ZTOP+ZUMO

Review: Tablet Dell Venue 8 7000 (modelo 7840)

Novo tablet topo de linha com Android da Dell é um impressionante portátil de uso geral, mas sua câmera RealSense ainda não empolga.

Em setembro do ano passado durante o Intel Developer Forum, Brian Krzanich, CEO da Intel, apresentou para a platéia o que parecia ser o protótipo de um novo tablet de 8″…

Dell_venue_8_7000_krzanich

…  equipado com uma câmera com tecnologia Intel RealSense que utilizava um conjunto de três câmeras montadas atrás do portátil e que fazia coisas bem mais interessantes do que simplesmente capturar imagens e vídeos:

E para a surpresa do público, esse tablet não era exatamente um protótipo e sim um novo produto desenvolvido em parceria com a Dell, o Dell Venue 8 7000 (modelo 7840):

Na época ele ainda precisava de alguns ajustes, de modo que a previsão inicial era que ele fosse lançado no varejo americano antes do Natal, mas ele chegou de fato no início deste ano, sendo que depois de alguma logística meio complicada, conseguimos receber direto da Dell nos EUA (thanks guys!) um exemplar desse tablet de concepção e desenho bastante singular se comparado com a mesmice do que é oferecido hoje pela maioria da concorrência:

Medindo aproximadamente 12,4 x 21,6 x 6,0 mm (LxAxP) e 305 gramas de peso, o Venue 8 7000 é, na minha opinião, o que os americanos costumam chamar de “Show-Off” ou seja, algo feito para chamar a atenção e exibir para o mercado sua competência em design e tecnologia de ponta.

Isso sim tem o seu lado bom e outro nem tanto, como veremos durante esta análise.

A primeira coisa que chama a atenção desse tablet é o quanto ele é fino. Com apenas 6 mm de espessura, a impressão que temos é de estar segurando uma placa de metal e vidro, dona de uma agradável sensação de solidez e acabamento de excelente qualidade.

Acredito que a maneira encontrada para chegar neste resultado foi a adoção de um gabinete de alumínio usinado que proporciona assim toda a rigidez estrutural necessária para garantir a integridade do sistema. Fora a tela frontal, a única parte não coberta pelo metal é a região da base onde fica a câmera principal (feita de vidro) e cuja borda é de policarbonato (nome pomposo para plástico).

Seus tons de cinza e preto está fortemente associado a identidade visual da Dell e o seu acabamento fosco, além de proporcionar uma superfície não escorregadia, também não segura marcas de dedo (yaaay!)

Dell_Venue8_7000_gabinete_leg

Aqui podemos ver que a cobertura de vidro da tela também fica embutida no gabinete, proporcionando assim mais proteção contra batidas laterais.

Porém uma das consequências do uso dessas linhas retas e até da falta de volume é que a ergonomia do Venue 8 7000 não é das melhores, já que para segurá-lo com firmeza é presiso agarrá-lo pelas bordas com as pontas dos dedos — o que pode algo complicado para pessoas com mãos pequenas, incluindo crianças.

Outra opção é deitá-lo sobre a palma da mão e apoiá-lo com o dedo mindinho impedindo que ele escorregue.

No primeiro caso, segurar o tablet pelas pode cansar depois de algum tempo e deitá-lo sobre a palma da mão corremos o risco dele desequilibrar e cair. Isso não significa que o Venue 8 seja um convite para o desaste e sim que o usuário precisa ter um pouco mais de cuidado com esse equipamento para que ele se mantenha sua boa aparência e proporcione um monte de alegrias por mais tempo.

Dependendo do caso e do uso, até recomendamos o uso de algum tipo de capa protetora — como o Dell Venue Folio —  que proporciona uma pegada melhor, mais confortável e até maior proteção contra eventuais acidentes.

Dell_Venue8_7000_folio

Outro grande atrativo desse portátil é sua impressionante tela OLED de 8,4 polegadas e 300 nits de brilho, cuja resolução WXGA (2.560 x 1.600 pixels) chega a ser maior que as telas retina do iPad (2.048 x 1.536 pixels) e foi espremida dentro de num gabinete não muito maior que um tablet de 7″de linha como o Asus Fonepad:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aqui podemos ver a diferença no tamanho da tela OLED de 8,4″ do Venue 8 com  LCD IPS LED de 800 x 1.280 pixels do Fonepad. Apesar da tela do Venue parecer ser mais alta que o modelo da Asus, ambos têm a mesma relação de aspecto (16:10).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Numa comparação mais direta da tecnologia/densidade de pontos entre o Venue 8 e o FonePad reproduzindo o mesmo detalhe da imagem embaixo…

Dell_Venue8_7000_OLED_X_LCD_1a_Leg

… podemos notar que, enquanto que a imagem no painel LCD (à esquerda) é formado por três subpixels dispostos lado a lado, no OLED (à direita) esses mesmos subpixels assumem uma curiosa disposição losangular:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tamanho ganho na resolução também permite apresentar mais informação na tela (duh!) como podemos ver abaixo:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E para aqueles que sempre se queixaram das “ultrajantes bordas gigantes” nos tablets, a boa notícia é que devido a essa solução de tela grande em tablet pequeno, três das quatro bordas do Venue 8 7000 tem apenas 6 mm de espessura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar de ser uma façanha de engenharia, em termos práticos a borda menor oferece menos espaço para segurarmos o tablet com o polegar que tende a invadir a área de toque da tela, que pode ser interpretado pelo sistema como um comando de rolar tela…

… ou mesmo de puxar a janela de alertas do sistema:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outra curiosidade do desenho do Venue 8 7000 é a disposição pouco usual da sua câmera frontal e de seus alto falantes com tecnologia MaxxAudio da Waves otimizada tanto para aplicações de entretenimento quanto para ligações de Skype:

Dell_Venue8_7000_falante_leg

Na parte de trás, na mesma posição podemos ver a disposição da câmera RealSense Snapshot Depth Camera da Intel, formada pela câmera principal de 8 megapixels que deve gerar a imagem principal e duas secundárias com “resolução 720p” que deve gerar um par de imagens estereoscópicas que deve ser usada pelo sistema para registrar e recuperar informações de profundidade de campo por meio de cálculos de telemetria.

Na lateral esquerda do tablet temos o botão de liga/desliga, controle de volume e a entrada de som do seu microfone embutido:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No lado oposto, fica o slot micro SD/SDHC/SDXC com capacidade de até 512 GB (!)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Note que o cartão é colocado numa espécie de bandeja que é inserida no slot e permanece lá por meio de um mecanismo de mola. Para ejetá-lo é preciso inserir um objeto fino — como a ponta de um clipe de papel — em um orifício lateral para soltar a trava. Por enquanto, a Dell ainda não oferece esse produto com opção de modem 3G/4G.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Finalmente na base do Venue 8 7000, estão a entrada do fone de ouvido + microfone, a porta USB micro e a etiqueta de serviço usado pela Dell que contém o código do produto e o chamado “Service Tag” usado para acelerar os procedimentos de suporte e assistência técnica.

Dell_Venue8_7000_fone_USB_Leg

Com relação aos acessórios, o Venue 8 7000 vem apenas com um cabo USB Micro e um carregador bivolt com saída de 5 volts x 2 ampéres via porta USB. Entre os acessórios disponíveis, além da capa protetora Venue Folio, destaque para o Venue Keyboard Folio (capa com teclado Bluetooth), o Bluetooth Portable Speaker (caixa de som Bluetooth) e o Dell Cast, um curioso dispositivo na forma de um memory key que, quando ligado numa porta HDMI livre de um monitor ou TV de tela grande….

Dell_Venue_7_Dell_Cast_device

… o que permite replicar o conteúdo apresentado na tela do tablet em tempo real via Wi-Fi o que pode ser uma solução interessante para fazer apresentações em reuniões de trabalho, reproduzir vídeos em casa ou até mesmo usar o Venue 7 3000 como um pequeno desktop com o mesmo ligado num mouse/teclado sem fio, cuja interface USB pode ser ligada no próprio Dell Cast.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

vale a pena observar que com uma tela de 8,4″ de altíssima resolução, o Venue 8 7000 pode até ser usado como um notebook compacto, bastando para isso adicionar um teclado e mouse USB ou bluetooth. No exemplo abaixo eu usei um teclado compacto desenvolvido originalmente para o ThinkPad Tablet 2 e que se ajustou perfeitamente ao modelo da Dell:

Isso porque a espessura do Venue encaixa-se perfeitamente na ranhura existente no teclado, permitindo que ele se apoie perfeitamente no seu encosto retrátil, o que faz com que o mesmo possa até trabalhar com a tanto na horizontal quanto na vertical:

Mas voltando ao que interessa, o nosso modelo 7840 veio equipado com um chip Intel Atom Z3580 “Bay Trail”, um SoC de 22 nm de 2,33 GHz baseado na microarquitetura Silvermont. Mais voltado para sistemas de baixo consumo com Android, esse chip quadcore (sem HT) já tem suporte para 64 bits e agora também suporta os novos sets de instruções SSE 4.1 e 4.2.

Dell_Venue8_7000_CPUZ_1

Outro grande atrativo é o fato dele vir equipado com uma GPU PowerVR Rogue G6430 da Imagination Technologies, que é a mesma usada no processador Apple A7.  No geral seu desempenho a coloca entre os topo de linha, mas seu desempenho pode não superar o Qualcomm Adreno 420.

Esse sistema vem equipado com 2 GB de RAM (yaaay!), 16 GB de memória interna (com 9,13 GB liberado para o usuário) expansível para mais 512 GB via slot SDXC, WiFi 802.11 AC, Bluetooth 4.0, porta USB 2.0 com suporte para OTG, GPS, acelerômetro, sensor de luz ambiente, câmera frontal de 1,2 MP e traseira de 8 MP. Mas como dissemos antes, ele não vem com modem 3G/4G (nem como opcional) nem NFC. A capacidade da sua bateria de íons de lítio é de 5.526 mAh o que é um valor notável se levarmos em consideração que o Dell Venue 7 3000 (já analisado por este ZTOP) vem com uma célula de 4.550 mAh.

Dell_Venue8_7000_CPUZ_2

Seu sistema operacional já é o novo Android 5.0 “Lollipop” e ele foi atualizado para a versão 5.0.2 logo após o primeiro boot.

Dell_Venue8_7000_main_screen

Para aqueles que apreciam o chamado “Android Puro”, a versão do Android que acompanha o Venue 8 é bastante limpa, com poucas modificações da empresa no que se refere ao seu visual…

Dell_Venue8_7000_Dell_SO_optimizations

…e o número de apps inclusas:

Dell_Venue8_7000_Dell_Apps1

Entre as Apps inclusas estão uma versão trial do McAfee Security, o digitalizador de cartões de visitas CamCard, a suite de aplicativos de escritório Polaris Office 5 e o marcador de imagens Skitch.

Dell_Venue8_7000_Dell_Apps2

Entre as Apps específicas da Dell estão o painel de controle do Dell Cast e do sistema de som Maxx Audio e o My Dell (emabixo), um pacote de utilitários que monitora o estado do tablet e que também integra uma série de ferramentas de diagnóstico:
Dell_Venue8_7000_App_Mydell1

Mas como não poderia deixar de ser, a aplicação mais intrigante do Venue 8 7000 é sua aplicação de câmera que tira proveito dos recursos da nova tecnologia RealSense SnapShot Depth da Intel.

Para quem está acostumado com sistemas mais elaborados como o PixelMaster da Asus, a app de câmera da Dell nos pareceu ser bastante simples e espartana, mas nem tanto se comparado como a do Venue 7 3000.

Dell_Venue8_7000_App_camera_1b

No modo de foto normal, os ajustes de imagem se limitam ao básico como ajuste de exposição, ISO, balanço de branco, detecção de rosto, temporizador e coisas do tipo. Ele ainda conta com modos de captura de foto panorâmica, “intermitência” (= burst mode?) que tira dez fotos em alta velocidade, gravação de vídeo (em SD, HD e Full HD) e trava de foco no infinito, um recurso muito útil quando queremos tirar uma foto através de uma grade ou vidraça.

Dell_Venue8_7000_App_camera_2a

Neste modo normal, a qualidade das imagens é o que poderíamos esperar de um tablet de linha, ou seja, imagens boas em locais bem iluminados…

Jpeg

… e nem tanto em locais onde a luz não é das melhores. Vale a pena observar que esse tablet não possui iluminador de LED ou Flash.

Jpeg

Até nada demais, já que a novidade fica por conta do chamado modo de Profundidade de captura instantânea

Dell_Venue8_7000_App_camera_3

Que ativa as duas câmeras auxiliares cujas imagens podem ser observadas no canto superior esquerdo da tela.

Dell_Venue8_7000_App_camera_5

Um cuidado que o usuário tem que ter ao fotografar neste modo é que, dependendo da maneira como seguramos a câmera (no meu caso com a mão esquerda), existe uma tendência de os dedos bloquearem uma das câmeras auxiliares. Felizmente, o sistema alerta quando isso ocorre.

Dell_Venue8_7000_App_camera_5a

Segundo a própria Dell, existem algumas regras e recomendações para tirar o máximo proveito desse recurso. Além de não obstruir as câmeras, a empresa esclarece que esse efeito de profundidade de campo funciona bem numa zona entre 1 a 5 metros em frente da câmera, ou seja, o sistema é incapaz de trabalhar com distâncias muito curtas ou muito distantes.

Dell_Venue8_7000_tutorial2

Além disso, a empresa também recomenda (sempre) segurar o tablet firmemente, tirar fotos em locais bem iluminados e evitar objetos que produza muitos reflexos.

O curioso é que ao tirar uma foto normal, o sistema cria um arquivo em jpeg cujo nome começa com IMG_xxxx.jpg. Ao tirar uma foto com efeito de profundidade, são criados três imagens que são posteriormente processadas pelo sistema e fundidas numa imagem chamada DEP_xxxx.jpg e identificada pelos softwares da empresa por um pequeno símbolo na forma de cubo no canto superior esquerdo da imagem:

Dell_Venue8_7000_foto_3D

Mas para explorar todo o potencial desse recurso é preciso utilizar a App de Galeria da Dell que além de gerenciar todos os arquivos de mídia do tablet…

Dell_Venue8_7000_App_Galeria

…  também incorpora um conjunto de ferramentas específicas para edição desses arquivos:

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_1

Talvez a mais curiosa delas é a “trena eletrônica” que, como o próprio nome sugere, é capaz de medir distâncias e até áreas dos objetos presentes na imagem ou seja, toque em um dos cantos do objeto a ser medido, puxe uma linha até o final do mesmo que o sistema automaticamente calcula (ou mais exatamente “estima”) a distância na escala inglesa (pés + polegadas).

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3

O curioso é que não existe (ou pelo menos não encontramos) a opção para mudar essa escala para o sistema métrico, o que não dá para reclamar já que o produto que analisamos é voltado para o mercado americano (duh!). Mas o que realmente nos chamou a atenção, é que essa ferramenta tem um erro na sua tradução que trocou a unidade “pés” por “quadrados”.

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3a

3 pés 1 polegada = 0,9398 metros

É importante ressaltar que como essa medição é baseada na comparação de imagens, pode ser que o resultado possa varie de acordo com a distância ou ângulo ou contraste da foto. Para verificar isso, pegamos uma régua de madeira (daquele tipo usado para vender tecido por metro) cujo comprimento é de exatamente 1 metro (duh!) e tiramos várias fotos de diversos ângulos e distâncias…

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3b

3 pés 4 polegadas = 1,01 metros

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3e

3 pés 2 polegadas = 0,9652 metro

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3c

3 pés 3 polegadas = 0,9906 metro

… para chegar a conclusão que as medições calculadas foram até que muito boas, variando de 0,96 até 1,01 metro. Vale a pena ressaltar que esse sistema não consegue medir grandes objetos muito distantes como a a largura de uma ponte ou a altura de um prédio:

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_5

54 pés 1 polegada = 16,4846 metros

De fato, a própria Dell reconhece que essa ferramenta não substitui a boa e velha trena, mas pode ser uma boa alternativa para o nosso “olhômetro” na hora de avaliar por exemplo, se o sofá novo que você está namorando na loja cabe ou não naquele canto da sua sala. E no caso de dúvida, você pode bater uma foto com o Venue 8 7000, fazer a medição e enviar essa informação para alguém em casa verificar o espaço disponível por meio de diversas ferramentas de compartilhamento:

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_3d

Já as outras ferramentas também tiram proveito da informação de profundidade de campo para, por exemplo, redefinir a zona de foco da cena (desde que dentro dos parâmetros citados acima)…

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_2

… ou aplicar filtros criativos (como no Instagram) também baseado na informação de profundidade de campo:

Dell_Venue8_7000_App_Ed_foto_4

Em todos esses casos, as imagens editadas precisam ser gravadas na forma de novos arquivos, preservando assim o original no formato DEP_xxxx.jpg para outras vezes.

Sob testes:

Nos testes realizados, o Venue 7 3000 bateu 567 pontos no WebXPRT 2013 (um teste de HTML5)…

Dell_Venue8_7000_WebXprt_2013

… e 125 pontos na nova versão 2015:

Dell_Venue8_7000_WebXprt_2015

Já no MobileXPRT (um teste de desempenho baseado em aplicativos) ele bateu 345 pontos:

Dell_Venue8_7000_MobileXprt_2013

Já no PCMark for Android o desempenho medido no modo de Work Performance foi de 5.371 pontos

Dell_Venue8_7000_PCMark_work

… e de 9 horas e 8 minutos no modo de Work Battery Life:

Dell_Venue8_7000_PCMark_batt

Com relação ao seu desempenho em 3D, no 3DMark Ice Storm Unlimited o Venue 7 3000 bateu 20.987 pontos:

Dell_Venue8_7000_3DMark1

E como uma imagem vale mais do que mil palavras:

No Vellamo, o tablet obteve 3.191 pontos no Chrome Browser (HTML5), 1.439 pontos no Multicore e 1.302 no Metal:

Dell_Venue8_7000_Vellamo

No Quadrant Standard Edition, ele bateu 19.903 pontos

Dell_Venue8_7000_Quadrant

… e no Nenamark 1 e 2 os resultados foram respectivamente 58,4 qps e 59,2 fps (quadros por segundo) respectivamente:

Dell_Venue8_7000_Nenamark1

Dell_Venue8_7000_Nenamark2

Finalmente, nos testes de autonomia de bateria,no BatteryXPRT for Android o tablet da Dell teve uma autonomia estimada em 19,5 horas de uso contínuo no modo WiFi (rede ligada)…

Dell_Venue8_7000_BattreyXPRT_WiFi

… ou 23,7 horas no modo avião:

Dell_Venue8_7000_BattreyXPRT_Airplane

 

Nossas conclusões:

Como disse no início deste review, o Dell Venue 8 7000 é uma grande novidade em termos de design e inovação num segmento onde tendência parece ser a mesmice na aparência e até nos preços (que parecem estar em plena queda, junto com seu número de recursos).

Mas como todo produto muito no limite da tecnologia, muitos dos atrativos oferecidos por esse novo tablet — neste exato momento — podem não ser tão vantajosos sob o ponto de vista de aplicação e usabilidade.

Para mim, isso fica bem claro no caso da nova câmera Intel RealSense Snapshot Depth cuja concepção em si é super bacana,  mas ainda padece de uma “Aplicação Matadora” (Killer App) que convença as pessoas a comprarem o hardware só para tirar proveito dela.

De fato, os recursos que  já foram implementadas na atual versão do Venue 8 7000 nos pareceu ser mais um beta final/RC1 (versão 0.9988) ou um v1.00001 meio capenga do que um produto realmente pronto e maduro, em especial com aquela escala em “quadrados”. Fora isso, tirar uma foto com boas informações de profundidade não é algo tão simples e fácil do que realmente deveria ser.

Fato é que a Intel em parceria com a Dell tem feito um grande esforço para incentivar o desenvolvimento de novas Apps para essa tecnologia, sendo que alguns exemplos do seu potencial foram apresentados durante o último IDF de 2014:

Sob o ponto de vista do design, o tablet é realmente LINDO! Mas como dissemos acima, sua ergonomia não é das melhores já que a sensação que temos é de segurar uma placa de vidro e metal de 12 x 21 cm que você não vai querer derrubar no chão. O tamanho da sua tela OLED é MUITO boa e sua imagem EXCELENTE, mas a presença de uma borda tão fina (que muita gente por sinal, diz desejar) não é das mais práticas, já que quando seguramos o tablet pela borda é comum o sistema entender isso como um comando na tela.

Finalmente, com relação à plataforma de hardware, ficamos muito impressionados com o SoC Atom Z3580 “Bay Trail” cujo desempenho foi bem superior ao do Atom Z3460 que tínhamos visto no Dell Venue 7 3000 e que combinado com os 2 GB de RAM do sistema, faz do Venue 8 7000 um equipamento com ótimo desempenho (para um tablet), ágil e até capaz de topar algumas tarefas de produtividade.

De fato, estou neste exato momento terminando esse post no Venue 8 com o auxílio do meu tecladinho ThinkPad bluetooth: 🙂

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Baseado nisso tudo, recomendar a compra desse equipamento é algo bem mais complicado do que dizer simplesmente sim ou não já que tudo depende do ponto de vista, ou seja:

Se o usuário estiver interessado num tablet moderno para uso geral de boa aparência, procedência, desempenho e estiver disposto a pagar por isso, o Dell Venue 8 7000 é uma opção a ser considerada.

Mas se você não for um desenvolvedor e o interesse for apenas de usar a nova câmera da Intel, diríamos que essa tecnologia (para nós) ainda está na sua infância, e como todo early adopter já deve estar careca de saber, pode levar um tempo até podermos realmente tirar proveito dessa tecnologia. Daí por sinal nossa recomendação com reservas (*)

A má notícia é que já no fim do ano passado durante o Dell World em Austin, fomos informados que não existem planos de trazer o Venue 8 7000 oficialmente para o Brasil.

Mas quem sabe eles não mudam de idéia né?

ZTOP indica porem com reservas1

Resumo: Dell Venue 8 7000 (modelo 7840)

O que é isso? Tablet Android de linha de uso geral voltado para uso pessoal e/ou negócios.
O que é legal? Plataforma moderna. Tela OLED de altissima resolução e ótimo desempenho geral.
O que é imoral? Sua ergonomia não é das melhores. Por enquanto, o desempenho/utilidade da nova câmera da Intel não é tão atraente quando aparenta ser.
O que mais? Não está a venda no Brasil.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: US$ 399
Onde encontrar: Dell EUA

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • MXNB 21/05/2015, 22:36

    Review show de bola!

  • Adriano De Lima 22/05/2015, 00:30

    Bem legal esse aparelho.

  • dflopes 22/05/2015, 14:23

    Vamos por partes:
    – IMHO, tablets com Android de 8″ são o tamanho ideal. 10″ com Windows.
    – Corpo de alumínio deve garantir um aparência superior, fingindo dos plásticos convencionais.
    – Solução interessante para o cartão de memória, o mSD instalado no Asus T100. sobra um protuberância para fora e qualquer esbarrão ejeta o cartão – além de ser uma dificuldade procurar um minúsculo mSD. Resolvi o problema colocando uma fita durex.
    – Eu ia perguntar pq a Dell não traz os Venue Pro (com Windows), mas acho deixar de sonhar pois nem os Venue (com Android apenas) chegarão ao Brasil.
    – Câmera apresenta uma Inovação interessante para arquitetos, engenheiros e afins. Vc pode medir o espaço do imóvel pra comprar a pia da cozinha e a tubulação de água /Esgotamento, além de quantificar as lajotas pro piso, e tudo isso com apenas uma foto.

    • Mario Nagano 22/05/2015, 17:56

      Esse tal de Venue Pro que você fala tanto por acaso é isso?

      Se sim: EU TENHO, VOCÊ NÃO TÊÊM! NA-NA-NANA-NA… >;-P

      • dflopes 22/05/2015, 18:06

        Eu tentei comprar mas comprei o Asus T100, por isso a inveja não me atinge…

        😛

        • Mario Nagano 22/05/2015, 18:13

          A é é??? Vou terminar esse review, devolver pra Dell e pegar outro maior e mais bonito!

          Me aguarde…

          • Adriano De Lima 23/05/2015, 22:44

            Por favor continuem, ainda tenho muita pipoca!

  • YagoG. 29/05/2015, 01:02

    Me lembrou muito o Sharp Aquos, é bonito, mas essa parte inferior não é tão interessante.

    • Mario Nagano 29/05/2015, 11:55

      É como disse no texto, acho q eles sacrificaram um pouco a funcionalidade em favor de um belíssimo design.

      De fato, quando tive o primeiro contato com esse produto lá no evento Intel, a maioria das fotos que tirei do protótipo foi segurando o mesmo de cabeça para baixo.