RepRap: Uma impressora 3D Open Source auto-copiável

R

Agora você poder construir sua própria impressora 3D em casa e usá-la para fazer cópias dela mesmo para seu amigos.

Mais conhecido no mundo do software, a idéia de “Open Source” também pode ser aplicada em projetos de hardware no sentido de que todo o conhecimento ligado à um equipamento — como seu desenho mecânico, lista de materiais, diagrama do seu circuito eletro-eletrônico, firmware e drivers, etc. — estão disponíveis e podem ser usados livremente por qualquer interessado.

Um bom exemplo desse conceito no mundo real é o RepRap, uma série de impressoras 3D cujo projeto está disponível na web, o que permite que o usuário monte sua própria máquina utilizando produtos de prateleira como porcas, parafusos, correias, motores de passo, etc. Para facilitar a vida dos interessados, algumas peças específicas e até kits completos também podem ser adquiridos on-line de diversos fornecedores.

Disponível em diversos modelos, a versão mais recente foi batizada de Mendel:

===

===

A grande sacada nesse caso é que como as peças mais específicas do projeto (mostradas abaixo em verde mais escuro) são “Open Source”, elas podem ser replicadas pela própria impressora 3D…

… permitindo assim construir mais impressoras Mendel para dar ou vender. Dependendo do caso, ela também pode ser o ponto de partida para construir seu próprio exército de robôs assassinos.

===

===

O custo dos materiais para se montar um Mendel fica em torno de 400 Euros ou US$ 520 (~ R$ 830). Informações completas sobre essa impressora e outros modelos como Prussa, Huxley e Darwin podem ser encontrados no Wiki da Iniciativa.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos