ZTOP+ZUMO 10 anos!

Recupere a partição oculta do ThinkPad/Lenovo 3000

A Lenovo talvez tenha sido uma das primeiras empresas a implementar uma partição oculta no disco rí­gido de seus PCs, como parte da sua estratégia de backup e recuperação de dados de seus produtos das linhas ThinkPad/ThinkCentre e, mais recentemente, a Lenovo 3000.

ibm_service.jpgO uso desta partição oculta (imagem) em conjunto com suas ferramentas ThinkVantage e Lenovo Care permite criar rotinas, fazer backup e recuperar dados de maneira bastante sofisticada, a ponto de o sistema ser capaz de recuperar o computador de um crash do sistema – incluindo os dados do usuário – ou reinstalar uma imagem limpa, como ela veio da fábrica – algo útil, por exemplo, caso o usuário queira passar seu computador para outra pessoa.

Para se ter acesso a estas ferramentas de manutenção, basta pressionar a tecla F11 durante o boot do sistema.

O problema é que, dependendo de alguma operação fora do normal que mexa de algum modo com o particionamento do disco, corre-se o risco de o gerenciador de boot do HD perder o acesso a essa partição de serviço. Assim, a tecla F11 pára de funcionar, deixando o usuário sem acesso í  sua cópia do sistema operacional, já que a empresa não fornece mais CDs de recuperação de sistema.

Um dos modos de resolver esse problema é utilizar um pequeno utilitário meio obscuro (e vagamente citado em algumas páginas de suporte da Lenovo) chamado rnr31_rrd.exe para sistemas com Windows XP e o novo rnr40_rrd.exe, especí­fico para computadores com Windows Vista.

Esses programas servem para criar um disquete de inicialização que restaura o boot sector para o padrão de fábrica, além de reativar a função F11.

A partir desse disco, pode-se criar um CD de boot para ser usado em sistemas sem unidade de disquete. Esses arquivos podem ser baixados na página de suporte da IBM.

Outra estratégia mais simples seria a criação de CDs ou de DVDs de recuperação de sistema, o que pode ser feito com o utilitário Rescue and Recovery, da Lenovo. Mais detalhes sobre esse aplicativo, e os seus diversos cenários de uso, podem ser encontrados aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.