ZTOP+ZUMO

Robô perigoso do dia: SGR-1

O gadget mais perigoso do dia (e por que não dizer da história deste ZTOP) é o SGR-1 (= Security Guard Robot), um robô sentinela que pode vir armado com um fuzil ou metralhadora e que pode atirar em quem insistir em chegar perto sem autorização.

Esse monstrinho foi apresentado hoje na 6ª Feira Internacional de Segurança (ISC Brasil)/5ª Feira Internacional de Segurança Urbana (Intersecurity 2011), que ocorre esta semana em São Paulo.

Ele foi desenvolvido originalmente pela Samsung Techwin (uma das inúmeras subsidiárias da gigante coreana) com o objetivo de vigiar a zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coréia do Sul do seu vizinho briguento do Norte. Ele faz parte de um sistema mais amplo de vigilância eletrônica formada por câmeras convencionais e inteligentes, radares de solo e centrais de comando capazes de coordenar uma situação de crise de maneira organizada e eficiente.

Sintam o drama:

===

===

Além da guarda de fronteiras, a Samsung acredita que essa tecnologia pode ser aplicada na proteção de portos e aeroportos, fábricas, oleodutos, represas, locais históricos ou seja, se você acha que dá pra proteger os muros inseguros da sua casa de vizinhos suspeitos, gatos barulhentos, pichadores de parede ou catadores de balões esqueça.

 

O que realmente chama a atenção desse sistema é seu compartimento de armas, que aceita desde um fuzil de assalto como uma AK-47 ou M16 até metralhadoras leves como a Daewoo K3 de fabricação coreana:

Interessante notar que esse não é o equipamento mais belicoso produzido pela Samsung Techwin. Além desse robô sentinela, a empresa também fabrica tanques, veículos anfíbios de assalto e simuladores de jogos de guerra.

Ainda em tempo:

É tradição em qualquer feira da indústria onde a Samsung tiver um estande que a LG vai montar o seu exatamente ao lado para azucrinar seu vizinho/concorrente coreano (e vice-versa). Mas desta vez com a Samsung armada com um trabuco desses no seu estande montado na rua A, aparentemente a LG preferiu ficar um local  mais longe e seguro na rua G:

 

Disclaimer: Este ZTOP não incentiva o uso de armas e não gosta delas (a não ser em videogames). Muito menos nas mãos de robôs (afinal, quem puxa o gatilho? Isso é tema pra episódio de CSI)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ismael 27/04/2011, 10:01

    "se você acha que dá pra proteger os muros inseguros da sua casa de vizinhos suspeitos, gatos barulhentos, pichadores de parede ou catadores de balões esqueça."

    Para esses casos pode-se improvisar com um susto ao menos. No youtube se acha alguns hacks que resultaram em canhões d'água para gatos e vizinhos folgados que usavam o pátio alheio para cortar caminho.

    Uma vez encontrei uma arma dessas, que atira paintball, fabricada em série. E era bem rápida e precisa para uns 5 ou 6 metros.

  • Urueds MultiVozes 26/01/2014, 18:33

    Seria a solução para o fim dos assaltos em estabelecimentos comerciais e privados do Brasil