ZTOP+ZUMO 10 anos!

Samsung anuncia sua TV com Internet

samsung_internet_tv_intro

A Samsung do Brasil, junto com o provedor Terra anunciou ontem (18/06) a chegada da Internet@TV. É um serviço de informações que apresentam conteúdo de notícias do Terra e vídeos do YouTube diretamente em algumas TVs da Samsung e sem o uso em um PC (uia!).

A idéia de uma TV com acesso à Internet não é nova. Mas a grande sacada da Samsung é de criar um ecossistema próprio capaz de apresentar informações na tela num formato mais apropriado para o formato da TV, ou seja, imediatismo na informação, conteúdo otimizado, caracteres maiores e operação baseado em controle remoto. A princípio, esse serviço estará disponível apenas nas TVs topo de linha da empresa como os LCDs Series 6, Plasma Series 6 e 8 e as novas LED TVs  Series 7 e 8.

samsung_internet_tv_widgets_small

Uma característica interessante dessa solução é que, em vez de utilizar programas residentes baseados em códigos proprietários, a Samsung adota uma tecnologia de 3a geração totalmente baseada em widgets escritos num dialeto de Javascript, de modo que esses módulos de informação podem ser baixados ou atualizados de maneira simples e dinâmica. Do mesmo modo novos serviços podem ser adicionados automaticamente de maneira simples e prática.

O sistema de conecta à internet por meio de uma conexão de banda larga de pelo menos 1 mbps. Ela pode ser feita por meio de uma porta de rede Ethernet ou mesmo de um adaptador Wi-Fi que — de acordo com o modelo — já acompanha a TV ou é oferecido como acessório opcional. O conteúdo é fornecido pelos provedores — nesse caso, o Terra — que é coletado e armazenado nos servidores da Samsung e retransmitido para as TVs ligadas na rede.

samsung_internet_tv_topologia_small

Nessa primeira fase, o conteúdo oferecido é bastante simples e até meio “passivo”  como notícias locais, previsão do tempo e YouTube o que explica em parte a necessidade de uma banda relativamente baixa. Mas a estratégica é que, com o tempo, novos serviços sejam oferecidos como música, compartilhamento de fotos, redes sociais e até mesmo vídeo sob demanda. Nesse último caso porém, a aplicação pode necessitar bandas mais velozes.

samsung_internet_tv_roadmap_small

Segundo o Terra, o acordo de fornecimento de conteúdo para a Samsung é de um ano e novos widgets já estão em planejamento — entre eles, um especial de Copa do Mundo.  Segundo a Samsung esse  serviço será gratuito para o consumidor e a adição de outros provedores de conteúdo é apenas uma questão de negociação, obviamente sem criar conflitos com seus atuais parceiros. Os porta-vozes da empresa foram meio reticentes em afirmar se esse serviço poderia ser oferecido  para outros modelos da empresa (e até outra marcas) na forma de um módulo externo. Também ficou meio claro que esse ecossistema não tem nada a ver com o sistema Ginga da TV Digital Aberta (algém ainda se lembra que isso existe?).

De qualquer modo, a Samsung tem todo o mérito de colocar no nosso mercado o mesmo  sistema Internet@TV disponível na Coréia e botar o serviço para funcionar.  Não deixa de ser um belo valor agregado para suas TVs. Mais informações aqui.

Henrique comenta: aqui no Research@Intel Day mostraram uma solução parecida, com widgets e serviços controlados por MIDs (os primos pobres dos netbooks) a partir de voz e gestos. Depois eu boto umas fotos no ar ;0

Ainda em tempo:

Veja abaixo uma demonstração do sistema Internet@TV em ação realizada no Samsung Experience — a loja conceito da empresa onde aliás, o consumidor pode até ir pessoalmente e experimentar o novo recurso nas TVs expostas em seu showroom.

(Note a luz vermelha na base da tela que pisca como nas placas de rede, indicando o acesso à Internet.)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • A idéia é valida, apenas pelo ineditismo. Pois não adianta vcc querer colocar apenas os “seus” serviços na tela – deveria abrir para qualquer widget (seja ele do yahoo ou do google)

    Então vc teria uma base de widgets bem extensa, sem se preocupar em programar qualquer coisa!

    E não poderia colocar um leitor de RSS e um navegador (mesmo que fosse um opera mobile???)

  • Lucas Jardim

    Enquanto o sinal HD aqui não decola, e muito menos a TV interativa, vários fabricantes estão procurando essa interatividade pela internet mesmo! Enquanto isso o sinal digital caminha a passos de bebê….

  • Parece interessante, precisa amadurecer mais o que a TV vai oferecer. E o custo disso! Hoje em dia banda larga esta em alta em voce utiliza o wireless mesmo e ja tem o sinal

  • cesar

    Muito boa da Samsung, de novo na frente, tecnologia LED, Samsung e LG pioneiras sempre!!

  • Carlos

    A samsung é lider em LCDs no mundo. O interessante é que a samsung está com outros olhos para o Brasil. Até o ano passado a LG nadou de braçada no mercado brasileiro, único mercado onde consegue passar a samsung no mundo todo em todos segmentos.
    A samsung com certeza deve trazer para o Brasil muita coisa nova e enfim mudar a cultura do povo brasileiro de que a LG é melhor.
    A samsung electronics está muito a frente da LG. A exemplo disso basta ver a tecnologia empregada em chips de memórias, TVs OLEDs, Solid State Disc, câmeras digitais, celulares, etc….
    Dá-lhe Samsung !!!

  • Sempre gostei muito dos produtos Samsung… Pena que ela abandona muito rápido as atualizações