ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Review: Samsung Omnia W

O Samsung Omnia W é o segundo aparelho com sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, a chegar ao mercado brasileiro. Tem configurações bastante similares ao HTC Ultimate, e se destaca por ser um smartphone menor, que cabe direito na mão e realiza bem suas tarefas – embora o armazenamento limitado a 8 GB possa ser um problema para alguns consumidores.

Ao testar mais um aparelho com o WP “Mango”, dá para ficar feliz com uma coisa: apesar de meia dúzia de aplicativos instalados pelo fabricante que o diferenciam do concorrente, não existem firulas ou frescuras de interfaces que atrapalham/confundem em outras plataformas (leia-se Android). Isso é bom: desse modo, temos uma experiência única em toda a plataforma, sem fragmentação.

Como já falei bastante do Windows Phone 7.5 e seus recursos no review do HTC Ultimate, este texto fica mais focado mesmo no aparelho novo da Samsung.

Hardware

Se colocarmos lado a lado as principais características do HTC Ultimate e do Samsung Omnia W, as principais diferenças são o armazenamento, a câmera e o processador do Omnia W. Na prática, isso quase não muda muito para o consumidor – exceto o armazenamento, já que os Windows Phones não têm entrada para cartões de memória adicionais.

O design do Omnia W é bastante conservador, com cantos quadrados. Lembra mais os aparelhos mais antigos da marca, com Bada, do que a linha com Android na família Galaxy. Perto do Ultimate, o Omnia W (“Wonder”, como está escrito na sua caixa) é bastante discreto.

Na frente do Omnia W, os três botões característicos do sistema operacional.

Na lateral esquerda, o controle de volume:

E na lateral direita, o disparador/ativador da câmera e o botão de liga/desliga.

Abaixo, o conector micro USB para carregar a bateria/transferir dados para o computador e um microfone.

E acima, o conector para fones de ouvido padrão 3,5 mm.

Atrás, a câmera de 5 megapixels com flash LED.

Apesar de o design traseiro indicar que a tampa da bateria fica abaixo da câmera…

É apenas um detalhe estético, já que a traseira sai por inteiro, revelando o interior:  bateria de 3,7 volts (íons de lítio) e a entrada para o SIM card (não entendi esse monte de pontinhos brancos ao lado esquerdo da imagem…)

O HTC Ultimate, com sua tela gigante de 4,7″, foge do padrão da maioria dos smartphones atuais. Já o Omnia W é um smartphone “normal” – e, com sua tela de 3,9″, é só um pouquinho maior que um iPhone 3GS (de 3,5″).

Câmera e multimídia

A reprodução de vídeos no Omnia W é igualzinha à do HTC Ultimate.

Toda a sincronia é feita no PC pelo software Zune e no Mac pelo Windows Phone Connector. Fotos, vídeos (em formato MPEG4) e músicas (sem DRM) vão para o telefone. O Zune converte automaticamente os vídeos (incluindo em 720p) para o aparelho, e o app de Mac lê a biblioteca de vídeos do iTunes. Como já tinha alguns vídeos convertidos, foi só transferir. Nada de suporte nativo a DivX e formatos estranhos, como MKV. Funciona bem, sem engasgos. Áudio? Boa qualidade de som no aparelho (ainda prefiro o modelo da HTC nesse quesito para reproduzir músicas), incluindo para chamadas.

Já a câmera de 5 megapixels é boa. Numa situação de luz adversa (como abaixo) deu uma tremida, mas os detalhes são interessantes.

Detalhe a 100%

(mais fotos no Flickr)

Nos vídeos, uma pegadinha. O Omnia W faz vídeos em alta definição (720p), mas esse não é o padrão do smartphone (que fica automaticamente na posição SD/480p).

Para trocar para HD, é preciso mexer nas configurações da câmera, que deixam em modo automático a definição 480p.

Percebi isso na hora que fui transferir o primeiro vídeo: o arquivo tinha menos de 10 MB – e resolução menor. Uma explicação para isso pode ser o pouco espaço de armazenamento interno (30 segundos em HD consumiram 50 MB, em média), limitado a 8 GB para fotos, videos, músicas e apps, sem possibilidade de expansão.

Software

Tanto pré-instalados quanto via Marketplace, a Samsung oferece um pacote interessante de aplicativos para o Omnia W. Na lista, estão o AllShare (compartilhamento via DLNA com outros aparelhos da marca).

FunShot, variante do PhotoBooth (Apple) para fotos com efeitos/defeitos especiais.

MiniDiary, para você montar seu diário (!) pessoal.

E o Now, central de previsão do tempo/notícias, ações, cotações etc.

E mais dois apps de edição e efeitos em fotos: PhotoStudio…

Com opção de editar imagens já salvas.

E o Photogram, para fotografar usando filtros.

Finalmente, o leitor RSS Times, conectado ao Google Reader. Boa ideia, por sinal.

Sob testes

Como disse no começo, o Samsung Omnia W é bastante similar ao HTC Ultimate, e o desempenho em números acabou bastante parecido entre os dois aparelhos.

  • WP Bench (desempenho geral): 96,52 pontos no teste de velocidade (96,59 pontos no HTC Ultimate)
  • WP Bench (stress de bateria) 03:54:12 (03:15:52 no HTC Ultimate)
  • PiBench (cálculo de Pi): 10.587 ms (10.496 ms no HTC Ultimate, número menor é melhor)
  • Benchmark Free (desempenho geral): 30 pontos (34 pontos no HTC Ultimate)

Na prática, o uso do Samsung Omnia W em um dia resultou, ao final do período de uso (7 horas com navegação na web via 3G, acesso a e-mail e redes sociais e ouvir pelo menos duas horas de música, com pausas) em 51% de carga de bateria. Um resultado impressionante (e melhor que o do HTC Ultimate, que consome mais por conta da tela).

E vale repetir (e adaptar) o que já disse sobre o HTC Ultimate para o smartphone da Samsung.

O hardware do Omnia W oferece um ótimo desempenho, com transições rápidas entre telas, câmera veloz entre cliques e reprodução multimídia e de jogos sem falhas. O sistema operacional Windows Phone 7.5 é a grande evolução e aposta da Microsoft no mundo móvel. Representa um salto enorme em relação ao terrível Windows Mobile do passado e mostra sinais do futuro por aí. Não é preciso aprender a usar um Windows Phone. O sistema é intuitivo, simples e que explora recursos gráficos visualmente interessantes em toda sua interface.

O Omnia W tem como adicionais um preço interessante (menor que o do concorrente, por sinal) e é bem mais discreto na mão para uso em público. Não é o aparelho mais bonito do mundo, mas cumpre bem suas funções: telefonemas, internet, conectividade o tempo todo.

É a boa e, enquanto os Nokia Lumia 710 e Lumia 800 não chegam, a única alternativa ao telefone gigante da HTC no mercado brasileiro. Ainda acredito que o Windows Phone 7.5 tem um longo caminho a percorrer e a evoluir, mas por enquanto o que está disponível ao consumidor já é bastante interessante.

Resumo: Samsung Omnia W

(update: até 20/06/2012, este produto tinha a recomendação ZTOP Indica. Por conta das mudanças de planejamento da Microsoft para o Windows Phone 8 e a falta de atualização para aparelhos antigos, retiramos o selo em 21/06) 

O que é isso? Smartphone com sistema operacional Microsoft Windows Phone 7.5 “Mango”
O que é legal? Câmera boa, transições rápidas interface nova, simples e fácil de usar.
O que é imoral? Pouco espaço para armazenamento, sem possibilidade de expansão.
O que mais? Não roda Flash no navegador, vídeos precisam de conversão via software no PC.
Avaliação: 8 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.349  (desbloqueado, em plano pré-pago) ou R$ 649 (plano Vivo Smartphone 60 Ilimitado)
Onde encontrar: Vivo e Samsung

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • bem legal o aparelho, sem nenhuma frascura Android q eles adora colocar e com preço bastante competitivo. Esse deveria ser o preço do N9.
    Ainda não entendo pq aparelhos com hardware semelhante são mais baratos no Android, vide o Ultimante q custa quase o mesmo q um android com dual-core.

    • meninuigu

      htc age np Brasil como uma fabricante de nicho, de elite. não se esqueça!

    • AURYLENE

      QUE APARELHO SHOUUU VOU COMPRA….

  • Luiz Alberto Franco

    Excelente review. Eu já estava esperando um bom review em português há algum tempo. Comprei um Omnia W ontem. Só estou esperando chegar. Esse review me animou ainda mais. =)

    • hugosilva

      8Gb. fixo n rola! Tenho um galaxy com 16Gb+32Gb no card

  • meninuigu

    acho que o calcanhar de aquiles do wp7, ao menos por enquanto, será a oferta de apps no Brasil. Tem Angry Birds no sistema, mas não tem na app store brasileira, por exemplo. OWP7 precisa caminhar bastante pra ficar muito mais interessane do que já é. E torço por isso. =)

    • Luiz Alberto Franco

      O Angry Birds original já tem na marketplace brasileiro há mais de um mês

  • dnmessias

    Olás. Esses dias vi um review no site da Info sobre o Htc Ultimate e eles falaram que a bateria durava apenas 4 horas! Aquele, por sinal excelente, review que vi aqui fala em bem mais que isso. Poderia confirmar o tempo de bateria do ultimate?
    Quanto ao Omnia, parece ser um bom smart, mas acho que esperar o lumia 800 mesmo.
    Abraços

    • Answer

      Comprei o Ultimate há 2 dias.
      Ontem, em um dia bem intenso de download, configurações, testes, etc durou quase 20 horas.
      Abraços.

      • dnmessias

        Blz. Era o q eu queriasaber.

  • tonsts

    Nenhum Windows Phone vai aceitar cartão de memória externo? O que está me fazendo pensar duas vezes são esses 8GB, poderia ser no mínimo 16..

  • Saulo Benigno

    Muito bom o review, como sempre.

    Mas, esse fundo preto com essas bolas, meio que confunde hein? Quem sabe outro? 😀

    • henriquem

      pô, minha capinha do macbook 🙂

      • Saulo Benigno

        eehehehe muito boa.. eu só não sabia para onde olhar

        e aquela foto dos pontinhos, pense numa confusao 😛

  • guilhermefdc

    Muito bom o review!
    Gosto é gosto – e o meu se alinhou **bem** mais com o desenho do Omnia W do que com o do Galaxy S/SII/qualquer Galaxy ou do que com o Titan. Vamos ver onde isso dará (-:

    • Cristiano vbr

      alguém já encontrou pra vender???

      • dougbep

        Só compro o WP7,5 se for aquele delicioso HTC…
        ou o N9, ou o Galaxy Note… se baixar de preço será o Motorola Rzar meu próximo.

  • Evanei

    Porque todos os aparelhos Windows Phone estão vindo primeiro para VIVO? Estou queredo um mais não quero trocar de operadora.

  • Thiago

    Não encontrei nada na internet sobre o plano smartphone ilimitado 60 da vivo…dependendo do plano eu mudaria de operadora por esse celular….alguem sabe alguma informação?

  • parabéns pelo review, novamente.
    e parabéns à samsung por não usar conectores proprietários e optar pelo universal micro-usb.
    agora é esperar os nokias lumias.

    E não lebro onde li uma frase engraçada:
    – os engenheiros levaram anos para embarcar uma camera de qualidade em smartphones.
    agora eles criam softwares para piora-las… ¬¬'

    P.S.: Vcs viram a pretençao da HP de deixar o WebOs virou open source? http://www.precentral.net/hp-open-source-webos-no

  • Eduardo Papa

    Estou sem smartphone, ja passei pelo Nokia E71 (primeiro smart), pelo galaxy lite (meu primeiro android), optimus one (boa experiencia) e pelo iphone 3gs (nao me levem a mal, mas odiei o iOS), agora estou sem smart, ate fevereiro +/- pra terminar a fidelização e pegar outro na vivo. Estou pensando em usar agora o WP, mas em nenhuma loja aqui em BH esta tendo aparelho pra fuçar… queria sentir um pouco o sistema antes de pegar um. Tava pensando no Galaxy W tambem, ae voltaria para o android. Tem algum review do galaxy??

  • julio

    o que nao entendo é por que o lumia nao tem camera fronta. que furada. video chamada nem pensar nesses dois modelos.

  • Emerson_Luz

    Não dá para assistir o YouTube nele?

    • henriquem

      dá sim, tem um app para isso

  • DiMais

    encomendei o meu no Smartphone 100 da Vivo e por um precinho camarada pra fazer a portabilidade de outra operadora.. só no aguardo pra desfrutar o meu.. quanto aos apps, bom eu não vou baixar milhões de aplicativos no smart de forma que para mim não farão falta e o essencial ele já possui..

  • JULIO

    Bom, eu comprei o meu e estou muito feliz. Nokia sem câmera frontal, talvez mais bunitinhu, mas o preço vai ser bem mais que o omnia w, pode crer. Samsung tá massa..

  • Prof. Paulo Miranda

    Não consigo transferir arquivos tipo PDF, Word, Excel e PPT para o omnia W!!!!
    O zune só transfere fotos e vídeos!!!

    o que fazer? SOS

  • mario

    Olha comprei um e estou gostano,agora vc sabe me dizer se esse aparelho ele suporta o programa putty? eu tinha um lg com o windows mobile e nele o putty funcionava

    • henriquem

      não conheço esse aplicativo. vale lembrar que windows mobile não é a mesma coisa que o windows phone, que é um novo sistema desenvolvido a partir do zero…

  • Pingback: Nokia Lumia 800 (review)()

  • Pingback: Nokia Lumia 800 chega ao Brasil por R$ 1.699()

  • Adquiri o Omnia W há cerca de duas semanas atrás e posso dizer que é um bom aparelho, o WP 7 é um SO incrível e bem fluído, as animações e efeitos são incríveis, porém, o SO apresenta alguns bugs irritantes (que já confirmei a existência lá XDA-Dev e no Answers da própria Microsoft). O primeiro é ele ficar sem som, assim do nada. Você está utilizando o aparelho e qualquer som para, nada de alarmes, nada de som de mensagem ou ligações, sendo necessário reiniciar o aparelho.
    O segundo é o telefone "congelar" as teclas físicas, o WP para na tela da aplicação que você está e não te deixa voltar, pesquisar ou bloquear o telefone.

  • Pingback: Review: Nokia Lumia 710()

  • Joao

    Comprei o meu ontem e quando tiro foto com flash a foto fica manchada. Alguem tem esse problema tambem ou eh defeito meu? o.O

  • Atualmente esta sendo um ótimo custo-beneficio.

  • Clarissa

    Henrique… estou na dúvida cruel:Omnia w ou Lumia 710…. xeretando em diversos sites, e questionando sempre, todos me responderam indicando a leitura dos seus posts! Agora…depois de lidos os respectivos para cada aparelho..minha dúvida piorou!!!! Pois os dois estão muito bem explicados e muito elogiados também. Então quero ir direto ao criador: qual vc acha mais indicado?
    Nao tenho smartphone, nao sei usar o iphone do meu pai, nem os androids da mãe ou do namorado. Nem sei usar nada nessa lógica na verdade, mas to a fim de experimentar.
    Minha finalidade seria a básica: ligar ou não atender, sms, fotos, jogos inúteis e úteis para uma fila de banco, e daí arriscar essas promessas de office que li em alguns artigos… internet….bem iniciante mesmo!

    Gostaria muito da sua opiniao!!

    Grata desde ja.

    Clarissa

    • henriquem

      Lumia, por conta dos Mapas. ponto final 😉

      • Clarissa

        Otimo! direto! obrigada!"

  • Wekltom

    É possível utilizar o skydrive como compartilhamento, e assim, por meios de soluções "lógicas=gambiarra", termos possibilidade de armazenamento "livre"?