ZTOP+ZUMO 10 anos!

RetroTech: Public Domain Torrents

public_domain_torrents_a

Estava fazendo uma pesquisa sobre filmes velhos na web quando trombei com um curioso site que pode ser uma dica legal para os apreciadores de filmes B, em especial aqueles mais obscuros que nem chegam a ser cult, mas que de tão ruins chegam a ser divertidos — o Public Domain Torrents.

Se comparado com outros sites do ramo, o Public Domain Torrents tem um acervo até que pequeno, mas que compensa com uma boa descrição do mesmo, além de abrir espaço para a opinião dos usuários o que torna esse site também uma experiência social. Fora isso, cada título possui uma espécie de “thumbnail” com os screenshots do filme, de modo que podemos ter uma visão prévia do mesmo antes de baixá-lo. E se você achar muito constrangedor ver esses filmes na tela do seu PC, a maioria deles também podem ser baixados em MP4 para iPod/PSP, DivX para PDAs (com tela de 160 ou 320 pixels de largura).

Para mim, a grande sacada desse site é de ser um grande repositório de filmes B, em especial aqueles com títulos espalhafatosos e orçamento barato no melhor estilo Ed Wood que muita gente cultua mas que estão cada vez mais difíceis de ver na TV (pelo menos nos canais abertos).

Veja alguns exemplos:

Voyage to the Planet of Prehistoric Women — Na verdade, é um filme russo que, para se adaptar ao público americano (em plena guerra fria), foi repicado e reeditado com novas cenas de venusianas loiras sumariamente vestidas. Acho que a cor da pele e do cabelo delas pode ser resultado do ácido sulfúrico presente na atmosfera do planeta.

public_domain_torrents_ex1_small

Attack From Space — Proto-National Kid, tataravô do Jaspion e legítimo representante da ficção-científica japonesa dos anos 60 com direito a cenas de pancadaria a  golpes de judô,  já que o kung-fu ainda não tinha sido descoberto pela mídia:

public_domain_torrents_ex2_small

Santa Claus Conquers the Martians — Marcianos irritados porque seus filhos assistem muita TV transmitida da Terra resolvem se vingar raptando Papai Noel na época do Natal:

public_domain_torrents_ex3_small

Jesse James Meets Frankenstein’s Daughter — UAU!!! Bang bang com filme de monstro! Dois filmes pelo preço de um (para o público) ou dois públicos para a mesma sessão de cinema (para o exibidor). Como é que ninguém pensou nisso antes?

public_domain_torrents_ex4_small

The Little Shop of Horrors — Opa, esse é bom — a versão original de Roger Corman — exemplo clássico de como tirar água de pedra num filme barato:

public_domain_torrents_ex5_small

Se levarmos em consideração o sucesso de filmes como Amazonas na Lua,  Homens de Preto, Edward Mãos de Tesoura, Sexta-feira 13,  Exterminador do Futuro e o novíssimo Monstros versus Alienígenas, fico imaginando o quanto esse estilo de filme evoluiu nessas últimas décadas para o status de blockbusters de orçamento milionário, enquanto os antigos filmes se primeira linha baseados na literatura clássica (como Jane Eyre, A Farewell to Arms, The Iron Mask etc.) caíram no ostracismo acabando por se tornar — de um certo modo — os filmes B dos dias de hoje.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Já visitei o Public Domain Torrents, muito bacana, apesar de não fazer nenhum Dow lá, estava e estou procurando filmes do Tarzan, o problema (para mim pelo menos) é que esses filmes devem ser todos em inglês, eu que tento falar pelo menos a nossa lingua de forma decente, já o inglês não me pertence (infelizmente).Voce por acaso têm informações se esses filmes são mesmo em inglês ou no minimo em espanhol?

    Abcs