ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Sabe onde enfiar isso?

Estava eu passeando no supermercado hoje de manhã e, ao passar pela seção de ferramentas,” notei uma extensão elétrica a com uma curiosa tomada fêmea, onde as conexões elétricas ficam no fundo de uma cavidade hexagonal que me fez lembrar de uma velha história que ouço desde o ano passado.

Trata-se da norma regulamentadora ABNT NBR 14136:2002, que estabelece um padrão nacional de desenho para plugues e tomadas e que deve gradativamente substituir os mais de dez modelos de tomadas existentes no país até o ano de 2010.

Para quem ainda não foi apresentado, a nova tomada pode ser facilmente identificada pelo seu desenho na forma sextavada que cria um encaixe mais firme entre o plugue e a tomada e alguns detalhes pouco perceptíveis, como diferentes diâmetros para pinos de maior ou menor pottência -” 4 mm para 10 Amperes e 4,8 mm para 20 Amperes. Isso impedirá, por exemplo, ligar um aparelho muito potente numa tomada subdimensionada.

Outra novidade bem vinda é a implementação do fio terra, cuja presença se torna obrigatória em todas as novas edificações, de acordo com a lei 11.337 de 26 de julho de 2006. Fora isso, o Inmetro afirma que sua tomada é bastante segura tanto para adultos quanto para crianças, sendo praticamente impossível uma pessoa levar um choque ou ligar a mesma de forma errada.

Para aqueles que se perguntam o que fazer com plugues de seus atuais eletroeletrônicos, já existem no comércio adaptadores que funcionam com a nova norma (imagem abaixo), mas o Inmetro recomenda que o usuário troque mesmo o plug.

Para aqueles que se perguntam por que o Brasil não adotou uma padrão já existente, como o americano, muito usado em equipamentos de TI,  minha impressão é que, em primeiro lugar, o desenho do Inmetro parece ser realmente mais seguro e, em segundo lugar, não existe uma norma internacional para tomadas elétricas, de modo que cada país desenvolveu seu próprio padrão, causa de muitos tormentos dos viajantes internacionais. E gente não poderia ficar fora dessa brincadeira, né? Resta apenas esperar para ver se essa lei pega ou não.

Mais detalhes aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Caro amigo, primeiramente este adaptador que você mostra na foto não está de acordo com a norma de certificação, pois já existe uma norma especifica de adaptadores que entrará compulsoriamente em janeiro de 2009, e este produto mostrado não está adequado.
    O adaptador adequado possui uma proteção lateral e não possibilita a conversão de plugues de 3 polos para uma saída de 2 pólos que é este o caso.

    Klaus da Silva Santos

  • Andrey K.

    Mais uma ”novidade” para atrapalhar. Como fica a tomnada do meu micro, impressora, etc, que nao é nesse padrão? Tenho que usar um benjamim ainda mais inseguro?

    E os carregadores de celular, que nao possuem pinos?
    Pffff

  • Ao ver os novos plugs, parecem-me muito semelhantes aos suíços. Na Europa em geral usa-se hoje em dia os plugs alemães tipo Schuko, que têm pinos mais grossos e são muito volumosos. A ligação terra é na periferia. A forma exterior dos novos plugs para encaixe nas tomadas aprofundadas são há muito tempo usadas na Suíça justamente para impedir colocação de outros plugs ou coisas que não devem entrar em contato com a rede elétrica. A conecção da terra acho muito certa, principalmente em banheiros e na cozinha, mas a idéia de usar pinos de diâmetro diferentes complica muito as coisas.

  • Oi Klaus,

    Sim, vc têm razão. Esse adaptador funciona, mas falta o pino terra. Independente da norma, isso mostra que o jeitinho brasileiro vai bem, obrigado.

  • Hugo

    O pino terra é fundamental,concordo.Mas alterar o formato pra que?Pra complicar mais a nossa vida e ainda termos que gastar com adaptadores?Em outros lugares,as mudanças tecnológicas,surgem para melhorar ou facilitar o cotidiano,não para complicar.Quem é o deputado ou senador proprietário da fábrica desses adaptadores?

  • Esse novo formato parece ser igual ao usado aqui na Suíça. Se for, é uma boa mudança. Já que com o fio terra e o encaixe tudo fica mais fácil. Além de ser uma boa na hora de comprar as coisas aqui e levar ao Brasil 🙂
    Um adaptador universal é caro, mais brasileiro da sempre jeitinho para tudo. Graças a Deus.

  • Edney

    Ola. Engraçado O Brasil sempre quer ser diferente. O Coitado do Brasileiro que viajar ao exterior, tera que la pagando em Euro, libra, Dolar, ou vai la saber que moeda, um adaptador pra seus aparelhos, somente por que os brasileiros querem ser diferentes.

    Lamentavel.

  • Fernando

    Ridículo.

    [Não consigo comentar nada além disso]

  • Rodo

    Hugo, “Quem é o deputado ou senador proprietário da fábrica desses adaptadores?”.
    Alguem precisa comentar mais alguma coisa?!

  • Será que finalmente poderei usar algum dos diversos adaptadores de tomada que vieram com meu Palm m505???

  • Marcelo

    Esse novo formato é muito bem vindo, não há motivos plausíveis pra seguirmos os dos outros.
    Quem diz o contrario faz o seguinte troque sua tomada e largue a mão de falar abobrinhas.

  • Boni

    Mudar padrões por capacidade técnica (como é o caso) é mais do que bem vindo… Mas por vivermos no Brasil onde sempre se espera que alguém ganhe com uma mudança é normal ler esse tipo de comentário…
    Volto a insistir, a mudança é por capacidade técnica, este padrão é mais seguro, principalmente para crianças, obriga o uso do terra (que no Brasil ninguém se preocupa) e outras melhorias descritas no texto…
    Respeitem quem estudou pra fazer e sabe o que está fazendo…

  • Essas tomas de dois pinos com a base hexagonal sempre existiram, e não possuem relação com o novo padrão =D

  • Marilu

    Inferno… Só porque a nova instalação elétrica de casa já está pronta… Humpf!

  • Pingback: OESQUEMA/Trabalho Sujo » Arquivo » Leitura Aleatória 103()

  • Pingback: Leitura Aleatória 103 - Trabalho Sujo - OESQUEMA()

  • Cabral

    O comentário que o Brasil quer ser diferente é relativamente errado.

    O Padrão brasileiro só é diferente por se basear em uma norma internacional sobre o assunto a IEC-60906-1 – http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1, enquanto o restante do mundo reluta em adotar um padrão que prima pela segurança do usuário.

    O padrão suisso é semelhante, mas apresenta diferenças que tornão o plug de 3 pinos incompativel. O de 2 pinos funciona sem problemas.

    • Jrventurim

      O padrão “suisso” eu não sei … O Suíço? Talvez.

      Se o “tornão” também não sei … Agora, se as diferençam tornam o plug de 3 pinos incompatível, também não sei …

      Este padrão brasileiro é uma piada. Totalmente fora de qualquer encaixe de eletrônicos de todo o mundo.

  • eduardo

    eu gostaria de saber se já existe no mercado um adaptador do modelo antigo para o novo, para que as minhas instalações nao sejam mudados, mesmo porque, nao disponibilizo de aterramento na casa que eu estou morando…
    se conhecerem algum adaptador, me passem como eu poderia encontara… muito obridado!
    forte abraço.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Gadget do dia: adaptador de tomadas para o padrão brasileiro()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » HP adota nova tomada nacional()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Notas da Zumo-caverna: Adaptador Universal de tomadas()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Notas da Zumo-caverna: Qual a polaridade da nova tomada brasileira?()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Hands-on: notebook Sony Vaio Z870()

  • Pingback: Hands-on: Ferro elétrico sem fio NI-WL500 360° Freestyle Panasonic()