ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

RSS no celular: vá de Widsets

WidsetsMuita gente (incluindo as operadoras e os fabricantes) acha que internet no celular significa instalar um browser (WAP ou HTML) e, com acesso í s redes de dados, os donos de aparelhos vão sair navegando felizes da vida por aí­ em telas minúsculas.

Não é bem assim. O WAP é pobre em recursos (não venha me falar de WAP 2.0) e, bem, ver páginas HTML num celular não é exatamente a melhor experiência. Mas qual a melhor alternativa de ter conteúdo relevante no telefone e que seja agradável e fácil de acessar e ler?

A resposta é simples: RSS. Alguns celulares já começam a sair de fábrica com um leitor RSS integrado – principalmente os Sony Ericsson e os Nokia. Entretanto, existe uma boa alternativa disponí­vel para diversos modelos que junta uma excelente interface a uma crescente biblioteca de feeds disponí­vel, o Widsets.


WidsetsO Widsets combina uma interface única, estilizada e muito funcional, com o RSS. O programa, compatí­vel com Nokia, Sony Ericsson, Blackberry, Samsung e Motorola (lista completa aqui) atua como se fosse um navegador de feeds RSS, como se cada fonte – blogs, emissoras de TV, sites de notí­cias – fosse um widget/gadget. Você instala o software no celular e “navega” por uma tela principal de feeds. Para baixar o programa para o seu telefone, é preciso fazer um cadastro no site.

Quando o Widsets se conecta í  internet, baixa as informações mais recentes para o programa. Uma tela inicial permite cadastrar novos feeds, buscar novidades em uma vasta biblioteca (em vários idiomas) e verificar seu tráfego de dados – algo a se preocupar, caso você não tenha um plano de dados ilimitado ou razoavelmente bom no seu celular.

Um í­cone no canto inferior da tela mostra quantos feeds novos estão disponí­veis, e um asterisco aparece junto ao logotipo de cada fornecedor de conteúdo, sinalizando que ali tem novidade. Basta entrar em cada fonte e navegar entre as notí­cias.O asterisco mostra que os feeds foram atualizados

Alguns sites fornecem conteúdo completo das suas matérias, o que é ótimo para quem quer saber tudo sobre determinado tema. Outros, entretanto, mostram apenas uma chamada simples e poucas linhas com informação adicional (que muitas vezes não informa nada). E, finalmente, outros mostram apenas o começo da notí­cia e pedem para que você leia o resto no site deles.

São inúmeros sites cadastrados no Widsets. Eu leio, entre outros, o da CNN, G1, Slashdot, TechCrunch e alguns fóruns de desenvolvimento da Nokia. O site tem uma lista enorme de opções. Se você quiser, pode até descobrir como está o trânsito na Finlândia, ver fotos no Flickr, jogar Sudoku ou até ler seu e-mail em um feed.

Usar um programa como o Widsets é uma boa alternativa para quem precisa ler informação rápida quando está longe do computador. Se você tem um bom plano de dados e um celular compatí­vel, é uma excelente opção. E qualquer dono de site pode criar um widget e oferecê-lo para download no Widsets usando a função Studio presente no site da fabricante.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin