ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Resumão dos lançamentos

N95

Anssi Vanjoki, vice-presidente de multimí­dia da Nokia, fez a apresentação dos novos produtos. A grande novidade foi o N95, um aparelho com tela widescreen resolução VGA capaz de reproduzir ví­deos a 30 frames por segundo. A conectividade se dá por meio de Wi-Fi ou HSDPA (3,5 G, disponí­vel em alguns lugares da Europa). A câmera de 5 megapixels tem lentes Carl Zeiss, como em outros celulares Nokia, foco automático e recursos de estabilização de imagens. Tem GPS integrado com mapas de todo o mundo, cobrindo mais de 100 paí­ses e 15 milhões de localidades distintas. É um aparelho slider duplo: para um lado, mostra os controles de música e ví­deo, para outro, tem o teclado numérico. Vai custar cerca de 550 euros e chega ao mercado no iní­cio de 2007 (primeiro trimestre). O Brasil receberá o aparelho, mesmo sem ter rede HSDPA instalada – o N95 funciona com EDGE também.

O Nokia N75, outra novidade, é um aparelho slider com teclas de acesso í  música na parte exterior – como o LG Black Safira. Câmera de 2 megapixels, tela de 2,4”, acesso í  internet. Sincroniza músicas com o Windows Media Player. Por enquanto, lançamento exclusivo para o mercado norte-americano para o final do ano (antes do Natal, provavelmente) por US$ 399.
N91 8 GB
Finalmente, os aparelhos musicais ganharam um upgrade de memória. N91 ganha 8 GB (o atual tem 4 GB), o N73 passa a ter cartão de 2 GB e o N71, cartão de 1 GB. Disponí­veis no final de 2006: N91 8 GB vai custar 550 euros, N73, 450 euros (aproximado) e N70, 350 euros.
A história do David Bowie se chama oficialmente Music Reccomenders: com a ajuda de 40 lojas especializadas em música de diversos paí­ses (uma do Rio de Janeiro incluí­da), terá recomendações de o que ouvir. Os usuários do serviço receberão playlists com amostras de 30 segundos de acordo com seu gosto (são 12 gêneros). David Bowie atua como um “poderoso chefão” (nas palavras deles). Vai fazer podcasts ví­deos em parceria com Win Wenders para falar das suas descobertas. Versão beta já no ar em www.musicrecommenders.com, oficial entra no ar em novembro.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Próximo post:

Post anterior: