ZTOP+ZUMO

Review: Kodak ZX1

ZX1: sensor pra controle remoto e alto-falante

A Kodak ZX1, filmadora portátil estilo Flip, não é o modelo mais recente da fabricante americana, mas cumpre bem sua missão: fazer vídeos em alta definição para ver no YouTube. E é resistente a água, olha só.

Testei dois modelos da ZX1. O primeiro, na cor rosa, estava com um problema de ruído de fundo nos filmes feitos e, após comunicar a Kodak, me mandaram outro, na cor vermelha. O acabamento da câmera é bem feito e ela é realmente resistente a algumas intempéries (quedas e água, presumo). Coloquei a câmera no quintal em um dia de chuva e, bem, ela continuou funcionando direito depois do processo (e de secar um pouco numa toalha, claro).


(link)


(link)

Como a Flip Ultra, a ZX1 usa baterias recarregáveis e tem poucos botões na parte traseira próximo ao visor LCD (ligue do lado esquerdo, quatro icones controlam reproduzir, gravar, parar e excluir arquivos, um botão central inicia a gravação de vídeos e, ao lado dele, setas alternam os modos de fotografia (dispensável), VGA, HD e HD 60 e controlam o zoom digital).

Um ponto positivo é o uso de cartões padrão SD, inexistente na Flip, que só tem sua memória interna. O modelo avaliado veio com um de 2 GB. O slot do cartão fica protegido por uma porta emborrachada e está localizado no lado direito da câmera. No lado esquerdo estão o conector do cabo de energia (não incluído) e saídas de vídeo HDMI e USB/RGB (ambas com cabos na caixa).


(link)

O conector USB não é padrão, e é mais fácil usar um leitor de cartões SD para copiar os vídeos para o computador – as Flip, ao menos, já vêm com um conector USB integrado à câmera (logo, menos tralha para carregar). Caso você use o cabo USB, a ZX1 tem um software apenas para PC para organização dos vídeos (ArcSoft Media Impression), que não usei. Além disso, a câmera tem ainda um microfone integrado (em cima) e um encaixe para tripé (abaixo).

Fazer vídeos com a ZX1 é muito simples. Basta ligar, apertar o botão de gravar e pronto: só sair filmando. O legal dessa câmera é fazer vídeos em alta definição, tarefa bem cumprida com algumas restrições: não existe um modo macro, para filmar coisas de perto (nem a Flip tem isso), então se prepare para perder o foco em cenas muito próximas; a ZX1 se comporta mal (e granularmente mal) em ambientes com pouca luz e, não sou o maior expert em vídeo 720p, mas ligada a um televisor com a mesma resolução as imagens pareceram borradas – mas é caso apenas de usar esse recurso com a vovó em casa, que não tem conta no YouTube ou qualquer outro site de vídeos.

Com iluminação um pouco melhor – luz do sol ou mesmo uma sala bem iluminada -, a ZX1 mostra a que veio. Traz bons resultados (tanto em HD como HD 60 quadros por segundo, que, na prática, não notei muita diferença) e a câmera consegue capturar bons detalhes das cenas. O grande ponto negativo de fazer vídeos em alta definição é o tamanho de arquivo gerado: um vídeo de pouco mais de 3 minutos ficou com mais de 300 megabytes – e isso vai consumir banda de upload na hora de subir para a web (e espaço no disco rígido, claro). No YouTube, em HD, o player fica grandão, por sinal.

(link)


(link)

No geral, a ZX1 é uma boa filmadora. Não gostei muito do modo fotográfico dela, e imagino que seu público-alvo não precise desse recurso, afinal. No modo vídeo, a ZX1 não é uma filmadora completa – seu zoom digital pode ser dispensado, e não existe zoom óptico nem efeitos integrados. Mas para resolver vídeos do dia a dia, sem frescuras, a ZX1 é uma boa opção.

Resumo: Kodak ZX1
O que é isso? Filmadora portátil
O que é legal? Faz vídeos em alta definição (720p) sem frescura.
O que é imoral? Os vídeos em HD são bons para o YouTube, não para ver na TV.
O que mais? Usa baterias recarregáveis e cartões padrão SD.
Avaliação: 6,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 699.
Onde encontrar: www.kodak.com.br


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Higuetari 22/11/2009, 22:47

    Eu sei que pelo fato da Kodak contar com a gravação em "HD para YouTube" (:P), não parece uma comparação muito justa, mas e quanto a câmera do iPod Nano? Pelo menos os preços estão no mesmo patamar.

  • Fernando Lima 24/11/2009, 22:42

    Tenho a Zi8.EXCELENTE. Mas devo fazer a atualização do firmware.Acontece que as orientações do site exige que se crie no cartão de memória uma PASTA DE SISTEMA (System Folder). Tentei ajuda do SAC da Kodak para isso mas me negaram ,que por ter sido fabricada nos EU.E eu deveria obter com eles, e só com eles a
    orientação para isso;Me deram um telefone para eu falar "em inglês" com o fabricante.Pode.
    Verifiquei as orientações para a mesma atualização da ZX1 e é a mesma coisa.Então complica.Ora tanto uma como a outra são vendidas no Brasil.Como não posso obter ajuda por aqui?

  • Paulo valente 04/03/2010, 18:29

    SOS

    Alguém ai sabe onde posso encontrar no Brasil o controle remoto da filmadora Kodak zx1?

    Nem No site da Kodak encontro a resposta.

  • Cláudio 07/11/2010, 15:55

    onde encontro um tripe alto( não um minitripé de webcam) que sirva para essa camera?

    • henriquem 07/11/2010, 17:35

      lojas de fotografia profissional (como as da rua conselheiro crispiniano, no centro de SP)

  • Joao Bosco 12/09/2011, 02:10

    Minha Kodak Zx1 3 meses depois que a comprei esta com defeito no botao vermelho . NAO GRAVA .
    Fiquei admirado quando voltei de um passeio a caxambu e tentei gravar uma reuniao da familia .

  • Joao Bosco 12/09/2011, 02:25

    Estou dando uma espinafrada na Kodak .
    Pois esse aparelho anunciado deveria ter mais funcoes.
    Seu zoon é péssimo e seu botao vermelho ……..nao grava.
    Ficou com defeito em 3 meses de uso.