Review: HTC Ultimate com Windows Phone 7.5 “Mango”

R

O HTC Ultimate, junto aos andróides Samsung Galaxy S II e Motorola Milestone 3, entra para minha lista de grandes (e não estou falando só da tela) aparelhos que começaram a ser vendidos este ano no Brasil (e espero o iPhone 4S também).

Primeiro modelo com Windows Phone 7.5 “Mango”, o Ultimate une um hardware incrível a um software que ainda não é incrível, mas que promete melhorar bastante.

A tela enorme não faz muito sentido para mim – tenho mãos grandes e, bem, meu dedão não alcança a extremidade oposta da tela. De qualquer modo, o Ultimate causa a sensação de “oh, que diferente esse telefone“.

Ao segurar o Ultimate, ele parece apenas grande por causa da tela (4,7”), mas não por causa do seu peso (160 gramas) ou espessura (9,9 milímetros). Ponto para a HTC, que caprichou bastante em outros pequenos detalhes – som, câmera – do aparelho.

O hardware

O Ultimate segue a configuração básica dos Windows Phones. Para quem não sabe, a Microsoft forçou os fabricantes a seguir um padrão para seus aparelhos – mais notadamente o uso de processadores Qualcomm (aqui, um Snapdragon MSM8255 single-core de 1,5 GHz).

A ideia, similar ao que a Apple faz com o iOS, é evitar a fragmentação do sistema operacional em diversas versões distintas para inúmeros aparelhos (quem tem Android sabe bem do que estou falando, com updates de OS que dependem mais dos fabricantes e da bênção das operadoras para serem liberados meses e meses após seu lançamento).

Na frente do aparelho, como vemos abaixo em comparação com a tela de um iPhone 3GS (3,5 polegadas), apenas o telão, alto-falante e três botões sensíveis ao toque (voltar, Windows, buscar). Se você olhar para outros Windows Phones, os mesmos botões estão no mesmo lugar. Padrão, padrão, padrão.

Atrás, a câmera de 8 megapixels com a lente f/2.2 ressaltada, alto-falantes e o flash LED duplo. A parte inferior da traseira do Ultimate, com a escrita Windows Phone, parece ser removível, mas não é – a peça sai inteira (como veremos adiante).

Do lado direito do Ultimate, o botão disparador da câmera e o controle de volume.

Do lado esquerdo, apenas o conector miniUSB, usado para carregar o smartphone e sincronizar dados com o computador.

Acima, o botão de liga/desliga e o conector para fones de ouvido padrão 3,5 mm.

Finalmente, abaixo, a trava da tampa traseira. Ao ser pressionada, ela revela um segredo interessante do HTC Ultimate.

A tampa traseira sai por inteiro e serve como uma carcaça protetora à tela e ao resto do aparelho. Pense em um “bumper” do iPhone 4 integrado ao aparelho. A HTC diz que a tela é reforçada contra quedas, mas que não usa o popular Gorilla Glass no aparelho.

A parte traseira sem a tampa e sem a bateria de 1600 mAh. Apenas a entrada do SIM card, mas nada de entrada para um cartão de memória adicional (buuuu).

Por conta da capa protetora, é preciso ter alguns pontos de contato entre fone e carcaça para fazer os botões funcionar (liga/desliga/câmera).

A caixa do HTC Ultimate vem apenas com um fone de ouvido estéreo simples com microfone integrado, cabo USB/microUSB e tomada USB para carregar o aparelho.

A câmera

O HTC Ultimate tem dois grandes destaques: a câmera e o som.

Com 8 megapixels de resolução (mais que padrão de mercado), o HTC Ultimate consegue gerar fotos boas e nítidas em condições fracas de luz, mesmo sem uso do flash de duplo LED – para mim, o flash é mais útil em apps como o de Lanterna, ativado para a foto abaixo.

Além da boa qualidade (uma galeria de imagens está no meu Flickr), a câmera é bastante rápida entre cliques, com lag (atraso) mínimo. Clique, revisão rápida, clique.

A câmera tira ainda fotos em modo disparo contínuo e panoramas.

A foto com um corte a 100%, sem edição. Boa nitidez, pouco ruído (mais visível em fotos escuras), foco bom para macrofotografia.

Fiz dois vídeos em condições ruins de luz, e o resultado foi aceitável:

em 480p

e em 720p

Multimídia

O gerenciamento de mídia do Windows Phone tem mais semelhanças com o iPhone do que possamos imaginar.

Toda a sincronia é feita no PC pelo software Zune e no Mac pelo Windows Phone Connector. Fotos, vídeos (em formato MPEG4) e músicas (sem DRM) vão para o telefone. O Zune converte automaticamente os vídeos (incluindo em 720p) para o aparelho, e o app de Mac lê a biblioteca de vídeos do iTunes. Como já tinha alguns vídeos convertidos, foi só transferir. Nada de suporte nativo a DivX e formatos estranhos, como MKV.

Ouvir música no HTC Ultimate é incrível. Não sou audiófilo, gosto de fones bons (uso um in-ear com controle de volume da Sennheiser) e o resultado sonoro do aparelho é excelente. O visual do player de música (oi Zune, de novo!) também ajuda bastante.

E mesmo na tela de espera do aparelho o player modifica o fundo. Detalhe simples, básico e bonito.

A qualidade de som se dá graças à tecnologia SRS presente no HTC Ultimate (melhor que o equalizador com pré-definições de áudio). Som alto, claro, com bons graves. Falta apenas um par de fones de ouvido melhores com o aparelho.

O navegador Internet Explorer 9

O navegador Internet Explorer 9, como seus colegas de iOS, não roda sites com Adobe Flash. Nenhum. Zero. Não existe plug-in para isso. Testei minha seleção (We Choose the MoonMoodstreamMonofaceWaterlifeLouis Vuitton Legends e Marc Ecko) e entrei em um por um. Todos com uma negação/pedido de baixar o Flash/pedido de atualizar o Flash.

Fiz alguns testes rápidos comparando o navegador do Ultimate com dois aparelhos da concorrência (iPhone 3GS e Motorola Atrix) ao acessar sites e rodar o benchmark SunSpider.

Os resultados são diversos: alguns sites, na mesma conexão Wi-Fi e todos com navegador com cache limpo, abrem mais rápido no IE9 do Ultimate. Outros, no navegador padrão do aparelho concorrente.

Navegadores: IE9 vs webkit (iOS 5):

Navegadores: IE9 vs Android 2.2:

Em ambos os testes de SunSpider, que avalia o desempenho do JavaScript no navegador, o IE9 do Ultimate foi mais lento, com mais de 20 segundos de diferença entre o final do teste tanto no iOS 5 quanto no Android.

Teste SunSpider contra o iOS 5:

Teste SunSpider contra o Android 2.2:

Eu, particularmente, não gosto do modo que o IE9 do Windows Phone renderiza fontes. Pelo menos tem a opção de entrar automaticamente em sites completos, passando por cima da opção móvel.

Software da HTC

Além dos mais de 35 mil apps para download (pagos ou gratuitos) na lojinha Marketplace, da Microsoft, a HTC incluiu alguns aplicativos dela para aprimorar algumas coisas no Ultimate.

O primeiro é o HTC Hub, central de tempo/notícias/ações. Visual já conhecido dos Androids da fabricante, certo?

E com a previsão do tempo mais legal de todos os tempos em um telefone, cheia de animações. Pena que as nuvens aí, que aparecem em movimento, tenham som – e interrompem o tocador de música.

Outro app é o HTC Watch, com trailers de filmes não muito novos. Não entendi sua função.

E um aprimorador de fotos, que aplica filtros, correções e efeitos a imagens presentes no aparelho.

Complementando o preview do Windows Phone agora: O teclado é amplo e espaçoso, sem muita margem para erros. Afinal, a tela grande ajuda. Toque na tela e a letra aparece em pop-up, como ocorre no Android e no iOS.

Para acentuar, basta pressionar por mais um segundo e escolher o que quer.

E, sim, o Windows Phone é compatível com e-mails em HTML. O que acontece é que a Microsoft usa o mesmo método de mostrar emails sem imagens – algo que já é comum no Hotmail por medidas de segurança. Para mostrar, é preciso baixar as imagens.

Basta um toque e elas aparecem.

O HTC Ultimate vem com rádio FM (só funciona quando os fones estão plugados). Mesmo sem eles, a reprodução de som (não faça isso em locais públicos) é alta e clara. E eu adorei o controle numérico de volume.

A navegação por mapas é feita via Bing Mapas, e a interface simplificada me ajudou a encontrar um endereço no modo ponto-a-ponto.

Tem a integração do Xbox Live com o Windows Phone também. Joguei Angry Birds e não foi nada além do comum… Vale mais para juntar amigos (que jogam, claro), como o Game Center, do iOS.

E, mais importante para um smartphone, uma integração forte com o pacote Office e o SkyDrive (que armazenana dados na nuvem). Sim, abre DOCX.

E a busca padrão é via Bing. Não tem a opção de trocar o buscador, mas confesso que ele encontrou tudo que eu procurava (na maioria, endereços de sites), em português ou inglês.

O Marketplace tem o básico necessário para a vida com smartphones (Whatsapp, Foursquare, Facebook, Seesmic), muitos games (pagos) e a bobagem de sempre (mulher pelada, peidos).

Finalmente, o HTC Ultimate também é um telefone. Boa qualidade de ligação, boa qualidade de som. Sinto falta no Windows Phone a presença constante do indicador de bateria/sinal/conexão 3G/Wi-Fi no topo da tela.

Sob testes:

Como já faço com smartphones Android, rodei alguns testes de desempenho para avaliar o HTC Ultimate, gratuitos e presentes no Marketplace. Para comparação, usei o HTC 7 Mozart, presente nas tabelas de resultados de todos os aparelhos:

  • WP Bench (desempenho geral): 96,59 pontos no teste de velocidade (foi a nota mais alta no gráfico comparativo final, 61,63 pontos no HTC 7 Mozart)
  • WP Bench (stress de bateria) 03:15:52 
  • PiBench (cálculo de Pi): 10.496 ms (também o primeiro resultado, contra 12.047 ms no HTC 7 Mozart)
  • Benchmark Free (desempenho geral): 34 pontos (HTC 7 Mozart: 19 pontos)

Na prática, o uso do HTC Ultimate em um dia resultou, ao final do período de uso (7 horas com navegação na web via 3G, acesso a e-mail e redes sociais e ouvir pelo menos duas horas de música, com pausas) em 39% de carga de bateria. Um resultado impressionante, por sinal. Não usei o aparelho como modem (compartilha a conexão por Wi-Fi).

Conclusões

O hardware do HTC Ultimate oferece um ótimo desempenho, com transições rápidas entre telas, câmera veloz entre cliques e reprodução multimídia e de jogos sem falhas. O sistema operacional Windows Phone 7.5 é a grande evolução e aposta da Microsoft no mundo móvel. Representa um salto enorme em relação ao terrível Windows Mobile do passado e mostra sinais do futuro por aí. Não é preciso aprender a usar um Windows Phone. O sistema é intuitivo, simples e que explora recursos gráficos visualmente interessantes em toda sua interface.

O novo sistema ainda tem alguns passos a seguir em relação à concorrência, notadamente melhorar e ampliar o sistema de notificações e corrigir pequenos bugs no processo. Trazer desenvolvedores que criem apps e serviços exclusivos é outro grande desafio para a Microsoft – vide o sucesso do Instagram no iPhone, por exemplo. O Windows Phone hoje é o diferente e o inovador nesse universo da mobilidade, e em 2012, deve se unificar ao Windows 8 na versão Windows Phone 8 codinome “Apollo”. Pelo histórico da Microsoft em relação aos upgrades de OS nos smartphones, acredito que o HTC Ultimate rode o “Apollo” sem problemas no futuro. Compre agora, garanta o upgrade daqui a algum tempo. Isso, para mim, é agradar o consumidor (e evitar a fragmentação, certo?)

O sistema operacional é bom, e junto a um grande hardware como o HTC Ultimate, o resultado é bastante promissor. O preço sugerido (R$ 1.799 desbloqueado e R$  1.149 no plano Smartphone 100 da Vivo) deixa o smartphone da HTC bastante interessante para o bolso também.

Eu compraria um Windows Phone? Sim, com tela menor. É impressionante ver a tela gigante do HTC Ultimate, mas para os padrões de segurança das capitais brasileiras, chama muita atenção. Gostei muito da integração do sistema e dos aplicativos, principalmente o foco no usuário, não nos apps apenas. E aí, HTC, qual seu próximo passo para o mercado brasileiro?

Resumo: HTC Ultimate

(update: até 20/06/2012, este produto tinha a recomendação ZTOP Indica. Por conta das mudanças de planejamento da Microsoft para o Windows Phone 8 e a falta de atualização para aparelhos antigos, retiramos o selo em 21/06) 

O que é isso? Smartphone com sistema operacional Microsoft Windows Phone 7.5

O que é legal? Câmera boa, som incrível, interface nova, simples e fácil de usar.
O que é imoral? Bateria pode durar pouco, faltam melhores notificações ao sistema operacional.
O que mais?
Não roda Flash, vídeos precisam de conversão via software no PC. 
Avaliação: 
8 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação. 
Preço sugerido:
 R$ 1.799 (desbloqueado, em plano pré-pago)
Onde encontrar: Vivo e HTC

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="50897 http://ztop.com.br/?p=50897">comentários</span>

  • Parabéns pelo review,

    e obrigado pelas respostas.

    Sobre apps, acho que o vício deixa a boca torta, já que grande parte das coisas pode ser feita via web apps…

    Nem precisa ter lojinha, instalar, atualizar, etc.. MAs isso virou vicio.

    E vou esperar a nokia lançar um Windows PHone com flash xenon – sonhar ainda é de graça.

    E Henrique, podes perguntar pro especialista em fotos se esse sensor éretroiluminado? E pra que serve isso, se melhora em algo as fotos?

    • Argh, agora o K850 da mãe foi pro saco de vez, e não tem nenhuma alternativa sub-800 pra ela.
      Vai de digicam mesmo agora.

      E se todos os apps fossem webapps, as operadoras teriam que investir horrores em estrutura pra comportar a galera, que teria que assinar planos bem melhores que as opções atuais.
      Ou se mudar pra escandinávia. O que não parece ruim 🙂

      • Rubens, mas os softs que dependem da internet tb ocupam banda.

        Facebook, Twiteer, orkut, four square, youtube podem ser serviços que não precisam de app, IMHO.

        Até os mapas podem ser, mas eu não gosto – prefiro o mapa no cartão, pois viajo por cidades que não tem sequer energia elétrica 24h (em algumas, desligam os geradores depois da novela, ou do futebol), quanto mais internet.

    • Como programador lhe garanto: sites NUNCA terão as mesmas funcionalidades que programas, estarão sempre um passo atras e são sofríveis para criar. Na verdade vários sites têm mais acesso pelas apps do que pelo próprio portal.

  • fizeram review de um aparelho recem- lançado tao rapido, mas ainda n fizeram do optimis 2x, ainda estou no aguardo. e parabens pelo review, ficou mt bom e completo.

  • Muito boa a sua análise e esforço para ajudar-nos a conhecer tão rápido algo que demoraria muito tempo. Obrigado pela informações. Você me ajudou a decidir e amanhã mesmo irei comprá-lo. Não vou ficar esperando os outros tops.

    • boa sorte em achar o aparelho… reza a lenda que está difícil (e depois comente aqui se encontrou fácil!)

      • Eu encontrei numa loja física da Vivo. Depois que eu comprar eu digo em qual loja comprei. Pedi para reservar até amanhã.

      • ta complicado achar, só achei em 1 das 4 lojas da vivo de RP.

      • Na loja virtual de SC não tem. No começo achei que poderia ser algum problema com o site, mas aí mudei de região, coloquei SP, e vi que SC realmente não tem o aparelho a venda na loja virtual (isso pelo menos até 02/11/11.

        Será que esse aparelho sai pra outras operadoras até o final do ano?

    • Comprei o meu na Vivo do Shopping Morumbi.
      Pelo que me informaram, receberam 50 no dia 22/10…. o meu foi o terceiro a ser vendido 🙂

  • Já comprei o meu, estou mexendo nele agora. Depois coloco algumas curiosidades do bicho.

  • Parabéns, ótimo review!

    Pra mim a HTC é a melhor fabricante de hardware pra smartphones… muito bom vê-la finalmente dando o ar da graça com um bom aparelho aqui no Brasil

  • Não entendi… vc disse ter ficado impressionado com a bateria, mas no review disse que a bateria dura pouco??
    Segundo fontes, antes da versão “apollo”, devemos ter 2 novos updates, com bastante melhorias e correções, e uma versão Tango pra mercados emergentes.
    Tenho um samsung focus, e ja tive um Htc Mozart e um Hd7, sou um fã do WP7, foi o melhor sistema para smartphones que usei nos ultimos anos, muito a frente de iphone e da sua copia android.
    Existe um site da MS para sugestoes de usuarios, e ja tem mais de 1000 agendades e em analise.

    • consumo de mais de 60% em 7 horas é pouco, não? mas é o padrão de mercado…

      • Ok, agora entendi. eu tenho um samsung focus com mango, estou querendo mudar pro focus S, minha namorada tb tem um focus, e esta querendo trocar por um ultimate, vc acha que ela deve esperar pelos Nokia? outra coisa: os comandos de voz, tipo ditar uma SMS, procurar por locais, o bing vision esta funcionando bem no brazil? e pq o meu esta em ingles…

          • em portugues?? pq no meu em ingles funciona muito bem, e so apertar a tecla do meio, (windows) e segurar e dizer : open facebook, ou call jose, ou find pizza, ou text jose , ai abre a tela de sms, e vc dita o texto da msg, isso em ingles funciona perfeitamente, gostaria de saber se no modelo em portugues funciona.

  • se vc abrir o bing (seach), clicar no music e colocar uma musica qq, ele identifica a musica tb. ou clicar no bing, microfone, falar algo (ingles) ele procura.

  • importante mencionar tb, ja que alguns vão usar esse review para decidir a compra, que ele tem um recurso que nunca vi ate hj em outros smartphones : vc pode começar uma conversa (chat) via facebook, passar pra msn, e terminar ela em sms ou voltar para facebook, isso em somente um lugar, sem usar aplicativos ou sair de uma tela, tudo integrado no sistema operacional e depois tb ver um historico disso. e tb que a interface Metro do WP7 serve de base para o windows 8( que vai rodar em tablets), e xbox 360. quanto ao flash, realmente não funciona, mas o iphone novo tb não aceita e parece que o windows 8 tb não vai aceitar, somente html 5 e silverlight. as notificações realmente são um problema, o meu samsung focus não tem led de aviso, se eu não ouvir o barulho do fone, tenho que ligar a tela pra ver se alguem ligou.

  • a tampa traseira do meu htc sensation funciona da mesma forma, ela cobre a parte da frente, então qualquer arranhado se vc trocar a tampa traseira e como se troca-se o cel todo. Fico novo novamente. review foi bom….

  • vamos lá: htc ultimate ou samsung galaxy s2 ?! estou nessa duvida mortal pois não gosto da plataforma android mas vale a pena apostar no mango agora?

    • Se Vc não gosta do android se comparativo tá errado, ou é ios vs mango…..

    • Estou com a mesma dúvida, se pego o Ultimate ou o Galaxy S 2. Tenho o Galaxy S 1 e adoro ele, por isso tenho medo de mudar do Android pro Windows.

      Iphone 4 Ass nem pensar.

      Abraços.

      • Pois é, Rodrigo e Rafa, endosso o coro pela comparação entre o Ultimate e o S2. Bom, pelo o que eu tenho lido, o S2 é superior ao Iphone 4, então, minha dúvida fica agora entre o Ultimate e o S2.

        Para comparar as diferenças entre o Galaxy S2 e o Iphone 4, levei em conta um texto do Portaltch (http://www.portaltech.blog.br/gadgets/iphone-4-vs-galaxy-s-ii/), além de outros textos e matérias.

        Enfim, qual a diferença entre o HTC Ultimate e o Samsung Galaxy S2?

  • Seria interessante colocar um comparativo entre preços de uma família comum de app (que existem nas principais plataformas). Isso tb ajuda a decidir se devemos ou não comprar um winphone.

      • é que eu preciso desta informação e mais sentir o bicho na mão pra poder decidir se vale à pena comprar. mas a matéria está excelente.

  • Henrique, parabéns.
    Eu ja estava afim de trocar meu BlackBerry e agora com essa maravilha da HTC não tenho mais duvda, apesar de estar com um iPad e de olho em Mac Air de 11" o iPhone 4S não conveceu. Gosto do sistema Windows, mesmo porque é o que utilizamos no trabalho (quase todo mortal).

  • Henrique, na boa, seus Reviews para mim são os melhores, e digo mais, são determinantes para a escolha de um produto.
    Cara, o HTC Ultimate, bem com outros WP7, tem a função de modem/roteador wifi nativo, assim como nos androids (2.2 em diante)?

  • Eu usei um bem rápido ontem. É lindo demais e super "divertido" de usar. Vou esperar um Nokia – desculpe, HTC.

    O que me deixou meio besta é que não tem integração wifi? Isso precisa ser corrigido, Microsoft!

    • integração wifi = compartilhar internet? se for, tem sim, até alguns modelos da primeira geração (outubro/2010) estão recebendo update para liberar.

  • A bateria dura TRÊS vezes mais que a do Galaxy S sob as mesmas condições de uso.
    – Sim, tem roteador nativo ( que desliga sozinho em caso de ficar muito tempo sem uso).
    – WIFI?? INTEGRAÇÃO – não entendi o que isso quer dizer, mas ele tem WIFI sim e de alcance absurdo de longo.
    – O comportamento dos leds ainda não entendi. Quando tinha um Treo (afff…mil anos atrás) ou mesmo o Milestone 1 e 2, os leds ajudavam demais a ver as mensagens que haviam chegado. Preciso fuçar nele pra saber sobre isso.
    – O mais incrível, pra mim, é o GPS. ULTRA MEGA preciso, rápido e funciona até dentro de casa, se não muito longe da janela. Recomendo o app Gmaps. Se houver logo a implementação de um Google Navigator ou algo assim, fica perfeito.
    – o BING MAPAS não encontra quase nada que eu procuro (ruas). Mudando a grafia de tudo quanto é jeito, ele não acha, por exemplo, a Avenida Pauista, aqui em São Paulo. NOTA ZERO para isso. Quando funciona, a navegação ponto a ponto e o jeito dele mostrar essa navegação são bastante intuitivas e diferentes. Fica tudo mais claro, letras grandes. Mas senti falta dos avisos sonoros.

    Com a Nokia entrando no páreo (pelo preço que parece que será praticado), vai vender como água. E isso apressará o desenvolvimento de programas e aperfeiçoamento da interface.

    No geral, estou adorando o aparelho.

    AH! Bug estranho: as ligações no fone de ouvido são absurdamente ALTAS. Mesmo abaixando o volume no aparelho E no fio do fone, impossível usar de tão alto.

    • Mesma coisa para mim. A bateria dura, pelo menos, uma três vezes mais que meu antigo Atrix. É a melhor duração de bateria de um smart que tive até hj.

    • Olá
      Você falou em GPS. Ele vem com um nativo ou você comprou?
      Que acha do preço dos app?
      E quanto à retirar arquivos e fotos do aparelho? Fácil como no android ou burocrático como no ipad? Pergunto pq vou viajar e não vou levar meu notebook. Então tenho medo de não poder retirar as fotos e vídeos sem apelar pra internet.

      • vem com Bing Mapas, que usa o GPS integrado. preço dos apps = média dos outros marketplaces. tirar fotos? é um meio termo (precisa do zune software, mas é só arrastar) – então vc tem que apelar pra internet mesmo e mandar por email/algum album online

        • Além de mandar por e-mail, você pode compartilhas a foto com seu Skydrive, Facebook, Twitter e WhatsApp.
          Existe algumas configurações que são feitas no Windows 7 que permite ao WP7 ser reconhecido como um "pendrive", mas ainda assim é necessário a instalação do software Zune para que o celular seja reconhecido no PC (novos drivers).

    • Mapas = Nokia Maps indo para todos os WP, de graça! =D
      Nokia Drive (turn-by-turn) é de GRAÇA em todos os Nokia WP! =D

      Pena que a tela do Nokia Lumia 800 é tão pequena… Mas o Lumia 800 ainda não é o WP top da Nokia, esperando o Samsung Focus S e o Nokia Lumia 900.

      Ainda sobre mapas: os mapas do Bing estão sendo atualizados para os mapas da Nokia, que são melhores que os do Google Maps.

    • Além do som alto no fone de ouvido, percebi outros bugs:

      – alguns ruídos entre as músicas.
      – espaço de 2seg entre elas (procurei mas não achei onde desabilitar). Ruim para ouvir Pink Floyd…
      – Quando você adianta p/ próxima faixa ou volta a música, há a perda de alguns milisegundos do início dela…
      – Não consigo conectar com o WiFi da empresa que trabalho (protocolo Cisco Leap, muito usado em empresas)
      – Cadastro de Cartão de Crédito nacional com problemas na Marketplace.
      – O Office poderia editar arquivos doc e xls também (só edita docs e xlsx)

      Pelo que vejo todos podem ser corrigidos por software, e não me incomodam tanto ( a não ser a ausência do Cisco Leap) e por isso vou aguardar por suas correções sem stress…

  • Acabei de comprar o meu HTC Ultimate na Loja Vivo do Barra Shopping, Rio de Janeiro, por R$ 639,00 em 3 vezes, no Plano Smartphone 400 (+ 25% de desconto no plano por ser cliente antigo). No mesmo Shopping tem um stand super legal da HTC com a apresentação deste celular. Aprendi muito, inclusive que tem scanner e que o leitor de barras lê e paga contas se você for cliente do Banco do Brasil. As imagens das fotos na telona são impressionantes. Acho que vou passar a madrugada conhecendo o bichão. Só que procurei uma capa e assessórios para ele e ainda não encontrei. Valeu Henrique, pois aua análise foi fundamental para a compra. Quando tiver mais dicas e avaliações, poste para nós.

  • Por favor, gostaria de saber se a microsoft fará mesmo upgrades nos Windows Phones com mango 7.5, mais especificamente neste HTC Ultimate, ou teremos que comprar outro celular (hardware) como ela fazia antes, você tinha o windows 5, 6 até a morte do aparelho, principalmente comprado em operadoras aqui no Brasil.

    • Eles vão seguir o mesmo padrão da Apple de atualizar o aparelho automaticamente. Dessa forma terão como competir com os demais

    • Os WP7 foram lançados em outubro de 2010, e todos já receberam 2 updates, incluindo o atual WP 7.5 Mango. Quem tem um WP7 da primeira geração está sorrindo a toa, os celular ficaram ainda mais rápidos.

      A MS obriga as fabricantes e operadoras a não estragar o sistema e a atualizar todos os aparelhos mundialmente. A tendência é o celular receber atualizações por no mínimo 2 anos, igual ao iPhone.

  • Comprei ontem o HTC Ultimate e estou usando ele como TIM. É o melhor smart que já tive até hoje. Não ta dando nem para comprar com BB e é tão bom quanto o iPhone.
    Quando melhorar o Bing Mapas e o Marketplace tiver mais aplicativos será melhor que o iPhone.

  • Henrique, sou ex-usuário de iPhone 4, vendi e atualmente estou quebrando um galho com Galaxy 5, e estou em vias de adquirir um (smart) com WP7. Frequento vários blogs e sites sobre smartphones e gadgets em geral e te garanto que nunca vi um review tão bem feito quanto o seu. Sério, nunca vi uma pessoa fazer a coisa com a simplicidade e requinte como você fez esse. Normalmente o sujeito fala um monte de coisas, mas no fim deixa as pessoas cheia de dúvidas. Isso não aconteceu com o seu review, porque ele simplesmente foi perfeito. Você está de parabéns, e com certeza ganhou mais um visitante assíduo para o seu site!

    • o mesmo para mim. não conhecia o site. agora estou aqui praticamente todos os dias.

  • Gostei do review neste HTC Ultimate a respeito do Windows Phone, gostaria de saber qual a qualidade de vídeo do aparelho, por exemplo, no Samsung Galaxy S2 tem a tela Super Amoled com 720 p, quero dizer uma boa qualidade de vídeos, e dá para assistir em Avi com boa qualidade sem engasgar ou travar, não ? e o HTC Ultimate como é a qualidade de vídeo em relação ao Samsung Galaxy S2 ?

  • Estou começando a usar o UTC e posso dizer que ele é o cara. Parece até um mini tablet, mas é fácil de carregar. O ponto que achei negativo é que ele não conecta direto no computador e aí você não consegue usar o explorer até porque não tem cartão de memória. Tudo é feito o skydrive para arquivos de texto e pelo Zune para música e foto. Você obrigatoriamente tem que ter uma conta no Windows Live para acessar estes programas e sua plataforma tem que ser Windows originas a partir do XP SP3. Muitas tarefas simples só se tem acesso através do Market Place com apps gratuitos e pagos. Só que depois que vc faz tudo isso, é uma maravilhae de uma simplicidade gritante. O manual é encontrado no site da microsoft – Windows Mobile, Windows Phone 7,5. Até mais.

  • Parabéns pelo review, muito bom. Mas acho que faltou falar mais sobre o uso do aparelho para jogos.

    Tem bastante jogos de alto nível disponíveis, como há no Android e no iOS?

    E como os jogos rodam?

    Abraços.

  • Olá Henrique,

    passei aqui e estava lendo o review, muito bom mesmo!

    Porem ainda sim estou em duvida, devo comprar o HTC ou Galaxy s II sendo que minha prioridade é navegar na internet(twitter,facebook,flirck etc),já faz um tempo que estou pesquisando e agora com lançamento do HTC aqui no BR fiquei com mais duvida ainda!

    Dá umas dicas pf!

    Obg 🙂

  • Meu celular morreu, preciso comprar um novo essa semana e estou com uma grande dúvida:
    Galaxy S II ou HTC Ultimate?
    Ajuda por favor?!

  • Depois de 5 dias com o HTC Ultimate posso dizer que fiz uma excelente compra. Abateria funciona 100% se vc não ficar 100% conectado, caso contrário ela acaba antes de acabar o dia. A música dos toques ou é a do celular ou vc tem que editar. Ele só aceita música de menos de 1 MB e menos de 40 segundos. A agenda é um ponto forte, assim como os contatos. A máquina fotográfica é excelente com muita rapidez entre uma foto e outra. Já acostumei com o tamanho, cuja tela é outro ponto forte. Quem estiver em dúvida, não tenha mais.

  • boa tarde pessoal, seguinte, eu comprei um HTC Ultimate da Vivo desbloqueado, tem 2 semanas. O aparelho realmente é fantástico, fotos perfeitas e tudo mais, contudo infelizmente não me adaptei ao sistema por falta de alguns aplicativos que para mim são fundamentais e que ainda não existem disponíveis. Diante disso, estou disponibilizando o meu para venda, caso alguém tenha interesse. Peço desculpas ao Henrique por estar postando aqui, mas vi que muitos estão interessados no aparelho, quem sabe queiram comprá-lo. Eu comprei no pré-pago por R$ 1.799,00, estou vendendo por R$ 1.500,00 sou de sp capital, qualquer coisa entrem em contato: cloviscn@gmail.com . Obrigado a todos

  • e comprei um samsung OMNIA 7 WP7 em portugal, e esta em ingles, pois aqui nao saiu em portugues ainda, por acaso vc saberia de um soluçao para mim ou quando a microsoft dispoe o indioma em portugues?
    e se tem como colocar as musicas como toque de chamada?

  • Uma dúvida: você comentou que é necessário melhorar as notificações. Elas não funcionam bem? Avisa quando chega emai, mensagem no facebook?

  • Pode comprar de olho fechado! Simplismente maravilhoso… Rápido , fluido e sem engasgos, já tem bastantes AppS bons e essa tela de 4,7 e simplismente matadora!

  • […] Mas já aprendi a lição uma vez com o N900: era incrível, mas ficou para trás, e esse é meu grande temor com o N9 – e por isso prefiro esperar pelo Lumia 800 (quase o mesmo design, OS com grande expectativa de crescimento). […]

  • […] Phone, da Microsoft, a chegar ao mercado brasileiro. Tem configurações bastante similares ao HTC Ultimate, e se destaca por ser um smartphone menor, que cabe direito na mão e realiza bem suas tarefas […]

  • Muoto manero seu review. Vou vijar pro DF amanhã 15/12 e possivelmente vou comprar este modelo de smart.

    Um abraço.

  • Esse ai não seria o HTC HD7 que já está sendo vendido no Brasil há algum tempo,porém não por lojas como Vivo,Oi,Tim ou Claro…..??????

    • não. Esse Ultimate é conhecido no exterior como HTC Titan – o HD7 é outro produto

      • veja no mercado livre HTC HD7 é bem parecido,atualizei o meu no zune era windows 7 ficou Version de OS:7.10.7720.68

  • Vendo o Review do Ultimate e do OmniaW, os benchmarks ficaram bem próximos, realmente o Ultimate vale a diferença? Pq um é Hjgh End e o outr Mid End com desempenho próximos?

    Alguem sabe me dizer como e o suporte, assistencia tecnica da HTC aqui no Brasil?

    • thiago, a Microsoft meio que deixa tudo igual com o mesmo tipo de processador (Qualcomm SnapDragon) rodando WP7. O que muda é o tamanho da tela e a capacidade de armazenamento, em resumo, de um pro outro – e nisso, o Ultimate é melhor

      • e a bateria deste ultimate? ela e duravel?
        há opçoes de baterias com maior durabilidade? vi a da anker…

        como fica a questao de garantia aqui no brasil? o serviço é rapido? pois a htc nao tem uma autorizada para cobrir a garantia

    • Instala o Microsoft Zune http://www.zune.net/pt-BR/ por ele você sincroniza músicas, vídeos e fotos com o celular. Quando você conectar seu Windows Phone no PC o Zune vai iniciar automaticamente.

  • Não me canso de dizer como eu amo meu aparelho, o HTC Ultimate foi a melhor coisa q eu já comprei, quem quer usar para Internet estilo facebook, flickr,twitter, nao existe coisa melhor…. Ele integra tdo mesmo! E se vc quer jogar o HTC é feito para vc, com jogos de ponta como os do Xbox 360 o sensor d movimentos deixa o jogo mto mais interessante, transformando o seu aparelho em um videogame portátil, agora se vc quer um celular para o trabalho, ai realmente estamos falando do HTC Ultimate….. Como a integração com o Office é fantástica… Não tenho do que me queixar! é possível até bancar um d fotografo…. As ftos são simplesmente incríveis, sem falar no Flash q é melhor q minha câmera digital! Realmente devo tirar o chapéu para esse parceria… HTC e Microsoft®! 😀

  • Essa tela SLCD faz diferença mesmo? A qualidade é melhor que as amoleds?

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos