ZTOP+ZUMO

Review: Receptor de TV Digital Aver3D USB

Ao contrário dos receptores de TV 1-seg nosso de cada dia, o AVer3D Hybrid Volar XPro da AverMedia é uma solução completa que recebe TV analógica e digital Full Seg, rádio FM e até TV 3D!

Para quem nunca foi apresentado, a AVerMedia Technologies Inc. é uma empresa especializada no desenvolvimento e na fabricação de periféricos de áudio e vídeo para as plataformas PC e Mac. Aqui no Brasil a empresa oferece placas de captura de TV, receptores, media players etc. sendo que tivemos a oportunidade de testar um de seus produtos mais interessantes: o AVer3D Hybrid Volar XPro (ou H869 para os íntimos), um serviço completo de barba, cabelo, bigode e TV Digital para usuários de PCs com Windows 7, Vista e XP tanto nas versões de 32 quanto 64 bits.

A peça central desse sistema é seu adaptador H869, que mede aproximadamente 9,3 x 2,5 x 1,5 cm (LxAxP – sem a capinha do conector USB), que pode ser facilmente ser confundido com um memory key se não fosse pelo fato dele vir equipado com um conector F coaxial do tipo fêmea, a mesma usada em ligações de antena e TV a cabo. Esse dispositivo é capaz de receber sinais de TV digital e analógica, assim como rádio FM.

Acompanha esse produto um generoso pacote de acessórios. O diagrama de conexões pode ser visto aqui.

Além de captar sinais de rádio e TV, o H869 também funciona como um sistema de captura de vídeo analógico que pode aceitar sinais de áudio estéreo e vídeo composto ou SVideo.

Outro acessório curioso é uma pequena antena bipolar tipo “antena de marciano” cujas hastes podem esticar até 11,4 cm. Para ficar de pé ela se encaixa numa base de sucção…

… ou numa espécie de clipe que permite fixá-la no vidro da janela do carro, numa divisória de baia/cubículo etc. Curiosamente, essa antena não conta com uma base simples que a deixe em pé sobre uma base simples e plana.

Interessante observar que a outra antena de fio deve ser usada apenas para captar sinais de rádio FM e para isso, é necessário desconectar a antena de TV.

Na nossa opinião, esses acessórios podem ser úteis se o usuário quiser utilizar o H869 fora de casa ou no trabalho. Mas se você estiver pensando numa instalação mais permanente na sua casa, recomendamos o uso de uma antena externa UHF do mesmo tipo que usamos na TV da sala.

Para nossa surpresa, entre os acessórios que acompanham o produto está um pequeno controle remoto RM-KS, que facilita em muito a operação e uso do AVer3D do aconchego do seu sofá.

O controle tem uma boa ergomonomia, comandos bastante intuitivos e funciona com duas pilhas palito do tipo AAA.

Finalmente, a peça mais curiosa desse pacote é um óculos com lentes bicolores para assistir programas em 3D no modo anáglifo. A má notícia é que este modelo não foi feito para ser usado com pessoas que já usam óculos. A boa notícia é que nessa aplicação pode ser usado qualquer par de óculos 3D bicolores, incluindo aqueles de papel com lentes de celofane.

De um certo modo, o grande atrativo desse sistema nem é o hardware, e sim o seu pacote de software. Formado essencialmente pelo AVerTV 3D, seu programa de recepção e captura de TV.

Mas antes de entrarmos mais a fundo nessa aplicação é importante observar que os requisitos de hardware desse produto variam muito de acordo com o que o usuário deseja fazer com ele. Por exemplo, segundo o site do fabricante, os requisitos mínímos de hardware para o AVer3D Hybrid são os seguintes:

Requisitos de Sistema

— Para todas as situações:

  • 256 MB de Memória RAM*
  • Porta USB 2.0
  • Placa de Som
  • Windows 7, Vista, XP (32/64 bits)

— Para assistir HDTV Ao Vivo:

  • Intel Pentium 4 2.0GHz
  • Intel Atom de 1,6 GHz

— Para gravação MPEG-2 e TimeShift:

  • Intel Pentium 4 3.0 GHz (com hyper-threading)
  • Processador AMD Athlon  64 3200
  • Intel Pentium Mobile 2.0 GHz ou AMD equivalente (portátil)

— Para visualizar H.264 HDTV:

  • Intel Core 2 Duo de 2,4 GHz
  • Processador AMD Athlon 64 X2 de 2,8 GHz
  • Intel Core 2 Duo equivalente 2.0 GHz ou AMD (portátil)

— Para assistir 3DTV Ao Vivo:

  • Intel Core 2 Duo ou AMD Athlon X2 ou superior

— Para conversão de vídeo 2D-3D

  • Intel Core i3 530 2,93 GHz ou AMD Athlon II X3 445
  • Placa VGA** com suporte a DirectX 9.0c e HD DXVA ***

* 1 GB de RAM é necessária para H.264 HDTV ao vivo e exibição 3DTV. 2GB de RAM é recomendado para conversão de vídeo 2D-3D.

** Placa de vídeo com memória de 512 MB ou superior é recomendada para conversão de vídeo 2D-3D. NVIDIA GeForce GT 240 ou superior é recomendada pela NVIDIA Vision para o modo de visualização 3D.

*** Necessário placa VGA com suporte para HD DXVA, é um requisito da CPU para visualizar H.264 HDTV porém, pode ser reduzido para Intel Pentium 4 3.0 GHz.

Para mim, o que essas especificações mostram é que esse produto não é exatamente um modelo “tamanho único” que funciona em qualquer PC. Pelo que dá para entender desse monte de recomendações é que o AVer3D oferece diversos níveis de entretenimento que exigem maior capacidade processamento à medida que o recurso desejado se torna cada vez mais sofisticado, em especial nas aplicações de conversão de imagens em 2D para 3D.

Como o nosso desejo era de explorar todos os recursos disponíveis no AVer3D, utilizamos um PC equipado com um processador quadcore AMD Phenom 9850 de 2,0 GHz, 2 GB de RAM, placa de vídeo AMD Radeon HD 3870 e Windows 7 Ultimate 32 bits. O processo de instalação é simples e direto e, no fim do processo, basta instalar o adaptador H869 (ligado a uma antena UHF externa para garantir a melhor qualidade de recepção possível) à porta USB livre e chamar o programa. Se tudo ocorrer de acordo com o esperado o resultado será mais ou menos esse:

O programa em si é formado por duas janelas: a tela da TV propriamente dita (que pode ser maximizada para preencher toda a tela do PC) e um console que oferece recursos adicionais. Note que o visual desse console pode ser trocado por outras skins disponíveis na configuração do sistema e que também serve para reproduzir vídeos previamente gravados pelo sistema.

A tela de configuração do sistema é bem completa. No caso do sistema de recepção dos canais digitais é preciso primeiro especificar que estamos no Brasil, caso contrário nenhum canal será localizado.

Como é comum nesse tipo de aplicação o AVer3D oferece suporte para gravação de vídeo e time shifting que funcina tanto para a TV digital, analógica quanto rádio FM. Além do formato padrão de gravação em H.264/MP4, o AVer3D grava também outros formatos para iPod, iPhone, iPad, PSP além dos tradicionais formatos AVI, WMV, MPEG-2, DVD etc.

O exemplo abaixo foi capturado no formato padrão (H.264/MP4) em Full HD:

===

===

Finalmente chegamos ao recurso mais interessante desse produto que é a sua capacidade de reproduzir conteúdo em 3D. Antes de mais nada é preciso configurar o formato do sinal em 3D assim como a tecnologia da tela que pode ser o sistema anaglífico vermelho/ciano (que funciona com qualquer tela), os sistemas com telas e óculos micro-polarizados (muito usado em notebooks 3D) ou o sofisticado sistema 3D NVision da NVidia que apresenta os melhores resultados, porém exige o uso de placa de vídeo, transmissor IR, óculos ativos e uma TV/monitor LCD especial de 120 Hz como o LG W2363D.

Para fazer esse teste sintonizamos no único canal de TV 3D nacional, a Rede TV 3D que, se for assistida numa tela normal, gera uma imagem duplicada lado a lado:

Aqui vale a pena observar que o AVer3D trabalha com dois modos de visualização tridimensional: o modo 3D propriamente dito que pega o sinal em TV 3D nativo (caso da RedeTV 3D) e gera a imagem em 3D e o modo See3D, que converte sinais de TV 2D para 3D. Em ambos os casos o usuário tem a opção de apenas assistir ou gravar o programa que está sendo transmitido.

Curiosamente, o modo 3D só é mostrado no modo de tela cheia (full-screen) de modo que não foi possível fazer um screen-shot das imagens a não ser com o uso de uma câmera digital:

O chamado modo anáglifo funciona bem nesse modo apesar de que o eterno conflito entre o vermelho e o ciano passe a impressão de que você está passando por uma experiência lisérgica depois de algum tempo. Obviamente a percepção precisa das cores também fica comprometida. Quando mandamos gravar esse programa em 3D a imagem registrada não foi a que aparece embaixo e sim o formato original com duas imagens lado a lado.

Já o modo see3D é um recurso que utiliza um algoritmo que analisa a imagem 2D e processa a mesma para gerar um efeito 3D. Isso por sinal demanda uma imensa capacidade de processamento…

.. o que faz com que a qualidade final do vídeo varie de acordo com o tipo de programa que está sendo assistido. Por exemplo, no exemplo acima (um desenho animado japonês) onde predominam as linhas simples, cores chapadas e poucos movimentos, o resultado final é semelhante ao 3D nativo mas novamente, nada que salte aos olhos. Notamos também que a medida que as imagens apresentem mais detalhes e tons de cores (como uma novela em HDTV) o processamento sobe tanto que chega a gerar uma falta de sincronia entre o som e o vídeo.

Para efeito de ilustração aqui está o mesmo programa acima no modo de tela micro-polarizada:

Nossas conclusões:

Sob um certo ponto de vista, o AVer3D Hybrid Volar XPro é um produto muito interessante, mas ainda está um pouco além do nosso tempo. Digo isso porque se de um lado ele oferece recursos tão interessantes que muitos receptores da concorrência nem sonham em oferecer, do outro lado muitos desses recursos exigem um suporte de hardware que nem todo PC ou portátil que está nas mãos dos usuários domésticos (muitos com mais de três anos de uso) são capazes de oferecer. Com isso o consumidor corre o risco de pagar a mais por um produto que não poderá tirar pleno proveito, a não ser que invista em hardware novo.

No geral ficamos particularmente impressionados com a qualidade do receptor e dos recursos do programa. Entretanto achamos que o suporte para 3D somente se justifica se o usuário contar com uma configuração acima da média e equipado com um sistema 3D decente, caso do sistema NVision. Fora isso, assistir TV com óculos bicolores para mim serve apenas como uma curiosidade para entreter as garotas e os amigos nerds, já que a experiência de passar horas assistindo conteúdo 3D no sistema anáglifo não pode ser descrita como uma experiência agradável.

Uma alternativa ao sistema da NVidia pode ser o uso do AVer3D com óculos passivos + tela micro-polarizada — uma tecnologia muito usada em portáteis — mas como não tinhamos nenhum equipamento desses disponível aqui na Zumo-caverna, não podemos afirmar como ele se compara com o sistema anáglifo ou Nvision.

Pelo preço médio sugerido de R$ 269, o AVer3D está na mesma faixa de um conversor de TV digital de mesa. Mas se você levar em consideração que ele recebe sinal de TV digital full-seg (em HDTV) e grava programas em diversos formatos ele é uma opção a ser considerada.

E com relação ao suporte 3D? Considere isso um investimento para o futuro quando o padrão 3D estiver melhor estabelecido e os PCs ficarem ainda mais potentes.

Resumo: AVer3D Hybrid Volar XPro
O que é isso? Receptor de TV analógica e digital e FM com porta USB.
O que é legal? Suporte para TV digital full-seg (HDTV), reproduz conteúdo em 3D
O que é imoral? O pleno uso de alguns de seus recursos dependem do desempenho do seu PC.
O que mais? Acompanha controle remoto e óculos 3D bicolores.
Avaliação: 7,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 269
Onde encontrar:Avermedia Brasil — www.avermedia.com/avertv/br/

 

Ainda em tempo:



Para aqueles que adoraram os recursos 2D do AVer3D, mas que não se sentem muito confortáveis em investir em algo que não irão usufruir agora nem num futuro próximo, a solução pode estar no AVerTV HD Pro (HD868), um receptor Full-seg com porta USB que incorpora praticamente os mesmos recursos do AVer3D (suporte para HDTV, gravação, time-shifting, controle remoto etc.), porém sem os recursos de 3D.

E por causa disso, o seu preço sugerido para o usuário final é de aproximadamente R$ 169, bem menos que a versão com 3D.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Augusto 06/04/2011, 22:33

    R$ 299 no Extra e nas Casa Bahia. O preço aproximado sugerido para usuario final de R$ 169 esta um pouco longe do valor real.

    • mnagano 07/04/2011, 01:10

      Você não está confundindo o preço do AVer3D com o AVerTV HD?

  • rubens 06/04/2011, 23:03

    A parte 3D propriamente dita do conjunto tá só no software ou não?
    Usar o software dele (ou uma adaptação) com outro conversor traria os mesmos resultados?

    Além do Pânico, que outros programas são gravados em 3D nativo?

  • TN1 07/04/2011, 09:08

    Paguei 200 no H869 na Kabum semana passada, mas estou com problemas pois o sinal digital no meu apartamento é muito fraco e não consegui usufruir do equipamento ainda… num Q6600 com 4Gb aparentemente sem problemas num Atom N270 c/ 2Gb fica no osso mesmo q só para assistir….

  • Aprovado 07/04/2011, 23:23

    Só faltou ser modem 3G daí carregaria uma coisa só no dia-a-dia! Pen drive até poderia ser também mas o contra seria ficar conectando ele em vários computadores desgastando-o. Parabéns, mas poderia postar um video aí para vermos o funcionamento.

  • Marcelo Moreno 08/04/2011, 09:54

    Muito Bom esse produto, comprei no Kabum e estou utilizando na minha TV da sala… a Imagem é incrível e está rodando em um Core 2 Duo 2.2Ghz.

  • Paulo 10/04/2011, 17:13

    Esquenta durante o uso?

  • Davi 20/04/2011, 18:54

    instalei o programa e configurei direitinho, mas não aparece nenhum canal de tv quando eu faço a pesquise de canais.
    o que pode ser?????

  • Lucas 23/06/2011, 22:29

    Essa gravação que ele faz com MPEG-2 é em .ts?

  • ThiagoIgor 25/08/2011, 11:24

    Essa placa funciona no Mac OSX ? Um vendedor do mercado livre disse que sim mas no site do fabricante diz que só windows. Alguém?