Notas da Zumo-caverna: Reativando a tecla “/” no teclado ABNT do ThinkPad (Windows 7, 8 e 10)

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Em julho do ano passado escrevi uma nota falando sobre um problema de incompatibilidade do teclado ABNT2 dos portáteis da Lenovo (no meu caso um ThinkPad T61) com o Windows e a descoberta de um patch meio obscuro que faz com que a tecla “/” volte a funcionar. A má notícia é que essa solução — originalmente desenvolvida para Windows XP e Vista — não funciona com Windows 7.

Como resolver esse problema? Resposta depois do clique.

Vendo que o patch antigo não funcionava com o novo SO da Microsoft nem com reza brava, lá fui eu novamente chorar as pitangas com os meus chapas lá da Lenovo Brasil que me prometeram enviar uma versão atualizada assim que ela fosse liberada pela engenharia da empresa. Passado algum tempo do lançamento oficial do Windows 7, eles não se esqueceram da gente e gentilmente nos cederam o novo patch junto com a permissão de liberar o download para nossos leitores, que pode ser encontrado aqui (clique com o botão esquerdo do mouse e salve o link).

O novo arquivo batizado de thinkpad_abnt_win7.zip vem com dois arquivos: o patch propriamente dito (portcode.reg) e um arquivo INSTRUÇOES DE INSTALAÇAO LEIAME.txt que contém as seguintes instruções:

Para Ativar

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1) Descompacte os arquivo e pasta em seu computador

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo “portcode.reg e selecione Mesclar / Merge

3) Será exibido uma mensagem solicitando a inclusão de uma chave de registro, clicar na opção “SIM”

4) em seguida aparecerá uma mensagem que as chaves e valores foram adicionados com exito ao registro

5) Clique em OK e reinicie seu equipamento. A tecla “/” e “?” somente estará habilitada após a reinicialização.

Dúvidas entre em contado com o Suporte Lenovo.

Notebooks e desktops:

Região da grande São Paulo (11) 3889-8986 / Demais regiões 0800-701-4815

Horário de atendimento de seg à sex (exceto feriados nacionais), das 8:00 às 18:00 horas.

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Experimentei essa receita de bolo no meu ThinkPad T61 e pude finalmente migrar meu cavalo de batalha para o Windows 7 (happy, happy… joy! joy!)

Mais uma vez, agradecemos ao pessoal da Lenovo — em especial ao Flávio Kanazawa e Marcos Besse — pela atenção e a liberação do arquivo para download.

Tem coisas que só o Zumo arruma para vocês. ;^)

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="19069 http://zumo.com.br/?p=19069">comentários</span>

  • Valeu pessoal, a dica de vocês funcionou legal, resolveu o problema no final de semana mesmo e não tive que esperar a segunda pra ligar no suporte da Lenovo. Muito Bom !!!

  • Parabéns!!!
    Após navegar pelo google, consegui localizar esta página que foi extremamente útil.
    Imensamente grato – e na torcida para o sucesso cada vez maior deste blog.

    Carlos Cunha (Campo Grande-MS)

  • Muito Obrigado, perfeito, resolveu o meu problema /?/?/?/?
    É só mesclar o arquivo no registro, reiniciar o computador e pronto !?/

  • F U N C I O N O U !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigado, mas, acho que a Lenovo tem obrigação de colocar esse patch no site dela; que falta de respeito com o consumidor. Se não fosse procurar no Google, jamais teria encontrado essa dica do Zumo Blog. Imaginem quantos ainda estão a passar raiva com seus equipamentos……Acho que caberia uma reclamação ao Procon,etc, etc…..
    Abraços e obrigado.

  • Cara ótimo Post!!!! Slavou a minha vida, pq a Lenovo não disponibiliza esse patch no site? Agradeço por ter compartilhado!!!

    Abraços

  • Valeu, já estava pensando em retroagir para o xp! Agora, já posso fazer perguntas (?) ehehe…
    usar (/).

  • Estou com o mesmo problema, mas em um teclado Lenovo para desktop com conector PS-2. Liguei ele em um notebook, usando um adaptador PS-2 para USB. Apliquei esse patch para o Windows 7, mas não funcionou de jeito nenhum…

  • Muito bom caras! Show de bola! Recebeu na área, matou no peito e chutou de prima lá onde a coruja arregala os olhos!!
    Muito obrigado pela dica!!

  • Por orientação do suporte técnico Lenovo, realizei o patch baixando o arquivo por aqui e resolveu problema no meu equipamento, IdeaPad z360 win7 home premium 64.

    ?????????????????/////////////////////////????????????????? !!!!! 🙂

  • Obrigado Zumo e obrigado Lenovo, deu certo, meu Windows 7 Home Premium esta funcionando o “???///” corretamente, segui exatamente o que o suporte técnico da Lenovo pediu para que fizesse e depois fiz o que vocês pediram, em outra palavras novamente obrigado até a próxima.

  • Gostaria de saber se a lenovo brasil tem algo parecido para usuários de sistemas operacionais linux pois a tecla em questão é muito usada.

  • Essa patch é de confiança? e se tiver um vírus ou alguma coisa que vem junto? Como vou saber que realmente é originário da Lenovo e não algo feito por alguém por ai?

  • Esse post é antigo mas é exatamente isso que eu preciso. Atualizei o meu T420 para o Windows 8 e essa tecla deixou de funcionar. Sei que esse patch é para o Windows 7, mas vou testar isso quando chegar em casa.

      • Mario, funcionou perfeitamente. Estava com a tecla parada desde que instalei o Windows 8, rodei o arquivo .reg, e após a reinicialização a tecla estava em funcionamento. Estou utilizando o Windows 8 Pro 64bits. Obrigado por deixarem o arquivo hospedado aí por tanto tempo, isso aí vale ouro pra quem tem Thinkpad. haha

        • Eu achava q iria funcionar já que muitos drivers de dispositivo do Windows 7 são compatíveis com o 8.

          E no fim das contas, é legal saber que, depois de tantos anos, esse arquivinho ainda está salvando a pele de alguns usuários. 😀

          • Verifiquei que meu registro do Windows 7 (computador da empresa) já está
            com o patch instalado e a tecla funciona corretamente. Entretanto,
            usando a base do meu X220 com um teclado USB externo a tecla RIGHT
            CTRLfunciona no teclado externo como sefosse a / e o ?…..
            Tem como ter uma solução que não detone o RIGHT CTRL do teclado externo?

          • O Ricardo,
            Estou enfrentando o mesmo problema.
            A tecla CTRL right do teclado externo funciona como se fosse a tecla ‘/’ pois o teclado do Lenovo tem essa tecla nesse lugar.
            Voce ja consegiu um solução?

          • Infelizmente não….. Ou vc tem “/” e “?” Nos dois botões do teclado externo (o botão “/” e o botão “right Ctrl”) ou não tem em nenhum….

            Para ter em um botão só e não usar o “right Ctrl” para digitar “/”, eu arranquei o botão “right Ctrl” do meu teclado externo e estou aprendendo a usar só o left Ctrl…

            Sad but true….
            Ricardo Jr

  • Maravilha! Procurei em vários sites, mas só aqui consegui finalmente configurar corretamente meu ThinkPad. Obrigado, Mario Nagano!

  • MUITO BOM, ztop + zumo!
    Após o upgrade para o Windows 10 essa tecla havia parado de funcionar e o patch disponibilizado resolveu o problema.

    Portanto, fica o recado para os usuários do 10: a solução também é compatível com a nova versão.

    Obrigado!

  • Gosto Muito do ThinkPad, mais de duas décadas de história e primeiro em muitas inovações tecnológicas para laptops. Tenho um T400 e estou satisfeito. Com este patch resolveu o problema da tecla que antes era reconhecida como [control]. A prova esta aqui: ////????°°°°
    Agradeço ao colaborador.

  • Tenho um ThinkPad T410 rodando win10 e funcionou perfeitamente! /////???? 😀 Muito obrigado!
    mas continuo com problemas nas teclas de volume, delete e seta para baixo! 🙁

  • Muito obrigado pela dica!! Já estava vendo outro pra comprar, mas não queria acreditar que a tecla estava queimada, pois é um ThinkPad 🙂

  • Muito bom o Post! No meu caso tenho o Lenovo Thinkpad T410, e o problema é acessar os recursos de acentuação. O padrão vem configurado como teclado Brasileiro ABNT2, mas o layout do teclado é americano com as teclas e funções de acentuação em sobrecarga. SOLUÇÃO para as telas / ? e acentos: no Windows 7 configure apenas o Teclado Estados Unidos Internacional, retire todos os outros e tudo se ajusta sozinho, faça isso em Regiões e Idioma.

  • Agradeço ao ZTOP por ter ajudado a resolver o problema do ?/ no teclado do meu T410.
    Hoje eu já estava quase clicando em “Comprar” um novo teclado, quando resolvi procurar no Google por informações que me ajudasse a verificar se o problema realmente de “hardware” ou lógico. No ZTOP encontrei a solução e economizei R$ 250,00. Grato!

  • salvou minha vida TENHO UM LENOVO T420 /////////////////////////////////////////////////???////?//?//?
    FUNFOU KKKK TOP

  • gente é só apertar a tecla “Alt” juntamente da letra W que sai “?” e a letra Q sai “/” (se nao funcionar com uma das teclas “Alt” tente com a outra , uma das duas sempre funciona)

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