ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Relógio de pulso WIRED x Super Mario Bros

Desenvolvidos em parceria com a Nintendo, esses novos modelos da WIRED são uma série limitada a 500 e 300 unidades respectivamente.

Da série “mais uma sugestão de presente para o geek que já tem tudo” a Seiko em parceria com a Nintendo irá colocar a venda nessa próxima sexta feira (8/set) uma série limitada do seu relógio de pulso WIRED decorado com elementos do jogo Super Mario Bros.

São eles o modelo AKAG-703 que reproduz uma cena do videogame em todo o seu esplendor de oito bits, sendo que os jogadores mais nerds fanáticos irão notar que os elementos desta cena foram inspirados no mundo 1-1 do jogo original de 1985 com suas caixas de moedas, Super Estrela e personagens como Super MushoomGoomba:

Já o modelo AKAG-702 é dono de um visual mais sóbrio e estilizado:

Para quem não conhece, a WIRED é uma empresa criada pela Seiko (que também é dona da Epson) em 2000 com o objetivo de estabelecer uma nova marca de luxo mais em sintonia com a nova geração de consumidores na faixa dos 20~30 anos (= millenials?) combinando um belo estilo com grande funcionalidade.

Sob esse ponto de vista, esse lançamento faz sentido no sentido de invocar aquela sensação de nostalgia e saudades daqueles tempos na frente do Famicon. Um mercado por sinal que até algumas empresas locais — como a TecToy — estão redescobrindo e começando a explorar com mais força.

No caso dessa linha da WIRED, ambos os modelos possuem caixa de aço inox de 37 mm de diâmetro e 10,1 mm de espessura com acabamento “hard coating” em tom de preto com detalhes gravados a laser nas laterais. A empresa informa que sua resistência a água é de ~10 atm, adequado para uso geral mas não para mergulho. Já a sua pulseira é de couro e seu mecanismo é de quartzo (calibre VJ42) movido a bateria SR62 (ou 317) de 1,55 volts com autonomia estimada em 3 anos.

E como era de se esperar de uma série limitada, a tampa traseira do relógio é decorado com a cena final do jogo (no mundo 8-4) onde Mario enfrenta Bowser além um local onde figa gravado o número de cada exemplar dessa série. Para ser mais exato, o modelo AKAG-702 terá uma produção limitada a 500 unidades e o AKAG-703 a 300 unidades.

Curiosamente o preço sugerido para ambos os modelos é o mesmo 18.000 ienes (~R$ 515) mais impostos.

E como já dissemos acima, esse produto tem previsão de chegar no mercado japonês no próximo dia 8 de setembro na lojas que já vendem a marca.  Mais informações aqui.

Curtura inútil do dia:

Existe uma curiosa regra no mercado de relógios onde os modelos com ponteiros costumam ser sempre fotografados na posição de 10:10, 01:50 com variações para mais ou menos um minuto:

A explicação para isso é mais estética do que conspiratória já que além de simétrico, nessa posição os ponteiros não ficam sobre outros elementos visuais do visor como o calendário ou um dial extra, além de formar uma espécie de moldura ao redor da marca do relógio que costuma ficar na posição de 12 horas.

Outra posição muito popular no passado era 8:20 mas alguns dizem que 10:10 passa uma imagem mais positiva nos anúncios, já que nessa posição o relógio parece estar sorrindo. 🙂

Existe também uma explicação técnica de por que o ponteiro de minutos dos relógios com movimento de quartzo salta de 1 em 1 segundo, mas vamos deixar isso para outro post.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • e a Seiko vendo os melhores automáticos, como o Titanium Kinetic,
    além do Seiko Aviator.

    • Mario Nagano

      AFAIK o Seiko Kinetic é um sistema híbrido, ou seja, uma massa oscilante aciona um micro-gerador que recarrega sua bateria que, por sua vez, alimenta o mecanismo de quartzo.

      Para mim é um conceito bacana mas existem tecnologias mais simples, práticas e até mais eficientes como o Eco-drive da Citizen ou Tough Solar da Casio que utilizam células solares para carregar suas baterias.