Resumo da Semana 19 de 2019

R

@jack no Brasil (só para assinantes da newsletter Interfaces; já assinou?), Google I/O, o que acontece em tecnologia esta semana e muito mais.

Leia o conteúdo exclusivo da newsletter da semana passada.

O que acontece em tecnologia esta semana?

OnePlus e Asus vão dividir os holofotes na terça e na quinta. OnePlus 7 Pro vai ter uma câmera com zoom de 3x. Já para saber quase tudo do modelo da Asus basta visitar o Instagram do Tio Marcel para ver fotos feitas com a nova câmera do já vazado Zenfone 6 (e mensagens em código Morse tiradas do Manual do Escoteiro Mirim).

Tem novos smartphones da Motorola na quarta. One Vision, é você?

E nosso Samir vai participar do Fórum de Internet de Estocolmo para falar de liberdades em uma internet aberta e segura (veja a agenda). Mais detalhes na próxima semana.

Eletrônicos de Consumo

Um set-top box de TV pirata estava à venda no Carrefour, em São Paulo.

Por ser uma semana de Google I/O, alguém “vazou” para a Bloomberg o filé de software que será anunciado no WWDC da Apple, que acontece em junho. Assim como “vazou” que tem um novo chip A13 a caminho. Adoramos esses “vazamentos”.

No Google I/O, os novos smartphones Pixel 3a e Pixel 3a XL. Mas, óbvio, não virão ao Brasil. Além disso, algumas novidades foram anunciadas, como mais funcionalidades no Assistente e em controles de voz. Um analista questiona se a Apple “vai descer ao nível” dos Pixel 3a.

Se tiver tempo, leia as 100 coisas que o Google anunciou no evento, incluindo detalhes do novo sistema operacional Fuchsia. E veja um easter egg do Android Q.

A Samsung vai cancelar os pedidos do Galaxy Fold se não conseguir entregá-los até 31 de maio. Uma nova data de lançamento, claro, está sendo estudada (e a empolgação com smartphones dobráveis continua). Mas o Fold não é o único produto Samsung que está atrasado: o alto-falante inteligente Galaxy Home deveria ter sido lançado em abril – e não foi (não existe explicação para o atraso).

A mesma Samsung está cortando gastos com fabricação na Coreia do Sul, seguindo os passos da LG. A HTC deixou de vender smartphones em lojas na China.

Um vibrador inteligente que ganhou um prêmio na CES (e depois teve o prêmio removido) ganhou o direito de ser reconhecido como um vibrador premiado.

A Exame testou o Huawei P30 Pro… um pouco depois de todo mundo.

A Xiaomi/DL vai lançar um patinete elétrico no Brasil. Em breve saberemos mais sobre a estratégia deles para o mercado local – uma coletiva está marcada para o próximo dia 21.

Surface Sight é um experimento que une Amazon Alexa a um LIDAR e dá poderes de visão a um sistema de AI. Esperamos os usos que paranóicos e conspiradores (como nós) vão imaginar para isso.

A nova startup de Elon Musk quer ligar computadores ao seu cérebro.

Internet

A Nike finalmente deu utilidade a um app de realidade aumentada: dizer o tamanho certo do seu tênis.

Uma streamer chinesa queria ficar famosa online. Foi atacada por um polvo e conseguiu o que queria 😉

Ainda na China, você pode pagar para alguém entrar numa discussão online por você.

As mudanças no Instagram já preocupam influenciadores no Brasil. O mesmo Instagram que foi acusado de não se importar com o triste e deprimente movimento anti-vacina disse que usará AI para combater essas postagens. E vítimas de fake news se encontraram nos EUA com o Twitter e o Facebook.

Um dos co-fundadores do Facebook pediu a divisão da empresa em editorial do NYT – a resposta do FB não foi muito amigável.

História maravilhosa da semana: como engenheiros do YouTube mataram o Internet Explorer 6.

O Snapchat voltou a ser tema de discussão por conta dos filtros de bebê/homem/mulher/coisa.

Uber e apps de transporte não podem ser proibidos no Brasil, de acordo com decisão do STF. E uma paralisação de motoristas não parece ter surtido muito efeito….

Como acabar com um ciberataque de forma física e definitiva? Basta soltar bombas no QG de hackers!

Personalidade da semana: Jeff Dean, o Chuck Norris do Google.

A vontade de conseguir um desconto e colocar a marca no seu nome do Facebook: jogada de marketing ou burrice do consumidor? (áudio)

TechBiz

O governo brasileiro zerou a tarifa de importação de máquinas e bens de informática. Não é novo e é voltado para a indústria – o Tecnoblog tem uma boa explicação.

A Totvs vendeu sua unidade de hardware, a Bematech, para a Elgin. Pagou caro e vendeu barato. No dia seguinte, a mesma Totvs anunciou uma joint-venture com a VTEX por “transformação digital”.

8 mil “pessoas de interesse” foram reconhecidas por software durante o carnaval do Rio de Janeiro. Dez pessoas foram presas.

A indústria fonográfica quer dar sua mordida no TikTok (demorou!). É bom lembrar que estamos às portas do lançamento do serviço de streaming de música da ByteDance, dona do app.

A Apple anda em uma temporada de compras (foram de 20 a 25 no último semestre). Tim Cook discutiu privacidade no SAPPHIRE, evento anual da SAP em Orlando. E o Apple Campus tem um palco nas cores do arco-íris na laje do prédio.

Arquivar em “coisas que Steve Jobs não aprovaria“: a Apple desenvolveu um game sobre o investidor Warren Buffett.

O Nubank iniciou sua expansão internacional pelo México. Em notas relacionadas, já são 550 fintechs no Brasil e elas seguem contratando muito, a peso de ouro, os bons desenvolvedores de software, gerando reclamações de estarem inflacionando o mercado de tecnologia, segundo a concorrência de outros setores.

O lado corporativo/telecom da Huawei quer expandir os serviços de cloud computing no país. O The Information (firewall) diz que bancos de dados são a nova meta dos chineses, e que a Oracle tem motivos para ficar preocupada. E a Foreign Affairs insiste na questão de que o Brasil é o grande teste da Huawei contra os EUA.

A Amazon demitiu um monte de mulheres grávidas, que processaram a empresa.

O IPO do Uber criou mais bilionários em uma cidade que tem uma taxa altíssima de super ricos na população – e vai deixar San Francisco ainda mais cara. Porém quem investiu na ideia lá atrás ganhou muito.

A Ericsson tem 45% de mercado de 4G no Brasil, segundo a própria Ericsson.

No Build 2019, a Microsoft anunciou para os devs que vai integrar um kernel do Linux no Windows 10. O Windows Terminal também ganhou uma nova versão.

Previsão do tempo por bairro? É o que a Pluvi.on quer fazer em São Paulo.

E o Wal-Mart fechou suas operações online no Brasil (que triste ver o andar vazio).

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos