ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Review: Netbook IdeaPad S10

ideapad_s10e_intro

Alguns dias depois que fizemos aquela nota sobre o IdeaPad com dois discos, a Lenovo nos enviou para avaliação um modelo para testes. A boa notícia é que o novo netbook é realmente um produto diferenciado se comparado ao que já temos hoje no mercado. A má notícia é que ainda não consegui verificar se esse portátil pode funcionar com dois HDs ao mesmo tempo, ou seja, o mistério continua (brrrrr…)

ideapad_s10e_great_view

O modelo analisado por este Zumo foi o  4231-HFP equipado com processador Atom N270 de 1,6GHz, 1GB de RAM DDR2, chipset Intel 950, disco rígido de 160 GB e 5400rpm, tela LCD de 10.1″ com iluminação a LED e resolução nativa de 1.024 x 576 pixels, Intel 950, rede Wi-Fi Broadcom 802.11bg, Bluetooth, rede Fast Ethernet 10/100, touchpad, câmera, bateria de 3 células e Windows XP Home pré-instalado. Também existe o modelo S10e voltado para o mercado corporativo.

Medindo aproximadamente 25 x 2,7 x 18,3 cm e 1,2 kg (com a bateria que o acompanha)  o S10 é ligeriamente menor que, por exemplo o ThinkPad X60s com tela de 12″. Para minha felicidade seu gabinete em plástico — por enquanto só oferecido na cor preta — vem com acabamento fosco, de modo que ele não tende não a sujar nem riscar tanto como os modelos em black piano (yay!).

ideapad_s10e_compared_x60s_small

ideapad_s10e_compared_lado_small

Pelo que pude ver na etiqueta do fabricante, esse modelo já está sendo montado no Brasil por uma empresa chamada ThinkTech que seria uma filial brasileira da Quanta Computer simplesmente uma das maiores fabricantes de portáteis do planeta.

Por ser montado no Brasil, seu teclado já em português (ABNT-2) de segue a mesma solução de outros portáteis com sua longa (e meio espremida) carreira de botões de função com algumas curiosas mudanças. Entre elas a subida do botão de “aspas” para a primeira carreira e — por causa disso — F12 foi literalmente rebaixado, virando uma subfunção da tecla F11. Fora isso alguns caracteres especiais, como “/”, “?”, ou “” também assumem a mesma posição que já vimos no LG X110.

ideapad_s10e_teclado_small

Mas as semelhanças com o portátil da MSI acabam por ai. As diferenças já podem ser notadas na lateral direita. Na lateral esquerda, nada fora do esperado: saída de ar do cooler, entrada de alimentação, porta SVGA, leitor de cartão SD/MS e a uma porta USB 2.0. Apesar da sua fonte de alimentação seguir as mesmas especificações de outros portáteis da Lenovo, seu conector não é compatível com seus irmãos maiores.  😛

ideapad_s10e_lat_esq_small

Do outro lado, podemos ver a primeira novidade — um slot para cartão Express Card /34 (uia!) — entradas de som, porta USB 2.0, rede Fast Ethernet e slot para trava anti-furto padrão Kensington localizado no centro da articulação da tela.

ideapad_s10e_lat_dir_small

Senti a falta de uma terceira porta USB que, aparentemente, foi sacrificada em favor do novo slot ExpressCard. Acima do teclado, podemos ver algumas teclas de função e de estado (Caps Lock, Num Lock, e acesso ao disco), por sinal numa posição bastante cômoda e confortável. À direita podemos ver o botão de acesso as ferramentas do sistema e o que liga/desliga o Wi-Fi.

ideapad_s10e_atalhos

Na frente (ou mais exatamente no canto esquerdo) ainda existe um segundo conjunto de LEDs de estado que podem ser vistos mesmo com o portátil fechado como liga/desliga, carga da bateria e rede Wi-Fi.

ideapad_s10e_leds_ext2

Para meu gosto, achei seu touchpad é um pouco pequeno, mas nada que realmente comprometa o seu uso. Para minha surpresa, ele aceita alguns comandos de gestos como zoom-in e zoom-out (uia!).

ideapad_s10e_touchpad

Finalmente, sua webcam de 1,3 megapixel também pode ser usada como sensor biométrico pelo sistema VeriFace. Trata-se de um sistema bastante simples e direto que pode ser usado como uma alternativa para o sistema de senhas (já falamos sobre o tema)

ideapad_s10e_webcam

Na parte de baixo, podemos ver que sua base é dominada por um grande compartimento que dá acesso ao interior do portátil. Acima dele podemos ver os botões que seguram sua bateria de três células, o que explica a falta de saliências na sua base.

ideapad_s10e_bottom

Ao remover os dois parafusos prateados, é possível retirar a tampa do compartimento, expondo assim o seu interior. Digno de nota são os anéis elásticos que seguram os parafusos na tampa, impedindo assim que eles se percam.

O que podemos ver é que esse compartimento é dominado pelo disco rígido convencional de 160 GB e seu único pente de memória que…

ideapad_s10e_bottom_open_small

… assim como o Mobo White, já vem com 512 MB de memória soldado na placa-mãe, que pode ser expandido (nesse caso) para 1 GB com a instalação de um cartão SODIMM com mais 512 MB.  Segundo a Lenovo, o máximo que o S10 suporta seria 1,5 GB. Testes realizados pela Lenovo do Brasil mostraram que ao instalar um pente de 2 GB o sistema nem liga.

O disco rígido SATA é um Samsung Spinpoint M modelo HM160HI de 160 GB, 5.400 rpm, 8MB de cache que vem fixado numa gaiola metálica, o que facilita a sua instalação e desinstalação.

ideapad_s10e_hd

Assim como o ThinkPad T61, alguns componentes extras do IdeaPad S10 ficam na parte de cima, num compartimento abaixo do touchpad.

ideapad_s10e_top_cover_small

No canto esquerdo podemos ver o cartão Wi-Fi da Broadcomm 802.11. Note no canto esquerdo o fio preto e branco que sai da placa-mãe em direção do microfone que está por baixo da fita adesiva.

ideapad_s10e_wifi_card_small

No outro lado, podemos ver o pequeno módulo Bluetooth ligado à placa-mãe por meio de um cabo multivias.

ideapad_s10e_bt_small

O que parecem ser duas baterias botão, são na verdade dois pequenos alto-falantes que emitem o som diretamente para fora do portátil. Na parte central podemos ver os dois botões do touchpad.

ideapad_s10e_speakers_small

Ao remover mais um parafuso foi possível remover o teclado, mas toda a parte eletrônica estava coberta por uma capa metálica. Queria ver onde ficariam os chips de memória flash (para o disco SSD), mas achei que não valia a pena ir adiante.

ideapad_s10e_bottom_key_small1

Ao ligar o portátil temos a opção de carregar o QuickStart que, de um certo modo parece ser uma variante do SplashTop, um ambiente de trabalho baseado em Linux que também vimos funcionando na placa-mãe ASUS P6T DeLuxe. Existe uma opção da BIOS que permite controlar o tempo que o sistema espera para o usuário acionar o QuickStart (ou não) antes de carregar o sistema. Basta reduzir esse tempo para zero para desabilitá-lo.

lenovo_quickstart

Fora isso, o IdeaPad S10 funciona como qualquer netbook com Windows XP contando também com algumas ferramentas de produtividade desenvolvidos especialmente para a linha IdeaPad, como ferramentas de backup e recuperação do sistema, atalhos para aplicações e gerenciamento de energia.

Sob testes:

Em termos de desempenho, o S10 não nos decepcionou: No PCMark 05 ele bateu 1.569 pontos4h37m10s no AutoGK e 6h00m54s para produzir um ISO com o DVDFlick (com dois threads ativados). Ele não rodou nossos testes de 3D como o 3DMark’06 o que mostrou que gráficos em 3D também não são o seu forte.

Battery Eater levou 1h37m10s para devorar sua bateria. Essa autonomia pode parecer baixa para um netbook se comparado, por exemplo o Mini 9 da Dell que durou 2h48m50s no mesmo teste. Entretanto, precisamos levar em consideração que a bateria que acompanhou o S10 vem com apenas três células (contra 4 do mini) e o disco rígido convencional consome bem mais energia que um SSD.  De qualquer modo, a lenovo também oferece uma bateria de seis células com maior autonomia, porém com as saliências típicas desse tipo de acessório:

ideapad_s10e_bateria_ext

Num mercado marcado pela mesmice dos recursos, o IdeaPad S10 me parece ser um produto diferenciado com diversos recursos exclusivos (por enquanto) que realmente trazem um novo valor ao produto como o QuickStart e o VeriFace. Ele consegue ser utilitário sem parecer tosco e visualmente sofisticado sem o risco de riscar no primeiro passeio em campo.  O slot ExpressCard é um recurso muito bem-vindo, principalmente num produto que não vem com 3G embutido. Seu único pecado, na minha opinião é a existência de apenas duas portas USB 2.0. Em termos práticos, duas portas é melhor do que uma porta, mas é bem pior do que três.

Fora isso, o S1oe é um produto muito interessante. Algo realmente novo no mercado.

Ainda não desisti da minha teoria de fazer um S10 funcionar com SSD e um HD ao mesmo tempo, mas isso ficará para outro post (me aguardem). >;^)

Atualização de 02/07/2009 Bati um papo hoje com Luciano Beraldo gerente de produtos de portáteis da Lenovo no Brasil e ele me confirmou que sim, é possível instalar um segundo HD convencional no S10 com SSD pré-instalado. Eles já fizeram esse teste aqui no laboratório da Lenovo e funcionou perfeitamente da maneira que descrevi anteriormente, ou seja, com o SSD como disco de sistema e o HD como área de armazenamento adicional (yay!). Ele também me confirmou que a bateria estendida de 6 células poderá vir em algumas versões do S10 e poderá até ser oferecido como acessório opcional no site da empresa.

logo-zumoindica

Resumo: IdeaPad S10

O que é isso? Netbook com LCD de 10″ voltado para uso geral e acesso à internet.
O que é legal? Desenho compacto, interessantes ferramentas de segurança e backup de dados.
O que é imoral? Bateria de desempenho modesto, apenas duas portas USB (booo!).
O que mais? Seu hardware pode ser facilmente atualizado, de modo que oferece interessantes possibilidades para os entusiastas.
Avaliação: 9,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: A partir de R$ 1.599
Onde encontrar: www.lenovo.com.br

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Como eu imaginei… era pequeno demais para ter uma bateria decente… 🙁

    Mas as medidas e o fato de ser discreto dão pontos extras a ele.

  • Oi Walter,

    Existe uma bateria de seis células, mas como é comum nesses casos, fica um calombo saliente na parte de baixo:

    http://www.amazon.com/Lenovo-Battery-5200mAh-Netbook-Ideapad/dp/B001O13VHI

    [ ]s

    M.

  • André

    1700 por um netbook sem 3g? Bateria de 3 células? passo.
    Mobile Mobo 3G tem o mesmo preço e tudo isso.

  • Oi André,

    Depois de passar um tempo digitando naquele teclado estranho do Mobo 3G (que por sinal é o mesmo do CCE Winbook 10), vc volta correndo para um Lenovo.

    M.

  • Guilherme Mattos

    Nagano

    Belo review.
    Continuo aguardando o teste dos 2 HD’s.

    Abraços,

  • Michel

    Nagano

    belo review…

    mas eu queria um informação: é possível colocar um pente de 2GB de memo?

    se for possível essa expansão aí se torna muuuuuuuuuito interessante esse net.

    e qual é o preço da criança?

  • Edson Toshiya

    Aloha Nagano,

    Otimo review. Estou considerando comprar um, fiquei na dúvida quanto a possibilidade de colocar um pente de 2 GB de memoria, voces chegaram a fazer esse teste? Dei uma pesquisada rapida e ate existem sites dizendo que e possivel (http://www.laptopmag.com/advice/how-to/lenovo-s10-ram.aspx?step=4) mas nao tenho certeza se o fabricado aqui e o mesmo dos outros paises.

    Abracao!

    Edson Toshiya

  • Edson T.

    Bom, curiosidade mata (ou deixa mais pobre).

    Comprei o S10 ontem mesmo e hoje pude testar a troca do pente de 512 MB por um de 2 GB.

    Funciona! Ele so reconhece 2 GB, ignorando 512 MB, mas roda tranquilo. Ate com 1 GB ele roda bem, mas com 2 GB da uma boa aliviada.

    Considerei comprar um Dell Mini 9 mas os 16 GB SSD, tela menor e teclado igualmente menor nao me convenceram.

    Em tempo, ele metade do tamanho do meu “velho de guerra” T60.

  • Fernando Fonseca

    Comprei um recentemente nos EUA (U$ 329,00) e instalei 2gb(mais U$25,00) quen funcionou perfeitamente.
    Minha decepcao ficou por conta do blutooth que ainda nao consegui por pra funcionar, nao é reconhecido.

  • Fernando Fonseca

    Acabei de abrir e verifiquei que o meu nao veio com a placa do Bluetooth. No ebay está saindo por U$14, com o cabo e parafusos. e entregam no brasil. Abraços.

  • Nagano-san,

    Ando intrigado com as memórias RAM. Gostaria de entender a diferença entre DDR2 e DDR3, não apenas físicas como explica a Intel aqui:

    http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/sb/CS-012038.htm

    Mas também de desempenho e consumo de energia, por exemplo.

    Tudo isso para responder uma única pergunta: ainda vale a pena comprar um MacBook White (DDR2), que é mais barato que o MacBook Pro (DDR3)? 🙂

    Obrigado!!

  • Renato

    Gostaria de saber se este netbook tambem possui a opção na bios para desabilitar os 512 de memoria que vem soldada na placa mãe. Igual ao Mobo White descrito nesse topico http://zumo.com.br/2009/01/05/aumentando-a-memoria-do-mobo-white-reloaded-chegando-a-2-gb/

    Obrigado.

  • Diego Terra

    Quem já comprou o que achou do teclado? Dia destes testei um Mobo e um Acer de 11′ e os teclados de ambos afundavam.

  • Gleense

    Maravilha… abri a caixa do meu hoje e estou facinado! paguei R$999,00 em 12X no WALMART em promoção neste ultimo fim de semana…. heheheh! excelente teclado. Muito macio. Uso um HP pavilon 2000 e não senti diferença, respeitando é óbivio as proporções. estou ansioso para testar com uma memória de 2G!

  • Rogerio

    Parabéns! Ótimo review!

    Acaba de chegar o meu aqui, aliás é através dele que deixo essa mensagem, usando o Quick Start, muito legal carrega rapidinho e é todo em português, bom paguei R$ 999,00 nele numa promoção do Wall-Mart, inclusive frete na faixa, fica a dica pra galera!!!
    É meu primeiro neetbook, alguns pontos negativos que concordo: touchpad extremamente pequeno, autonomia da bateria muito limitada.
    Quanto a bateria pretendo resolver importando uma bateria com maior autonomia, encontrei uma compativel com 9 cells e 7800mAh, que já está a caminho pela bagatela de U$56,88, e envio “de grátis”, só torcer pra não ser taxado pela Receita, hehehehe.
    Outro ponto que me deixou confuso foi em relação a memória, ao abrir encontrei um módulo de RAM de 1GB, e não o de 512MB, acho que teve mudança em relação a isso, devem ter abolido os 512MB soldados a placa mãe. Alegria para mim que pretendo substituir por 2GB e passar esse pro meu velhinho notebbok CCE que tbm tem 1GB apenas e um slot vazio já a espera da doação, hehehehe.
    Outro ponto que não li nada a respeito, é que desde que abri ele pra dar uma olhada na RAM, depois que fechei e liguei para usar, o cooler dele ta ligado direto, gostaria que alguém que já tenha usado ele comentasse a respeito, é normal o bichinho (o cooler) trabalhar com frequencia mesmo, o processador dele esquenta muito?

    Abraço a todos, em especial ao autor do review!!!!!

  • Alguém já usou esses gestos (zoom in, zoom out) do touchpad?

  • Rogerio,

    Liguei ontem no 0800 da lenovo e eles me disseram que o maximo de ram era mesmo 1,5. Você sabe qual é o numero do seu modelo? Eu quero um igual ao seu, que possa ter upgrate de 2,0 GB de ram,

    Abraço,
    Diego Tera

    • Rogério

      Olá,

      Desculpa a demora, o modelo do meu S10 que comprei no Wallmart é 4231, a respeito substitui a memória por um módulo de 2GB 667MHZ, fui a uma loja primeiro tentaram um da marca Kingston, não deu, diz o vendedor que foi incompatibilidade, mas quando testei o módulo com o "Memtest86" encontrou vários endereços com problemas, depois disso ele trocou por um de outra marca, SuperTalent, parece marca "capeta" mas pelo menos funcionou!!!! rsrs, Com o que sobrou fiz uma doação pro meu Notebook CCE que tinha somente 1GB, como é da mesma frequencia e ele tem um slot sobrando, aceitou muito "FeLiXxxxXXXXxxx"!!!! hehehe, Na natureza nada se cria, nada se perde, "tudo se aproveita"!!!!
      Abraço!!!!

  • Edivaldo

    Comprei um no dia 10/10 no WalMart, e até hoje não entregarão, segundo a loja esta na transportadora e com um problema com a Nota Fiscal, a atendente do WalMart disse que se eu quizer eles cancelam o meu medido e devolvem o que já foi pago. E ai ondem encontro outro por 1000?

  • Gleense

    Caro Rogério,
    Gostaria de saber onde vc comprou a bateria de 9 cels, e se a mesma chegou-lhe de acordo com o combinado. Fico no aguardo.
    Quanto ao Edivaldo, caro colega, assim como o rogério tbém adiquiri o meu pelo Walmart. A entrega foi tranquila e muito rápida, 3 dias úteis após a entrega na transportadora. espero que tudo se resolva com sua entrega. boa sorte!

    • Rogério

      Olá,

      Desculpa a demora, só voltei a ler os comentários hoje, bom respondendo tua pergunta, foi na Dealextreme, http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.24917, pela bagatela de $56,88, não recebi ainda por que comprei mais alguns itens que estavam em falta, como estou como o número do rastreio que me passaram, consegui ver que chegou no Brasil dia 17/11, agora não sei se vou ser taxado pela Receita Federal, se for, acho que mesmo assim compensa!!!! Quanto a loja é a primeira vez que compro lá, tendo um cartão internacional é só preencher o cadastro e boas!!!! Assim que recebê-la comento aqui!!!!

      Abraço!

  • Gleense

    Lendo o post do Rogério e aproveitando minha estadia em Foz do Iguaçu, atravessei a Ponte da Amizade e comprei mais memória para minhas belezinhas – o Ideapad e meu HP Pavilion. Grata foi minha surpresa ao abrir o slot do Lenovo para troca da memória quando me deparei com uma DDR2 667 de 1GB, hehehehe! Parece-me que o meu também não possui a RAM de 512 soldada a placa. Saquei a memória de 1GB, coloquei a de 2GB e ao religá-lo….tudo OK! Lá está minha maquininha com algum fôlego a mais! Ainda bem pois já sentia o peso de rodar alguns arquivos do Open BrOffice com apenas 1GB.
    Um grande abraço a todos e valeu!

  • Pergunta a quem já colocou o o pente de 2GB: quando entram no menu iniciar > desempenho e manutenção > consulte informações básicas sobre o computador, aparece com 2GB de ram???

    • Gleense

      E aí Diego,

      Fiz como vc recomendou e nas ferramentas de sistema – desempenho e manutenção e encontrei: memória física total 2048 e em memória física disponível 1,46 GB, mas basta desabilitar alguns programas msconfig – inicializar, que o valor disponível aumenta.
      Valeu.

      • Oi Gleense,

        Acho que só está reconhecendo 1,5GB de memória, ou seja, mesmo colocando 2 GB o sistema só usa 1,5GB. Estou correto Nagano???

        Diego

  • S@ndro

    Comprei um pelo Ponto Frio R$ 900,00 em 12 vezes.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Lenovo ThinkPad X100e()