Review: Ford Focus Hatch Titanium Plus 2.0 PowerShift

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Durante uma semana, percorremos 688 km a bordo deste gadget-gigante-sobre-rodas na cor Vermelho Bari chamado Ford Focus Hatch Titanium Plus 2.0 PowerShift.

A lista de recursos geek contava com o melhor da atualidade, de Park Assist a sensor de pressão de pneus, passando por faróis direcionais de xenon e sistema multimídia com comandos de voz.

Anunciado na TV como a “Tecnologia do futuro na sua garagem” e cheio de referências a franquias cinematográficas hi-tech, como Star Wars, Blade Runner e Tron…

… suas credenciais indicavam que teríamos mais um árduo, tecnológico e prazeroso teste: o Ford Focus Hatch Titanium Plus 2014/2014 veio equipado com motor Duratec Direct Flex de 178/175 cv (etanol/gasolina) e câmbio PowerShift de dupla embreagem e seis marchas (yaaay!)

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PISA AÍ MARILU!
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No primeiro dia, ao desligar o alarme do Focus, tivemos uma recepção festiva. Acendem-se os LEDs de iluminação diurna, abrem-se os espelhos retrovisores rebatidos automaticamente e todas as quatro luzes de leitura são ligadas.

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Ao entrarmos no veículo, duas telas de LCD se iluminam. A primeira, localizada entre o velocímetro e o conta-giros, tem 4,2 polegadas…

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… e a segunda, de 8 polegadas, integra a central multimídia MyFord Touch e exibe o logotipo da marca em uma saudação ao estilo “Hello, World”.

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Os bancos dianteiros adotam um visual mais esportivo, com abas laterais avançadas e suporte reforçado para lombar e costas. Para o motorista, o carro oferece ajuste elétrico do banco em todas as direções. O único pecado do banco é o apoio de cabeça com limitador mínimo de altura que não permitia baixá-lo até a altura dos olhos. Mesmo assim, baixinhos como eu (1,63 m) não deixarão de estar protegidos, ok?

Visual furioso

O torque dos 221 Nm a 4.500 rpm com etanol (211 Nm a 4.500 rpm com gasolina) do Focus Titanium surpreendeu. Experimentamos saídas de semáforo aos saltos e ultrapassagens na estrada sob leves toques no acelerador — tamanha era a força do powertrain do carro.

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Além disso, pelas retomadas ágeis, notava-se um bom entrosamento entre a caixa automatizada PowerShift e o motor de injeção direta Duratec Direct Flex 2.0.

Marilu comenta: Ok. Até aqui tudo lindo, divino e maravilhoso. Mas por que raios o Focus não tem paddle-shifts? Como é que pode um carro de apelo mais esportivo trazer câmbio de seis marchas e dupla embreagem e não oferecer as borboletas para troca sequencial no volante?

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E tem mais: esse recurso não está disponível nem como acessório. O Focus é gostosinho de guiar sim, mas ficaria ainda mais interessante se tivesse as borboletas. Experimentei esse recurso pela primeira vez em um Audi A1 e virei fã. #EscribaChata

Vimos ainda as frequentes expressões de espanto dos outros motoristas, causadas pelo desempenho desse hatch de teste, quando os reencontrávamos no próximo farol vermelho da mesma via.

À noite, o visual do Focus mete medo. Além das linhas laterais agressivas…

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…e das rodas escurecidas de liga leve 17 polegadas (com pneus 215/50 R17)…

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… a iluminação direcional dos faróis de xenon aliada aos LEDs dianteiros fazia o Ford ser facilmente confundido com algum importado. Algumas pessoas chegaram a perguntar se dirigíamos um BMW Série 1 ou um Volvo V40.

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Outro recurso bem interessante é a presença de uma luz de cortesia localizado na base do retrovisor:

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Pé na estrada

Na parte rodoviária da avaliação, a tecnologia do carro mostrou seu poderio. O LCD colorido do GPS exibe imagens de ótima resolução e seu banco de dados integra-se com outros sistemas, como o de reconhecimento de voz.

Segundo a Ford, são mais de 10 mil os comandos vocais em português do Brasil e eles interagem com todos os módulos da central multimídia. Infelizmente, o ditado de SMS não funcionou conosco porque nosso celular (Apple iPhone 5 com iOS 7.1) não era compatível com essa funcionalidade.

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Para buscar endereços no GPS, o software trabalha com o recurso de autocompletar de campos ou com uma lista de resultados encontrados com quantidade de matches. Prático e intuitivo. No LCD central de 4,2 polegadas, indicações com ícones mostram as direções do roteiro a ser seguido sem que o motorista tire os olhos do painel.

Aprovamos ainda o computador de bordo no modo de visualização estilo dashboard, que permite monitorar até quatro informações simultâneas: hodômetro parcial, autonomia e consumo instantâneo e médio de combustível. Esse versátil visor também exibe informações gerais, como o estado dos faróis ou das portas.

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O ar-condicionado digital bizona funcionou perfeitamente e tinha uma tela própria de controles na central multimídia sensível ao toque. O único porém foi a trava da opção Dual. Após acionada, ela sempre desativava a qualquer novo ajuste na temperatura.

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Graças ao acerto da suspensão (dianteira Macpherson e traseira Multilink), ao conjunto motor-câmbio azeitado e ao conforto geral da cabine, nosso teste rodoviário foi um dos melhores que fizemos. Não parecia que tínhamos rodado por 6 horas em estradas do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais.

Marilu comenta: Chegamos aos nossos destinos muito bem. Nem parecia que tínhamos rodado tanto em apenas dois dias de estrada.

Mais testes

O consumo geral do Focus Hatch Titanium foi aceitável para um carro com motor 2.0 e câmbio automatizado, registrando 9,4 km/l em um circuito de 51% na estrada e 49% na cidade. Utilizamos o Ford EcoMode o tempo todo e até conseguimos conceito de Eco Motorista Avançado. Que orgulho. 😉

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Marilu comenta: Vale destacar que rodamos boa parte do teste com o ar-condicionado ligado.

Para testar o famoso Park Assist, resolvemos simular o ambiente da rua dentro de uma garagem usando duas colunas como se fossem carros estacionados. Ponto para os sensores.

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O Focus não se enganou e não identificou nossos marcadores como espaço válido para estacionar.

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No teste real, tudo funcionou como prometido, mas não conseguimos relaxar por nenhum segundo com a possibilidade de amassar um bem de 90 mil reais. Meda…

Na parte de espaço interno e porta-malas, tivemos uma experiência inusitada e ilustrativa:

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Compramos dois vasos de cerâmica para plantas com 30 centímetros de diâmetro. A ideia era carregar os dois no piso, atrás dos bancos do motorista e do passageiro. E eles não couberam! Não passavam entre o encosto do banco dianteiro e o assento do traseiro. Então, ao transportar adultos na parte traseira de um Novo Focus, espere por pouco conforto para os joelhos. (Para mim, ficou justo.)

No final, o Focus Hatch tem os melhores predicados de um hatchback médio esportivo e bem equipado. O problema fica com o custo/beneficio, porque sua etiqueta de preço está muito próxima da de outros modelos com mais status (Audi A1) ou potência (VW Jetta).

Agora, se você está disposto a pagar (bastante) pelo melhor carro tecnológico da sua categoria, o Ford Focus Hatch Titanium vai lhe atender muito bem.

Marilu comenta: Nos idos de 2011, esta escriba que vos interrompe a leitura testou o Audi A1 na estrada. Depois de ver a ficha do Focus, leia nossas impressões do Audi A1, clicando aqui.

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Resumo: Ford Focus Hatch Titatinum Plus 2.0 PowerShift

O que é isso? Hatchback médio em versão topo-de-linha.
O que é legal? Motor potente, câmbio de dupla embreagem e suspensão independente deixam este carro com dirigibilidade acima da média. Altamente tecnológico e com itens de categorias bem superiores. Design furioso e esportivo.
O que é imoral? Não tem paddle-shifts no volante para trocas de marcha sequenciais; o espaço interno traseiro é de compacto.
Avaliação: 8,3  (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
O que mais? Ótimo sistema de som Sony Premium com 9 alto-falantes. 5 estrelas de proteção de adultos no crash-test Latin NCAP. 6 air bags (frontais, laterais e cortinas). Sistema ISOFIX para cadeiras infantis.
Preço sugerido: a partir de R$ 80.790; valor da versão com pacote PLUS, R$ 88.890
Onde encontrar: Ford Brasil

 

Dados técnicos
Motor: dianteiro com quatro cilindros em linha, 2.0 litro, injeção direta. Bicombustível (etanol/gasolina).
Cilindrada: 1.999 cm3.
Potência: 178 cv a 6.500 rpm (etanol)/175 cv a 6.500 rpm (gasolina).
Torque: 221 Nm a 4.500 rpm (etanol)/211 Nm a 4.500 rpm (gasolina).
Tempo 0 a 100 km/h: 9,2 segundos.
Direção: Elétrica.
Câmbio: PowerShift de 6 velocidades e dupla embreagem.
Freios: 4 discos com sistema ABS, EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) e EBA (Assistente em Frenagem de Emergência). Possui Advance Trac: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS).
Dimensões: 4,36 m de comprimento; 2,01 m de largura; 1,48 m de altura; 2,65 m de entre-eixos.
Peso: 1.900 kg.
Tanque: 55 litros.
Porta-malas: 316 litros.

Revisão, crédito das imagens e comentários pertinentes de Marilu Araujo.

Sobre o autor

Fabio Koiti, Blogueiro Convidado

Fabio Koiti escreveu sobre TI nos idos de 1990 e 2000 em revistas como PC Magazine Brasil, Windows Sources, PC Computing e PC World Brasil. Agora, está de volta para falar dos carros (e outros veículos) mais legais que pintarem por aqui.

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