ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Review: Iomega SuperHero Backup

O Iomega SuperHero Backup and Charger é o típico acessório que serve para a gente lembrar que sim, smartphones precisam de backup também. Por mais que a gente sincronize o iPhone sempre com o Mac/PC via iTunes, é meio comum esquecer de sincronizar/copiar as imagens também. Funciona bem, é rápido e cumpre o que promete, em resumo.

O uso do SuperHero é bastante simples. Ligue a base na tomada (sem ela não funciona), insira o cartão SD para backups (o produto vem com um de 4 GB, mas você pode colocar outros à vontade), baixe o aplicativo SuperHero Backup de graça na App Store e conecte o iPhone/iPod touch ao berço. Se esquecer de começar o processo após abrir o app, ele começa sozinho:

Ao abrir o SuperHero Backup pela primeira vez, o aplicativo vai copiar todos seus contatos e fotos presentes no telefone para o cartão SD. É a única fase chata do processo, já que demora horas e horas para copiar, se tiver muitas fotos.

No meu caso, após perceber que ele levou mais de duas horas para copiar 100 (de 393 imagens), deixei o aparelho ligado na tomada e fui dormir – e enquanto o backup está em operação, torça para ninguém te ligar (ou leve o SIM card para outro aparelho). No dia seguinte, o backup estava completo, com a imagem abaixo:

As configurações do aplicativo fazem o básico também, com as opções do que copiar/restaurar e, importante, proteger os contatos com senha criptografada.

Apenas o primeiro backup é demorado. Ao plugar o iPhone na base novamente, o app checa as imagens e contatos (mas não faz nova cópia), de maneira complementar – se tiver algo novo ali, será adicionado à base.

Ao conectar o cartão ao computador, todas as imagens estão lá:

O arquivo de contatos surge no formato .MBP. Fiz o processo contrário: apaguei contatos no aparelho para recuperação – processo igualmente rápido e sem frescuras (para restaurar fotos, é a mesma coisa do primeiro backup: pode demorar).

Iomega SuperHero Backup and Charger cumpre o que promete e ainda recarrega a bateria do iPhone. Dá para deixar em cima da mesa do escritório e fazer um backup por dia, ou realizar backups de distintos aparelhos com o uso de outros cartões SD.

A única grande restrição ao acessório é o fato de ele funcionar apenas com iPhone 3G/3GS, iPhone 4 e iPod touch de quarta geração – iPods mais antigos (e o irmão maior iPad) ficam de fora. De qualquer modo, pelo preço sugerido de R$ 299, vale o investimento.

Resumo: Iomega SuperHero Backup and Charger 
O que é isso? Base para recarga do iPhone/iPod touch que faz backup de fotos e contatos no cartão SD.
O que é legal? Design elegante, backup rápido após a segunda cópia, recarrega a bateria.
O que é imoral? Não funciona com todos os aparelhos com iOS, primeiro backup pode ser lento.
O que mais? App gratuito coordena o processo de backup e restauração de dados, vem com cartão SD de 4 GB.
Avaliação: 7,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 299
Onde encontrar: Iomega

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • e backup de sms, tarefas, notas e calendario???

    Existia um backup no PAlmOS (NvBackup) e Windows Mobile (PPcPimBackup) que simplesmente exportavam tudo pra um arquivo. Depois era só restaurar.

    Ainda não testei o Titanium Backup no android pra ver se ele faz isso!