ZTOP+ZUMO 10 anos!

Review: Bateria externa APC UPB70

upb70_intro.jpg

Entre os novos lançamentos da APC do final do ano passado, me chamou a atenção um acessório interessante para os usuários de notebooks insatisfeitos com a autonomia de seus equipamentos.

De olho nesse público, a fabricante lançou o APC Universal Notebook Battery 70Wh – UPB70 para os í­ntimos – uma generosa bateria recarregável de polí­mero de lí­tio (Li-Polymer), uma evolução da tecnologia de í­ons de lí­tio que, segundo a empresa, oferece uma autonomia máxima de 6 horas, com tempo de recarga em torno de 3 horas.

Medindo aproximadamente 25,4 x 1,5 x 16,5 cm (LxAxP) e 1,3 kg de peso, o UPB70 possui uma área plana ligeiramente mais larga que uma folha de papel A4, permitindo que a mesma funcione como base para notebooks – em especial os modelos com tela de 14″, como os ThinkPad série T da Lenovo.

upb70_montagem.jpgO UPB70 possui um medidor de carga na forma de uma barra iluminada que pode ser consultada toda vez que se pressiona um discreto botão. Além da entrada e saí­da de energia para o computador, o equipamento possui um conector USB padrão que fornece energia para dispositivos compatí­veis como iPods, handhelds, celulares etc.

Para colocá-lo em funcionamento, basta ligar o carregador original do notebook no UPB70 e este no portátil. Mas para isso, é necessário consultar o guia de compatibilidade do UPB70 para escolher e instalar os plugs de entrada e saí­da compatí­veis com seu computador (entre os nove que já acompanham o produto) e selecionar a voltagem correta por meio de uma chave seletora localizada na parte de trás da bateria. Feito isso, basta ligar o carregador na tomada para energizar tanto o UPB70 quanto o notebook ao mesmo tempo.

Uma coisa que notei nos testes é que o computador pode não saber que está recebendo energia do adaptador de rede elétrica ou do UPB70. Isso pode influenciar diretamente na autonomia da bateria externa, já que muitos portáteis trabalham com modos de economia de energia quando alimentados pela sua bateria interna – como baixar o brilho do LCD ou a velocidade do processador quando – trabalhando a todo vapor quando ligados na tomada (via carregador).

O que pode acontecer é que, ao desligar o UPB70 da tomada, o computador irá consumir a energia da bateria externa como se estivesse ligado na tomada sem economizar energia. Quando a energia desta se esgotar, o portátil irá ativar sua bateria interna e entrará no modo de economia de energia.

Caso o usuário ligue o UPB70 (totalmente carregado) num note com a bateria descarregada, o computador irá entender que ele foi ligado na tomada e irá trabalhar a todo vapor ao mesmo tempo que recarrega sua bateria interna e, quando a bateria externa morrer, o note irá usar a energia passada par a bateria interna, entrando no modo de economia.

Desse modo, para alcançar o máximo de autonomia com o UPB70, é interessante reconfigurar o portátil para trabalhar sempre no modo de economia de energia, mesmo quando ligado na tomada.

Sob testes:

Para avaliar o desempenho do UPB70 utilizei um notebook ThinkPad X31 com processador Pentium-M (Banias) de 1,7 GHz com Windows XP SP2 e rodei o MobileMark 2002 para descarregar a bateria.

Primeiro, medi a autonomia do X31 com sua bateria original e o portátil trabalhou initerruptamente por 4h03m.

Para avaliar a autonomia só do UPB70, liguei o mesmo no X31 e refiz os testes, resultando numa autonomia de 5h29m.

Numa terceira medição com o UPB70 e a bateria interna do X31 totalmente carregada, cheguei a 9h18m.

Obviamente, esses resultados podem variar de acordo com o portátil, mas eles mostram que o UPB70 apresenta uma boa reserva de energia (graças ao seu tamanho) que pode ser útil em várias situações.

Entretanto, antes de decidir pela aquisição desse produto, aconselho que o usuário baixe o guia de compatibilidade no site da APC e certifique-se que ele é compatí­vel com a voltagem e o plug de energia do seu portátil.

Devido í s suas dimensões generosas e seus 1,3 kg, o UPB70 não é o mais portátil dos acessórios, mas esse é o preço a ser pago pela energia extra, além do preço sugerido de R$ 924, quase o mesmo valor de um desktop de entrada.

Resumo: APC Universal Notebook Battery, 70Wh (UPB70)
O que é isso? – Bateria extena de alta capacidade.
O que é legal? – Utiliza o mesmo carregador do portátil, porta de alimentação USB 5V.
O que é imoral? – Relativamente caro.
O que mais? – Certifique-se que a bateria é compatí­vel com seu portátil antes de adquirir o produto.
Avaliação: 4,0 (de 5,0).

Preço sugerido: R$ 924.
Onde encontrar: www.apcc.com/br0800-555272

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Flavio Sartori 03/01/2008, 11:00

    Olá Mario,
    Outro ponto negativo é o peso deste produto.
    É quase inviavel você carregar na mochila, o notebook mais este bateria externa, compensa mais uma bateria extra.
    Abraços,
    Flavio

  • Flavio Sartori 03/01/2008, 11:11

    Um produto muito interessante da APC é a linha de mochilas para notebook, que possuem compartimento para carregadores, como o desta bateria, além do que são leves, diferente de algumas, onde a mochila vazia, pesa o mesmo que o notebook.
    Abraços
    Flavio