ZTOP+ZUMO 10 anos!

Review: Nokia N95

Faz quase tudo. Essa é a melhor definição do Nokia N95, um celular que faz o trabalho de PDA, câmera fotográfica de 5 megapixels e tem Wi-Fi e GPS integrados. É um minicomputador de bolso, para resumir, desempenhando bem a maioria das tarefas que propõe. Clique para ler o review completo.

A interface do N95 segue o padrão dos outros telefones da N Series da Nokia, com o sistema operacional Symbian S60 versão 3.1. Teclas de acesso dedicado levam ao menu principal, ao menu multimídia, à câmera fotográfica e à galeria de fotos, além de controlar o volume do aparelho. Como já ocorre em outros aparelhos da fabricante com Symbian, a integração com o PC funciona sem problemas – dá pra sincronizar agenda, calendário, contatos, músicas e instalar programas novos no N95, entre outras opções.

Olha a Mia no fundo da tela!Seu lado “celular” é compatível com redes GSM, EDGE e 3,5G (somente na Europa). Por aqui, funcionou com a rede EDGE da TIM sem problemas para acessar a internet. O design compacto não chama muita atenção até deslizar a tela para cima – quando aparece o teclado numérico – ou para baixo, com os controles do MP3 player. Quando isso ocorre, aparece uma tela com as opções de multimídia (foto, vídeos, música, downloads). Detalhe: as imagens que aparecem no fundo dessa tela não são estáticas e dá para programar um slideshow com suas próprias fotos. É um detalhe simples, mas que faz diferença.

Ponto pra Nokia ao colocar um plug de 3,5 mm convencional para os fones de ouvido. Desse modo, qualquer fone funciona com ele, (como ocorre no Motorola ROKR E2) e o N95 vem ainda com um extensor de fones com controle remoto e microfone, para ouvir música e falar ao celular sem precisar tirar o telefone do bolso (ou bolsa). Com 1 GB de memória no cartão removível e mais 160 MB de memória interna, tem espaço bastante música (e o que mais quiser) no N95. O MP3 player é fácil de usar e tem uma interface melhor que a do Nokia N73 ou do N80. O único problema é ter que atualizar a biblioteca musical toda vez que se insere músicas novas no cartão de memória.

A câmera digital de 5 megapixels do Nokia N95 é boa, mas não é a melhor câmera de celular que eu já testei. Mesmo com os 5 megapixels, ainda acredito que o melhor resultado final está, por enquanto, nos modelos da Sony Ericsson (como o K790i). À primeira vista, as imagens (quando em formato pequeno ou publicadas na web) são excelentes. A câmera não tem zoom óptico.

Ao olhar as fotos em tamanho natural, percebe-se algum ruído na imagem e uma tendência para o azulado. Entretanto, o flash da câmera é bastante eficiente e não “estourou” fotos feitas dentro de um restaurante, por exemplo. Dá para publicar (pela rede de dados ou por Wi-Fi) as fotos tiradas diretamente no Flickr. A câmera do N95 faz ainda vídeos básicos com boa qualidade para o YouTube (a 640 x 480 e 30 frames por segundo, o que é bastante para um telefone). Não é como a câmera do N93 (com zoom óptico), porém vale pra vídeos domésticos.

A estrela mesmo do N95 é a conectividade Wi-Fi, que funciona em paralelo (se você quiser) com o celular ativado. Dá para chegar a uma loja do Starbucks, por exemplo, e navegar na web. A Nokia melhorou bastante o gerenciamento de redes wireless. Se com o N80 era irritante ter que digitar toda vez a senha da rede para acessar uma página diferente, o N95 resumiu a tarefa a uma única vez. A partir do momento que a rede Wi-Fi está nos seus “favoritos”, ela sempre estará pronta para funcionar quando você precisar. Se quiser economizar bateria, é possível desabilitar a função. O navegador tem um leitor de RSS integrado. Basta cadastrar seus sites preferidos e ler resumo deles em um modo muito mais fácil e prático na tela do celular.

FringA existência do Wi-Fi no N95 abre as portas para outro tipo de telefonia: usar VoIP no celular. Aparelhos corporativos da Nokia, como o E61, têm integração com telefones IP de grandes empresas. O N95 permite isso também e, com a ajuda de programas de outras desenvolvedoras, dá até para falar no Skype com ele. Eu instalei uma versão do Fring, um cliente que se integra ao Skype, Google Talk, MSN e outros protocolos SIP.

Falei no Skype com pessoas online (o Fring, sim, vai pedir a senha da rede wireless algumas vezes), depois liguei via SkypeOut para um celular. Funcionou razoavelmente bem, apesar de a qualidade da ligação mostrar certo atraso. Para quem está no exterior e tiver acesso a uma rede Wi-Fi, falar ao celular com o Brasil não vai ser mais um problema. Ainda consegui fazer chat (viva o T9) no Google Talk e no MSN.

Último detalhe: o N95 inaugura, pelo menos no Brasil, uma era de celulares com GPS integrado. Não testei (por pura falta de tempo) esse recurso.

Resumo: Com MP3 player, câmera de 5 megapixels e Wi-Fi integrados e tudo isso funcionando em multitarefa, o Nokia N95 é um bom (e caro: R$ 2,5 mil, em média) aparelho. Se você não quer/não vai esperar pelo Apple iPhone (sabe-se lá quando chega ao Brasil), o N95 é a alternativa mais completa até o momento.

***

Uma boa comparação entre o N95 e o iPhone foi feita pelo pessoal do IntoMobile e do Symbian Guru: vídeos no estilo “Mac x PC”. N95 tocando música

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiane

    Maravilhoso. O problema é o preço, né? Mas, realmente, com um telefone desse ninguém precisa da Apple. Beijos

  • Cada vez que eu leio sobre este aparelho, fico mais fascinado.

    Corrige o texto, que esta dizendo que ele tem 160 GB interno. Se tivesse isso ja teria comprado uns 2:D

  • Oi Rodrigo, post atualizado! obrigado pela correção.

    []s

    Henrique

  • Bruno

    Putz, já tinha lido outros reviews gringos por aí, mas o que eu realmente queria saber esse não explicou: o GPS integrado já vem com os mapas de SP por exemplo?

    Fora isso,´quando tiver dinheiro espero comprar uma ;D

  • Tiago

    Parece interessante mas o Symbian é um sistema muito ruim. Comprei um Nokia E62 recentemente e tive uma decepção absurda com o processamento terrivelmente lento do aparelho e alguns bugs de sistema.

    Por mais poder que a Nokia exiba atualmente, ainda me prendo mais à Motorola. E o jeito é aguardar os reviews do iPhone pra ver como as coisas serão daqui pra frente.

    🙂

  • Jefferson Miranda

    Pessoal,

    Estou em portugal e tenho um HTC Touch(http://www.htctouch.com/), este sim é pra concorrer com o iPhone, e na minha opinião bate no iPhone, e tbm no N95, aqui ele custa em média 400 euros, se fosse comercializado ai, deveria sair por não menos de uns 2.5 mil.

  • Douglas

    Qual destes celulares é melhor? N 93 ou N 95?

  • Andre Lima

    Tenho o N80 e acho excelente fico pensando como N95 deve ser mais interessante de “brincar” … talvez seja até mais negócio do que o badalado iPhone. Marketing é tudo né? 🙂

    Abraço

  • Bruno: até onde sei, sim, tem mapas de SP. Vou checar e aviso aqui.

    Tiago: o Symbian realmente é um sistema “ame ou odeie”. Já li rumores que a própria Nokia não gosta dele. O processamento no E62 realmente não é a melhor coisa do mundo (e o meu tem um bug que acaba com a bateria se eu coloco o cartão de memória). A Motorola segue por um caminho diferente nos novos produtos com Linux, o que pode abrir enorme possibilidades (ou não).

    Jefferson: só veio um HTC pro Brasil, era bacana, mas não se compara aos que se encontra na Europa!

    Douglas: o N93 é bom se você precisa fazer vídeos e fotos com melhor qualidade. Tem o mesmo sistema do N95 e é, literalmente, um trambolho – um dos maiores celulares que já testei. O N95 é mais um “faz tudo” melhor resolvido (o review acima explica melhor 🙂 )

    André: Sim, bota marketing nisso, e a Nokia faz isso muito bem.

  • Luiz

    Só um detalhe, a versão do sistema Symbian é 9.1 e não 3.1 certo? Tenho um N73 e tem uma câmera muito boa de 3.2 e muito se deve às lentes Carl Zeiss.

  • Luiz
    A versão da interface é 3.1 (http://europe.nokia.com/A4323297).

    []s

  • A Cora (Rónai) está com um N95 pra testar e já me diverti muito com o brinquedinho. Bom à beça. Mas na verdade não notei nenhuma graaande diferença do meu N80. A base parece ser a mesma, apenas alguns detalhes (uns grande outros pequenos) que fazem a diferença.
    Muito bom seu review. Parabéns.

  • Mário Valiati

    Eu acho que estou na categoria dos que odeiam Symbian. Comprei um N73 e não me conformo com a lerdeza para tudo. Sinceramente esperava mais, principalmente pela propaganda que vários sites faziam dele. Até mesmo a câmera foi uma certa decepção, embora já tivesse em mente que era um quebra-galho de luxo.

    Pelo que ando lendo nos reviews o N95 é bacaninha mas ainda é um telefone moderninho turbinado. Fica aquela sensação de “quero mais” que só um ppc pode propiciar; falta uma canetinha e a tela sensível para chamar de smartphone.

    Também tenho um Qtek A9100 e é inevitável a comparação: mesmo com todos os problemas que já conhecemos do windows mobile acho que ele dá um banho em quase tudo nestes Symbians, só fica mesmo devendo uma câmera decente (aquilo que tem nele está mais para web cam).

  • Pingback:   Gadgets do dia (pós-feriado!): U9 e N95  by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback:   Review: Sony Ericsson W880i by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback:   Gadget do dia: Nokia N82 by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback:   Celular com Wi-Fi encontra a linha fixa by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Jaziel

    bom dia… também comprei um N95. So que não consigo utilizar o skype… já baixei o Fring, mas na parte superior, tem as logos do skype, msn, gtalk, etc… mas não consigo entrar nessas logos… por exemplo a do skype… como devo me proceder… alguém pode me ajudar…

  • Jaziel
    na verdade, a interface mistura tudo Рskype, msn, twitter e at̩ seus contatos (no qual vc. pode escolher entre ligar via skypeout ou celular).
    o que dá pra fazer é ir ao menu Settings e gerenciar os serviços por lá.

  • Ricardo Pinheiro

    Pessoal , comprei um N95 e gostaria de saber como instalar estes programas para o controle remoto e se em meu aparelho tem acelerometro , e como localizo ? valeu

  • Sidnei

    O N95 suporta a conexão 3g que será implantada no Estado de SP?

  • sidnei
    existem 2 modelos de N95. esse, que eu testei, roda em redes de 2.100 MHz (que serão implantadas pela TIM, VIVO e Claro em SP).
    A Claro tem um modelo diferente de N95 – sem a tampa da camera – que roda a 850 MHz, que é a rede 3G que a Claro já colocou para funcionar em sp. Fique atento que esse modelo sem tampa só vai funcionar na rede da Claro.

  • Miguel

    Eu tenho um N95 e estou super contente com ele, uso muito planilhas e e-mails. Uso tambem o messenger no N95, porem o skype free ainda não consegui usar somente o chat ou colocando credito. Porem é um excelente aparelho e resolveu muito o problema de ter que estar carregando um note. Uso tudo direto no N95. Abraços

  • herbert

    como faço para ligar a luz da camera do nokia n95 quando estou filmando ?

  • Mike

    Boas,alguem sabe como usar o sms chat no nokia n95?

  • Bruno

    Tenho um N95, e vou começar um curso em breve onde o pessoal leva seus notebooks. Como estou sem notebk, gostaria de saber: quais os passos para conectar meu cel à rede wireless do cursinho?? Outra pergunta: Cartão de memória SD de 8 GB funciona bem neste aparelho?? Espero que me ajudem. Parabens pela matéria! Abraço

  • fabio

    gostaria d saber como como eu mudo a cor do menu do mp3 …se como esta foto neste site esta roxo e no meu esta sem cor valewww fuiiiiiiii

  • Matheus

    Olá, tenho uma dúvida sobre o N95 e gostaria de saber se alguém pode me responder. Alguem sabe se ele lê ou “roda” arquivos DivX ?
    Agradeço se alguém me responder

  • Pingback: Celulares 10 anos com eles. « Xjulio Blog()

  • jorge

    qual e o melhor n95 ou i phone? obrigadoo

  • Lucia

    Comprei um N95 e estou com dificuldade de baixar os aplicativos.
    Alguém conhece algum curso online ou na cidade do Rio de Janeiro que possa me orientar?
    Obrigada, Lucia

  • Pingback:   N95 e seu acelerômetro/giroscópio by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Evandro

    Eu comprei um nokia n95. Como faço pra baixar o MSN pra eu utilizar?

    Grato.

  • kátia

    Olá to precisando de um “help”.
    Comprei um n95, e o manual é bem fraquinho, nem mesmo os vendedores Nokia ou a assistência técnica sabe ao certo de seus recursos, o site da Nokia tb não é muito melhor.
    No aparelho veio um recurso de telefone p/ internet que não sei como funciona. Será que posso configurar o meu nr. skype In p/ receber e fazer ligações direto sem a necessidade do Fring ou outro programa similar? Instalei o Fring mas ele não fica estável se quiser deixar o aparelho em espera (em um rede wi-fi de banda larga) p/ receber ligações tel. ou chamadas chat (skype e msn), apesar de conseguir fazer ligações skype out p/ tel fixos e móveis.
    Quero tb parabenizá-los pelo blog, muito bem feito e muitas vezes mais esclarecedor que os manuais e sites dos fabricantes. Acompanho o blog sempre que possível e toda vez que preciso de mais informações, é sempre de grande ajuda. Valeu mesmo e parabéns!!

  • miguel

    nao consigo conectar a rede de opradora nemhuma depois q atualizei o n95 eu acho que eu matei ele ; ele funciona tudo sonao da torre ;pq . ha eu nao fiz backup pra atualizar o cel era da europa e agora o q eu faco tem jeito ou vou ter q mandar pra autorizada

  • miguel, manda pra autorizada. é melhor assim.

  • ola, estou com um problema, gostaria de saber se tem como eu fazer uma vpn com o meu windows server 2003, com o meu n95. fico mto grato em saber pois o programa Nokia Mobile VPN e uma treta e acho q nao tem compatibilidade

    ate mais obrigado

  • @carlos
    nem imaginava que ele tinha algum tipo de acesso VPN. vou ver com o povo da Nokia e te aviso.

  • diz a nokia
    O Nokia Mobile VPN suporta os seguintes gateways:

    * Nokia IP VPN Gateways and Nokia VPN Manager (Nokia 5i to 500i)
    * Check Point VPN-1 gateway running on Nokia IP Security Platform
    * Cisco 3000 Concentrators running software release 4.7 or higher

    Se não houver nenhum desses instalado e controlando a VPN no lado da empresa, aí ele é incompatível e vai ter que instalar um que seja compatível com o Gateway VPN da empresa.

  • clayton

    para me conectar na internet, preciso ter um modem especifico para o celular ? pois toda vez que tento acessar uma rede wireless, o n95 pede chave wep para rede wlan.

  • Pingback:   Review: Nokia N95 x N95 8 GB by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Realmente o celular faz quase tudo, agora a Nokia, faz quase nada.

    Dá uma olhada na peleja.
    http://iberelrj.wordpress.com/2008/11/18/nokia-e-o-consumidor-um-caso-de-puro-descaso/

  • danilo

    eu comprei o nokia n95 tem 1 mes e amei este celular! tem uma camera excelente , o flash e de led mais parece xenom porque é muito forte, ele filma 1 hora , se voce tem um cartao de 4gb e cabe mais de 4.000 fotos , tem internet banda larga , gps, mp3 , mp4 , é 3g , . esse celular é lindo , muita gente fala que ele é muito grosso mas é porque ele é um camerafone ou seja uma camera digital em um celular , se voce comprar o n95 voce nunca se arrependerá , eu nao troco o meu n95 por nenhum outro celular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Carlos

    Ganhei um N95 8 giga da Tim. Muito bonito, prático e cheio de recursos. Há algumas falhas, como por exemplo você não consegue editar o número dos contatos.

  • Antonia

    Logo que conheci fiquei fã. A NOKIA está sempres a frante das demais.

  • eu baixo os temas,programas e etc mas nao concigo utilizar

  • quem poder me encinar eu agradeço o meu e um n95 8G

  • osvaldo junior

    Como posso retirar os atalhos do visor do meu celular?

  • oi gente, este aparelho é muito lindo, comprei dois um preto e um rosa mais tem um problema o preto tem todas as funçoes mais o rosa me decepcionei ñ tem todas as funções pois esta faltanto por ex; á função tema q no rosa ñ tem já proucurei de todas as formas e ñ encontrei.

  • silvia

    ñ consigo encontrar á função tema no meu aparelho.oq faço?