Sampa e o apagão da Telefônica

S

(nota publicada í s 9h36)

Acordei hoje cedo sem acesso í  internet e, como de costume, fiz o procedimento padrão de desligar/religar o modem, atualizar os endereços IP das máquinas via DHCP, acender uma vela para espantar os maus espí­ritos, etc… Resultado: necas de pitibiriba. :^(

Confirmando que o modem e a rede estavam OK, só me restou uma coisa: confiar em São Megabyte e esperar a solução cair do céu. Mas ouvindo a Jovem Pan pela manhã, ouvi a confirmação que a rede da Telefônica caiu desde a noite de ontem (a rádio diz que foi por volta das 23h30) e que várias partes de São Paulo estavam sem internet. Conclusão: Speedy fora do ar.

Desci correndo para um vizinho que tem uma auto-escola e que usa Speedy e internet a cabo (backup) e o pessoal me confirmou que o Speedy está realmente fora do ar. A solução encontrada por eles foi de usar o DNS de uma empresa da assistência técnica deles (que possui um provedor) e botou a linha pra funcionar meio que precariamente, ou seja, o problema parece ser nos servidores de DNS e não na infra-estrutura da rede.

Segundo eles, começam a rolar boatos de que esse problema na rede está atingindo outras partes do estado servidos pelo Speedy e que alguns serviços públicos estão paralisados, como delegacias, Ciretran e até bancos. O serviço de atendimento do Speedy está dando um prazo de 2 horas para a rede voltar ao normal (~ 10 horas).

Curiosamente, as redes de BitTorrent que usam um protocolo mais simples de TCP/IP estão funcionando a todo vapor. Skype também funciona (um amigo do Zumo que mora na região da Raposo Tavares também está sem acesso, mas modificou seu DNS e está online).

Se algum leitor de outras localidades souber de algo, por favor comente.

>>>Mario Nagano, direto do PC da Auto-Escola do vizinho via DNS desviado

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos