Saiu o Android 2.1 para o Motorola Milestone Nacional

S

Seguindo uma dica do Henrique eu entrei na rede para verificar se a nova versão do Android 2.1 para o Motorola Milestone nacional foi finalmente liberada. Apesar de bem escondida no site da empresa, ela está realmente lá e já pode ser baixada e instalada pelo PC (meio que na porrada, diga-se de passagem).

Segundo o blog da Vivo (se o link estiver fora do ar, tenho um screenshot aqui) o upgrade do Android 2.0 para 2.1 está disponível a partir de hoje (1/maio) via OTA (Over The Air) bastando apenas realizar a seguinte sequência de comandos: Menu > Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema. OK, esperei passar o primeiro segundo do dia de hoje e comecei a digitar essa sequência de comandos e necas de pitibiriba. Foi ai que surgiu a dúvida: será esse serviço só estaria disponível para os telefones da Vivo? Como meu Milestone é desbloqueado (o que a empresa chama de ‘Retail’), fui ver se não existiria um outro meio de fazer essa atualização.

Como o post da Vivo dizia que a atualização via PC estaria disponível no site da Motorola a partir da próxima segunda feira (3), dei uma olhada na área de suporte do Milestone e nada lá também. Mas foi aí que olhando no Google eu topei com o Blog do Android que, afirma que a atualização já estaria disponível via Motorola Software Update, sugerindo até um link alternativo para baixar o dito cujo, já que é meio complicado descobrir onde ele está no site.

Fato é que não consegui baixar o programa no local sugerido pelo Blog do Android. Apesar disso ele me deu uma pista muito interessante sobre a versão — 1.11.36.  A idéia que me passou pela cabeça era que — com esse nome de “Software Update” —  ele poderia ser algo meio genérico, podendo assim na teoria ser usado em qualquer telefone da marca e que eu deveria procurar na rede pela versão igual ou mais recente que a 1.11.36.

Com isso em mente, voltei para o site da Mototola e procurei entre os modelos de Retail se o Milestone estaria por lá. Como não estava, eu chutei um modelo (E8)…

Nagano comenta: Seguindo a dica do leitor Napoleão, a opção de Milestone está em Retail Brasil (na opção de escolher operadora) e não em Retail. Mas o software é o mesmo.

…e baixei a versão 1.11.79:

Feito isso, basta instalar o programa, ligar os cabos, seguir as instruções e verificar se o seu telefone foi corretamente identificado.

Caso afirmativo basta iniciar o processo de atualização e caso tudo aconteça de acordo com o esperado depois de menos de 15 minutos, o sistema reinicializa com o novo SO.

Observe que nesse processo quase que todas as aplicações instaladas, configurações personalizadas e dados pessoais costumam ir pro saco, de modo que o ideal é que o usuário faça um backup de todas as suas informações importantes antes de começar essa empreitada.

AVISO SEM COMPROMISSO: FAÇA ESSE UPGRADE POR SUA CONTA E RISCO. ESTE ZUMO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER PROBLEMA OU DANO QUE POSSA OCORRER DURANTE ESSE PROCESSO. SE VOCÊ TEM DÚVIDAS OU NÃO TEM PRÁTICA NESSE TIPO DE PROCEDIMENTO, NÃO VÁ QUERER APRENDER NO SEU QUERIDO MILESTONE E AGUARDE A VERSÃO OTA PARA DOWNLOAD VIA OPERADORA.

Nagano comenta: Lendo as msgs abaixo eu fiquei pensando o que pode estar causando essas dificuldades. Uma coisa que eu me lembro é que eu havia registrado previamente o meu telefone no site da Motorola de modo que o sistema da Moto sabe quem eu sou e reconheceu meu aparelho. Isso pode ser um pré-requisto para autorizar o upgrade, além do fato do aparelho ter sido comprado no varejo e não na loja da Vivo.

Uma segunda possibilidade (menos provável) é que o pessoal da Motorola estava com seus sistemas prontos para anunciar a atualização na próxima segunda e descobriu que já tinha gente baixando o mesmo e, para não estragar a festa, eles simplesmente fecharam a porta.

By the way, mais alguém já conseguiu fazer a migração para o 2.1 com a receita de bolo acima ou fui eu o único felizardo?

Update 03/05: Motorola soltou comunicado oficial, que diz:

“A novidade já está disponível para os consumidores que compraram seus aparelhos no varejo ou pela operadora de telefonia móvel Vivo. O upgrade pode ser feito de forma segura no site da fabricante: www.motorola.com.br, ou clicando aqui.”

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos