ZTOP+ZUMO

Notas da Zumo-caverna: Reativando a tecla “/” no teclado ABNT do ThinkPad (Windows 7, 8 e 10)

Em julho do ano passado escrevi uma nota falando sobre um problema de incompatibilidade do teclado ABNT2 dos portáteis da Lenovo (no meu caso um ThinkPad T61) com o Windows e a descoberta de um patch meio obscuro que faz com que a tecla “/” volte a funcionar. A má notícia é que essa solução — originalmente desenvolvida para Windows XP e Vista — não funciona com Windows 7.

Como resolver esse problema? Resposta depois do clique.

Vendo que o patch antigo não funcionava com o novo SO da Microsoft nem com reza brava, lá fui eu novamente chorar as pitangas com os meus chapas lá da Lenovo Brasil que me prometeram enviar uma versão atualizada assim que ela fosse liberada pela engenharia da empresa. Passado algum tempo do lançamento oficial do Windows 7, eles não se esqueceram da gente e gentilmente nos cederam o novo patch junto com a permissão de liberar o download para nossos leitores, que pode ser encontrado aqui (clique com o botão esquerdo do mouse e salve o link).

O novo arquivo batizado de thinkpad_abnt_win7.zip vem com dois arquivos: o patch propriamente dito (portcode.reg) e um arquivo INSTRUÇOES DE INSTALAÇAO LEIAME.txt que contém as seguintes instruções:

Para Ativar

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1) Descompacte os arquivo e pasta em seu computador

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo “portcode.reg e selecione Mesclar / Merge

3) Será exibido uma mensagem solicitando a inclusão de uma chave de registro, clicar na opção “SIM”

4) em seguida aparecerá uma mensagem que as chaves e valores foram adicionados com exito ao registro

5) Clique em OK e reinicie seu equipamento. A tecla “/” e “?” somente estará habilitada após a reinicialização.

Dúvidas entre em contado com o Suporte Lenovo.

Notebooks e desktops:

Região da grande São Paulo (11) 3889-8986 / Demais regiões 0800-701-4815

Horário de atendimento de seg à sex (exceto feriados nacionais), das 8:00 às 18:00 horas.

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Experimentei essa receita de bolo no meu ThinkPad T61 e pude finalmente migrar meu cavalo de batalha para o Windows 7 (happy, happy… joy! joy!)

Mais uma vez, agradecemos ao pessoal da Lenovo — em especial ao Flávio Kanazawa e Marcos Besse — pela atenção e a liberação do arquivo para download.

Tem coisas que só o Zumo arruma para vocês. ;^)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Vinícius Barros 05/11/2009, 22:45

    Para todas as outras, Mastercard auhuahauha

    • sandro 08/10/2010, 14:54

      obrigadoooooooooooooo amigo deu certo de +++ oxente…

  • Marcos Besse 08/11/2009, 22:59

    ;P

  • igor 12/12/2009, 13:08

    tem para o ubuntu…

  • Hudson 10/01/2010, 21:39

    Valeu pessoal, a dica de vocês funcionou legal, resolveu o problema no final de semana mesmo e não tive que esperar a segunda pra ligar no suporte da Lenovo. Muito Bom !!!

  • Nadini 27/01/2010, 15:20

    Isso funciona no modelo G450?

  • Nadini 28/01/2010, 22:18

    PERFEITOOO! RESOLVEU MEU PROBLEMAAA! VALEU!!

  • Carlos Cunha 23/02/2010, 15:38

    Parabéns!!!
    Após navegar pelo google, consegui localizar esta página que foi extremamente útil.
    Imensamente grato – e na torcida para o sucesso cada vez maior deste blog.

    Carlos Cunha (Campo Grande-MS)

  • Luciano 09/03/2010, 18:01

    Muito Obrigado, perfeito, resolveu o meu problema /?/?/?/?
    É só mesclar o arquivo no registro, reiniciar o computador e pronto !?/

  • Gilson 13/03/2010, 02:55

    F U N C I O N O U !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigado, mas, acho que a Lenovo tem obrigação de colocar esse patch no site dela; que falta de respeito com o consumidor. Se não fosse procurar no Google, jamais teria encontrado essa dica do Zumo Blog. Imaginem quantos ainda estão a passar raiva com seus equipamentos……Acho que caberia uma reclamação ao Procon,etc, etc…..
    Abraços e obrigado.

  • Thiago Farias 16/06/2010, 00:12

    Cara ótimo Post!!!! Slavou a minha vida, pq a Lenovo não disponibiliza esse patch no site? Agradeço por ter compartilhado!!!

    Abraços

  • Eduardo 13/08/2010, 19:19

    Valeu, já estava pensando em retroagir para o xp! Agora, já posso fazer perguntas (?) ehehe…
    usar (/).

  • Edemilson Lima 12/02/2011, 11:50

    Estou com o mesmo problema, mas em um teclado Lenovo para desktop com conector PS-2. Liguei ele em um notebook, usando um adaptador PS-2 para USB. Apliquei esse patch para o Windows 7, mas não funcionou de jeito nenhum…

  • acielsm 30/06/2011, 17:13

    Muito bom caras! Show de bola! Recebeu na área, matou no peito e chutou de prima lá onde a coruja arregala os olhos!!
    Muito obrigado pela dica!!

  • Roberto 04/07/2011, 12:48

    Por orientação do suporte técnico Lenovo, realizei o patch baixando o arquivo por aqui e resolveu problema no meu equipamento, IdeaPad z360 win7 home premium 64.

    ?????????????????/////////////////////////????????????????? !!!!! 🙂

  • Kaique 25/11/2011, 15:57

    Obrigado Zumo e obrigado Lenovo, deu certo, meu Windows 7 Home Premium esta funcionando o “???///” corretamente, segui exatamente o que o suporte técnico da Lenovo pediu para que fizesse e depois fiz o que vocês pediram, em outra palavras novamente obrigado até a próxima.

  • Otávio Neto 24/03/2012, 10:24

    Gostaria de saber se a lenovo brasil tem algo parecido para usuários de sistemas operacionais linux pois a tecla em questão é muito usada.

  • Jeremy 05/06/2012, 03:25

    Essa patch é de confiança? e se tiver um vírus ou alguma coisa que vem junto? Como vou saber que realmente é originário da Lenovo e não algo feito por alguém por ai?

  • Arthur de Andrade 18/12/2014, 15:28

    Esse post é antigo mas é exatamente isso que eu preciso. Atualizei o meu T420 para o Windows 8 e essa tecla deixou de funcionar. Sei que esse patch é para o Windows 7, mas vou testar isso quando chegar em casa.

    • Mario Nagano 21/12/2014, 08:19

      Opa, se funcionar avisa a gente pls!

      • Arthur de Andrade 23/12/2014, 09:09

        Mario, funcionou perfeitamente. Estava com a tecla parada desde que instalei o Windows 8, rodei o arquivo .reg, e após a reinicialização a tecla estava em funcionamento. Estou utilizando o Windows 8 Pro 64bits. Obrigado por deixarem o arquivo hospedado aí por tanto tempo, isso aí vale ouro pra quem tem Thinkpad. haha

        • Mario Nagano 23/12/2014, 16:28

          Eu achava q iria funcionar já que muitos drivers de dispositivo do Windows 7 são compatíveis com o 8.

          E no fim das contas, é legal saber que, depois de tantos anos, esse arquivinho ainda está salvando a pele de alguns usuários. 😀

          • Ricardo Junior 22/09/2016, 14:21

            Verifiquei que meu registro do Windows 7 (computador da empresa) já está
            com o patch instalado e a tecla funciona corretamente. Entretanto,
            usando a base do meu X220 com um teclado USB externo a tecla RIGHT
            CTRLfunciona no teclado externo como sefosse a / e o ?…..
            Tem como ter uma solução que não detone o RIGHT CTRL do teclado externo?

          • Andre Fonseca 05/12/2016, 16:11

            O Ricardo,
            Estou enfrentando o mesmo problema.
            A tecla CTRL right do teclado externo funciona como se fosse a tecla ‘/’ pois o teclado do Lenovo tem essa tecla nesse lugar.
            Voce ja consegiu um solução?

          • Ricardo Junior 05/12/2016, 19:04

            Infelizmente não….. Ou vc tem “/” e “?” Nos dois botões do teclado externo (o botão “/” e o botão “right Ctrl”) ou não tem em nenhum….

            Para ter em um botão só e não usar o “right Ctrl” para digitar “/”, eu arranquei o botão “right Ctrl” do meu teclado externo e estou aprendendo a usar só o left Ctrl…

            Sad but true….
            Ricardo Jr

  • Kafka Liberty 02/04/2015, 04:07

    Maravilha! Procurei em vários sites, mas só aqui consegui finalmente configurar corretamente meu ThinkPad. Obrigado, Mario Nagano!

  • Lofin 31/07/2015, 12:21

    MUITO BOM, ztop + zumo!
    Após o upgrade para o Windows 10 essa tecla havia parado de funcionar e o patch disponibilizado resolveu o problema.

    Portanto, fica o recado para os usuários do 10: a solução também é compatível com a nova versão.

    Obrigado!

  • Amanda Gomes 15/08/2015, 02:01

    Me ajudou demais! Obrigada!

  • Valfredo 25/11/2015, 10:16

    Gosto Muito do ThinkPad, mais de duas décadas de história e primeiro em muitas inovações tecnológicas para laptops. Tenho um T400 e estou satisfeito. Com este patch resolveu o problema da tecla que antes era reconhecida como [control]. A prova esta aqui: ////????°°°°
    Agradeço ao colaborador.

  • victor 02/02/2016, 20:22

    Tenho um ThinkPad T410 rodando win10 e funcionou perfeitamente! /////???? 😀 Muito obrigado!
    mas continuo com problemas nas teclas de volume, delete e seta para baixo! 🙁

  • Denise 18/04/2016, 10:04

    Sensacional!! \o// Estava já há um tempinho tentando fazer esa tecla funcionar! Obrigada!

  • Angelita Lima 07/05/2016, 12:43

    Funcionou no Windows 10. Muito obrigada pela dica!

  • Diego de Oliveira 30/05/2016, 12:19

    Muito obrigado pela dica!! Já estava vendo outro pra comprar, mas não queria acreditar que a tecla estava queimada, pois é um ThinkPad 🙂

  • Almir Segatti 22/12/2016, 19:42

    Muito bom o Post! No meu caso tenho o Lenovo Thinkpad T410, e o problema é acessar os recursos de acentuação. O padrão vem configurado como teclado Brasileiro ABNT2, mas o layout do teclado é americano com as teclas e funções de acentuação em sobrecarga. SOLUÇÃO para as telas / ? e acentos: no Windows 7 configure apenas o Teclado Estados Unidos Internacional, retire todos os outros e tudo se ajusta sozinho, faça isso em Regiões e Idioma.

  • Haroldo Thales 20/01/2017, 16:21

    Agradeço ao ZTOP por ter ajudado a resolver o problema do ?/ no teclado do meu T410.
    Hoje eu já estava quase clicando em “Comprar” um novo teclado, quando resolvi procurar no Google por informações que me ajudasse a verificar se o problema realmente de “hardware” ou lógico. No ZTOP encontrei a solução e economizei R$ 250,00. Grato!

  • Eduardo Lima 11/04/2017, 23:27

    salvou minha vida TENHO UM LENOVO T420 /////////////////////////////////////////////////???////?//?//?
    FUNFOU KKKK TOP

  • Claudio Gabriel 11/10/2017, 22:35

    gente é só apertar a tecla “Alt” juntamente da letra W que sai “?” e a letra Q sai “/” (se nao funcionar com uma das teclas “Alt” tente com a outra , uma das duas sempre funciona)

    • Claudio Gabriel 11/10/2017, 22:37

      não requer qualquer download

  • rogerio Santos 31/10/2017, 10:09

    Valeu. ajudou muito

  • Angelo Ferrugine Ramos 20/01/2018, 13:55

    Não funcionou no lenovo t430 com Windows 10.