benefícios diretos, a invasão de fotos enviadas em tempo real para o Facebook, Instagram e outras redes sociais com uma qualidade de imagem melhor que a média hoje. Eu me diverti bastante mexendo na Galaxy Camera – e que venham mais dela.

Aproveitei para fazer um vídeo do tempo de boot/reinicialização do Android na câmera (assim que liga, o zoom pula pra fora – leva 30 segundos em média para concluir o processo, logo o melhor é deixar a câmera em modo de espera).

E uma galeria de fotos cheia de detalhes da interface do Android na Galaxy Camera – clique para ampliar. Tem até acessórios e câmeras coloridas.

 

SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin