Samsung Galaxy A80 foge do buraco na tela (e gira a câmera)

S

Voltado para os chamados nativos digitais, o Galaxy A80 tem uma tela infinita e um mecanismo móvel que esconde a câmera tripla giratória (!)

Para quem acha que não tem mais o que inventar no design de smartphones, a Samsung passa a perna na concorrência com o lançamento do seu novo Galaxy A80, que adota uma solução no mínimo genial no que se refere ao dilema do furo x franjinha/notch x gota da tela.

Isso porque ela adotou um sistema de slide (como no bom e velho Nokia N95, mas o slide era para o controle de música) onde a tela escorrega para baixo, revelando assim a câmera tripla:

Até ai, nada demais. A grande sacada dos designers da Samsung é que nesse movimento de tela, a câmera gira automaticamente 180° de modo que ela pode apontar tanto para frente…

… e quanto para trás, que seria o seu modo padrão:

Observamos que essa idéia de tela deslizante já tinha sido explorado pelo Lenovo Z5 Pro, só que a solução da Samsung nos parece ser mais elegante e engenhosa por dois motivos: A primeira é que a câmera frontal passa a contar com as mesmas características avançadas da traseira (o que nem sempre é o caso).

E a segunda é que, eliminando a câmera frontal, a empresa ainda reduz seus custos de produção — e até o seu preço final do produto — o que faz todo sentido num modelo que briga no segmento intermediário-quase-premium. Já a câmera giratória que olha ou para frente ou para trás já tínhamos visto em 2008 num Classmate PC da Intel.

E por que essa solução não foi usada na nova série S10? O nosso palpite é que por ter diversas partes móveis e deslizantes, esse tipo de produto seria mais sensível a batidas e quedas, além da possibilidade de entrar pó e umidade no seu interior, o que não acontece nos modelos como da série S que são, na sua essência, blocos de metal e vidro selados e até a prova d’água.

Sob esse ponto de vista, alguns podem até criticar essa solução alegando que ela não é durável — mas cá entre nós — nos dias de hoje, quem é que fica com o mesmo aparelho por anos a fio?

Números enormes

O A80 é mais um aparelho da linha A 2019 que começou a ser mostrada no MWC 2019, em fevereiro.

O mais interessante é que é um modelo da série A com uma câmera de 48 megapixels com um sensor Time of Flight (presente no Galaxy S10 5G e no Huawei P30 Pro) que ajuda a medir profundidade nas imagens. Além disso, uma câmera grande angular de 8 megapixels completa o pacote.

E é um aparelho que, apesar de intermediário, traz configurações muito interessantes: uma tela Super Amoled de 6,7 polegadas (FHD+) do tipo “Infinity Display“, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento (o que até explica a ausência de um slot micro SD), Android 9 “Pie” e uma bateria de 3.700 mAH com carga rápida (25W). O sensor de impressões digitais é integrado à tela.

O Galaxy A80 virá em três cores: Angel Gold, Ghost White e Phantom Black. Não temos informação sobre lançamento ou preço ainda.

Hoje à noite a Samsung fará um evento em São Paulo para mostrar a nova série A – estaremos lá para ver o A80 de perto.

[Samsung]

Galaxy A80: galeria de fotos

Especificações Técnicas:

Galaxy A80
Display*6.7-inch FHD+ (1080×2400) Super AMOLED,
New Infinity Display
CameraMain: 48MP, F2.0
Ultra Wide: 8MP, F2.2 (123°)
3D Depth
Rotating Camera

Body165.2 x 76.5 x 9.3 mm
APOcta Core (2.2GHz Dual + 1.8GHz Hexa)
Memory8 GB RAM
128 GB Internal Storage
Micro SDNot Supported
Battery****3,700mAh (typical)
25W Super Fast Charging
OSAndroid 9.0 (Pie)
Biometric AuthenticationsOn-Screen Fingerprint
ColorPhantom Black, Angel Gold, Ghost White
Design3D Glass + Metal Frame

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos