Samsung (finalmente) entra no mercado de notebooks e netbooks

S

note_samsung_intro_small

Já se passou mais de um ano que tocamos nesse assunto, e finalmente a Samsung anunciou a chegada da sua linha de computadores portáteis no Brasil. Como era de se esperar, eles não pensam pequeno e entram de sola no mercado com cinco modelos para todos os bolsos e gostos e produção local a partir de fevereiro de 2010.

note_samsung_ronaldo_miranda

Esse lançamento está sendo orquestrado por um veterano nesse mercado e velho conhecido deste Zumo — Ronaldo Miranda — ex-Intel e atual diretor da divisão de TI da Samsung. Segundo o executivo, 2010 vai ser um ano muito interessante para o mercado de computadores no Brasil, já que ele prevê que  pela primeira vez as vendas de notebooks irá superar a de desktops no país (uia!).

Além disso, se comparado com as atuais linhas de produtos de TI da empresa (como monitores, impressoras e ODDs) o segmento de computadores representa mais da metade do faturamento da empresa nesse segmento. Como sempre, a estratégia da empresa será de oferecer produtos que ofereçam a melhor relação entre custo x benefício x tecnologia/desempenho e design. O que nos faz pensar que seus principais concorrentes serão empresas como LG e Sony.

Segundo Miranda, tudo estava pronto para que a Samsung entrasse com seus portáteis já em outubro do ano passado, mas com a crise econômica mundial decidiu-se deixar o projeto de molho, sendo que a nova janela de oportunidade abriu-se neste final de ano com as melhorias dos indicadores econômicos, a chegada do Windows 7 e a proximidade das festas de final de ano.

No segmento de netbooks, a empresa traz o venerado NC10 equipado com processador Atom N270, 1 GB de SDRAM, tela LCD WSVGA de 10,1″ com retroiluminação a LED, disco rígido de 160 GB, Wi-Fi, bluetooth, Windows XP pré-instalado etc etc. Seu grande atrativo é sua bateria de seis células — o que lhe garante uma autonomia acima da média — e um preço sugerido de R$ 1.499.

note_samsung_NC10_small

Além dele, a Samsung também traz um modelo mais novo — o N310 (R$ 1.799) — que já acompanha novo visual da empresa com seus cantos acentuadamente curvos e teclado no estilo Macbook/Sony Vaio. Suas especificações são parecidas com a do NC10 porém com um curioso acabamento externo emborrachado e cores diferenciadas (preto, laranja e azul). Ele já vem com Windows 7 Starter pré-instalado e uma bateria com autonomia estimada em 9 horas.

note_samsung_N310_a_small

No segmento mainstream a Samsung traz dois modelos: o R420 (R$ 2.299) um modelo “de entrada” com tela LCD de 14″ e processador móvel Intel Pentium Dual Core T4300 (2,1 GHz, FSB de 800 MHz e 1 MB de cache L2), 320 GB de disco, 2 GB de SDRAM DDR2, Wi-Fi b/g/n, bluetooth, 2,3 kg de peso e Windows 7 Home Premium.

note_samsung_R420_small

Já o Q320 (R$ 3.199) é um modelo mais elaborado também equipado com um processador Intel Pentium Dual Core T4200 (2,0 GHz, FSB de 800 MHz e 1 MB de cache L2), 320 GB de disco, 4 GB de SDRAM DDR2, Wi-Fi b/g/n, bluetooth, tela LCD de 13,4″ e Windows 7 Home Premium.

note_samsung_Q320_small

Já o topo de linha da empresa está sendo ocupado pelo X420 (R$ 3.599) um modelo mais leve e fino (apenas 1,76 kg) com tela LCD de 14″, processador Intel Core 2 Duo SU7300 (1,3 GHz, FSB de 800 MHz e 3 MB de cache L2) de 320 GB de disco, 4 GB de SDRAM DDR3 e Windows 7 Home Premium, etc, etc. Graças ao uso de um processador do tipo ultra-low-voltage a empresa estima uma autonomia em torno de 9 horas (uia!).

note_samsung_X420_small

Para ganhar tempo, os primeiros lotes de equipamentos ainda virão da Coréia, junto com a nova linha de montagem de computadores que já está no navio e deve ser instalada na fábrica da Samsung em Campinas com previsão de entrar em funcionamento em fevereiro/março de 201o. O interessante é que nessa segunda fase já se prevê uma atualização de alguns modelos da linha — o que pode incluir os primeiros modelos com 3G embutido — e o lançamento da chamada Linha P, mais voltada para o segmento de SMB e que deve bater de frente com o Dell Vostro.

Segundo Miranda, o mercado de varejo já estava ansioso pela chegada da sua marca no Brasil, de modo que ele comemora o fato dos primeiros lotes importados já estarem totalmente vendidos. Entre as primeiras empresas que devem colocar os novos notes Samsung na prateleira estão a FNAC, Fast Shop, Kalunga, WalMart, Ponto Frio etc. Curiosamente, o bastião da integradora de Curitiba — as Casas Bahia — não está nessa primeira lista.

Mas isso é só o começo, afirma Miranda.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos