ZTOP+ZUMO

Sabe a última do Osakenho?

O pessoal de Osaka é um povo que se orgulha da sua tradição acadêmica e cultural, é terra natal de empresas conhecidas como a Kyocera, Nintendo e Panasonic e que aparenta ter uma certa rivalidade com o pessoal de Tóquio.

Segundo a nossa guia e tradutora/intérprete – a Sra Kiyoko – ela explicou (com seu espanhol bastante esforçado) que os “osakeños” se dizem ser mais espertos e prudentes que seus rivais da região de kanto (= Tóquio), cuja população é formada por pessoas vindas de todos os cantos do País e que, de um certo modo são bem mais dinâmicas e empreendedoras que o pessoal da região de Keihanshin.

Para ilustrar essa história ela nos contou uma anedota local que diz que quando um edokko (morador de Tóquio) ouve falar de uma roupa nova, mesmo que ela seja cara, ele não pensa duas vezes em gastar os tufos para ser o primeiro a ter uma delas e se a grana apertar, ele a pendura no brechó.

Já o osakenho primeiro experimenta a roupa na loja e caso goste dela, vai no mesmo brechó onde o edokko deixou a peça e a compra por um precinho camarada.

Eu achei essa historinha deveras interessante já que — de um certo modo — ela diz muito sobre o comportamento de empresas como a Panasonic e a Sony (fundada em Tóquio): Enquanto esta última não tem medo de entrar de cabeça em um novo negócio se arriscando até a quebrar a cara (o Aibo que o diga), a Panasonic por sua vez pode nem ser a primeira a colocar seu produto na praça, preferindo o caminho mais prudente, até esperando um pouco para fazer um melhor negócio.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Fernando Castilho 11/10/2010, 09:14

    Moro em Osaka e me parece que eh isso mesmo. Vejo os Osakajin como pessoas, se o comparativo não for forçado, como os mineiros no Brasil: cuidadosos e desconfiados. Sera que estou errado?

    • mnagano 11/10/2010, 19:59

      Brilhante comparação Fernando:

      Osaka = Minas e Tóquio = São Paulo

  • Eder Shimizu 14/10/2010, 23:18

    No modo de pensar e agir eu concordo comparando Minas e São Paulo no Brasil. Mas no modo de vestir e comportamental, ele é mais parecido com o carioca, ele é mais descolado, e tem um sotaque peculiar, usando muita gíria. Osakaben.

  • Camila 09/03/2011, 09:56

    Sabe a ultima do osakenho.. Keen 🙂