ZTOP+ZUMO 10 anos!

Review: Nokia 5800 XpressMusic

5800-barcos

Não pense que o Nokia 5800 XpressMusic, que chega às lojas oficialmente nesta terça-feira (28) pela operadora Tim, é um iPhone. E também nem pense em comparar o iPhone com o 5800: enquanto o primeiro é um excelente computador de mão que, por acaso, tem a função de telefone, o aparelho da Nokia mostra ser um ótimo telefone que tem ótimas funções secundárias de computador, mais notadamente as multimídia.

Se é para comparar, veja o 5800 como um N95 com seu sistema operacional aprimorado para uma tela sensível ao toque e com mais alguns recursos – com pontos positivos e negativos pelo percurso. Eu comprei esse aparelho no fim de fevereiro e venho usando-o todos os dias (com direito a upgrade de firmware, que deixou seu desempenho bem mais rápido, e, na semana passada, atualização do sistema para o software em português).

Veja as principais conclusões depois do clique.

Tela e texto: O lance da tela “sensível ao toque” faz uma diferença, mas não é o mais importante no 5800. Apesar de ter mais três botões (verde, branco e vermelho) na base da tela de 3,2″ com resolução 640 x 360 (que dá bem para ver vídeos convertidos com o software Nokia Video Converter, rápido e eficiente, ao menos para arquivos AVI), nem todo aplicativo responde direito à questão do toque na tela (grave uma senha no Nokia Browser e tente acessar um formulário, como o do Twitter, nele: é quase impossível – acabo redigitando os dados). Diversos modos de personalizar a tela inicial e uma “media bar” com atalhos para multimídia ajudam bastante (a “media bar” é acessada por um botão no canto superior direito da tela).

A mesma tela, com o brilho no mínimo, para economizar bateria, é bem ruim para uso direto na luz solar – o sensor de iluminação demora a responder, te deixando (literalmente) no escuro por alguns segundos. Mas, como eu já disse, é boa para ver vídeos, e o pequeno suporte que acompanha o produto ajuda nessa tarefa.

O 5800 tem quatro modos de inserir texto: T9 (meu favorito), que prevê a escrita do texto num teclado alfanumérico, um miniQWERTY para uso com a canetinha, um QWERTY completo em tela paisagem para mensagens mais longas e até reconhecimento de escrita, que funciona direito. Prefiro o T9 pela rapidez: teclados muito pequenos na tela tendem a me irritar (vide o do meu iPod touch, que me faz catar milho direto).

Internet: Se navegar na web, mesmo com o Nokia Browser no N95, já era algo razoavelmente satisfatório, com boa renderização de páginas, o 5800 aprimora essa experiência. E o sistema operacional já está bem mais “esperto” para lidar com mudanças de conexão. Se estou em casa e quero subir uma foto para o Flickr, o 5800 se conecta preferencialmente à rede sem fio, em vez de tentar o 3G ou Edge da operadora.

Bateria: É bem melhor que a do N95 e a do iPhone 3G, guardadas as devidas proporções. Com uma média de 2 horas de música ao dia, mais uns quatro acessos a Gmail (java) e uns quatro no Twitter, o 5800 aguenta até o final do expediente e ainda tem bateria para chegar em casa. Essa foi minha experiência de uso, e ela pode variar. Se usar o 5800 como modem 3G (desculpaê, Tim), a bateria atinge metade da carga em 1h30 de conexão.

Câmera: Se no N95 a câmera foi o principal diferencial, no 5800 ela é um mero coadjuvante. Com resolução de apenas 3,2 megapixels (epa, ainda dá um pau nos 2 megapixels daquele telefone com maçã), não é nem será uma câmera comparável à do N95 (e olha que tem lentes Carl Zeiss também).Tem alguns exemplos de imagens no meu Flickr.

De dia, o resultado é bom, com cores nítidas e bem definidas, foco suave e imagens interessantes. À noite, esqueça: o flash LED pode até tentar salvar um pouco, mas o ruído de imagem vai te perseguir. Não compre o aparelho só por causa da câmera.

Música: O 5800 XpressMusic é uma caixinha de música surpreendente. Reproduz bons graves (quando usado o modo de equalizador correto) e, nos fones de ouvido, produz som de qualidade muito boa. E tem alto-falantes estéreo: você pode levar o celular para o banheiro e deixar tocando música enquanto toma uma chuveirada (Zumo não aconselha isso, OK?). E em 8 GB no cartão microSD que vem com o aparelho cabe música pra caramba.

Programas: A transição entre plataformas é um problema para quem precisa de software no celular, e não seria diferente com o Symbian da versão 3 (a do N95) para a 5 (do 5800). Aplicativos série 3 (como o Gmail) funcionam sem problemas, com uma espécie de “joystick” montado na parte inferior da tela para ajudar na navegação. Outros, como o Skyfire, nem completam a instalação (falta ao telefone um botão para clicar em “ok” e concluir a instalação). O que eu tenho usado no 5800, mas ainda acho pouco, é o QIK (com versão nativa), Google Maps (idem), um bacaninha de pintura chamado PaintPad e o ScreenSnap, para captura de telas. Falta um cliente bacana de Twitter, de Facebook e de mais um monte de coisas bacanas – quem sabe a Ovi Store (mais detalhes sobre o tema nesta terça com a minha cobertura do Nokia Developer Summit) resolve a questão.

Design e outras frescuras: Pode parecer bobagem, mas eu gosto bastante do estilo candybar do 5800 pelo simples fato de parecer com qualquer outro Nokia (o N73 me vem à cabeça) e passar despercebido para quem não sabe o que/quem ele é. Não é um telefone para ostentar, e isso é bom para quem mora em São Paulo, certo?

E tem algumas frescurinhas do sistema operacional que eu acho incríveis: primeiro, o alarme pode ser desligado virando o aparelho (isso vale para silenciar ligações histriônicas no meio de uma reunião: vire o 5800 com a tela para baixo e ele continua a tocar em modo silencioso). Aposentei de vez meu rádio-relógio e agora acordo com o 5800 todos os dias. Em vez de ter que abrir os olhos e procurar o botão de soneca, basta virar o telefone para baixo e garantir mais 15 minutos de sono.

Outra é a luz de presença quando você recebe mensagens ou notificações do sistema. Saiu da mesa e recebeu uma ligação? O botão branco fica “pulsando” pra indicar que tem algo ali. É um jeito fácil e simples de mostrar visualmente algo que talvez você não percebesse caso não olhasse para a tela (apagada) do celular em modo de espera.

Na tela, ao tocar no relógio, você abre o aplicativo e já programa seu alarme. Toque no perfil de uso e altere-o (silencioso/normal/reunião etc). E um toque na barra superior mostra a conexão ativa e o horário. Toque na conexão e vá para o novo gerenciador de conectividade, com detalhes sobre as redes em uso/inativas. Ocasionalmente (e acredito ser um bug), o 5800 se mantém conectado mesmo sem o navegador ou o e-mail abertos.

Moral da história: O 5800 não é o melhor celular do mundo (e nem acho que ele exista hoje), mas é um baita tocador de música com boa capacidade de memória, bons recursos multimídia e para acesso à internet e um design simples e eficaz. Sua câmera é fraca, a tela não é fácil de usar como a de um iPhone (e todo mundo, invariavelmente, que me pede para ver o aparelho tenta mexer nele como num iPhone), porém serve para seus propósitos.E, olha, repetindo o chavão de sempre, é um bom telefone para ligar e receber ligações (ei, e com o Fring dá pra fazer VoIP sem medo).

O 5800 não tem suporte a Flash no navegador nem multitoque, e acredito que futuras versões de aparelhos da Nokia venham a resolver a questão da tela, principalmente. O dedo pode ser o principal modo de entrada de texto, e se precisar o teclado ou a caneta stylus estão lá (tem uma palheta também, mas, bem, ela fica trancada na gaveta de casa). Não sei os detalhes ainda (escrevo este review antes da coletiva da Nokia em São Paulo na manhã de terça – mais infos mais tarde, ok?) do serviço Comes With Music, que me parece no mínimo interessante do ponto de vista de “baixar músicas sem parar”. Sobre o Flash: roda videos do YouTube numa boa, num player separado (efeitos do jet lag na hora de escrever…)

E valeu o dinheiro investido no aparelho? Sim. Agora quando volto ao N95 acho até meio esquisito. Acredito que o 5800 tem bons concorrentes, mais notadamente o LG Arena (que me causou uma ótima impressão com sua resposta rápida ao toque, o cubo 3D na tela e o… multitoque!) e o vindouro Samsung Omnia HD, um monstrinho comedor de vídeo que também roda Symbian e tem potencial para ser um bom instrutor de novas lições à Nokia modificando algo já existente para uma coisa melhor.

logo-zumoindica

Resumo: Nokia 5800 XpressMusic
O que é isso? celular 3G com tela sensível ao toque.
O que é legal? ótimo tocador de música, bom para navegar na internet e baixar e-mails.
O que é imoral? Esqueça a câmera de 3,2 megapixels para uso à noite. Só de dia, e sem flash.
O que mais? O serviço Comes With Music promete complementar a experiência de música no aparelho.
Avaliação: 8 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação. Observação: modifiquei a nota por conta do serviço Comes With Music, que vem integrado ao aparelho no Brasil.
Preço sugerido: R$ 1.799 na Nokia, R$ 399 na Tim com plano de 250 minutos + 3G ilimitado.
Onde encontrar: www.nokia.com.br

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Walter Mercado
  • Rafa

    Se não fosse essa câmera…
    é algo muito importante pra mim.

    E não ter suporte a flash, mesmo o lite, é algo que um dia vai encomodar.

    Eu acho que o 5800 foi e está sendo um excelente teste pra nokia avaliar o interesse do mercado e que algo muito melhor vai vir dessa experiência – em seguida o N97, mas ainda não é O Bicho.

    Sem desmerecer a faminha dele, por enquanto é só pra brincar de touchscreen da Nokia 😀

    • Selene

      Tem Flash sim, e muito bom!!!

  • Kan

    preço abusivo… kkkkkkkkk

  • Os donos da casa

    @walter hahahahhaha 😉

  • estou entre o nokia 5800 e o lg renoir…. eu tinha ctza que ia pegar o lg arena, mas tá dando muito problema nos gringos com suporte a divx, só tá rodando avi convertido por um programa feito pela lg, daí não rola…

    alguém sabe qto vai custar na tim? e tem previsão pra chegar na vivo/claro?

    • @joao 1.799 na Tim. o 5800 tem um cliente de Divx (não recomendo) mas converte videos pra MP4 com o Video Converter da PC Suite. nada de claro ou vivo por enquanto.

  • @Henrique Martin, pelo que andei lendo já existe um player de divx (feito pelo divx labs) para as versões antigas do symbian, mas que não roda nessa nova, daí eles meio que emularam o negócio, não é? o problema é que disseram que fica lerdão…por isso vc não recomenda?
    tava achando que o 1.799 era o preço do desbloqueado.
    você chegou a mexer no lg renoir? se sim, o que achou dele?

  • Pelos reviews e vídeos eu achei o 5800 um aparelho bem fraco.

    Parece um beta test de symbian touch, ficou estranho em várias telas os espaços sobrando. Outras partes só usando a caneta.

    O aparelho em si tem vários “defeitos” como a camera que é bem fraca e a Nokia pecou no resposta da tela touch também.

    MAS, se eu fosse escolher entre o 5800 e o iPhone não tenho nem dúvida. Um aparelho que eu tenho a possibilidade de fazer muito, e outro que me bloqueia até a alma. Nessa comparação o iPhone é bonito e o 5800 me da recursos. Nesse ponto o Symbian meia boca pelo menos roda programas em background perfeitamente e me da MUITO MAIS POSSIBILIDADES. E possibilidades PARA MIM é mais importante que beleza.

    Acho bem estranho vocês ficarem endeusando o multi touch, que na verdade não representa um recurso a mais, e esquecem dos programas em background, que é MUITO mais importante.

    Ficou bom o review, só é lamentável mesmo a frase: “iPhone… um excelente computador de mão que, por acaso, tem a função de telefone”. Computador de mão? Sem multitarefa? Só se voltamos para o tempo do DOS 2.0 com interface de botão.

    • @marcelo resumiu bem a questão na palavrinha “possibilidades”.

    • William

      Marcelo, Ele não é muito bom, mas se vc atualizar o FirmWare para a nova versão (50.2.005 para RM-428) vc verá que tudo descrito em cima não tem mais problema, e o a Plataforma Symbian não é uma das melhores até pelo fato dos travamento que a plataforma possui.
      Mas vale a pena Comprar!
      Abraço,
      Ats, William

  • Pergunta estranha: ele tem algum aplicativo de produtividade (leia-se: algo que permita escrever um texto ou montar uma planilha)? Caso não, será que pode ser instalado?

  • No quesito custo x benefício – o Nokia 5800 ganha do iPhone?

  • Alguém aí comprou um destes no Mercado Livre ou nos Xing Lings da vida? Parece que saí a partir de R$1100…

  • Fábio

    Eu também acho que a nota do review ficou um pouquinho aquém do hype que eu fiquei. Bom, vou esperar pra ver se a Tim faz uma oferta legal para o aparelho, se fizer provavelmente vou comprar.

    @Fabiano
    Acho que o Henrique ou outras pessoas que já tiveram mais contato com o aparelho podem dizer com mais propriedade, mas creio que você possa instalar algum Open Office e leitor de pdf da vida, pelo menos no N95 de um amigo meu foi assim.

    @Henrique

    Na sua opinião N95 ou 5800 se a pessoa quer um aparelho mid-end?

  • iGO1911

    As Galeras devem parar de comparar todo celular touch com o iPhone, são coisas bem diferentes.

  • Checov

    “…comparar o iPhone com o 5800: enquanto o primeiro é um excelente computador de mão que, por acaso, tem a função de telefone…”
    Onde isso? Sr. Henrique, o Sr ao menos pensou em pesquisar alguma coisa antes de escrever abobrinha? Onde que o iPhone é um “excelende computador de mão”? iPhone é só modinha, com um monte de inteface bonitinha mas inútil ao extremo, e nem como telefone se presta decentemente. Tenho um N95 e quando saiu o iPhone também comprei um, para vender 2 meses depois, quando percebi que não prestava para nada a não ser ficar mostrando para os outros, como um bobo, igualzinho os outros usuários de iPhone. Fiquei com o N95, muito mais útil, fácil de usar para gerar mídia e até para acessar blogs na internet, sem as limitações do iPhone. Péssimo review.

    • @checov
      que invejinha besta, hein?

    • gustavo

      Concordo plenamente com você Checov, péssimo review, Iphone é só coisa bonitinha pra ficar mostrando pros outro, comprei meu nokia 5800 a quase 10 meses, amo ele, é um ótimo celular, e estamos ai contra a modinha do Iphone, que só tem bonitezaa, Valeeu

  • Fábio

    E a propaganda do celular já começou com o João Gordo como locutor.

    Tá vendo é só pagar bem que o Punk vem. =P

  • Andélson Marcelino

    Não tô defendendo o cara, nào, mas o review é um relato do que o Henrique percebeu no período que ele usou o 5800, lembrem-se todos que ele era um usuário do N95 e tem um Ipod Touch, além do que deve conhecer bem o Iphone, logo, tudo que está escrito alí, é opinião dele, segundo o seu dia a dia. Porém eu também acho o Iphone, mais pra ver, do que pra usar. Vejam, existe um programa que se chama Myphone, tem no You Tube, que deixa a maior parte das interfaces igual as do Iphone, no 5800, com todas as frescuras… tenta mudar a interface do Iphone pra ver se consegue, pra ficar igual ao Cube do LG arena, só pra falar de uma.

  • Renato Tattoo

    Entre “TER” e “SABER USAR”. há um grande, muito grande, abismo!!!

    • @renato tatoo o mesmo vale para a língua portuguesa, não?

  • ANdré

    hehe
    trem ta fei aqui ein?
    pois é galera, também estava na duvida entre um iphone e um nokia, no caso um 5800, também cheguei a olhar um cookie, renoir, arena… e outros…
    um amigo meu já teve um iphone e me disse que não presta, é moda. Nokia eu conheço, ja tive aparelhos tudo mais. Mas vou pela opinião de quem ja teve e usou… cheguei a cogitar um iphone pq peguei um ipod touch dum colega meu e achei o bixo, dai eu impolguei… mas ja cai na real… mas ja to pensando em mudar de ideia, pois dizem q o 5800 é tipo duma versao “beta”, fase de teste da nokia… Mas agora eu pergunto, compensa compra agora um 5800? Mesmo nao tendo uns programinhas q vcs tanto dizem aí. Pq ele, pra mim, é completo.

    • @andre com software mais atualizado compensa sim. (o N97 é mais legal, mas beeeem mais caro)

  • Sergio

    Vc poderia dar mais detalhes de usar o 5800 como modem? Obrigado.

    • Os donos da casa

      @sergio se for no PC, use o Nokia PC Suite, que vem com o 5800 e permite conectar o 5800 como modem. se for Mac, deixe um comentário que é um procedimento um pouquinho mais complicado

  • Renato

    Essas comparações com iPhone é “fogo” mesmo rsrs

    Tive iPhone 2g, me arrependi e comprei um N95. Saiu o 3g e não sei por que, troquei pelo N95 e dei mais uma grana e peguei ele.
    Ai me recordei que só servia pra ficar passando o dedo e pra mais nada. Troquei pau a pau no Nokia5800 no ML. Não me arrependo. O cara que ficou com o iphone já me mandou email perguntando se eu queria desfazer a troca heheheh

    Diferença entre os 2:
    iPhone – da um pau em funções touch (ficar passando o dedo, mudar tamanho das fotos, toque MUITO mais leve na tela)
    Nokia5800 – celular com funções realmente úteis

  • Gabriel

    Como conectamos o 5800 como modem (operadora Tim) em um mac? tentei de tudo… nada funciona…
    Obrigado.

  • LissaGisler

    Comprei semana passada esse aparelho.Amei as dicas…pricipalmente saber que virando o telefone ele para de tocar.(^_~)

  • To pegando o bonde andando.. mas vamos lá..

    Primeiramente, discordo do autor do review. Como pode chamar de “excelente computador de mão” um celular que não tem funções básicas como Copy, Cut and Paste??? e a maioria dos APPS são para entertenimento e musica?

    Tenho um Nokia N95 8gb e agora acabei de comprar o 5800XM.

    A plataforma Symbian continua me impressionando com a evolução e caracteristicas produtivas para profissionais que precisam de um Smartphone útil. Além da nova loja de APPS da Nokia, a OVI. A possibilidade de expandir as features produtivas e úteis do sistema Symbian não tem comparação com o sistema OS limitado do Iphone. Tem ótimas características, mas peca em graves outras onde a Symbian está anos luz na frente, além de não ter limitações “mediocres” de features.

    Respondendo ao amigo que perguntou se existe a possibilidade de compartilhar a internet do 5800 como modem, SIM, existe de 2 formas. Usando o proprio software da nokia, via cabo USB ou Bluetooth ou usando o Freeware JoikuSpot Light para transformar seu celular num roteador Wireless. Qualquer outro device wireless pode se conectar a ele como se conecta a outro modem wireless. Simples Simples. Sem burocracia. Sem “jailbreaks”. Sem Itunes. Sem miséria.

    • @vinnefreerider iphone 3.0 te responde alguma coisa? e, na boa, copiar e colar, mesmo no 5800XM, só funciona em alguns programas.

  • Pingback: 5800 XpressMusic, um Nokia Touchscreen | iarrul()

  • Roberta

    Estou pensando em comprar um 5800, mas fico na dúvida… tenho hoje um Nokia 6120 que, embora pequenininho, é bem esperto. O Music Player é bacana, vem com office reader e pdf reader, acesso os e-mails na boa com o app do gmail, tenho a agenda de compromissos na tela inicial do celular, atalho de aplicativos na tela inicial, navego na internet com conexão 3G numa boa… até assisto vídeos nele, quebra um super galho. O que peca no 6120 mesmo é a tela pequenininha (só 2″) e a câmera que é bem ruinzinha (2 MP e muuuito fraquinha, nem tem a lente Carl Zeiss). Mas tirando esses dois pontos, é um excelente celular. Estou super tentanda a comprar um 5800 principalmente pelo tamanho da tela e por ser touch, super bacana de usar, mas acho que vou sentir muita falta dos readers de arquivo (será que dá pra baixar? funciona legal no 5800 se a gente baixar da internet e instalar?) e muita falta principalmente de poder colocar os compromissos do dia na tela inicial (pelo menos eu já fucei um pouco e não consegui descobrir um jeito, será que é possível?). Até pouco tempo meu grande sonho de consumo era um N96, mas ainda tá fora do meu alcance. Será que vale mais a pena um 5800 ou um N95? Alguém consegue me ajudar a decidir? rs

  • Rodrigo

    Gostei do review, mas achei impressionante não ter mencionado nada sobre o GPS.

    Roberta,

    Entre ele e o N95, com certeza fique com ele (5800).

    abs

    • @rodrigo sou pedestre, uso pouco o GPS… e qdo uso, vou de Google Maps!

  • Renlton Moura

    Alguem sabe informar se ele suporta mais de um Cartão SIM?
    Obrigado!

  • fernando

    Achei bacana o review, tirando o lance de “excelente computador de mão” pro iphone, pois realmente discordo disso – ainda mais quando o comparamos com um smartphone de verdade.

    Vou comprar o 5800 não pelo hype, mas sim porque tenho um outro xpressmusic e já tive outros Nokias, inclusive smartphones, curto muito seu symbian, as funcionalidades do aparelho e a abertura que a marca tem para customizações (que é o que mais me irrita no iphone que, como tudo da apple – apesar de ser uma marca bacana – é restritivo ou burocrático demais).

  • Antônio Marcos

    Na sua opinião, n95 ou 5800?

  • Marcos

    Comprei um 5800 a 1 mês, o telefone é muito bom, a câmera usado durante a noite para sair uma boa foto tem que ser em um lugar com uma iluminação boa, fora disto para usar sem flash fica escuro e com, fica muito claro. O uso do Wi-Fi é de fácil conexão e a navegação é razoavel para um celular. Na parte de baixar música o problema é a demora a baixa mas esta tudo bem, estou com mais ou menos 300 músicas e não utilizou nem 1 giga, lamento o telefone baixar tantas músicas e não conseguir utilizar como toque mp3, caso tenha um programa na internet para fazer a converção deste tipo de programa para mp3 gostaria de saber qual é. O tamanho dele é ótimo para utilizar no bolço da calça e como dito, esconde bem o tipo do telefone avançado que tem. Recomendo!!!

  • Rui

    O tocador de MP3 para o 5800, é o PowerMP3 Versão 1.16

  • Lukas – kun

    eu estou interessado em comprar um 5800 mas ainda estou em duvida… gostaria de saber c eke é portugues e c o sistema operacional é rapido

  • Lukas – kun

    *ele {foi mal =) }

  • Fabio

    Da pra abrir aquivo pdf no 5800? como?
    Pra uso na internet qual é melhor N95, 5800 ou iphone?
    Valeu, obrigado

  • Olá

    Vim aqui informar que postei esse review no meu blog. Para analisar, acesse:

    http://www.worldsymbian.com.br/2009/07/review-nokia-5800.html

    Obrigado e bom trabalho

  • Rodrigo Moraes

    Bom gente eu tenho o iphone 3g e to interessado em troca-lo no 5800 ja tive 3 n95 e troquei por vaidade ja tive varios modelos de aparelhos mas sempre tive uma paixão maior pela nokia até mesmo por questão de sistema. eu estive lendo o comentario de outras pessoas e concordo o iphone é moda e muitos de seus aplicativos são coisinhas inuteis, esse fias q consegui um gps que funciona sem suporte da operadora e usar o fone bluetooth estereo nele. mas quando vi o 5800 achei ele muito interesante…

  • Joana

    Bom…

    Valeu pelo review, me ajudou bastante =D

    Comprei o meu ontem, com o plano 3G ilimitado da TIM.

    Bom, não sou nenhuma expert como vocês, mas já tive experiência tanto com o N95 e com o iphone.

    Claro, não dá pra comparar o sistema touch dele com o do iphone. Responde bem, mas precisa de melhorias.

    Para acesso a internet acho beeeeeeeem melhor, já que o ipod é totalmente limitado!

    Sobre a som, realmente é muito bom. Vou até me desprender do meu ipod touch. A loja nokia store é um diferencial. Acessei do wireless em casa e em poucos minutos fiz o meu cadastro e já baixei várias músicas, muito prático.

    A câmera, é isso mesmo que já foi dito. Como pra mim câmera de celular é só pra emergências (quando saio, prefiro levar minha máquina mesmo) não fez diferença na minha escolha.

    Bom, deixo aqui minha mera opinião de usuária “leiga”…

    Ainda estou aprendendo a usar… Mas já recomendo! =D

  • Fabrízio

    Primeiramente parabens pelo blog. Muito bom!!!

    Gostaria de saber como é que faz para usar o aparelho como um modem 3G. Comprei o meu aparelho com plano de dados ilimitado, estou gostando muito, só estou com um prloblema. Quando recebo mensagens de um contato que está armazenado na minha agenda, nao aparece o nome do contato e sim o numero, e da mesma forma quando eu envio uma mensagem.
    Alguem sabe me dizer o que pode ser e o que posso fazer?!?

    Obrigado.

    • @fabrizio seu celular deve estar configurado para ver contatos do SIM card e da agenda, provavelmente.

  • Fabrízio

    Henrique,
    Sim, ele está configurado na parte de contatos para exibir varias memorias, se eu marcar para mostrar só a memória do telefone esse meu problema resolve!?

    Como faço para utilizar o meu celular como um moden 3G como dito no post!?

    Abraços!

  • Fabio

    Fabrizio… tbm estou com o mesmo problema ( Quando recebo mensagens de um contato que está armazenado na minha agenda, nao aparece o nome do contato e sim o numero, e da mesma forma quando eu envio uma mensagem).

    Vc consegui soluciona-lo? mudei a configuração do contato mas nao adiantou…. Obrigado

  • Patricia Medeiros

    Adquiri esse telefone tem 3 dias e ainda nao deu pra eu ver muita coisa.. agora recebi uma mensagem de um contato e relamente o nome nao aparece? Como resolvo esse problema? e sempre que tiver mais dicas, ficarei feliz em ver…Até mais!!!

  • Carlos Augusto

    Comprei este celular a 3 meses e estou completamenteo doido por ele! Não suportava a falta de transferencias pro bluetooth, a bateria porca e a falta de saída para tv do meu iPhone, então adquiri este celular como “a melhor alternativa” que encontrei ao celular da maça. E sinceramente não me arrependo! O melhor smartphone que já tive.

  • Fabrízio

    Fabio,
    Ainda nao solucionei o problema, alterei a configuraçao dos contatos tbm e nao obtive sucesso.
    Entrei em contato via email com a nokia e eles falaram que era uma informação muito técnica e me passaram um 0800 para poder ligar, porem ainda nao entrei em contato com eles, assim que entrar eu dou um retorno sobre esse problema, mas imagino que seja solucionado com o novo firmware.
    Abraço.

  • Antonio

    Vlw zumo! Tva mesmo em duvida sobre esse o E71. Escolhi mesmo o 5800. Mto bom texto!

  • Emerson

    Bom dia.
    Com relação ao nome em mensagens é facil:

    Quando colocamos na agenda por exemplo: José 9999 9999 e alguem nos envia uma msg, aparece 099 9999 9999, então, é só colocar na agenda 0XX99 9999 9999, assim fica mais fácil até fazer ligações de onde quer que vcs estejam.
    Resumindo, só colocar o número com código de área (ou 0 operadora, código de área e número de telefone). fiz assim e deu certinho.
    abrs
    Emerson

  • Ana Carolina

    O serviço COMES WITH MUSIC é uma piada. As músicas são protegidas, então você nao pode passa-las para um pendrive ou cd. E apos um mes de uso, parou de funcionar. Entrei em contato com a Nokia e a assitencia técnica é um lixo. Decepçao total. Muito dinheiro por um serviço péssimo.

  • Ronaldo

    E ae? alguem conseguiu uma solução para o problema de nao aparecer o nome do contato quando o mesmo envia uma mensagem de texto?

  • Isabella

    Zumo, você saberia me dizer entre o 5800 e o Jét da Samsung qual deles tem a melhor câmera,sendo que um é 5.0 e o outro 3.2?
    Já ouvi muita gente reclamando da câmera do Jét e dizendo que seria equivalente a uma 3.2 da Nokia, por isso estou te perguntando…rssss
    Obrigada

  • Cris

    Ola….amei a descrição, as dicas e td mais. Mas estou em duvida entre ele e o nokia n78…..alguem poderia me dizer qual é melhor?

    Obrigadaaaa

  • Fábio

    Pessoal, vê se alguém pode me ajudar:
    Baixei 300 músicas no pc, passei pro celular e elas foram pras músicas, beleza.
    Porém, depois de uns 5 dias, baixei mais umas 200 músicas no pc, passei pro celular, mas elas não apareceram nas musicas, só dá pra vê-las no gerenciador de arquivos-músicas. No atalho direto de música, estas novas musicas não entram!! E já tentei atualizar a biblioteca, já tentei tirar e colocar o chip e o cartão… e nada acontece. O pior, agora eu espeto o celular no pc pelo usb, coloco tranfesrir mídia e não aparece o celular no nokia music store, fica aquele cabo no meio da tela…
    Me ajudem! Tô ficando com raiva desse celular já…
    Obrigado

  • Adilson

    Ana Carolina:

    Obviamente que as músicas são protegidas, isso não faz do Comes With Music uma piada. A piada aqui é a sua ignorância. A Comes With Music é uma loja de vendas de música, quem compra o 5800, o n97 e alguns outros aparelhos da Nokia apenas tem uma licença de 12 meses para baixarem músicas à vontade. Por ser uma loja de músicas a Nokia paga as gravadoras direitos autorais, portanto nada mais obvio do que as músicas serem protegidas. Se baixar músicas sem proteção por direitos autorais não fosse crime os compartilhadores P2P jamais teriam problemas com a lei.

    PS. A melhor atitude quando não temos informação é ficar calado ou acessar o Google. =D

    Beijos e abraços!!!

  • Raphael

    caro amigo vi este comentario sobre o Nokia 5800, e prestei atenção no topico, que fala sobre o design.

    Design e outras frescuras: Pode parecer bobagem, mas eu gosto bastante do estilo candybar do 5800 pelo simples fato de parecer com qualquer outro Nokia (o N73 me vem à cabeça) e passar despercebido para quem não sabe o que/quem ele é. Não é um telefone para ostentar, e isso é bom para quem mora em São Paulo, certo?
    eu possuo um N73 e o Nokia 5800, com a unica vantagem do N73 e a camera, que de acordo com alguns tecnicos ela e a melhor camera que a nokia lançou ate agora, mesmo a do N95 que e 5 mpx, a do nokia N73 posui uma qualidade mair.
    mas o 5800 ate agora tem me agradado muito, possui funções maravilhosas. realmente um otimo aparelho, eu acesso a net sem fio dentro de casa, e possuo uma conexo direta com pcs e demais acessorios bluetooth ao mesmo tempo. e muito bom.
    vlw

    • @raphael vistos por tras, o N73 e o 5800 sao quase iguais… as cameras do E75 e do N97 sao muito boas tb

  • Me ajudem aí!!!

    eu conecto o telefone no PC e uso explorer para trasnferencias de arquivos….mas quando eu copio fotos por exemplo para uma pasta dentro da pasta orirginal das imagens..ela nao vai! eu crio uma nova pasta chamada X e mando pra la..mas quando entro no celular as fotos nao estao na pasta X..e sim na simagens junto com a soutras…
    oq ue esta errdado???
    eu da mesma forma noa consigo organizar pastas …pq eu faço isso pelo PC , parace estar tudo ok, mas no telefone nao ocorre os comandos…
    grato
    Robb

  • Luciano

    Como faço para utilizar o meu 5800 como modem?

    ALguem pode me ajudar?

    • @luciano usa o software PC Suite, que vem com o aparelho. Ele tem uma função de usar o aparelho como modem.

  • Pingback: Mega post sobre “Motorola Milestone” « Fran.Kadu.Old.™()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Zumo: Top 10 posts de 2009()

  • Finalmente a Nokia lança o novo firmware 40.0.005 para o Nokia 5800 com rolagem cinética

    http://mestreasterisk.com.br/noticias/novo-firmwa

  • Edctti

    Olá, bom review, ajudou bastante. Obrigado.

    Gostaria de uma ajuda:

    Minha esposa tem um 5800, que comprou desbloqueado e usa com chip da TIM. Funciona tudo beleza.
    Eu também comprei um 5800, só que o meu era um celular da CLARO Argentina que foi desbloqueado.

    Pertguntas:

    1. Como faço para ter a configuração do TIM WAP FAST, TIM Conect Fast, TIM MMS, etc. que no celular da minha esposa foi instalado automaticamente? (ela recebeu uma mensagem assim que ligou o aparelho pela primeira vez com o chip da TIM e já configurou tudo)

    2. Os dois aparelhos, quando colocados lado a lado, geralmente o da minha esposa pega a rede 3g e o meu não. (A configuração de rede está ok. O meu pega o 3G, mas só em certos lugares.)

    3. Tem como eu trocar e firmware e excluir todo o lixo instalado da CLARO Argentina? Ou seja deixar o firmware de um aparelho desbloqueado?

    Muito obrigado se alguém puder responder.

  • entao, esse celular argentino precisa ser "flashado" (para trocar o firmware) numa assistência técnica – mas não sei se fazem isso pq. veio de fora. de qquer modo, já tentou atualizar o firmware com o PC Suite? Vai continuar em espanhol, mas pode melhorar alguma coisa (a não ser que esse Claro argentina use alguma frequência que a TIM não opera por aqui, por exemplo 850 MHz).

  • Anonimo

    É ne que pena que o preço ta alto vou esperar abaixar de preço por enquanto vo comprar um nokia 5530.

  • Ed

    O aperelho é muito bunitinho e até satisfaz alguns consumidores mais é muito fraco em relação a quedas; eu tinha uma iPhone e já derrubei de alturas maiores e nem arranhou!!! Agora o mesmo em questão sofreu uma quedinha da minha mão até o freio de mão e BUMM, a primeira vista não aconteceu nada quando fiz o desbloqueio do taclado o display havia se partido ao meio, agora comprei um display novo e efetuei a troca com isso tive um prezu de 200 Reais + faze oq
    abraço a todos..

  • Ed

    O aperelho é muito bunitinho e até satisfaz alguns consumidores mais é muito fraco em relação a quedas; eu tinha uma iPhone e já derrubei de alturas maiores e nem arranhou!!! Agora o mesmo em questão sofreu uma quedinha da minha mão até o freio de mão e BUMM, a primeira vista não aconteceu nada quando fiz o desbloqueio do taclado o display havia se partido ao meio, agora comprei um display novo e efetuei a troca com isso tive um prezu de 200 Reais + faze oq
    abraço a todos..

  • erika

    Comprei um 5800 e com menos de 6 meses de uso ele começou a travar os comandos do touchscreen, mandei pra assistencia tecnica autorizada e ela me informou que havia umidade na placa do aparelho.
    Acontece que o aparelho nunca foi exposto a nenhum tipo de “umidade” nem uso dentro de banheiro, nem chuva, nem cabelo molhado, inclusive a atendente teve a capacidade de dizer que poderia ser ate suor, o que seria ridículo, pois nao acredito que a Nokia faria um aparelho com um isolamento tão ruim assim.
    Será que dei muito azar? Detalhe, perdi a garantia do meu celular e agora tenho um celular novo que nao funciona, pois trava o tempo todo.
    Alguem sabe o que posso fazer?
    Desde ja agradeço

  • MAx

    Li esse review porem tenho que discordar em varios quesitos com a comparacao do iphone com o nokia 5800. Olha q eu sou fanatico pela a maça, mas o iphone fica devendo mto .
    nao podemos comparar um celular que ate pouco tempo atras nao tinha nem a funcao de copiar e colar , nao grava video e que ate hj nao é multitarefa (pois isso é o mais importante) não faz video conferencia (nao to nem falando do 3g mais vc pode usar fring para fazer isso no n95) Porem tem um otimo hardware e tras um otimo status e uma incrivel tela multi-touch . Mas a Nokia em quesito celular e smartphone ganha . Podemos confimar que os dois estao longe da perfeição e de ser um computador, mas o iphone como seu papel principal é um otimo tocador de mp3 que por acaso é um smartphone. E o Nokia 5800 é um otimo smartphone e por acaso tb ele é touch-screen .

    Erika realmente vc nao teve sorte. Pois eu tenho n95 ja usei ele na cachoeira e ele nao parou olha q o n95 é uma mer¨&¨ em vedamento.

  • Rubens

    Amigos, tenho um 5800 e apesar dos 3.2mp da camera, (que me atende bem, pois tenho uma cybershot T70 para utilização específica) e a do celular somente em ocasiões não calculadas… de resto tudo ótimo… o GPS dele era muuuito lento, cerca de 15 minutos para conexão… (isso em local aberto)… agora, com a nova atualização do firmware, não leva mais que 1,5 minutos… Meu Notebook (entenda como NETBOOK) deu pau, e por incrível que pareça, estou me virando com o 5800, em praticamente 90% das situações (email, messengers – NIMBUZZ e FRING dão conta, filmes e músicas etc.) Não vejo motivo para comparações com o IPHONE, visto que na minha opinião o 5800 está muito acima pelo que se propõe (telefone e "muito mais") assim, a única coisa que sou a favor do IPHONE é a aparência, apesar que acho um tijolão… Apesar se não ser da série "N", o 5800 está me dando Npossibilidades!!! Boatos dizem que uma nova versão de firmware, possibilitará o multitoque… vamos aguardar…

  • Vou ficar com meu ipod touch e um cel vagabundo

  • Jairo

    Obrigado pelo comentário. Objetivo e simplificado, porém faltor falar do GPS. Ficamos no aguardo.

  • Pingback: Nokia 5800 XpressMusic. Bom, Bonito e "Barato" | Augusto Vespermann()

  • SANDRAK

    COMPREI O NOKIA 5800 E ESTA MIN SAINDO UMA ÓTIMA AQUIZIÇÃO, POIS ESTA CORRESPONDENDO AS MINHAS ESPECTATIVAS.

  • Eduardo Nunes

    Comprei um.. mas sinceramente, prefiro o meu LG ARENA… 🙂

  • mike

    o 5800 é um telemovel muito bom mas eu penso que a nivel de softwere o n97 é muito superior

  • Fernando

    ola!! comprei um 5800 nokia na belgica e vacilei em ver se ele era em portugues! e não era!!!! so vem em frances e outros idiomas europeus, teria como baixar o sistema dele em portugues? e possivel? me ajudem.

  • potioliveira

    O aparelho é horrivel!!!
    Reseta, trava, é lento, dá todo o tipo de dor de cabeça possível e a Nokia não tem interesse de resolver o problema.
    Não recomendo.

  • sain clair

    galera boa tarde, tenho um n73, adoro esse aparelho… só vou troca-lo pois ele ja tem uns 4 anos, e só agora começou a dar pau, mas quero deixar bem claro, que ele so ezsta dando pau devido a varias quedas.
    estou querendo comprar o 5800, ou o n97, porem o n97 esta bem caro.
    agora vem a pergunta. terei os mesmos aplicativos no 5800 que tenho no n73?, ouvi falar que o toco na tela do 5800 nao responde muito bem ISSO É VERDADE ?
    vou usa-lo, como telefone normal e pra usar a net via wi-fi… FAREI UMA BOA COMPRA ou devo me apertar e comprar um n97??

  • Rafael

    Tinha gostado do preço apesar de ter um iPod Touch, por R$ 449,00 valia a pena, mas pelo fato de não ser Multi Touch, acho que não conseguiria me adaptar…

  • Pingback: Zumo: um resumo de 2010 | zumo()

  • Pingback: Samsung Galaxy S II chega ao Brasil por R$ 1.999 — ZTOP ZTOP()

  • Pingback: 5 minutos com Nokia Música (Lumia 800)()