ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

S3 também tem placa gráfica “verde”

chrome430gt_small.jpg

Depois da AMD/ATI e da NVIDIA, chegou a vez da VIA Technologies também anunciar sua aceleradora gráfica de baixo consumo: a S3 Chrome 430 GT.

Trata-se de uma placa de ví­deo PCI-E x16 de segunda geração do tipo Low profile, equipada com uma GPU Chrome 430 GT de 65 nm e 625 MHz, 256 MB de memória e compatibilidade com a nova versão do DirectX 10.1 (disponí­vel do SP1 do Vista) e OpenGL 2.1. Fora isso ela oferece suporte para Full HD 1.080p para Blu-Ray/HD DVD e processamento de ví­deos padrão H.264, MPEG-4, VC-1, WMV-HD e AVS por hardware. As conexões de saí­da incluem suporte a dual-link DVI (DVI-D/DVI-I), VGA e HDTV 1080p.

Como outros produtos da casa, a S3 Chrome 430 voltada para consumir menos energia, contando com a tecnologia PowerWise para gerenciamento inteligente da energia, minimizando assim a dissipação de calor e contribuindo para um funcionamento mais silencioso. Apesar disso, a empresa não informa quanto é esse potencial de economia, nem seu consumo efetivo em watts. De qualquer modo, acreditamos que essa nova placa de ví­deo também complemente sua linha de placas-mães compactas da empresa, muito usadas em aplicações de setup box e media centers.

O preço sugerido para o usuário final é de aproximadamente US$ 60 e pode ser encontrada aqui. Por esse preço eu não acredito que ele seja páreo para as novas aceleradoras gráficas topo de linha ou mesmo de médio porte da NVIDIA ou ATI, mas ela pode ser uma opção interessante para quem precisa de uma placa acessí­vel, com tecnologia moderna e que não joga muito. Mais informações no site da empresa ou com Carlos Kato, diretor comercial da VIA no Brasil. Telefone (011) 6783-8134 / CarlosKato@viatech.com.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Podia jurar que a S3 havia desaparecido, pois havia um computador no escritório com uma placa de vídeo S3 e achar um driver de XP foi um sufoco. Buscas por S3 e Diamond resultaram em quase nada na ocasião.