ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Saiu o Android 2.1 para o Motorola Milestone Nacional

Seguindo uma dica do Henrique eu entrei na rede para verificar se a nova versão do Android 2.1 para o Motorola Milestone nacional foi finalmente liberada. Apesar de bem escondida no site da empresa, ela está realmente lá e já pode ser baixada e instalada pelo PC (meio que na porrada, diga-se de passagem).

Segundo o blog da Vivo (se o link estiver fora do ar, tenho um screenshot aqui) o upgrade do Android 2.0 para 2.1 está disponível a partir de hoje (1/maio) via OTA (Over The Air) bastando apenas realizar a seguinte sequência de comandos: Menu > Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema. OK, esperei passar o primeiro segundo do dia de hoje e comecei a digitar essa sequência de comandos e necas de pitibiriba. Foi ai que surgiu a dúvida: será esse serviço só estaria disponível para os telefones da Vivo? Como meu Milestone é desbloqueado (o que a empresa chama de ‘Retail’), fui ver se não existiria um outro meio de fazer essa atualização.

Como o post da Vivo dizia que a atualização via PC estaria disponível no site da Motorola a partir da próxima segunda feira (3), dei uma olhada na área de suporte do Milestone e nada lá também. Mas foi aí que olhando no Google eu topei com o Blog do Android que, afirma que a atualização já estaria disponível via Motorola Software Update, sugerindo até um link alternativo para baixar o dito cujo, já que é meio complicado descobrir onde ele está no site.

Fato é que não consegui baixar o programa no local sugerido pelo Blog do Android. Apesar disso ele me deu uma pista muito interessante sobre a versão — 1.11.36.  A idéia que me passou pela cabeça era que — com esse nome de “Software Update” —  ele poderia ser algo meio genérico, podendo assim na teoria ser usado em qualquer telefone da marca e que eu deveria procurar na rede pela versão igual ou mais recente que a 1.11.36.

Com isso em mente, voltei para o site da Mototola e procurei entre os modelos de Retail se o Milestone estaria por lá. Como não estava, eu chutei um modelo (E8)…

Nagano comenta: Seguindo a dica do leitor Napoleão, a opção de Milestone está em Retail Brasil (na opção de escolher operadora) e não em Retail. Mas o software é o mesmo.

…e baixei a versão 1.11.79:

Feito isso, basta instalar o programa, ligar os cabos, seguir as instruções e verificar se o seu telefone foi corretamente identificado.

Caso afirmativo basta iniciar o processo de atualização e caso tudo aconteça de acordo com o esperado depois de menos de 15 minutos, o sistema reinicializa com o novo SO.

Observe que nesse processo quase que todas as aplicações instaladas, configurações personalizadas e dados pessoais costumam ir pro saco, de modo que o ideal é que o usuário faça um backup de todas as suas informações importantes antes de começar essa empreitada.

AVISO SEM COMPROMISSO: FAÇA ESSE UPGRADE POR SUA CONTA E RISCO. ESTE ZUMO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER PROBLEMA OU DANO QUE POSSA OCORRER DURANTE ESSE PROCESSO. SE VOCÊ TEM DÚVIDAS OU NÃO TEM PRÁTICA NESSE TIPO DE PROCEDIMENTO, NÃO VÁ QUERER APRENDER NO SEU QUERIDO MILESTONE E AGUARDE A VERSÃO OTA PARA DOWNLOAD VIA OPERADORA.

Nagano comenta: Lendo as msgs abaixo eu fiquei pensando o que pode estar causando essas dificuldades. Uma coisa que eu me lembro é que eu havia registrado previamente o meu telefone no site da Motorola de modo que o sistema da Moto sabe quem eu sou e reconheceu meu aparelho. Isso pode ser um pré-requisto para autorizar o upgrade, além do fato do aparelho ter sido comprado no varejo e não na loja da Vivo.

Uma segunda possibilidade (menos provável) é que o pessoal da Motorola estava com seus sistemas prontos para anunciar a atualização na próxima segunda e descobriu que já tinha gente baixando o mesmo e, para não estragar a festa, eles simplesmente fecharam a porta.

By the way, mais alguém já conseguiu fazer a migração para o 2.1 com a receita de bolo acima ou fui eu o único felizardo?

Update 03/05: Motorola soltou comunicado oficial, que diz:

“A novidade já está disponível para os consumidores que compraram seus aparelhos no varejo ou pela operadora de telefonia móvel Vivo. O upgrade pode ser feito de forma segura no site da fabricante: www.motorola.com.br, ou clicando aqui.”

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Motorola Milestone Atualizado para o Android 2.1!! | rodrigostoledo.com()

  • Pingback: EXTRA! – Saiu atualização do Android 2.1 para o Motorola Milestone | Blog do Android()

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Camilo

    Prá mim tbém não…
    Apesar da VIVO ter dado o alerta, todos os outros celulares (Retail) estão sendo atualizados sem problema, menos os comprados direto na VIVO.

  • Sergio Machado

    Tentei baixar pela versão 1.11.36 e versão 1.11.79 porém ao verificar o aparelho, não aparece modelo, versão, ou qualquer coisa do tipo, apenas aparece o IME e não dá opção para atualizar. Alguém pode me ajudar?

  • Pingback: Tweets that mention Saiu o Android 2.1 para Motorola Milestone nacional -- Topsy.com()

  • Pode ser, pode ser…

    Eu já estava com a versão 2.0.1 antes de partir para o 2.1

    • Fabio

      Nagano, como você atualizou pra 2.0.1?

      • Entonces, foi por OTA (Over The Air).

        Já faz algum tempo que a Motorola do Brasil tinha liberado essa primeira atualização, o que não mudou em nada na minha vida já que a única diferença que notei foi a adição do ícone "Efeitos de Áudio" e provavelmente alguns ajustes internos.

        O que achei estranho é que ouvi pouca gente dizer que migrou para o 2.0.1, mas isso deve ser porque a maioria deve ter o fone da Vivo e me parece que a operadora preferiu pular esse upgrade para ir direto para o 2.1.

        • Fabio

          Pode ser. Felizmente, o OTA já funcionou, e todo mundo que tem Milestone deve estar feliz.

          • hugo

            Nao funcionou.. tenho a versao 2.0 tentei atualizar pelo motorola update e nao identificou o aparelho.. somente o IMEI… como eu faco ? Ele era da Vivo e desbloquiei ele.

  • Pingback: Saiu o Android 2.1 para Motorola Milestone nacional | Notícias na Web()

  • Napoleão

    basta procurar em "retail brasil", ao invés de "retail" 🙂

    • Edson T.

      Vero. Retail Brasil. Programa padrao de atualizacao, sem misterios e agora em 2.1.

      OBS: No meu falou que nao tem atualizacao mas da opcao de prosseguir, acabou que atualizou.

      • Adriano

        Putz… parece que removeram a opção "Retail Brazil" lá do site….. alguém confirma?

  • Giuliano

    Engraçado… O meu Milestone é da Vivo. Baixei o programa da Motorola, fiz a mesma coisa que você, mas ele detectou apenas o meu IMEI, não detectou o modelo nem a operadora, portanto não concluiu a ação. Você tem alguma ideia de por que isso aconteceu? (Além do fato de tudo da Motorola dar erro!)
    Grato.

  • Giuliano

    E a atualização OTA da Vivo, nada, né? Pra que eles anunciam se não vão cumprir? Frustraram cententas de usuários, que antimarketing!

    Vocês podiam aproveitar que o blog de vocês é bem conceituado e dar uma "chamada" na dona Vivo, hein. Eu vi notícias o dia inteiro sobre a atualização, mas nenhum veículo noticiou o furo da empresa, é como se não tivesse existido. O povo na twittosfera está bufando também, todo mundo bem frustrado. Alguém tem que dizer pra Vivo que o assinante não é capacho. Se eles não têm condições de cumprir prazos, pelo menos avisem no site da empresa ou no vivoblog.

    • Sabe como é que é né? Sabadão de sol, feriado do dia do trabalho, plantonista de olho nas verduras no jogo da fazendinha do facebook…

  • Giuliano

    Mas então quer dizer que o Motorola Software Update só reconheceu o aparelho de vocês depois que a versão 2.0.1 estava instalada? Eu queria ir direto da 2.0 pra 2.1.

    O curioso é que ele não dá nem mensagem de erro. Ele apenas mostra o IMEI e deixa o modelo e a operadora em branco. Eu acredito que ele deveria reconhecer o celular seja qual for a versão do firmware, afinal é da marca deles.

    Incrível que TUDO da Motorola dá erro. A parte do Google funciona que é uma beleza, mas coloca a Motorola no meio, e o procedimento mais simples vira uma complicação. Não dá pra acreditar.

  • Pingback: Saiu o Android 2.1 para Motorola Milestone nacional « Notícias Extras 24 Horas()

  • roger

    Meu celular é da Vivo e não estou conseguindo pelos meios aqui descritos, exceto RSD Lite que não sei o que é ?? Alguém saberia me dizer ?? Grato.

  • Sergio Machado

    Galera consegui atualizar. Para que o software reconhecesse meus dados, tive que fazer a atualização via RSD Lite para a versão 2.0.1
    Depois consegui atualizar para a versão 2.1
    Agora vamos ver se tem melhoras realmente.

    • Como ficaram os seus programas e dados? Se mantiveram ou você fez backup de tudo?

    • Gustavo Castilho

      Ola, estou c um probleminha. O botão START do RSD Lite n fica ativo, dessa forma n da preu atualizar. Será que vc saberia o motivo?
      Valeu
      Abraços

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Sergio Machado

    Cara eu tava com o mesmo problema. Então fiz por conta via Motorola RSD Lite a atualização para 2.0.1 saiu tudo bem. Então rodei o a versão 1.11.79 e atualizou para a versão 2.1

  • edvan

    tentam em iniciar no quanto inferior esquerdo do pc todos programa motorola lá devem encontrar

  • A atualização via OTA divulgada pela vivo é uma mentira. Dêem uma olhada no meu blog.

  • Pajorve

    Nagano…eu sou noob total em milestone e até eu na minha ignorancia de iniciante consegui atualizar, mas via RDS Lite , fácil demais e rápidinho também.

    Quem tiver com duvidas é só procurar blogs e foruns no orkut e na net em geral…

    Até liberar as roots eu já fiz….isso pq comprei o meu ontem a noite e hj já modificado !

    Abraços e belo post !

    • Por favor, posta aí o link do tutorial que você usou para conseguir o root…

  • Infocurioso

    Até agora, dia, 03 de maio de 2010, não recebi a atualização via OTA. O que está acontecendo?

  • Pingback: Motorola Milestone ganha atualização para Android 2.1()

  • Atualização para 2.1 OTA! Sucesso!

  • Ninguém merece. Por que cada operadora tem um sabor diferente de sistema operacional para o mesmo aparelho. É por isso que a Apple vende tanto iPhone. Você vai lá, instala o iTunes e atualiza. Existem apenas 3 modelos (1º geração, 3G e 3GS), e rodam o mesmo SO. Quando eles dizem que a atualização vai ser lançada dia tal você vai lá e a atualização tá lá.

  • direto ao ponto, marcio. é a velha máxima da Apple: ela faz UM produto de cada (no caso dos Macs, um pouco mais por causa das telas/configurações). Nada de fragmentação. Diz a lenda que o Android 2.2 vai resolver isso, mas até ele chegar…

  • Pingback: Atualização Motorola para Android 2.1 • Meu Novo Celular()

  • roger

    Atualizei o meu via OTA rapidinho dia 3/5… o meu é Vivo… porém o aplicativo MotoNav foi desinstalado e não estou conseguindo recuperar…. os demais dados foram mantidos… !!

  • Tentei via OTA e via software da Motorola, e não tive sucesso. Via software, ele acha o IMEI do aparelho, mas não a Operadora, nem o Modelo. 🙁

  • Rogério

    Comprei um Milestone na vivo no dia 6 de maio. No dia 7, enquanto ainda estava experimentando o aparelho e aprendendo a mexer, apareceu uma mensagem do nada dizendo que tinha uma atualização disponível e se eu queria instalar. O nome era "Motorola packet update" e seguia um monte de números. Dei ok e demorou um bom tempinho para abaixar. Quando acabou o download pediu para reiniciar o Milestone e quando reinicei lá estava o Android 2.1. Simples, fácil e rápido. Tão simples que quando apareceu a mensagem eu nem sabia que aquela atualização era para o Android 2.1.

  • rodrigo

    comprei um milestone desbloquiado e queria saber qual o processo parea transforma-lo num 2.1, lembrando q sou marinho de primeira viagem e nunca fiz esse tipo de processo..obrigadooo

  • Fabricio

    Eu estou tentando atualizar o meu retail e nada. Baixei o MSU e ele nem reconhece meu Milestone, igual ao Fabiano aí de cima, só mostra o IMEI. Entrei em contato com o chat no site da Motorola e a atendente me disse que eles só disponibilizaram o update para aparelhos bloqueados da Vivo.
    Perguntei se havia uma data para disponibilizar para os retail e ela disse que não há ainda uma data específica. Ou seja, se quisermos fazer o update sem gambiarras, teremos que esperar a boa vontade da Motorola Brasil.

  • Fabricio

    Eu estou tentando atualizar o meu retail e nada. Baixei o MSU e ele nem reconhece meu Milestone, igual ao Fabiano aí de cima, só mostra o IMEI. Entrei em contato com o chat no site da Motorola e a atendente me disse que eles só disponibilizaram o update para aparelhos bloqueados da Vivo.

  • LEandro

    O mesmo aconteceu comigo, nem pelo MSU e nem por OTA….

    • Francisco

      cara liguei para a motorola hoje.não tem previsão de atualização pelo site e no blog oficial deles a atualização para milestone está disponivel na america latina para alguns paises ou empresas. ou seja nada de concreto por parte deles se eles vão atualizar o retail

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Video-review: Sony Ericsson Xperia X10()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Motokey, Charm, MotoTV: Motorola vai (de novo) ao mundo pop()

  • CAROL

    GOSTARIA DE SABER SE ESSA ATUALIZAÇÃO SERV E PARA O MOTOROLA QUENCH??? NÃO ACHO ATUALIZAÇÃO PARA ESTE APARELHO!!!!

    • henriquem

      não. o título diz Milestone. e por favor não grite nos comentários