ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Rio adquire 5.500 Classmate PC

classmate_pirai_intro

O governo carioca anunciou hoje a aquisição de 5.500 unidades do Classmate PC, o notebook educacional da Intel. Trata-se da primeira e uma das maiores compras desse tipo feita pelo governo para ser usado nas 21 escolas públicas do município de Piraí, interior do Rio de Janeiro.

Henrique questiona: o que o Wozniak tá fazendo nessa foto?

(Negroponte deve estar verde de inveja…)

Essa iniciativa tem suas origens no acordo de cooperação técnica assinada em dezembro  de 2007 entre a Intel e o governo do Rio de Janeiro para expandir os programas Intel Educar e Intel Aprender para escolas da rede pública de todo o Estado. Um dos principais motivadores dessa iniciativa foi a experiência da Intel com o projeto da Cidade Digital de Piraí. O modelo adquirido é o Classmate 2.0 (versão notebook), já equipado com o processador Atom de 1,6 GHz e os primeiros modelos devem começar a ser entregues a partir de agosto.

classmate_pirai_classmate

O vice-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, esteve presente no evento e explicou que o governo estadual pagou aproximadamente R$ 700 por  Classmate e já procura meios de viabilizar a compra de mais computadores educacionais para atender todos os alunos da rede pública do Rio na proporção de um computador por aluno.

Segundo o Digital Inclusion Index (DII) da Intel/Maplecroft, o Brasil ocupa a 64º posição de um lista de 183 países e considerado um país num estágio médio de inclusão digital.

De acordo com esse relatório, o Brasil tem 35,2 usuários de internet para cada grupo de 100 habitantes. Destes 4,11 pessoas assinam um provedor de acesso e 3,54 utilizam banda larga. O País também tem 83,6 assinantes de tefone (20,54 fixo + 63,8 móvel) também para cada grupo de 100 pessoas.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Naganoooo!

    “interi0r”, “internete”
    “estar verde inveja” parece trocadilho…

    • @walter pegue no pé do nagano pelo uso do corretor de textos! 😉

  • Lucas Jardim

    kkkkkkkkkk me acabei de rir aqui agora, com o post do walter! rsrsrsrs

    Henrique, contrata o walter para editor ou revisor, ou sei la o nome que se dá a isso… xD

  • Uma boa iniciativa do governo, espero que expanda.

  • Paulo Souza

    Só para acrescentar, ao contrário do que a foto do Classmate pode sugerir, o projeto é todo baseado em Software Livre, de acordo com Maria Helena Cautiero Horta Jardim, coordenadora educacional do Pirai digital. http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2009/06/16/pirai+adota+o+classmate+pc+em+toda+a+rede+municipal+de+ensino+6757962.html