ZTOP+ZUMO

Roland cria Taiko Elétrico (ou E-Taiko)

Desenvolvido em parceria com o grupo Kodo, o E-Taiko será demonstrado pela primeira vez no próximo dia 19 de agosto durante o “Earth Celebration 2017” no Japão.

Desde o ano passado o músico Masayuki Sakamoto do grupo Kodo tem trabalhado em parceria com a Roland para criar um katsugi daiko elétrico ou E-Taiko. Ao contrário dos modelos que mais parecem um barril, o katsugi é uma versão menor feita para ser carregada por meio de uma correia:

Segundo a Roland, esse instrumento vem equipado com três sensores distintos montados na parte central, nas bordas e nos cantos do tambor que capturam as vibrações das batidas que são enviadas via cabo para o processador de som que reproduz o som característico desse instrumento.

Uma curiosidade desse produto é que a membrana usada no tambor é relativamente silenciosa ao ser batida, o que permite que o percussionista possa praticar com esse instrumento usando apenas fones de ouvido sem incomodar (muito?) a vizinhança.

Esse produto ainda é um protótipo e será apresentado pela primeira vez em público durante a apresentação do grupo Kodo intituilado “O Eletrônico e o Primitivo” durante o Earth Celebration 2017 um evento anual de música que acontece na ilha de Sado localizada na prefeitura de Niigata e que neste ano completa 30 anos de celebrações.

A Roland ainda não confirmou se irá colocar esse produto no mercado, mas com o know-how que eles já tem no segmento de baterias eletrônicas fazer isso seria dois palitos!

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.