ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Review: Projetor Hitachi CP-A100

Em maio desse ano, nós noticiamos a chegada ao Brasil do novo projetor LCD CP-A100 da Hitachi (um que o Henrique viu no Japão em setembro de 2007). O sistema de projeção dele é, no mí­nimo, genial e é capaz de fazer coisas que a concorrência nem chega perto (literalmente falando), como projetar grandes imagens a menos de meio metro da parede.

Você duvida? Clique abaixo para continuar.

Medindo aproximadamente 39,7 x 12,9 x 35,6 cm (LxAxP – fechado) e 5,6 kg de peso, o CP-A100 não é exatamente um equipamento pequeno, se encaixando melhor na categoria dos modelos de mesa. Seu sistema de projeção de 2.500 ANSI lumens no modo normal (ou 2.000 ANSI lumens no modo econômico) o CP-A100 permite reproduzir imagens em locais até bem iluminados – como salas de reunião.

Sua resolução nativa de 1.024 x 768 pontos também é modesta para os padrões atuais, apesar do equipamento ser capaz de emular telas de PC  até no padrão UXGA (1.600 x 1.200 pontos) e nos formatos de TV SDTV (625i) e HDTV (1.080i).

Como era de se esperar de um projetor de uso geral, o CP-A100 possui uma grande variedade de portas de entrada e saida de áudio e ví­deo e até rede local, permitindo que ele seja gerenciado remotamente por meio de um sistema desenvolvido pela própria HItachi. O equipamento é compatí­vel com os padrões de cor NTSC, PAL, SECAM, PAL-M/N, NTSC4.43 e sua interface com o usuário está disponí­vel em 17 idiomas, incluindo o português.

Entretanto, a grande sacada desse produto é seu sistema único de projeção, ou, mais exatamente, de retroprojeção, já que a imagem original é transmitida na direção de um espelho de geometria complexa, que é capaz de “distorcer” a imagem de um jeito que ela apareça corrigida na tela de projeção. Essa ilusão de óptica lembra vagamente aqueles anúncios que vemos ao lado das traves do gol nas transmissões de jogos de futebol.

Para experimentar esse efeito, eu escolhi um ambiente realmente apertado para projetar uma tela grande: um corredor aqui de casa com menos de 85 cm de espaço livre entre as paredes. Note que, para funcionar corretamente, esse produto deve ser posicionado em um local ligeriamente abaixo ou acima da tela (fixado no teto). Ao ligar o equipamento, o espelho se levanta automaticamente e a fonte de luz é ativada.

Ao contrário de outros modelos de mesa, tanto a regulagem de foco quanto o de zoom também podem ser ajustados pelo controle remoto incluso. É curioso notar que o sensor de infravermelho está localizado apenas na parte de trás do equipamento, o que mostra que o projetor foi feito para ficar de cara com a parede.

Ligamos o projetor em um notebook pela sua porta SVGA e o resultado final pode ser apreciado na imagem abaixo:

Uma das grandes vantagens sob o ponto de vista do apresentador é que ele pode se movimentar por trás do projetor sem que sua sombra se misture com a tela, evitando situações embaraçosas como esta.

Outra caracterí­stica interessante desse produto é que entre seus acessórios opcionais, além do suporte de parede, também existe um curioso suporte de mesa, o que permite projetar telas sobre a superfí­cie de uma mesa, permitindo que pessoas ao redor da mesma possam interagir mais próximos í  imagem.

No que se refere í  manutenção do produto, entre as peças de desgaste estão a lâmpada DT00891 de 220 watts que fica na parte de cima do projetor, o que facilita a sua troca mesmo com o equipamento montado no teto (de cabeça para baixo). Também existe um  filtro de pó de poliuretano QD60122 e uma pilha botão CR2032 para seu relógio interno funcionando.

Nos testes realizados, o projetor da Hitachi apresentou imagens de boa qualidade em ambientes bem iluminados, apesar de uma esperada certa perda de contraste devido í  sua relação de contraste de apenas 400:1. Os apreciadores de cinema e ví­deo porém irão preferir usar esse projetor em ambientes mais escuros e silenciosos, local onde o seu baixo ní­vel de rúido (29~35 dB) não deve interferir no entretenimento da platéia.

No geral, o CP-A100 oferece alguns diferenciais que realmente trazem valor ao produto. Mesmo assim, nem tudo são flores nesse equipamento: entre seus pontos fracos estão sua resolução relativamente baixa, não ser muito transportável e o seu espelho basculante que me parece ser bastante frágil e sensí­vel a danos (principalmente para algo projetado para ficar tão perto do chão), exigindo cuidados redobrados por parte do usuário tanto na hora do seu uso quanto da limpeza.

Mas acredito qu,e tomados os devidos cuidados, o equipamento da Hitachi é a melhor – se não for a única – solução de projeção na praça para ambientes com muito pouco espaço disponí­vel.

Resumo: Hitachi CP-A100
O que é isso? – Projetor LCD de uso geral.
O que é legal? – Gera grandes imagens mesmo com o projetor muito próximo da tela.
O que é imoral? – Resolução nativa de 1.024 x 768 (4:3) um padrão que começa a cair em desuso com a popularização das telas widescreen.
O que mais? – Permite projetar imagens sobre mesas.
Avaliação: 4,5 (de 5).
Preço sugerido: US$ 4.250.
Onde encontrar: www.estadodaarte.com.br, SAC: 0800-8889030

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Marilu

    Pena que ainda seja tão caro e tenha a resolução limitada. 🙁

  • Sniffer

    Imagine jogar Crysis na parede da sala, com o som ligado no Home Theater, hein??!!!

    Scary!

    Ou, como diriam vocês, yaaaaay!!!

  • Leonan

    Com os excelentes Optoma custando menos com resolução de 720p Widescreen (lógico) pra que esse preço caro nesse ai Hitachi com esse resolução e ainda pro cima com proporção 4:3?!?

  • alex

    ele é projetor a curta distancia… caso esteja tendo apresentação ou algo parecido e passar alguem na frente da imagem, não vai aparecer sombra, e tambem ele facilita muito para quem da aula, porque mesmo estando a frente do quadro, a sombra que será feita vai ser minima..

  • Rodolfo

    Alguém pderia me informar onde consigo comprar um projetor desce… to procurando que nem um louco nas lojas, internet e não acho ! quem puder me informar aki esta meu e-mail : rodolfo_jabuk@hotmail.com

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » CEATEC 2010: A tela sensivel a gestos da Hitachi()