ZTOP+ZUMO

Robôs Lego Mindstorms explicam a “internet das coisas”

O que acontece quando o vaso de plantas “sente” que está sem água. O jornal chegou – quem vai buscar? E as meias espalhadas pela casa? Na tentativa de explicar o que acontece quando a internet se expande para itens cotidianos – a caixa de correio, a cesta de roupas, o vaso da planta – a Ericsson teve a grande ideia de usar robôs construídos com Lego Mindstorms no Mobile World Congress 2012.

Primeiro vi esse conteiner com umas pessoas encostadas tomando banho de sol…

Do outro lado, um café – grátis. E pode deixar na mesa que o robô limpa. Os robôs têm inúmeros sensores e conexões à rede e “conversam” por uma rede social privada desenvolvida pela Ericsson. Assim, cada um sabe sua tarefa na hora certa.

Em vídeo:

Ao lado, mais três áreas de coisas conectadas: as plantas online que pedem água para o robozinho – sem falar!

Em vídeo fica mais fácil de entender:

Ou o robô que entende que tem um jornal que acabou de chegar e vai buscar:

Em vídeo:

E finalmente o catador de meias (que era o mais mão-leve dos três, deixou cair várias vezes…)

Moral da história? Quando tudo estiver conectado, a vida vai ficar mais fácil. Nem tento aqui descrever o trabalho da Ericsson (e de tantas outras empresas no MWC 2012) que fazem a infraestrutura da internet e das redes de telecomunicações funcionar direito. Mas que os robôs ajudam, ah, se ajudam.

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Adriano Lima 29/02/2012, 16:12

    Meet George Jetson…….

  • André0991 29/02/2012, 16:14

    Gostei muito, especialmente porque vou cursar engenharia de automação (começo o ciclo básico nesse ano). Já mexi com esses NXT numa competição que teve entre escolas ténicas (ficamos em terceiro), é doido demais. Tem ultrassom, sensor de som, luz, etc. E é bem fácil programar. Pena que é tão caro (se não me engano, mais de R$1000), caso contrário, eu juntaria dinheiro pra pegar um, vale muito a pena. Espero que meu filho tenha essa chance =')