ZTOP+ZUMO

Review: Roteador ASUS RT-N13U

 

Num segmento de mercado marcado cada vez mais pela mesmice, o roteador de rede sem fio RT-N13U da ASUS impressiona pela sua versatilidade, oferecendo recursos que você nem sabia que precisava.

Medindo 3,0 x 16,0 x 12,2 cm (LxAxP), o RT-N13U não é maior que uma agenda e já é compatível com os padrões 802.11 b/g/n (draft 2.0 até 300 Mbps) com suporte de conexão com a internet via IP automático, IP estático, PPPoE/MPPE, PPTP e L2TP. O sistema trabalha com protocolos se segurança padrão WEP de 64/128 bits, WPA-PSK, WPA2-PSK, WPA-Enterprise, WPA2-Enterprise etc, além de contar com firewall (NAT e SMI), filtragem for MAC e URL e assim por diante. Acompanham o produto a fonte de alimentação, cabo de rede e CD com aplicativos e utilitários:

Devido a sua base fixa (que aumenta sua largura em 1,25 cm de cada lado), ele foi feito para ser montado somente na vertical. Desse modo, ganha-se espaço, mas perde-se um pouco na sua estabilidade, em especial com um monte de cabos de rede ligados ao seu painel traseiro.

De qualquer modo, essa essa disposição na vertical apresenta outras vantagens, como por exemplo melhorar a dispersão do calor gerado internamente, já que o  ar fresco entra pela suas frestas laterais na base…

… e passa pela placa de circuito que aquece o ar, fazendo com que ele saia naturalmente pelas aberturas superiores, funcionando assim como uma chaminé. E como os modelos da NetGear, suas duas antenas internas  ficam posicionadas na parte mais alta do gabinete, dispensando assim o uso de antenas externas.

Seu painel frontal também deixa claro que esse equipamento foi feito para ficar em pé. Nele podemos ver o seu layout simples e intuitivo (iluminados com LEDs azuis), com destaque para o botão WPS (Wi-Fi Protected Setup), uma função criada pela Wi-Fi Alliance que permite criar uma conexão segura entre um PC e o roteador automaticamente.

 

Na parte de trás concentram-se todas as entradas e saídas do equipamento. De baixo para cima podemos ver a entrada de alimentação (12 volts CC x 1 A), porta do modem de banda larga (WAN em azul), quatro portas de rede RJ45 Fast Ethernet (10/100 mbps em amarelo) e uma porta USB 2.0.

Esta, por sinal é a grande estrela desse produto,  já que ela pode ser usada de diversos modos…

… como por exemplo conectar um memory key para compartilhar os seus recursos na rede…

… ou até mesmo um disco externo, transformando o roteador em um pequeno servidor de NAS:

 

Outra possibilidade é instalar um modem 3G, permitindo assim compartilhar o seu acesso com outros PCs da casa ou do escritório, podendo funcionar também como um plano de contingência no caso de alguma pane no modem de banda larga.

Com tudo isso já poderia dizer que o RT-N13U é um equipamento versátil, mas o que realmente me chamou a atenção desse produto é o fato dessa porta poder também ser usada para ligar uma impressora, scanner ou mesmo uma multifuncional com porta USB.

Para realizar essa façanha, a ASUS criou um simples utilitário que deve ser instalado em cada cliente da rede e que cria uma espécie de “porta USB virtual” no PC cuja saída fica no roteador.

Feito isso e com a impressora ou multifuncional ligada no roteador, basta utilizar o CD de instalação da impressora para instalar os drivers e utilitários do equipamento, e caso tudo ocorra de acordo com o previsto, o aparelho será reconhecido pelo sistema operacional como um novo dispositivo conectado, o que pode ser verificado com o uso de outro utilitário da ASUS chamado Device Discovery que já acompanha o produto. Interessante observar que o acesso à impressora pode ser público ou reservado para apenas um usuário da rede local.

 

Note também que nesse caso é possível fazer tudo aquilo que já podíamos fazer com a impressora/multifuncional ligada localmente, o que, nesse último caso, inclui a digitalização de documentos.

Outra sacada desse produto não está muito à vista, ficando escondida na sua base:

 

 

 

Dando um zoom na imagem acima, podemos ver que o botão de reset/restore já vem com as informações do setup de fábrica (SSID, endereço IP e senhas) impressos. Isso permite que usuários mais experientes consigam acessar o software gerenciador do roteador rapidamente e configurá-lo mesmo sem ter que consultar o manual do usuário, o que é uma boa ideia, pois ele só vem gravado em CD.

E outra sacada ainda mais interessante é a presença de uma chave que permite reconfigurar rapidamente o roteador para um dos seus três modos pré-estabelecidos, que depois podem ser reconfigurados de acordo com o desejo do usuário.

No modo Router, o RT-N13U funciona como um roteador (duh!): se conecta ao modem de banda larga e distribui o acesso para os diversos PCs ligados na sua rede local.

 

 

 

 

 

 

 

Já no modo Repeater, o RT-N13U funciona como um ponto de acesso que retransmite o sinal vindo de outro roteador ligado na banda larga e isso sem o uso de fios. Nesse modo o equipamento assume o mesmo SSID da estação base, permitindo assim expandir o alcance da sua rede local.

Finalmente, o modo AP (Access Point) funciona mais ou menos do mesmo jeito do modo repetidor, só que nesse caso a conexão com sua estação base é feita via cabo de rede garantindo assim uma conexão mais confiável com a internet podendo chegar a locais onde o sinal de rádio pode não alcançar.

 

 

Assim como a maioria dos equipamentos de rede, o software gerenciador do RT-N13U pode ser acessado via HTTP e posso afirmar que sua interface com o usuário é uma das melhores que já vi até hoje: bem estruturada, ricamente ilustrada e já traduzida para o português.

Mais impressionante ainda é descobrir que a ASUS oferece o código-fonte GPL de uma versão do firmware para download o que possibilita na teoria que os usuários mais habilidosos possam implementar seus próprios recursos nesse equipamento.

 

Com um memory key ou um disco USB ligado no roteador, o seu conteúdo está disponível na forma de um disco de rede \\RT_N13U_B1 (que pode ser renomeado pelo usuário) que também pode ser compartilhado tanto via FTP quanto externamente via internet através de um recurso batizado de AiDisk.

 

 

 

E assim como as unidades de disco NAS, o RT-N13U também vem equipado com um gerenciador de download embutido o que permite que o roteador baixe arquivos diretamente na sua unidade de armazenamento mesmo com o PC desligado. Entretanto, para utilizar esse recurso é necessário o uso do utilitário Downlad Master, que já acompanha o produto onde o usuário programa os arquivos a serem baixados da rede (via HTTP, FTP ou Bitorrent) diretamente no seu PC e transmite a tarefa para o roteador que inicia o processo de download. Feito isso, pode-se até desligar o PC que o RT-N13U continua baixando os arquivos.

 

 

 

Para habilitar o modem 3G, o procedimento apesar de simples está meio escondido dentro das aplicações USB sob a aba HSDPA. O modelo analisado já veio pré-configurado para trabalhar com as redes 3G da Claro, TIM, Oi e Vivo.


 

No geral, a nossa impressão do RT-N13U foi muito favorável já que ela combina recursos realmente interessantes para um equipamento da sua categoria. Para um roteador, seu modo de configuração é bastante fácil e intuitivo apesar de ser interessante que o usuário tenha algumas noções básicas sobre redes TCP/IP. Sua interface com o usuário é uma das melhores que já vi até hoje, ricamente ilustrada e recheada de dicas e janelas de ajuda para todos os lados.

Apesar disso tudo, esse produto não é perfeito e tem algumas limitações, como a decisão da Asus de adotar portas de rede padrão Fast Ethernet no lugar do Gigabit Ethernet e a presença de apenas uma porta USB.  Para mim, isso é um contrasenso, pois não faz muito sentido desconectar a impressora do roteador só para baixar/compartilhar arquivos na rede e vice-versa. Na minha opinião, acredito que o futuro sucessor do RT-N13U poderia vir com pelo menos duas portas USB permitindo que tanto a impressora fique ligada direto no roteador, deixando a segunda porta para o disco USB ou o modem 3G.

De qualquer modo ciente das suas limitações, o RT-N13U não deixa de ser um baita de um roteador. E pelo preço sugerido de R$ 239, sua relação de custo x benefício é muito interessante.

Resumo: Roteador ASUS RT-N13U

O que é isso? Roteador / Ponto de Acesso / Repetidor wireless compatível com o padrão 802.11 b/g/n e até 3G (via adaptador USB).
O que é legal? Fácil configuração e uso, rico em recursos, permite imprimir digitalizar documentos pela rede.
O que é imoral? A presença de apenas uma porta USB não permite explorar alguns de seus recursos mais interessantes ao mesmo tempo.
O que mais? A opção pelas portas de rede padrão Fast Ethernet direciona esse produto mais para o mercado doméstico/SOHO.
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 239
Onde encontrar: br.asus.com

 

 

 

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Guido Alves 10/11/2010, 09:36

    Muito bom esse teste, hoje em dia não da nem pra imaginar nossas vidas sem um roteadorzinho desses em casa. Acho que de fato o produto é bem completo, mas concordo que parece que os roteadores ficaram meio parados no tempo, hoje em dia 1 porta USB é pouco em qualquer tipo de device, mas vale lembrar que as outras marcas tb não deram a atenção devida! Creio que isso mude bem rápido à partir de agora.

  • Vinicius Brenny 10/11/2010, 10:03

    Apenas uma dúvida: vocês chegaram a testar um Hub USB nesta porta? Se funcionar, não é um problema tão grande assim apenas uma porta.

    • mnagano 10/11/2010, 14:42

      Sim, foi a primeira coisa q tentei… e não funcionou. 😛

    • Miguel Machado 12/05/2011, 18:23

      Vinicius, testei e não funcionou a contento. Somente para uma pequena lista de Modens 3G. não funciona como Hub ou como um 'HD' para arquivos.
      Aliás, esse Roteador, no geral , É muito atual e interessante, mas é UMA PORCARIA. Tem muito bugs de fábrica, sem solução. Desconfigura-se sozinhotodos os dias, praticamente. Do nada da boot, se desconfigura e lá vai vc perder tempo com re-configura.
      outro 'bug' são os contatos da fonte de energia e dos cabos de rede, que tem mau contato, inusitado, periódicamente.
      Ou seja, MUITO CARO e POUCO ÚTIL. Dez vezes é melhor o TP-LINK WR941ND.esse não falha e a velocidade em Wi-Fi é super.

  • Fabiano 10/11/2010, 10:11

    Legal essa função de espetar um pen drive e o roteador funcionar como NAS. Tomara que isso vire padrão.

  • Leandro 10/11/2010, 10:50

    Nagano, como nosso amigo Vinicius já perguntou, você testou colocar um HUB USB naquela solitária portinha para ver se é possível espetar mais devices no roteador? Fiquei interessado neste carinha, mas a decisão final depende dele funcionar com mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Valeu! Abraço.

    • mnagano 10/11/2010, 14:44

      Entonces, não deu certo. Me parece que a Asus tem um modelo superior com mais portas, mas eles ainda não tem planos de trazê-lo para cá.

      [ ]s

      M.

  • Guilherme Mattos 10/11/2010, 15:21

    Nagano, vc usou um hub com fonte? Aqui em casa o Airport Extreme só deixa 2 coisas funcionarem na usb se o hub for energizado. Aí é uma beleza. Mas pelo preço esse da Asus já é show para 90% dos usuários. Abraços.

  • rogerio ferreira 10/11/2010, 17:28

    Comprando… só que terei que trocar o local da “distribuição” da minha rede (está tudo atrás do arquivo), de forma a deixar o wi-fi com sinal forte…
    Se essa USB fornecer energia para um HD externo (de um cabo só), é perfeito! Se realmente precisar de energia externa, “fica a desejar” (desejar ter mesmo assim)…
    Abraços
    Rogério

  • Gabriel Peres 10/11/2010, 18:10

    Parabéns pelo review, sem dúvidas é um produto muito interessante.

    No entanto, eu fiquei com uma dúvida referente ao recurso AiDisk: se o acesso for feito via internet é só para download? Podemos adicionar arquivos ao disco compartilhado?

    Abraços

    • mnagano 10/11/2010, 21:54

      sim, você pode programar a pasta para ler e gravar ou só gravar dados.

      • Gabriel Peres 11/11/2010, 12:58

        Valeu… Entrou pra minha lista de pedidos de natal!!!!

  • bonibr 10/11/2010, 18:31

    Achei esse Wifi Router muito bom, pena que só tem uma porta USB.
    Para quem precisa de várias portas USB e possibilidade de transformar impressora normal em impressora de rede, e usar 3 HDs externos indico o Iomega Iconnect Data Wireless http://migre.me/27ZoD.

  • nugentjs 10/11/2010, 19:42

    Nagano, chegaste a testar o modo "Repeater", com algum modem de outra marca?
    Valeu

    • mnagano 10/11/2010, 21:52

      Sim, ele capturou o sinal do meu roteador Wi-Fi da 3Com e se autoconfigurou de bate pronto!

  • crisanto 11/11/2010, 11:15

    Realmente só peca pela presença de apenas uma porta USB. Essa idéia de informar o número IP e as senhas padrão no próprio modem é uma grande sacada. Cada vez que vou mexer no Linksys tenho ficar catando onde anotei o IP …

  • AxDna 11/11/2010, 13:13

    Como o cliente de torrent se comporta com trackers privados? Nenhuma informação de que cliente e/ou versão implementada. Também não encontrei onde vender, exceto na Waz num valor acima do sugerido. Alguma informação da Asus sobre minhas perguntas? Desculpe se estou sendo chato.

    • mnagano 11/11/2010, 15:44

      Não cheguei a fazer um teste específico sobre esse recurso já que o que testei foi apenas com torrents abertos.

      Com relação à chegada no mercado, o pessoal da Asus me informou que a previsão é que esse e outros produtos de rede sem fio devam chegar no mercado até o final de novembro, ainda em tempo pro natal.

    • Hayz 22/02/2011, 17:53

      Comprei por 220 reais na INFO2 em BH

  • rubens 12/11/2010, 15:44

    Para trackers privados vai depender da autenticação usada.
    Alguns usam um arquivo torrent personalizado, outros usam apenas o endereço ip.
    A não ser que o tracker restrinja o cliente utilizado (por ex. apenas Vuze, Mainline e uTorrent) deve funcionar.
    (você pode testar o tracker copiando o arquivo em um outro computador com um cliente incomum)

    O problema de não ter gigabit se explica pela existência do RT-N16.
    Por outro lado, usar como NAS em 10/100 parece mais voltado para uso temporário ou improvisado. Assim, a prioridade poderia ser uma multifuncional (mesmo tendo aqui em casa a T40W), ou o modem 3G.
    (mas aí perde a vantagem do bittorrent)
    Muitas dúvidas para o comprador resolver. 🙂

  • dflopes 17/11/2010, 10:46

    Demorei pra postar pois queria esperar uma encomeda que fiz no Deal Extreme:
    Standalone BitTorrent BT Client + USB/NAS/FTP/SAMBA/Printer/UPNP Sharing Network LAN Server http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.26320

    Comparando com o produto da Asus, o aparelhinho da DX não é roteador, "apenas" um NAS que se liga a um roteador ou AP; com suporte a FTP, compartilhamento de HDD e impressora (ele tem duas portas), menor tamanho, cliente de bittorrent (Transmission) e preço baixo (US$40,00, ou R$68,00, graças ao dolar baixo)

    O firmware original é uma bomba, e a primeira coisa que deve ser feita é instalar o SnakeOs, um firmware alternativo compilado por uma equipe que inclui brasileiros (http://code.google.com/p/snake-os/)

    Duas coisas que são imorais nele.
    a) baixa velocidade de transmissão: Nem tente transferir grandes arquivos via WIFI, é simplemtne doloroso (na faixa dos kb/s). Por isso, para grandes arquivos, é melhor transferir via cabo.
    b) elevado tempo de resposta na hora de acessar o HD: depois de clicar o hd compartilhado, ele passa uns 20s (ou mais) processando as informações até se tornar disponível.

    e diversas coisas são legais:
    a) bittorrent funciona
    b) as configurações são simples (só tem que lembrar de adicionar os computadores de sua residencia na lista de usuarios)
    c) o compartilhamento é imediato, após o "NAS" ser inserido na rede – Vc pode renomear o HDD compartilhado para um nome mais "palatável", ao invés do SDA1
    d) Já falei que é barato?!

    Fica pra comparação com o produto da Asus. E deve ser levar em conta os prós e contras do desse NAS antes de compra-lo, para não se decepcionar.

  • Ataide 29/11/2010, 03:32

    Nagano, gostaria de saber se tem com usar a função do USB como Media Center, para acessar com o PS3 por exemplo, agradeço a ajuda.

    • Mário Nagano 29/11/2010, 07:29

      Oi Ataide,

      Peraí, vamos por partes…

      1. Entendo por Media Center um equipamento capaz de reproduzir áudio e vídeo direto na TV o que não é o caso desse roteador que no máximo, pode funcionar como um servidorzinho de disco para sua rede.

      2. Se seu PS3 é capaz de acessar sua rede local via rede cabeada/wireless 802.11b/g/n não haveria por que ele não se conectaria nesse roteador.

      [ ]s

      • Ataide 01/12/2010, 01:54

        Obrigado Nagano, era isso mesmo minha dúvida, vou trocar meu tp-link por esse roteador, assim posso conectar um HD externo nele e acessar os vídeos e músicas pelo PS3 sem precisar deixar o micro ligado.

  • Fabio 20/12/2010, 15:00

    Caro Mário, ótimo review. Esta é um dos únicos artigos com informações claras sobre este produto. Obrigado.
    Mas caso você ou outro leitor ache importante considerar, notei que de acordo com as especificações da Asus nem todos os modens 3g da Claro são compatíveis. Aquele modelo clássico que parece um sabonete, por exemplo, não funcionaria. Cheguei a esta conclusão apenas cruzando os manuais, sem nunca testar este casamento entre os modens e o roteador, por isso posso estar errado. Se souberem…
    Seguem os links das listas que cruzei. Abraços, e parabéns mais um vez.

    Lista do Fabricante do Modem (Huawei) para a CLARO http://www.huawei.com/pt/catalog.do?id=1628

    Lista dos modens compatíveis com Roteador Asus http://event.asus.com/2009/networks/3gsupport/

  • Adriano Barros 20/12/2010, 17:34

    Fabio,
    Eu testei com os modelos E156B e E226 da Huawei (Operadora Claro) e funcionou perfeitamente bem.

    • Fabio 21/12/2010, 10:43

      Que bom! Meu sogro vai ficar feliz com o presente de Natal! rsrsrssrsr
      Obrigado mais uma vez e abraços.
      Fábio

  • Caio 07/01/2011, 07:49

    Não sei se comi bola mas queria mais informações sobre o alcance do sinal wireless. Hoje tenho um d-link di-524 e meu sinal fica 80% do tempo com 2 barrinhas e as vezes 3. são cerca de 10 metros com um corredor em "zig-zag", em linha reta daria 2 paredes de tijolo.

  • wpgesser 15/01/2011, 09:27

    realmente o aparelho parece ter muitas funcionalidades….mas e o basico???

    qual o alcance?

    qual a estabilidade do sinal??

  • Paulo 31/01/2011, 02:37

    Olha, eu comprei um desse ontem (30/01) e até o momento estou gostando muito. Quanto a questão da distância, li em um site que é de 100m (claro que pode variar conforme a casa, paredes, obstáculos, etc). O compartilhamento do HD via a porta USB é uma mão na roda e auxilia muito, era exatamente o que eu estava buscando (estava até pensando em deixar um netbook ou algo assim ligado só para essa função :p).
    Quanto ao ftp, não conseguir ter acesso externo, porém, a um tempo atrás, quando tentei fazer com outro roteador, encontrei na internet uma reclamação dizendo que a Net (virtua) bloqueia as portas de conexão, que podem ser usadas para essa função. Então até o momento não consegui, mas vou continuar tentando.
    Tive um probleminha na hora de definir usuários e limitar o acesso as pastas (na rede local), aparentemente o programa não salva as alteração que fiz e várias vezes dava senha incorreta e não conseguia acessar o hd quando a opção "compartilhamento com conta" estava ativa. Vou procurar por mais informações e tentarei novamente mais tarde.
    E uma porta USB a mais realmente seria muito interessante, mas eles já fizeram, o RT-N16 (a venda nos EUA por U$ 89) vem com duas USB e três antenas. Achei muito legal.
    De um modo geral recomendo o aparelho para quem quer ter um centro de armazenamento, tanto local como na web.
    Parabéns pelo artigo, muito legal e verdadeiro.

    • Elton Carvalho 18/07/2011, 18:50

      Tente colocar o servidor FTP numa porta alternativa, como a 2100.

  • Maudy 01/02/2011, 13:47

    Caro Paulo,

    Quanto ao que citou:

    1) "Quanto ao ftp, não conseguir ter acesso externo, porém, a um tempo atrás, quando tentei fazer com outro roteador, encontrei na internet uma reclamação dizendo que a Net (virtua) bloqueia as portas de conexão, que podem ser usadas para essa função. Então até o momento não consegui, mas vou continuar tentando."

    Tenho o mesmo problema para acessar externamente usando o Net Virtua, porém nunca ouvi falar disto…estou adquirindo o Speedy dentro de algumas semanas e irei testar o FTP nele.

    continua no próximo…

  • Maudy 01/02/2011, 13:48

    2) "Tive um probleminha na hora de definir usuários e limitar o acesso as pastas (na rede local), aparentemente o programa não salva as alteração que fiz e várias vezes dava senha incorreta e não conseguia acessar o hd quando a opção "compartilhamento com conta" estava ativa. Vou procurar por mais informações e tentarei novamente mais tarde."

    Deve ter o cuidado de quando definir o compartilhamento, tanto por "Compartilhamento do Ambiente de Rede" como por "Compartilhamento de FTP", não definir o "Compartilhamento com conta" nos dois, pois senão um conflita com o outro. Desta forma, habilite isto somente no FTP que acredito ser o que realmente exige uma segurança. Recomendo que quando for fazer isto, resete o roteador e comece do zero, para ter certeza de que ele não guarde nenhuma configuração anterior.

    Quando tiver novidades quanto ao FTP, irei postar

    Abraço a todos

  • Juliano 07/02/2011, 09:05

    Excelente review – melhor que o próprio equipamento. O equipamento é bom sim, mas o Download Manager dele não aceita baixar arquivos de serviços de sites como 4Share, Megaupload, dentre outros. Comprei pensando que poderia deixar baixando minhas séries preferidas, mas neste caso me decepcionei. Quanto ao alcance, o sinal não tem tanta potência assim – neste caso o TP-Link Tl-wr1043nd dá de 10 nele. De todo modo, para uso como Central Multimídia, compartilhando um HD Portátil USB 2.0 é muito bom. Ainda não testei com um Hub-USB – alguém testou com sucesso?

    • Adriano Barros 21/03/2011, 13:44

      Lembre-se que o Download Manager não aceita o captcha (verificação humana) obrigatório no serviço gratuito destes sites de download. Então não é uma limitação do software e sim do tipo de site. Tente assinar o serviço de um destes sites que o captcha desaparece. Este equipamento permite apenas um compartilhamento assim com hub USB não funciona para compartilhar 2 dispositivos simultâneos.

  • George 18/02/2011, 14:12

    E sobre o Qos??? Da pra fazer controle de banda nele? Ele prioriza algum protocolo? Se ao menos for possível ver o trafego de rede, inclusive individualizado ja estarei contente…

    • Adriano Barros 21/03/2011, 13:49

      Sim é possível priorizar a banda da rede criada por ele. Há 2 possibilidades a configuração avançada para usuários que já dominam redes e para usuários leigos que não possuem conhecimento pois há uma função chamada EZQos que agrupa em 4 grupos (Games on line, Internet, FTP e VoIP/Streaming (Skype) as principais aplicações dos usuários. Assim é só clicar no ícone que automaticamente a banda é priorizada para a aplicação utilizada naquele momento.
      Lembre-se que é impossível priorizar a banda da Internet pois não está sob nosso controlo e sim das operadoras e provedores de Internet.

  • Maudy 01/04/2011, 23:11

    Juliano
    Não é possível o uso com um Hub, se a idéia era colocar mais de um HD, esquece, visto que o equipamento possui apenas um slot lógico na interface para isto. O equipamento funciona apenas com um equipamento USB ligado a ele, seja ele um HD, Pendrive, Multifuncional ou Modem 3G. Na função de Modem 3G, ele desativa automaticamente a porta WAN e vice-versa, ou seja, não é possível manter o 3G ou o WAN como uma conexão redundante, em caso de alguma delas cair.

    George
    Dá para fazer controle de banda sim e com prioridades, como Jogos On Line, Aplicações de Internet, FTP ou Streaming de Voip/Vídeo.
    Não é possível ver o trafego, porém pode limitar as máquinas ligadas a ele e escolher como Baixo, Normal ou Alto quanto ao uso da rede também, restringindo por IP e Porta que um determinado serviço está usando.

    Para todos usuários de Net Virtua e outros…
    Será necessário atualizar o firmware dele para o último disponível, onde corrige problemas com perda de conexão durante downloads e streaming de vídeos. Aqui resolveu meu problema.

  • Miguel Machado 12/05/2011, 18:39

    Olá, pessoal.
    CUIDADO com esse Roteador ASUS RT-N13U!!! Muito atual, novidade em faciliadades e muito interessante/inovador seu lay-out de configuração.
    mas tem buggs incríveis e a Assistencia Técnica nem está ai para ajudar. Seviço de telefone horroroso!!
    Não pude usá-lo por mais de 20 dias. Muitos problemas, denotando produto colocado na praça sem detalhado experimento.
    Até mau contato de cabo de rede e da fonte de energia tem Isso significa que o Roteador "sai do ar" toda hora!1 Te chateia bastante!!
    E o pior, do nada, dá re-boot sozinho e se desconfigura a rede wireless e tudo o mais , quase diariamente!!
    UM VERDADEIRODSRESPEITO COM O CONSUMIDOR, COLOCAR PRODUTO NA PRAÇA SEM EXAUSTIVOS TESTES. uma pena, PORQUE REALMENTE É MUITO AVANÇADO E MUITO ATRAENTE DE SE CONFIGURAR.
    Mas o preço não paga os aborrecimentos!
    Já utilizei mais de 8 produtos(Roteadores), pois tenho isso como hobby. mas de dissabores este bateu recorde longe!!
    Na minha avaliação de praticidade, desenho, super-velocidade, configuraçoes triviais e ótimo desempenho fico com um na metade do preço: TP-LINJK TL-WR941ND. ESSE È SHOW!!!

    • Roger 13/05/2011, 11:48

      Tive problemas parecidos no primeiro dia com o roteador, mas logo que atualizei o firmware para a última versão, o bixinho funciona que é uma beleza. Aliás, já estou com o meu há quase 3 meses e estou bem satisfeito

    • Adriano Barros 13/05/2011, 12:06

      Prezado Miguel Machado. Meu nome é Adriano Barros e sou o responsável pela linha de produtos de rede da ASUS no Brasil.
      A ASUS é reconhecida pela qualidade em seus produtos e pelo serviço de pós venda ficando em primeiro lugar no ranking de confiabilidade da RESCUECOM (http://www.rescuecom.com/blog/index.php/computer-support/the-rescuecom-computer-reliability-report-2nd-quarter-2010). Nosso objetivo é a melhoria continua em produtos e serviços assim sua reclamação é muito importante para melhorarmos ambos.
      Peço a gentileza de me contatar pelo email adriano_barros@acbz.com.br. Gostaria de maiores informações sobre o seu problema.

    • Alexandre 31/07/2012, 16:41

      O meu faz a mesma coisa perde a configuração, mesmo com a chave selecionada em router ele muda para repetidor. E somente volta ao normal se eu plugar um cabo de rede e resetar o roteador por software. Muito estranho acho que vou troca-lo.

  • Maudy 13/05/2011, 10:17

    Miguel
    Acredito que tenha problemas com seu roteador, mas também acredito que é um caso isolado e que não se trata de um problema de série, como tenta disseminar. Acho que a maioria aqui que já teve ele em mãos e não experimentou tais problemas aqui mencionados por você, ficando claro que é somente em seu equipamento.
    De qualquer forma, o melhor é realizar o contato com o suporte da ASUS e assim proceder com o processo de garantia do mesmo. Tenho certeza de que irão diagnosticá-lo e em caso de proceder as suas reclamações, irão então trocá-lo dentro dos prazos da lei.

    continua abaixo

  • Maudy 13/05/2011, 10:19

    Desde que postei aqui a um pouco mais de 3 meses, meu equipamento é funcional e problemas que tive com ele, foram corrigidos com uma atualização do firmware dele, deixando claro que a Asus tem feito bem o seu trabalho.
    Não sei se o adquiriu já desta forma ou se teve problemas apenas depois de alguns dias de uso, porém se foi desde o começo, já deveria tê-lo trocado na loja onde o adquiriu, dentro dos prazos conforme a lei, afinal é um direito que tem e que não deve abstê-lo.
    De qualquer forma, tenho um amigo ao qual recomendei ele e teve problemas bem depois de comprá-lo, quanto ao mesmo deixar de ligar e ele fez contato com o suporte por email, que colheu algumas informações, recolheu o produto e alguns dias depois devolveu um produto novo a ele, mostrando assim o comprometimento da Asus com o cliente.
    Não tenho o que reclamar desde que o adquiri.
    Abraços.

    • Miguel Machado 27/05/2011, 17:42

      Prezado Maudy
      Então, meu prezado, não tive sorte.
      E a gente não é obrigado, quando compra , a utilizá-lo imediatamente. E nem toda observação aos amigos é "disseminar""!!!Até que fiz o uso nos 7 dias iniciais e considerei q os problema eram de configuração. Como outros se sucederam,após o prazo do Cod. do Consumidor, tive que ir atrás do fabricante. Foi o primeiro q me deu problema dentre D-link,TP-Link(vários),Level One,Aquário,Netgear.Tenho como hobby configurar e explorar possibilidades desses aparelhos em Wireless,sobretudo.Fiz o reg on-line registro na ASUS e tive a sorte de obter da firma a atenção necessária, apesar do péssimo call-center.Já foi devolvido para análise. Firmware atualizado.MAS Já tem NOVE dias e ainda nada sei ou mesmo se trocam ou corrigem as falhas de concepção e fabricação.Então, ´não é, apenas um evento isolado. Pode até ser disseminação, como postulado, mas o produto não é de primeira qualidade, considerando o meu caso, …Ah!! ISSO NÃO É.Dá uma olhadinha no site "ADRENALINA" e lá encontrará outros "DISSEMINANDO" .

    • João Inácio 29/11/2011, 13:58

      Oi meu nome é João Inácio e gostaria de saber se vale apena usar o 3G eu ainda não adquirir o meu Roteador da ASUS,no meu bairro só tem conexão 3G e tenho um laboratório técnico em minha casa . Desde já agradeõ

  • Alex 21/05/2011, 21:45

    Alguem testou esse roteador com mais modens diferentes …? ou de outras operadoras..?
    se sim passem o modelo por favor .. valeuu…!!!!

  • Samuka 26/05/2011, 19:14

    Eu tenho esse roteador há quase 4 meses, configurado com o Virtua.. tive diversos problema .. atualizei o Firmware, melhorou um pouco, o sinal wirelees deixa a desejar .. meus problemas melhoraram quando migrei para o Firmaware dd-wrt v24-sp2.. porém para ter um HD na porta usb ele tem que estar em FAT32 ou extensão Linux ext2 ou ext3.. ou configurar o Samba para ler NTFS… é um modem interessante, bonito mas pra mim ficou abaixo das expectativas..

    Abraços a Todos.

  • Gilmar 16/06/2011, 23:05

    Peca também pelo fator das antenas não serem destacáveis dessa forma não posso utilizar meu amplificador de sianl wirelass!
    Mandem resposta para mim se tiver alguma forma de usar antena externa sem afetar o desempenho do equipamento.

  • Lucas Viegas 22/10/2011, 00:23

    Excelente review Mario, parabéns!

    Adquiri esse routeador recentemente porque estava precisando compartilhar a minha impressora com os outros usuários da casa. Gostei de tudo no aparelho, a facilidade de configuração, velocidade de download excelente (eu tinha muitos problemas com outros roteadores) e a abrangência do sinal em minha casa é muito satisfatória em comparação com outros roteadores que já utilizei.

    Mas nem tudo são flores, infelizmente. Tenho duas impressoras em casa, uma multifuncional Samsung SCX-4600 e uma HP LaserJet P1005. Fiz os testes separadamente com as duas. Quando conectada ao routeador, ele identifica normalmente e deixa a impressora pronta para uso imediatamente. O único problema é que apenas laptops de 32bits conseguem imprimir com perfeição. Quando tento imprimir usando laptops ou desktops de 64bits sempre imprime uma página de erro.

    Passei todos os detalhes para o suporte técnico e eles foram muito atenciosos. Depois de muito analisarem concluíram que o routeador estava OK e afirmaram que o problema era com as impressoras (que funcionam perfeitamente quando ligadas diretamente aos laptops de 64bits). Rebati com mais argumentos e a nova resposta foi uma página no site de suporte especificando quais impressoras haviam sido testadas pela ASUS.
    http://event.asus.com/2009/networks/printersuppor

    Obviamente as minhas não estão na lista e o problema foi dado como solucionado apesar do firmware usado no teste não ser o mesmo do meu aparelho que é 2.0.2.0. Não é preciso dizer qual foi a minha decepção com o atendimento.

    Essa suposição do problema ser relacionado com um micro de 64bits é minha e se alguém tiver como fazer um teste, eu agradeço bastante. De qualquer forma, se alguém estiver pensando em comprar para usar como servidor de impressão, é melhor testar bem essa funcionalidade e trocar o aparelho logo nos 7 primeiros dias na loja, caso não funcione. Isso vai evitar muito trabalho.

    Agora estou eu aqui as voltas para devolver o aparelho e receber o meu dinheiro de volta.

  • Guilherme 30/10/2011, 09:31

    Caros, tentei usar o moden 3G Huawei E173 da Claro, mas não funcionou. Ver na relação da Asus que para o Brasil só existem 3 modens compatíveis é uma decepção. Agora estou com um elefante branco na mão, pois minha principal intenção era usar com placa 3G. Alguém tem alguma dica, pois tentei contato com a Asus e simplesmente me falaram que não tem o que fazer.

  • Guilherme 30/10/2011, 09:49

    Testei o modem E 173 da Huawei e não funcionou. Para piorar entrei em contato com a Asus e me confirmaram que realmente não funciona. Alguém tem alguma dica?

  • Francisco Coutinho 20/11/2011, 00:18

    Caros, comprei o roteador RT-N13U-b1 há pouco mais de um mês, porém o meu modem do Virtua não "lê" o roteador para que eu possa configurá-lo. O mais estranho disso tudo é que, só consegui realizar a configuração de, depois que eu o conectei ao meu roteador antigo.
    Desde então estou com o Asus RT-N13U-b1 ligado a um roteador da Siemens (este com o sinal Wireless desligado) que está conectado ao modem Virtua.
    Esse foi o único jeito para que pudesse colocar o Asus para funcionar.
    Alguém saberia me dizer o que devo fazer para que o modem Virtua possa "ler" o meu roteador? Alguém já passou por isso antes?
    Ah, o firmware do Asus é o 2.0.2.0 que, segundo o site, é omais atual.
    Grato

  • Francisco Coutinho 20/11/2011, 00:22

    Complementando a informação anterior, é como se ele estivesse com a chave na posição AP (Access Point).
    Grato

  • Jothaz 31/12/2011, 00:49

    Tenho um este roteador e têm me atendido bem. No início tive algumas dificuldades principalmente para configurar IP dinâmico, porém como prefiro usar o modem como bridge, consegui configurar o PPPOe.

    Agora tenho algumas dúvidas:

    Este roteador têm UPnp?

    E como conseguir abrir as portas para o emule e outros softwares? Prot Triger ou Servidor Vistual?

    Efetuai o download do manual e não têm exemplo do uso do Port Trigger e tentei configurar e não consegui exito.

    • mnagano 31/12/2011, 07:29

      Já procurou no Google?

      • Jothaz 05/01/2012, 00:34

        Sim! Mas não achei nada que fosse relevante.

        Consegui contato com o suporte da ASUS e estamos tentando resolver o problema.

        Assi que resolver posto aqui.

  • Gilberto Cavalcanti 25/02/2014, 23:29

    Cara, que analise de ponta! show de bola!
    acabei de comprar esse roteador e baseado no que vi aqui não tenho dúvidas de que comprei um excelente aparelho.