ZTOP+ZUMO

Review: Motorola Milestone

O Motorola Milestone (Droid para os íntimos), pensando bem, foi uma aposta certa na hora errada, pelo menos em termos de lançamento de produto. Pense bem: você é a Motorola, atolada em problemas e sem nenhum grande sucesso de vendas nos últimos três anos (tudo bem que o V3 ainda vende bem, e custa caro!).

Anuncia o Cliq/Dext, um aparelho simpático com um curioso serviço online e faz algum barulho com isso. Pouco mais de um mês depois, na surdina, lança o Droid (Milestone para o resto do mundo), que é o Jesus-phone que realmente pode salvar sua companhia. E não é que pode mesmo?

Muito, mas muito mesmo, já foi dito do Milestone nos últimos dois meses. Fato: é um aparelho com hardware extremamente decente que é melhorado pelo uso do Android 2.0. Meus principais destaques no uso do Milestone, para você entender (pelo meu ponto de vista) porque vale a pena investir seus reais nele:

1) A tela é gigante. 3,7 polegadas brilhante, com controle de brilho em uma das telas principais (com uso de um widget). Sim, é um ímã de dedos, touchscreeen decente (não excelente como do iPhone). E navegar na web é uma delícia com uma tela grande (chavão, chavão… mas é verdade!). Desligada, é como um espelho (só não reflete vampiros).

2) Por conta da tela, a experiência multimídia no Milestone é incrível. O Android, mesmo na versão 2.0, ainda tem suas limitações de compatibilidade de arquivos. Para vídeo, por exemplo, só roda arquivos MPEG-4 (curiosamente, transferi alguns vídeos que converti para o iPod touch e eles rodaram sem nenhum engasgo). Nada de AVI ou DivX, pelo menos de forma oficial. Ver vídeos no YouTube também é uma boa experiência – em HD, claro (isso o Dext também faz, por sinal, mas com a tela menor).

3) Aplicativos do Android 2.o tornam o Milestone pronto pro mundo corporativo. O Milestone é cheio dos recursos corporativos que o povo de TI adora: integração com Exchange, múltiplas contas de e-mail (incluindo o Gmail) e algo que eu acredito ser uma incrível ideia para celulares: nada de software para sincronização com o PC, porque…

4) Está tudo na web: o Moto Phone Portal resolve o problema. Ligue o Wi-Fi do Milestone, ative o Phone Portal no aparelho e digite o endereço IP que o celular fornece – pronto, contatos, fotos e configurações básicas direto do browser, com gerenciamento simplificado.

5) Ainda os aplicativos do Android 2.0: programas como o Google Goggles só rodam no 2.0 (quer dizer, o Googles roda a partir do 1.6). E garantem a diversão com termos, logotipos e palavras aleatórias enquanto você espera a sua esposa comprar sapatos. O visual do Android Market foi modificado para o 2.0 também e está mais fácil de encontrar programas.

6) Não há bloqueios ou limitações por parte da operadora (por enquanto): a Vivo deixou o Milestone limpo do jeito que o Google liberou o sistema operacional para o celular. Nada de busca customizada pro Yahoo ou aplicativos travados (grande decepção do Motorola Dext na Claro). Não existe MotoBlur para o Milestone ainda, mas a integração com contatos do Google (e o incrível widget da agenda do Facebook) resolvem parcialmente isso, junto com clientes dedicados para as redes sociais.

7) Teclado: é um ponto polêmico, prefiro o do Dext com suas teclas arredondadas e o joystick de navegação no lado esquerdo do teclado. O do Milestone é um pouco mais incômodo de usar (e o joystick fica do lado direito).

8 – Telefone: como no Dext, não existe um botão dedicado para ligações. O Android 2.0, entretanto, tem um recurso curioso: comece a digitar qualquer coisa e o sistema inicia uma busca, que pode discar para o número, criar um novo contato ou pesquisar o número (ou termo) na web. Mas um botãozinho físico para ligar e um para desligar fazem falta, isso é fato. Como no Dext, a qualidade da ligação é muito boa.

9) Vem com uma base – que o transforma em um rádio-relógio (!). É o fim dos rádios-relógio como os conhecemos, definitivamente.

10) É mais barato, na teoria, que o Dext, com uma tela maior e mais recursos graças ao Android 2.0.

Conclusão: Milestone coloca a Motorola de volta à disputa pelo mercado de celulares, ou pelo menos no mercado de smartphones (aquelas coisas com Windows Mobile não contam, tá? Vamos fingir que aquilo não existiu). Isso vale, acredito, pelo menos até a chegada do Nexus One ao mercado brasileiro:)

Resumo: Motorola Milestone
O que é isso?
Smartphone com sistema operacional Android 2.0.
O que é legal? Tela enorme, contas do Google facilmente configuráveis, boa duração de bateria (mais de 10h).
O que é imoral? Câmera de 5 megapixels sem grande destaque, teclado incômodo, design quadrado e antiquado.
O que mais? Bom telefone, conectividade 3G, tem Wi-Fi e GPS,
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 599 com plano de 200 minutos + 500 MB de dados (mensalidade de R$ 169 em São Paulo).
Onde encontrar: Motorola / Vivo

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • @BrunelliIan 31/01/2010, 22:59

    Ele parece sim ser um ótimo aparelho. Porém, esse visual retrô "anos 70" dele, mata ! Assim q o N900 chega ao Brasil, compro um. Acho q vale mais à pena (ou quem sabe valha a galinha inteira xD) …

    • henriquem 31/01/2010, 23:08

      então, a princípio o N900 não sai por aqui 🙁

    • JoaoPaesN 01/02/2010, 01:07

      A tela resistiva do n900 é um dos pontos fracos.

      Não dá pra ficar na canetinha e sem multitouch.

      • TIRANOREX 01/02/2010, 13:12

        Amigo, não sei qual sua real experiencia com telas capacitivas X resistivas, e principalmente qual seu grau de intimidade com o N900.
        Eu sou um feliz proprietario de um e posso te falar alguams coisas que faço com ele que me fazem esquecer que a tela dele não é capacitiva.
        Em primeiro lugar eu consigo até jogar colheita feliz no Orkut kkkk serio, é tosco mas milestone não faz isso.
        Uso o pidgin, que é um agregador de redes sociais, onde visualizo todos os meus contatos, seja msn, google talk, facebook e se tivesse aim, icq e um monte de outras.
        Apesar que o N900 tb faz isso de forma nativa, no conversations sincronizando tudo com a agenda do celular de forma espetacular, puxando a foto de identificação dos contatos de qualquer uma das redes disponiveis e nao so do facebook.
        Estou nesse momento com o player de musica tocando pelo fone bluetooth, com uma pagina de internet aberta, meu twwiter aberto em outra, msn no pidgin, e nem por isso o aparelho dá sinal de estar sobrecarregado, sem contar que com apenas um clique eu tenho uma especie de Alt + Tab onde posso ver tudo que está aberto e alternar entre as abas sem problema algum.
        Outra coisa otima do aparelho é o fato de que pra instalar programas novos não preciso ficar vasculhando a Internet, nem fazendo hacks e jailbrakes da vida, ta tudo dentro dos repositorios, que com 3 cliques eu acesso e baixo na hora, sem contar que toda vez que algum programa que eu ja instalei é atualizado, o cel me informa sem eu nem precisar perguntar, foi assim até com o proprio firmware a pouco tempo.
        Não quero comparar o N900 com Milestone, não é essa a minha intenção, o que quero dizer é que mesmo com uma tela resistiva, o N900 vai te encher o olhos com todo o seu potencial, e o melhor de tudo, potencial esse que nao foi explorado, pois o Maemo5 é um bebê ainda, com espaço de sobra pra amadurecer…
        Grande abraço a todos

        • saga 03/08/2010, 16:15

          TUDO o que vc disse de bom no N900 o Milestone tb faz…
          e alem disso é capacitivo… e é multitouch 🙂
          SÓ perde pro N900 no quesito bateria.. no resto ganha em tudo

      • dflopes 02/02/2010, 00:22

        como coloquei mais abaixo, multitouch é bom, mas não faz tanta falta!

    • Mauricio 19/09/2010, 01:53

      retro anos 70, como assim, ja tinha celular naquela época? não sabia kkkkkkkk

    • danilo 30/09/2010, 15:32

      os nokias nunca mudam sempre as mesmas funcionalidades, isso mata qquer um

  • Junior Costa 31/01/2010, 23:13

    Correção, o Goggles roda à partir do Android Eclair (1.6)

    • henriquem 31/01/2010, 23:21

      tks, vou corrigir lá.

  • Anderson Santos 31/01/2010, 23:21

    O meu Milestone chegou sexta (29/01), resultado da troca via programa de pontos. Estou maravilhado !
    Sincronizacao imap facil, login no wi-fi automatico, o software de gerenciamento via web eh razoavel, os jogos do Android sao bem legais.
    Minha unica reclamacao eh que para aprender, so usando – o manual eh bem fraquinho – se bem que a maioria das funcoes sao razoavelmente intuitivas.
    Uma coisa legal quando esta na base, eh deixar no slide-show: via um porta retratos digital.
    E nada de complicacao: quando conectado ao wifi, o download de aplicativos e acesso a dados eh feito por este metodo (li que alguns smartphones isto tem de ser feito manualmente).
    O acesso ao android market eh tranquilo, escolher e instalar eh facil (ate demais: ja atulhei de in-utilidades)
    Unica relamacao ate agora: fazer zoom das paginas web (usando o gesto de pinca) nem sempre funciona bem e o preenchimento de formularios eh um saco (meu dedo fica batendo em tudo, menos nos campos que quero preencher, e o track nao funciona muito bem para navegar entre os campos).
    Fora isso, espantoso.
    Ah, e um cliente ssh que funciona bem: nada mais de andar por ai com netbook para atender demandas eventuais de servidores.

  • Wilson 01/02/2010, 01:13

    Roda flash?

  • Júnior Reis 01/02/2010, 06:47

    Sem dúvida o Motorola Milestone é o melhor e mais bem equipado smartphone Android já lançado no Brasil ! Excelente aparelho, uma completa solução multimidia e corporativa, com um sensacional sistema operacional ! Recomendo a todos, e descordo totalmente da análise feita sobre o aparelho, mencionando que o mesmo conta com uma câmera digital limitada, muito pelo contrário o aparelho conta com uma câmera digital boa, uma filmadora digital excelente e uma qualidade de aúdio única !!! Ponto para a Motorola que enfim, faz algo decente depois de anos de ostracismo !

    • Anderson Santos 01/02/2010, 14:06

      Menos, menos ;D
      Eu tambem estou satisfeito com o aparelho ate agora, mas tambem nao eh assim.
      O aparelho as vezes fica meio lerdinho, dependendo do aplicativo em execucao.
      Uma coisa que me intrigou eh como encerrar um aplicativo diretamente: quando clico no "home" (a casinha) o aplicativo vai para segundo plano. Ai tenho de abrir o gerenciador e encerra-lo manualmente. Isso tem me incomodado.
      Outro item que preocupa eh o numero de servicos em execucao em segundo plano: o quanto de bateria sera que estao consumindo ?
      Um ponto positivo que nao esperava eh o alcance do sinal: antes certos pontos do escritorio ficavam numa zona cega, com ele tem pegado bem.

      • dflopes 02/02/2010, 00:24

        vi em outro site que precisa clicar em "voltar" para fechar o aplicativo.

        vc não poderia testar?

        • henriquem 02/02/2010, 00:29

          entao, david, os androids não fecham os aplicativos por default. ficam todos ali, abertos, consumindo processamento e banda, se necessário. alguns programas, como o browser, têm a opção de sair – e um app no android market ajuda a fechar os que vc quiser.

  • walter 01/02/2010, 09:01

    Henrique, os vídeos para Ipod/Iphone rodam porque os dois usam H.264 como codec (também usado em containers 3gp), a maioria dos SoCs pra smartphones (muitas vezes com GPU da PowerVR, como no Iphone) inclui aceleração pro formato

    O visual quadrado e discreto não poderia ser um ponto positivo? Ainda lembro dos StarTACs pendurados em cintos (porque eram só pretos e se camuflavam bem), será que a Motorola não quis ir atrás desse mesmo pessoal? (e pensou o Dext pros mais novos)

    A "hora errada" foi porque saiu logo no vácuo do Dext?

    • henriquem 01/02/2010, 09:20

      sim, a hora errada foi vir logo depois do dext. se tivessem sido anunciados simultaneamente…

  • Alex 01/02/2010, 12:33

    Gostaria de saber sobre o GPS desse celular: será que vale a pena comprar um GPS tradicional ou esse celular (ou outro celular com GPS)? Alguém que tenha o telefone pode falar algo sobre o GPS?

    • PowerMetal 03/02/2010, 20:32

      cara o gps do celular é pago por enquanto, não é bom e nao existe um software de gps gratuito até onde sei

      tem o google maps mas ele nao tem uma precisao satisfatória

      • dflopes 09/03/2010, 21:21

        o google maps tem a mesma precisão do GPS. Se não houver bloqueio do sinal, são 10-15m de precisão

  • Fabiano 01/02/2010, 12:53

    Na parte do que é imoral, faltou mencionar que não tem rádio FM… Caramba, será que estão querendo matar o velho e bom rádio??

    • @NessieCullenm 16/01/2011, 18:20

      Olha comprei um recentemente e me espantei… um aparelho que suporta tantos aplicativos não suportaria rádio FM ?

  • Anderson Santos 01/02/2010, 17:10

    Mais um ponto que gostei do Android: conseguir instalar um cliente SIP (sipdroid – testei varios, este foi o que mais me identifiquei), e ativei minha conta Vono nele.
    O cliente SIP ja tem configuracao para se autoregistrar quando em wifi.
    Unica coisa esquisa: quando colocado na base multimidia e com o bluetooh ativado, o audio nao eh enviado para o headset (um antigo HS850) – so funciona quando fora da base.

  • dflopes 01/02/2010, 17:33

    Bom Preview! falo isso pois o review da lumix foi "gigante" perto desse ;-(

    Ah, e se não me engano, roda o opera mobile – então, ele aceita flash!

    E a idéia do suporte é muito boa. Deixo o n810 carregando a noite para usa-lo como despertador!
    ============
    Ainda estou na duvida entre o Milestone e o n900 – tela capacitiva multitouch é boa, mas sua ausência não é o fim do mundo… Ainda mais considerando o poder de processamento, personalização e tela do n900!
    ============
    @Alex
    Só use GPS do seu smartphone se vc tiver um carregador veicular. A bateria dura 2h apenas
    Todos os celulares que vem com GPS cumpre muito bem sua função.

    Já tive Kaiser (Tytn2), TOuch Pro e Innov8 – todos com GPS interno – Google Maps, Mobile XT (Garmin) e GpsVP (free, p/ winmob) cumprem o que prometem, mas nada de navegação orientada por voz (somente o mobileXt faz)
    ============
    Depois de 7 anos usando palmos, winmob, maemo, android (emulado), symbian UIQ e symbian s60, só tem um celular perfeito: O que atende as suas necessidade!

    Se o "COLOQUE SEU SO PREFERIDO AQUI" supre suas necessidades, vc é um sortudo, pois sabe conviver com as deficiências desse sistema e os beneficios lhe atendem adequadamente (já que TODOS tem seus prós e contras)
    ===========
    E falando nisso, sobre compração entre sistemas operacionais "mobile", recomendo a leitura de um review feito por um usuario do pdabr.com que compara com todos os sistema atuais (Iphone, BlackBerry, PalmOs e WM) – Não é jaba, apenas achei um bom texto em um forum que participo, :
    Review Android/Milestone: 7 pontos em destaque!:
    http://pdabr.com/viewtopic.php?f=94&t=999697

    Se não puder postar outros sites, podem moderar essa parte,

    • Alex 01/02/2010, 21:55

      Valeu! Acho que vou continuar mesmo é com meu celular W760 que é modem 3G e levá-lo com meu notebook e achar algum software de GPS na net: daí sempre que ficar perdido dou uma espiadinha e assim não preciso comprar nem um GPS e nem um celular novo, hehe.

      • dflopes 02/02/2010, 00:27

        Alex, na cidade, eu uso o Google Maps (tenho pacote de dados).

        MAs qdo viajo, é necessário outro programa com os mapas no cartão – e para isso comprei o Garmin MobileXt (p/ symbian s60). São 99 doletas, mas vale a pena, pois toda a minha base de mapas são da Garmin

        Se tiver um mapa offline, vc não precisa trocar de aparelho.

  • Rogermusic 01/02/2010, 18:24

    Parece ser uma Smartphone de respeito…

  • doutoranda 01/02/2010, 18:55

    Henrique e Nagano,
    tenho uma amiga q vai para os EUA e pode me trazer um Nexus One. Vcs sabem de alguém q trouxe e, principalmente, se funciona aqui (Rio)? Enfim, vale a pena? Obrigada.

    • henriquem 01/02/2010, 19:02

      não sabemos de ninguém com o N-1 ainda. Precisa checar a especificação técnica das operadoras aí no Rio – o N1 usa
      frequências 2.100 e 900 MHz pra 3G e 850, 900, 1800 e 1900 MHz pra EDGE. Acredito q. o 2100 resolva o problema (é a frequência usada pela TIM em SP, por exemplo).

      • doutoranda 01/02/2010, 22:31

        muito obrigada, Henrique.
        se ela me trouxer mesmo no final do mês, volto pra pedir socorro;-)

  • Filipe 03/02/2010, 02:39

    Oi pessoal, tudo bem?!

    Desculpa a ignorância, mas qual seria a diferença do Milestone para o Dext?? Eu digo tecnicamente falando. Outra, qual a diferença do público visado para cada um deles?? Eu, por exemplo, que curto mais a parte multímidia (músicas e fotos) do celular, qual o mais indicado? Os R$ 1.399,00 do Dext me atendem? Ou é mais negócio pagar a diferença pelo Milestone (R$ 1.899,00)?? Por favor, me desculpem as perguntas, é só que eu tô meio perdido… =) Obrigado.

  • Anderson Santos 03/02/2010, 14:50

    Estou gostando muito do Milestone, mas algumas resalvas:

    1) Gerenciamento de perfis: ainda nao encontrei um gerenciador que atendesse as expectativas, como manter certos servicos (sip, p.ex.) apenas quando no dock.

    2) Comedor de bateria: este celular come bateria com farinha ! Apos um dia de uso normal (12 horas na rua, ligacoes apenas, bluetooh ligado e wifi/gps desligado) – a bateria fica em 15-20%. Tudo bem que 2 horas de dock a recarga eh full, mas mesmo assim preocupa em caso de viagens. Ainda estou testando gerenciadores de aplicativos para diminuir a quantidade de programas abertos, mas recai no problema acima, o gerencialmento de perfis.

    • henriquem 03/02/2010, 15:47

      anderson, procure no market um aplicativo chamado APNDroid: um widget que controla o tráfego de dados. ajuda bastante a economizar bateria pq. só vai consumir dados na hora que você quiser.

    • Rodolfo Vaz 05/02/2010, 17:28

      Caro Anderson,
      boa tarde. Inicialmente tive o mesmo problema que você. Mas, na realidade, a bateria dele "despenca" ao longo do dia devido ao 3G, que fica se comunicando constantemente devido ao GoogleTalk.
      Baixei um programa gratuito chamado APNDROID, que "desliga" o 3G. Bastou desligá-lo para a bateria durar bastante.
      Como exemplo, com 100% de manhã (deixo ele "dormir" no dock) e com uso diário normal (não fico o tempo todo no celular mas recebo e faço em torno de 15 a 20 ligações diárias + conexões 3G para sincronização do GMAIL e EXCHANGE, além de uns 40 minutos acessando a WEB) a bateria chegou no período noturno com 70%, bem mais do que eu esperava.
      Boa sorte

  • Fabio 07/02/2010, 00:21

    Pontos negativos:
    1o – Calendário outlook = avisa apenas uma vez o usuário sobre o evento e se você estiver distraído e não houvir o alarme…..pode perder seu compromisso

    2o – Bateria mal dimensionada para um smartphone desenhado para utilizar ao máximo a web como meio de trabalho em todos os sentidos. Troquei o aparelho por duas vezes achando que era problema, mas ambos duram no máximo 06 horas se considerar 20 ligações médias de 3 minutos por dia e 05 recursos mídia ou web.

  • Rafael Alves 07/02/2010, 03:08

    Fucei por alguns instantes num que é do diretor da empresa onde trabalho:
    – Navegar a 800 de largura realmente é show. A tela brilha e é super nítida.
    – O toutchscreen é uma merda. Se fica lá se mantando pra algo acontecer e quando acontece não era aquilo que vc queria.
    – Deu um trabalhinho pra rolar o Wifi mas rolow.
    – Gostei da parte que mostra dados sobre o sistema, principalmente a parte que mostra o que ta consumindo mais bateria.
    – Como ele tem a barra superior podia muito bem ficar lá um icone das aplicações abertas (espero não ter falado bobagem nessa);

  • Alexandre 10/02/2010, 02:34

    Galera eu comprei o Milestone faz umas 2 semanas… Tem muitos recursos e talz, mas não me adaptei muito bem… Acho q vou passar meu Milestone pra frente… Tem algum interessado aê?

    • Ricardo 20/04/2010, 20:21

      simm

  • Oliver 25/02/2010, 21:46

    Galera , boa noite , minha questão é a seguinte: qual o melhor aplicativo que permita para usar o milestone como modem 3G? Liguei para a motorola e pasmem , não souberam responder, por isso conto com a valiosa ajuda aqui de vcs.
    Forte abraço!!!
    Oliver

    • balboa 26/02/2010, 23:06

      Usa o proxoid. Ele não precisa de root

  • Alessandro 02/03/2010, 11:45

    Bem retro mesmo.. mas gosto desta epoca. E uma coisa muito especial por sinal, ter o teclado integrado é uma coisa que é muito forte hoje em dia para que eu possa tomar a decisao por um aparelho celular.

  • Alexandre 19/05/2010, 22:07

    Estou com um problema no Milestone, quando conecto a base ele dá a seguinte mensagem "processo com.motorola.dock"parou inesperadamente. Tente Novamente….
    Acho que isto aconteceu após uma atualização. Alguém pode me ajudar a resolver este problema ?

    • Wilson 23/06/2010, 02:13

      Quando atualizei o meu p/ 2.1 aconteceu isso. Pesquisei na web o que fazer e foi super simples, Segue como foi:
      Configuraçoes / Aplicativos / Gerenciar Aplicativos / Filtro / Trodos os Aplicativos
      Selecione o BASE MULTIMIDIASTATION
      e clique no LIMPAR
      OK
      fechar
      coloque na base (sem desligar, so teste)
      funcionou aqui ….
      abx

      Fonte: http://www.vivoblog.com.br/android-21-para-milest

      • alexandre 21/07/2010, 16:59

        Valeu Wilson! Funcionou.

        Abs e obrigado

  • LNX Imports 30/06/2010, 12:42

    Eu estou usando um Droid destes, com o OS atualizado pra versão 2.1 e sinceramente não tenho reclamações. Atende à todas as minhas necessidades e ainda me mantém entretido.

    A integração com conta google pra mim foi fenomenal e vejo isso como uma grande vantagem sobre a maioria da concorrência.

    A única coisa que me incomoda um pouco é o design dele que acho meio simples demais, e o fato de que a tela não inclina quando você "abre" ele como os Nokia N97.

    Ótimo review para um ótimo celular e acredito que a Motorola se levantou de novo com ele com certeza.

    Abraços,

  • Gustavo Willian 02/07/2010, 21:18

    Pense bem antes de se decidir por um Motorola com Android

    A linha Milestone/Droid da Motorola seria imbatível, se os produtos funcionassem como anunciado e se a Motorola desse um mínimo de suporte adequado aos seus clientes. O pós vendas é ME-DO-NHO, o que, com certeza, oblitera qualquer benefício do produto.
    Quem comprou e precisou de suporte, sabe do que estou falando!
    A Motorola não é páreo para a Apple, e vai acabar "matando" os seus Droids, e de quebra o Android, aqui no Brasil.

  • Gustavo Willian 02/07/2010, 21:18

    Pense bem antes de se decidir por um Motorola com Android (cont)

    Tenho um Milestone e o aparelho tem MUITO mais recursos que um iPhone 3GS – só que não funcionam e a Motorola não tem competência, ou capacitação, para dar suporte ao mesmo.
    Recentemente a Vivo liberou uma atualização de software que resolveu alguns bugs, mas em compensação criou outros muito mais sérios, tais como impossibilitar a utilização da dock-station, como desativar a temporização da tela quando no modo protegido (ela passa a apagar em menos tempo, não importa o tempo programado), como tornar alguns programas mais lentos, entre outros vários.

  • Gustavo Willian 02/07/2010, 21:19

    Pense bem antes de se decidir por um Motorola com Android (cont 2)

    A Motorola só resolve, no suporte, o problema da Dock-station, para os demais, ela manda levar à uma assistência técnica, onde o prazo médio de retenção do produto é de até 30 dias (normalmente fica mais tempo…), e o cliente de um produto essencial nos dias de hoje, e caro, fica sem usar o mesmo!
    Imagina o que aconteceria com uma empresa de Notebooks, se a mesma liberasse uma atualização de software que criasse mais defeitos no produto atualizado, do que os que consertou? Iria quebrar não?
    E o que dizer de um fabricante de Smartphone, que custa mais do que muitos Desktops, Notebooks e Netbooks do mercado, que provoca à distância problemas de ordens diversas, verdadeiros defeitos antes não existentes, nos aparelhos de quem se aventura a atualizar o Software dos mesmos?
    Foi "SÓ" isso que a Motorola fez ao Milestone!
    A nota ZERO da Motorola no quesito suporte, vai fazer com que, ao menos no Brasil, o iPhone/iOS4 continue nadando de braçada à frente dos Droids/Android, se não acabar por matá-los…

  • alexandre 21/07/2010, 16:53

    Quando uso o dock station aparece um erro relativo ao processo com.motorola.dock. ALguém pode ajudar?

    Abs e obrigado

    • saga 03/08/2010, 16:20

      provavelmente vc atualizou para android 2.1.. e isso faz com que o soft do dock dê pau… ha um modo facil de corrigir isso.. no google tem facinho.

  • P.G.Oliveira 16/01/2011, 11:48

    Adquiri um Motorola Milestone, me arrependi…sou usuário apenas, comprei para ler e-mail's envia e receber mensagens e como celular. A conexão via internet wifi é lenta demais, os e-mail's não se atualizam rapidamente, não posso confiar neste aparelho quando a funcionalidade. Não uso jogos nem outros recursos especiais. O GPS não consegui habilitar nem em demostração. Com muito menos dinheiro eu teria um bom celular. Comprei há dois mêses e já está guardado sem uso. Perdi tempo e dinheiro.

  • PGOliveira 03/02/2011, 07:41

    Comprei um, não me adaptei, não consigo desligar algumas funções. Não se tornou prático como celular.

  • PGOliveira 07/02/2011, 14:03

    É aparelho de alta tecnologia, mas pouco prático como celular. É defeito dele ou meu, não sei, gravei músicas e ele não desliga,, tentei por todos os meios deligar a música e nada, precisei desligar o aparelho. Aliás me parece que não desliga nada. Não me adaptei, está na gaveta, praticamente novo. Se alguém se interessar é só responder.