ZTOP+ZUMO 10 anos!

Review: GPS Motonav TN30 da Motorola

motonav_tn30_intro

Apesar de a tecnologia de GPS não ser novidade para a  Motorola, esta é a primeira vez que a empresa investe  nessa linha de produtos para o consumidor final. São eles os Motonav TN20, com tela de 3,5 polegadas, e o Motonav TN30 (foto) com tela de 4,3 polegadas. No geral, ambos oferecem os mesmos recursos de navegação mas, como não poderia deixar de ser, além da tela maior o TN30 também oferece suporte de viva-voz para qualquer aparelho celular com bluetooth.

Este Zumo passou — ou melhor, passeou — algum tempo com o TN30 e constatou que o primeiro GPS da casa é um produto de uso bastante simples, prático e sem muita frescura, o que pode agradar — ou não — aos adeptos da marca.

Medindo aproximadamente 12,1 x 8,1  x 1,7  cm (LxAxP) e 170 gramas de peso, o TN30 não é maior que um handheld, o que facilita carregá-lo no bolso. Produto típico do design americano, seu visual é limpo, funcional e bem construído. Seu seu corpo em plástico preto fosco (que até lembra os primeiros pagers e Startacs) parece ter disposição para resistir bem aos maus tratos do dia a dia como um esbarrões ou uma queda acidental.

motonav_tn30_main_menu

O sistema é baseado no Destinator V8 e que aparentemente roda sobre alguma versão do Windows CE da Microsoft:

motonav_tn30_tela_info

Tanto o TN20 quanto o TN30 vem equipados com um alto-falante traseiro que é mais usado pelo sistema de orientação por voz e que está disponível em três idiomas: português brasileiro, espanhol e inglês. A voz é feminina, limpa e clara mas sem opção de troca. Apesar disso, existe ainda a opção de selecionar quais mensagens serão faladas (ou não) como nome de ruas, manobras etc.

Segundo a empresa, sua bateria recarregável tem autonomia estimada em torno de quatro horas e pode ser recarregada por meio da sua porta USB por meio de um adaptador de rede elétrica ou acendedor de cigarro que já acompanha o produto. Pode parecer muito mas pela nossa experiência, aconselhamos que o usuário mantenha sempre o carregador à mão no caso de um percurso mais longo ou congestionamento mais demorado.

motonav_tn30_back

Segundo a empresa, esse adaptador de carro não pode ser usado para recarregar os celulares da Motorola. O curioso é que alguns adaptadores de rede elétrica dos celulares da empresa podem ser usados no Motonav já que eles não vem com esse acessório.

A maioria dos controles externos se concentram na lateral direita do TN30 como os botões de liga/desliga, o slot para cartão SD e a porta USB. A exceção fica por conta do botão de reset que fica discretamente oculto na sua base. Vale a pena observar que a entrada de cartão serve apenas para adicionar novos mapas, ou seja, nada de suporte para fotos ou músicas.

motonav_tn30_controles

Entre os acessórios que acompanham o Motovav, destaque para seu suporte de parabrisa com trava de ventosa, equipada com um eixo semi-rígido que pode ser dobrado com um pouco (mais) de força, resultando assim numa plataforma bastante firme e estável para uso do GPS no carro.

motonav_tn30_suporte_carro

Para aqueles que tem receio de deixar o GPS tão à vista dentro do carro, acompanha o produto um curioso acessório na forma de um disco com adesivo forte de um lado e uma superfície lisa no lado oposto, permitindo assim usar a ventosa do suporte em algum local mais discreto ou protegido, como no painel ou console central do veículo.

Configuração e uso:

A interface do TN30 é bastante limpa formada por apenas quatro funções principais: determinar destino, ver o mapa, fazer ligação telefônica (que não existe no TN20) e configuração do sistema. Com menos elementos visuais, fica mais entrar com informações e/ou entrar com comandos na sua tela sensível ao toque, principalmente quando transitamos por vias mal conservadas:

motonav_tn30_tela_main_menu

Recurso exclusivo do TN30, a opção Chamar permite conectar o GPS a qualquer celular de qualquer marca equipado com bluetooth e fazer ligações diretamente na tela do Motonav até por meio de comandos de voz (desde que o celular disponha de tal recurso). Ao contrário de alguns concorrentes, o TN30 não transfere sua lista de contatos para sua memória interna, mas registra os números de suas últimas ligações que podem ser usadas para novas chamadas:

motonav_tn30_tela_chamar

Entre suas diversas configurações internas, o que mais me chamou a atenção foram as opções de rota, que permitem evitar alguns elementos indesejáveis no cálculo de percursos, como vias pedagiadas ou locais perigosos. Na minha opinião, tais opções deveriam ficar mais a mão — como na hora de determinar o percurso —  ao invés disso ficar escondidas por trás de quatro níveis de menu.

motonav_tn30_tela_evitar_rota

Outra opção permite visualizar os número de satélites captados pelo GPS e as coordenadas espaciais do usuário. Ótimo para impressionar as garotas e os amigos.

motonav_tn30_tela_satelites

Na opção Destino, o usuário pode selecionar um endereço previamente cadastrado (Localizações Recentes e Casa) ou digitar um novo no seu teclado virtual que pode ser configurado para trabalhar no modo alfabético (ABC) ou  QWERTY, como nos teclados de PC (o meu preferido). Não é necessário acentuar o texto e o sistema também sugere opções a partir de partes da palavras. Já a opção Meus Favoritos permite organizar seus destinos por meio de grupos criados pelo usuário ou pré-definidos como amigos, bares, Business etc.

motonav_tn30_tela_onde_ir

Um dos grandes atrativos dos Motonav é o fato dos mesmos já virem equipados com o conteúdo de dois guias nacionais: o Guia Quatro Rodas e o TeleListas. A intenção da empresa é de atualizar as informações desses guias regularmente a cada seis meses sem custo adicional para seu usuário (uia!).

motonav_tn30_tela_guias

Nesses guias, o usuário pode procurar informações de produtos e serviços diversos por meio de tópicos ou palavras-chave. Como é época de páscoa, fizemos um teste usando a opção “Chocolates Kopenhagen” e o sistema retornou diversas opções classificadas de acordo com a distância e, ao optar por um deles (como o mais perto), o GPS mostra o endereço do mesmo e sua localização no mapa. Ai é só botar o pé na estrada.

Passeando com o Motonav

Assim como seus concorrentes, o Motonav pode mostrar listas de direções (c0m opção de evitar algum trecho) ou mapas do percurso completo, mas a opção mais usada é o modo 3D que pode ser visualizado no chamado modo diurno, que funciona melhor na penumbra do que sob o sol direto…

motonav_tn30_tela_diurno

… e o modo noturno que mininiza o excesso de brilho no interior do veículo:

motonav_tn30_tela_noturno

Abaixo, podemos ver as principais informações disponíveis na tela de navegação:

motonav_tn30_tela_navegacao_small

O sistema oferece um conjunto de informações simples e de fácil uso, apesar de sentirmos a falta de algumas opções interessantes como a velocidade do veículo ou realmente úteis como o cálcular a rota para chegar até um horário pré-determinado. No caso do Motonav, as rotas são calculadas de acordo com sua configuração interna, que dá preferência para o caminho mais rápido (por vias principais) ou o caminho mais curto (por atalhos) feito por carro. Existe ainda o curioso modo pedestre onde o GPS mostra apenas sua localização atual e o caminho até o seu objetivo sem determinar uma rota baseada no sentidio das ruas ou orientações em tempo real. Isso pode parecer estranho, mas pode ser útil para mensageiros e até mesmo turistas que andam por aí abrindo e fechando mapas de papel no meio da calçada.

Veja aqui uma demonstração de rota por carro:

E o mesmo percurso no modo a pé:

Depois de passar alguns dias andando de lá pra cá com o Motonav no Zumo-móvel, minha experiência com o produto foi boa no sentido de que o GPS traçou caminhos — na minha opinião — bastante coerentes, recalculando rapidamente mudanças de rotas (ao contrário do cálculo inicial) nos momentos em que desobedeci o sistema optei passar pelo meus caminhos preferidos, funcionando assim mais como um orientador de navegação do que  um guia onisciente.

A única anormalidade que percebi no sistema foi ao trafegar pela Via Anchieta (SP 150) em direção a São Paulo: numa certa parte do trajeto, apesar do Motonav pedir para entrar na via expressa da rodovia (entrar à esquerda) eu preferi ir em frente me mantendo na marginal, seguindo — na prática —  a mesma direção e sentido. O curioso é que o GPS  não percebeu essa mudança, mostrando na tela que eu entrei e me mantive via central pelo resto do percurso…

motonav_tn30_tela_na_anchieta

… apesar de estar na pista do lado…

motonav_tn30_tela_na_anchieta2

…e,  por causa disso, ignorou completamente a necessidade de avisar sobre a proximidade do entroncamento quando a marginal se encontrava com a via principal. Aconteceu algo semelhante ao fazer o caminho de volta quando desobedeci o GPS e peguei a marginal. E não foi problema de satélite torto já que o mesmo ocorreu todas as vezes que peguei a Anchieta em diferentes dias da semana.

Fora essa pequena anormalidade, não percebi nenhuma ocorrência realmente grave ao ponto de me levar para um endereço errado ou para o fundo do rio Tietê. Os mapas me pareceram bem atualizados e — a exemplo dos guias —  deverão ser atualizados regularmente sem custo adicional. Também é intenção da empresa colocar em breve um site do produto dentro do portal da empresa no Brasil, onde o usuário poderá fazer downloads e sugerir alterações nos mapas, já que os Motonav não incorporam nenhum serviço de conexão online.

Como dissemos no início desse review, a intenção do TN30 é ser um produto simples, prático e sem muita fescura ou recurso mirabolante, o que pode ser considerado algo positivo ou negativo dependendo do usuário.

Isso me faz lembrar da comparação entre uma raposa com um porco-espinho, ou seja, para fugir dos predadores, a raposa conhece um monte de truques que nem sempre funcionam como o esperado. O porco-espinho por sua vez conhece apenas um truque que funciona sempre e muito bem, diga-se de passagem. >;^)

Se o seu objetivo é de apenas chegar ao endereço correto da maneira mais simples e prática possível, podemos dizer que o Motonav é um ótimo porco-espinho!

Resumo: Motonav TN30
O que é isso? GPS para uso pessoal e em navegação em carros.
O que é legal? Uso simples e intuitivo, atualização gratuita de mapas e conteúdos.
O que é imoral? Faltam recursos como velocidade do veículo ou chegar ao destinatário até uma certa hora. Seu carregador de carro não é compatível com os celulares da empresa.
O que mais? Curiosamente, esse GPS não vem com carregador de tomada mas ele aceita um carregador de celular da Motorola.
Avaliação: 5,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.190 (TN30) e R$ 799 (TN20)
Onde encontrar: www.motorola.com.br

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Como falei em um post anterior. produto caro pelo que oferece.

    Sobre o modo pedestre, ele é necessário em cidades onde não foi mapeado o sentido do trânsito.

    Então, é mais seguro vc analisar o seu caminho “ao vivo”, e apenas se orientar pelo GPS, sem usa-lo como guia.

    Se em SP, que todo GPS já mapeou de ponta-a-cabeça ainda existem erros como esses da marginal – e no rio, turistas subiram uma favela (e foram metralhados) por causa de orientação errada, a melhor coisa a fazer e deixar em modo pedestre e acompanhar as plaquinhas com nome das ruas (quanto tem)!

  • Quero comprar este MotoNav TN30 da Motorola pois gostei muito dele, e não achei caro não apesar de ter que atualizar ele a cada 6 meses, um bom custo e um bom benefício para mim e para as outras pessoas que se perdem em cidades grandes rsrsrs

  • Alex Toth

    Ao contrário do que é relatado, esse GPS mostra sim a velocidade, além da distancia e tempo restantes para chegar no destino (como visto em uma imagem acima)… basta apenas pressionar a barra inferior p/ altenar entre essas opções: tempo e distancia restantes; ou velocidade e altitude (tb tem isso!).

    ps.: tenho um Motonav TN20, que diferencia-se do TN30 apenas por não ter conectividade bluetooth.

  • Olá

    Depois de ler o review optei pelo GPS MOTONAV TN30. Consegui po R$ 899,00 na Fnac. Agora preciso saber onde encontrar atualizações e ou cartão SD com mapas de outras localidades.

    Obrigado

  • Carlos

    Gostaria de saber se alguém conseguiu carregar outros mapas no TN30 usando a entrada para cartão de memoria. Eu consegui outros mapas mais não consigo fazer meu TN30 carregar os mesmo.

  • Carlos

    Onde voce conseguiu os novos mapas para Motonav TN30 ? Acho que dá para carregar escolhendo o mapa adicionado. Se possível informe onde posso encontrar novos mapas pois estou a procura. Meu email é viagemoficial@gmail.com e o meu site é http://aviagemoficial.wordpress.com

    Obrigado

  • Mergulhador

    Ola Pessoal!
    Também gostaria de saber onde posso localizar mais mapas para downloads

    Grato

  • Lanny

    Pessoal, reforço as dúvidas do colega acima; alguém sabe como fazer download de mapas e/ou cartões sd para este modelo TN30? No site da empresa não há nenhuma orientação a respeito, somente a referência ao conteúdo Quatro Rodas e Telelistas.
    Moro em Sergipe e 90% das cidades não estão contempladas e gostaria de atualizar o mapa do estado.
    Algum proprietário deste modelo sabe como fazer?

    Desde já agradeço muitíssimo!
    Sds, Lanny

  • Celina

    Olá pessoal, Estou na mesmo situação do Lanny, moro em Sergipe e meu Motonav T20 não dispõe da maioria da cidades daqui. Gostaria de saber onde posso encontrar mapas para download e atualizações.
    Desde já, grata.

  • oswaldo p. filho

    ola, como faço para atualizar o meu tn 30, e como fazer para ele me avisar a presença antecipada de radares

  • alfredo madeira jr

    Também gostaria de saber como posso atualizar os mapas do MOTONAV tn30.Alguém saberia dizer?

  • Amauri Barbosa

    Bom dia
    Como faço para atualizar o meu tn 30, e como fazer para ele me avisar a presença antecipada de radares.
    Obrigado.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: GPS TomTom ONE Brasil()

  • Cosme

    Olá Pessoal, gostaria de saber se este aparelho TN03 DETECTA RADARES ?

    • Oi Cosme,

      No geral esses aparelhos de GPS (incluindo o TN30 e os modelos da Tomtom) não possuem "sensores" de radares. Assim como os postos de gasolina, farmácias ou estações de metrô o que eles fazem é marcar no mapa a localização dos radares fixos como "pontos de interesse" e alertar o motorista quando se aproximam de um.

      Assim, ele não localiza radares não cadastrados ou mesmo os radares móveis.

  • Ran

    Gostaria de saber onde consigo mapas atualizados p cidade de Minas Gerais.
    Grato

    • Kelson

      Lamento informar a todos, mas atualmente não há como atualizar os mapas do Motonav TN30.

  • Renato

    Estou a 1 ano tentando atualizar os mapas do meu TN30 e tantoa Motorola quanto a 4 Rodas fingem que ele não existe…

  • Antonio CArlos de Abreu

    Oi pessoal, também estou na mesma situação de muitos de vocês. Tenho um TN 30 por sinal muito bom, só que até hoje não consegui atualizar os mapas que vieram com o GPS e não consegui também recarregar o aparelho na corrente elétrica.

    Toda vez que entro no site da Motorola para adquirir um carregador o estoque não está disponível.

    Se alguém conseguiu atualizar e comprar um carregador para energia elétrica, por favor, entre em contato comigo no email acima.

    Abraços, Toninho Abreu

    • GARCIA

      vá a um camelódromo e peça orientação a um vendedor, o meu eu comprei com cabo usb.

    • Carla

      Eu carreguei com o carregador do celular da mesma marca. também não estou conseguindo atualizar

  • Digão

    Meu caros…. estou decepcionado com esse motorola….. ninguem consegue atualizar esta M. Passei horas no google e nada!!! E agora??? Jogar fora??? Pois nem passar adiante eu me animo…seria um sacanagem tremeda com quem comprasse…resumo…..CASAMENTO..rsrsrsrs

  • JOSE AUGUSTO

    É UM ABSURDO NÃO TER ATUALIZAÇÃO, SEMPRE DEI PREFERÊNCIA PELA MARCA, ESTOU FRUSTRADO… Será que eles não sabem que o perfil de clientes deles querem fazer atualizações?

  • Andrew

    Pois é!! Fui procurar no site e vi que existem outros aparelhos com a numeração muito mais “alta”, ou seja, mais “modernos”.

    No 4shared.com exite atualização de mapas para o DESTINATOR 8 que é o programa utilizado por ele… Eu ainda não baixei, pois se o fornecedor do produto ainda não o tem… Li reclamações de quem tentou fazer esse tipo de update no GPS, ficou com o mesmo inutilizavel, pois o fica aparecendo um X no meio da tela dizendo que falta um arquivo executavel que ninguém consegue achar…

    E AGORA AMIGOS?

  • kock

    Eu conversei com a assistencia da motorola eles me mandaram levar na autorizada para poder atualizar, dai dei uma olhada no site e lah diz que não tem atualização, então não sei oque eu faço, se levo na autorizada, ou se fico com essa merda me mandando entrar em ruas contra-mão, hehehhee.

  • Osvaldo

    Boa noite,
    Estou interessado em adquirir um motorola TN30, mas gostaria de saber se tem aviso de radar fixo e movel.

  • Carla

    Pelo o que li aqui estamos todos ferrados com esse MOTOROLA! O PIOR FOI QUE EU DEI DE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PRO MEU MARIDO…VOU OUVIR PRO RESTO DA VIDA SE NÃO CONSEGUIR ATUALIZAR ESSA PORCARIA .

  • Simone

    É acho que estamos, mesmo todos ferrados pois tambem dei de presente pro meu marido e ele todo dia me pergunta pela atualizaçao, que vergonha para a motorola pois quando comprei estava certa de que era um produto melhor que os outros, afinal é um motorola e custou R$ 980,00. Que pena ele disse que vai dar para as crianças brincarem.

  • Ricardo

    Pessoal, dêem uma olhada no Mercado Livre. Parece que vendem atualização dos mapas lá.

  • Evailton

    eu moro em Formosa-GO cidade do entorno do Distrito Federal, à 80km de Brasilia, tenho a relatar o seguinte, na capital federal ele funciona certinho agora na minha cidade ele está deslocado do ponto certo uns 500 metros aproximadamente. eu coloco o endereço da minha casa e aparece avenida e tudo mais, só quando eu quero voltar pra casa e seleciono nova rota minha casa ele dá a rota mas 3 ou 4 quadras pra frente. uma vez eu fiz o teste e fui virando e seguindo tudo que ele determinava e quando ele disse que eu tinha chegado ao meu destino eu zerei o VDO do carro e voltei pra minha casa e deu quase 500metros de distancia. O QUE EU DEVO FAZER PRA VOLTAR ELE PRO EIXO CERTO??????????????????????

  • Viajante Oficial

    Bugs, travamentos, resets, impossivel atualizar o mapa, A Motorola tá nem aí,
    Vou mandar essa geringonça pro lixo.