ReactOS 0.3.10: Windows freeware a caminho?

R

react_os

Numa semana marcada pelo anúncio do Chrome OS, o pessoal do ReactOS Foundation liberou uma nova versão do seu curioso sistema operacional de código aberto que pretende ser totalmente compatível (pelo menos em código) com o Windows NT. É isso mesmo, pessoal. Desta vez nada de Unix ou Linux com cara de XP.

react_os_desktop_small

Segundo o site do grupo, o principal objetivo desse projeto é de oferecer para o público um sistema operacional leve e ágil, que venha equipado de uma interface visual consistente e  permitindo assim que qualquer programa ou driver desenvolvido para Windows funcione do mesmo jeito no ReactOS. De um certo modo a intenção, é que o usuário possa migrar de um SO para outro e não notar a diferença.

Alguns podem estranhar o uso do sufixo NT, que não deve ser confundido com o Windows NT4. O grupo explica que o NT (= New Technology) foi o primeiro SO da casa que não rodava sobre o MS DOS (como o Windows 3.x) de modo que sua tecnologia sobrevive até hoje entre nós na forma do Windows 2000/XP/2003 (baseado no NT5) e Vista (NT6).

react_os_3d_small

Baseado em engenharia reversa, o produto ainda está no estágio Alfa de modo que sua interface  ainda está meio crua e alguns recursos importantes como suporte para NTFS ou 64 bits ainda não foram implementados.

react_os_unreal_small

O produto já está disponível para download no site da iniciativa, mas o grupo alerta que o ReactOS ainda não é recomendado para uso geral. Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos