Review: Notebook Dell Vostro 1320

R

Dell_vostro_1320_introa

Se o Adamo é o esportivo de luxo da Dell, a linha de computadores Vostro representa os seus veículos de frota. De todos os modelos disponíveis, sempre me chamou a atenção o notebook Vostro 1320, um dos poucos portáteis com tela LCD 13,3 polegadas do mercado que não é tão badalado como o MacBook Air, ThinkPad X300 ou o próprio Dell Adamo. Assim, eu pedi um equipamento para testes e fiz uma análise para este Zumo.

Dell_vostro_1320_overall_small

Ao retirar o equipamento da caixa, a primeira coisa que notei é que o 1320 não é tão pequeno quanto imaginava. Medindo aproximadamente 31,6 x 4,2 x 24,3 cm (fechad0) e 2,2 kg de peso (2,6 kg com o carregador) ele é 330 gramas mais leve, 2 cm mais estreito que o Dell Latitude E5400 com tela de 14,1 polegadas porém mantendo os mesmos 24 cm de profunidade. De qualquer modo o 1320 é 4,1 cm mais estreito e 1,5 cm mais curto que seu modelo acima, o Vostro 1520 cuja tela — apesar de maior — tem a mesma resolução nativa (1.280 x 800 pixels). A webcam de 1,3 MP pode ser vista no topo da tela, à direita do microfone:

Dell_vostro_1320_webcam_small

O modelo analisado veio equipado com uma tela LCD do tipo TrueLife, que possui um filtro antireflexivo especial que faz com que a imagem da tela sofra menos com a interferência — ou mais exatamente os reflexos — gerados pela luz ambiente que incide sobre a tela, resultando assim numa imagem de melhor contraste, maior brilho e, consequentemente, mais confortável para a vista. Essa tecnologia é muito parecida (se não for a mesma) usada nas telas Xbrite da Sony e é mais indicada para tratamento de imagens e asistir vídeos.

Vale a pena notar que o modelo analisado veio com uma aceleradora gráfica NVIDIA GeForce 9300M GS de 256 MB instalada. Para quem não precisar de tanto, existe a opção da Intel baseada na aceleradora GMA X4500MHD.

Dell_vostro_1320_LCD_small

Apesar de ser ainda dominado pelos tons de preto, a Dell também começa a oferecer opções de cores também na linha Vostro, sendo que ele pode ser adquirido no Brasil com partes do seu gabinete também na cor vermelha (mais R$ 25 no custo), além do tradicional preto.

Dell_vostro_1320_vermelho

Outra boa notícia é que o 1320 já é baseado na atual plataforma Centrino 2, com o processador móvel Core 2 Duo “Penryn”de 45 nm (no nosso caso, um T9550 de 2,66 GHz, 6 MB de cache L2 e FSB de 1.066 MHz), chipset Intel PM45 Express e placa de rede WiFi Link 5300 a/g/n. Nada mal para um carrinho de frota.

Dell_vostro_1320_centrino_2

Na minha opinião, o desenho do Vostro 1320 apesar de simples, não sacrifica a estética em favor da funcionalidade, ou seja, tudo que a gente espera que num portátil tenha está lá  e na posição onde esperamos. Nada mais, nada menos do que isso.

Seu teclado por exemplo, é do tipo convencional de seis carreiras e sem iluminação e um touchpad sem muita frescura. O modelo analisado já veio com sensor biométrico embutido, chip de segurança TPM 1.2 da Infineon e suporte para criptografia do disco, itens muito apreciados especialmente para um portátil voltado para pequenos negócios onde boa parte dos dados da empresa podem estar apenas no computador do dono.

Dell_vostro_1320_teclado_small

Mesmo suas luzes indicadoras de estado estão numa posição boa e de fácil leitura, assim como seus botões de liga/desliga e de multimídia: nada discreto, porém simples e direto.

Dell_vostro_1320_atalho_small

Apenas o LED de liga/recarga da bateria fica no lado de fora, permitindo assim monitorar esse procedimento mesmo com o portátil fora de uso:

Dell_vostro_1320_LED_batt

Uma curiosidade desse teclado é o fato dele possuir feedback sonoro. Ao dar uma olhada na BIOS, notei uma curiosa opção intitulada Keyboard Click. Eu ativei essa função e o recurso até que funciona. Mas, cá entre nós, não achei lá grande coisa:

Na lateral direita vemos o gravador de DVD + blu-ray combo (uia!), chave que liga/desliga a interface WiFi, três USB 2.0 e a entrada do adaptador de rede elétrica. Note o acabamento brilhante da lateral que acompanha a mesma cor da tampa superior. Acredito que o mesmo ocorra na versão com tampo na cor vermelha.

Dell_vostro_1320_lat_dir_small

Do outro lado temos mais uma USB, a saída de ar do cooler do processador, uma porta Firewire 1394, saídas de som e os slots para cartão SD/MS e Expresscard /54.

Dell_vostro_1320_lat_esq_small

Na parte de trás ficam apenas a saída de vídeo padrão SVGA, de rede Gigabit Ethernet e o slot para trava de segurança padrão Kensington. Eu particularmente gosto dessa posicão para a porta de rede, já que o cabo de rede não fica fazendo curvas como acontece no caso onde as portas ficam na lateral. Note que o 1320 não vem com modem embutido, acessório que é oferecido apenas na forma de um item opcional com porta USB.

Dell_vostro_1320_video_lan_small

Na parte de baixo, podemos ver claramente a bateria recarregável e os dois compartimentos que abrigam o disco rígido e os pentes de memória/processador. Vale a pena notar que como esse produto é montado no Brasil, isso pode facilitar a vida daqueles que viajam muito para o exterior e não vão precisar registrar o seu computador na Receita Federal.

Dell_vostro_1320_bottom_small

Para ter acesso a esses compartimentos, basta remover um parafuso de cada tampa e retirá-las:

Dell_vostro_1320_bottom_opened_small

Como é padrão no mercado, o 1320 vem equipado com dois slots para pentes de memória DDR2 SODIMM. O modelo analisado veio equipado com dois pentes de 2 GB DDR2 800 NHz cada, totalizando 4 GB. Pode parecer estranho que a Dell ofereça uma máquina com Windows Vista Business de 32 bits e 4 GB. De qualquer modo, o produto pode ser adquirido com apenas 3 GB (menos R$ 100 no preço final).

Dell_vostro_1320_pentes_memoria_small

No mesmo compartimento das memórias, também temos acesso ao sistema de resfriamento do portátil, onde um longo duto na cor cobre retira o calor do chipset, GPU(?) e processador. Como o chip fica montado num soquete, isso pode faciltar a sua remoção e até mesmo a sua troca por um modelo mais veloz. Isso pode até parecer uma vantagem, mas vale a pena lembrar que a versão móvel do Nehalem já está no forno, o que pode mudar radicalmente a microarquitetura das futuras plataformas móveis da Intel, a exemplo do que já ocorre com os desktops e servidores.

Dell_vostro_1320_CPU_chipset_small

O compartimento do disco rígido é assustadoramente simples: o disco de 2,5″ não possui nenhuma gaiola ou suporte parafusado, encaixando-se diretamente no conector SATA. Ele fica no lugar por meio de dois ressaltos localizados na tampa que não deixam o disco se mexer, assim como a própria pressão da tampa sobre o disco. Funcionar funciona, mas acredito que essa solução torne o disco mais sensível a trepidações e impactos vindos do gabinete, ou seja, não abuse dos malabarismos com o 1320 com a máquina ligada.

Dell_vostro_HD_compart_small

Para remover o periférico, basta puxar para trás a fita de plástico colada ao gabinete que o disco sai limpinho, limpinho. Isso facilita no caso de um upgrade de disco. Por sinal — no nosso caso —  trata-se de um disco Seagate Momentus de 250 GB e 7.200 rpm.

Dell_vostro_1320_HD_fita_small

Ao retirar o disco, temos acesso ao cartão WiFi Intel WiFi Link 5300 agn. O legal é ver que o Vostro vem com suporte para MIMO com saída para três antenas, o que melhora significativamente a qualidade de recepção, em especial em locais com muitos obstáculos.

Dell_vostro_1320_wireless_chamber

Removendo um parafuso citado acima, podemos retirar a unidade de disco óptico, um gravador de DVD + leitor de Blu-ray Combo  H-L modelo CT-10N. Uma curiosidade desse produto é a existência de duas cabeças de leitura — provavelmente uma para o DVD e outra para o Blu-ray.

Dell_vostro_1320_Bluray_small

Finalmemte, o modelo analisado veio equipado com uma bateria de seis células modelo K738H de 11,1 volts e 48 Wh. A empresa também tem a opção de um modelo de maior capacidade com 9 células e 87 Wh.

Dell_vostro_1320_bateria_small

Sob Testes

Nos testes realizados, o Vostro 132o bateu 143 pontos no Sysmark 2007 Preview 6.398 pontos no PCMark 2005 e 4.064 pontos no PCMark Vantage. Nos testes de vídeo — empurrado pela aceleradora gráfica NVidia GeForce 9300M GS o computador da Dell bateu 2.260 pontos no 3DMark 2006 e 3.129 pontos no 3DMark Vantage (modo Entry). Essa placa gráfica também ajudou a empurrar o índice de Experiência do Windows para 4,3 pontos, graças ao seu desempenho de vídeo .

dell_vostro_1320_vista_exp

No AutoGK 2.45 o portátil da Dell levou aproximadamente 1h11m37s para transformar um filme em DVD para um arquivo AVI de 700 MB. O processo oposto (criar uma imagem de DVD a partir de um arquivo de vídeo) feito com o DVDFlick 1.3.0.6 foi de 2h10m11s utilizando um thread e 1h32m39s com dois Threads.

No Super Pi do David Lopes:

dell_vostro_1320_superPI

Nos testes de autonomia com o Battery-(comedor de farinha)-Eater o sistema funcionou em média — a plena carga, com o brilho do LCD no máximo e com todos os recursos de economia de energia desativados  — por 01h13m56s, desempenho modesto para um portátil voltado para mobilidade.

Como disse no início dessa análise, para mim oVostro 1320 lembra aquelas picapes compactas derivadas de carros, ou seja, concebidas para serem utilitários leves para uso comercial. Mas com sua mecânica mais ou menos a mesma dos carros de passeio e preço mais atraente, ele pode ser incrementado com todo tipo de motorização e acessório transado, resultando num veículo de melhor desempenho e que pode agradar também a outros públicos, incluindo os consumidores de carros.

Acredito que o modelo analisado se encaixa nesse último caso com seu processador Core 2 Duo T9550 de 2,66 GHz, 4 GB de SDRAM, 250 GB de disco SATA de 7.200 rpm, Bluetooth, sensor biométrico, aceleradora gráfica NVIDIA GeForce 9300M GS de 256 MB, tela LCD Truelife e gravador de DVD/Blu-Ray Combo resultou num portátil com características e desempenho notável para um produto da sua categoria.

A boa notícia nesse caso, é que mesmo na sua versão mais simples seu conjunto básico de características essenciais como desenho do gabinete, teclado, números de portas de entrada/saída, interfaces não se alteram de modo que o Vostro 1320 ainda é uma opção interessante para aqueles que podem abrir mão de desempenho em favor de um equipamento honesto e de uso confortável e o mais importante: facilmente atualizável.

Mas nem tudo são flores no Vostro: Para um portátil com tela de 13,3″ eu esperava um equipamento menor e mais leve, mas a impressão que passa é ele não passa de um notebook de 14,1″ com uma tela menor. Como a linha Vostro só oferece modelos de 13,3″, 15″ e 17″, tal substituição até se justifica. Além disso, o compartimento da bateria nos pareceu bastante simples, principalmente quando comparado com outras soluções que utilizam pequenos mancais de silicone ou gaiolas protetoras que mantém o HD firme no lugar. Fora isso, a adoção de uma plataforma mais veloz, sua bateria de seis células não nos pareceu adequada para trabalhos de campo que demandem muito tempo longe da tomada. A solução nesse caso seria a aquisição de uma bateria de maior autonomia.

No geral, minha impressão do Vostro foi positiva, mas aconselho que o usuário avalie bem as suas necessidades para adquirir uma configuração que antenda melhor as suas necessidades pelo preço mais atraente, já que nem todo mundo precisa 0u mesmo quer um leitor de Blu-ray, tela TrueLife ou mesmo uma aceleradora Nvidia num computador para negócios.

Resumo: Dell Vostro 1320
O que é isso? Notebook com LCD de 13,3″ voltado para uso geral.
O que é legal? Plataforma moderna, ótimo desempenho, fácil de atualizar.
O que é imoral? Não é tão compacto quanto imaginava, bateria de desempenho modesto.
O que mais? Também disponível na cor vermelho.
Avaliação: 7,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: A partir de R$1.899 + frete (versão analisada ~R$ 3.700).
Onde encontrar: www.dell.com.br

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos