ZTOP+ZUMO 10 anos!

ReactOS 0.3.10: Windows freeware a caminho?

react_os

Numa semana marcada pelo anúncio do Chrome OS, o pessoal do ReactOS Foundation liberou uma nova versão do seu curioso sistema operacional de código aberto que pretende ser totalmente compatível (pelo menos em código) com o Windows NT. É isso mesmo, pessoal. Desta vez nada de Unix ou Linux com cara de XP.

react_os_desktop_small

Segundo o site do grupo, o principal objetivo desse projeto é de oferecer para o público um sistema operacional leve e ágil, que venha equipado de uma interface visual consistente e  permitindo assim que qualquer programa ou driver desenvolvido para Windows funcione do mesmo jeito no ReactOS. De um certo modo a intenção, é que o usuário possa migrar de um SO para outro e não notar a diferença.

Alguns podem estranhar o uso do sufixo NT, que não deve ser confundido com o Windows NT4. O grupo explica que o NT (= New Technology) foi o primeiro SO da casa que não rodava sobre o MS DOS (como o Windows 3.x) de modo que sua tecnologia sobrevive até hoje entre nós na forma do Windows 2000/XP/2003 (baseado no NT5) e Vista (NT6).

react_os_3d_small

Baseado em engenharia reversa, o produto ainda está no estágio Alfa de modo que sua interface  ainda está meio crua e alguns recursos importantes como suporte para NTFS ou 64 bits ainda não foram implementados.

react_os_unreal_small

O produto já está disponível para download no site da iniciativa, mas o grupo alerta que o ReactOS ainda não é recomendado para uso geral. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Desde que me conheço por gente o ReactOS está em “estágio não recomendado para uso”. É uma ideia muito boa, mas parece que a coisa não anda – o que até dá para entender, dada a pretensão do projeto.

    Espero viver tempo suficiente para ver o lançamento da versão 1.0 😛 .

    []’s!

  • Arnaldo

    Sei não… baseado em engenharia reversa? Isso não é pirataria?

  • Oi Arnaldo,

    Se feito de maneira legítima, a engenharia reversa pode ser uma prática legal e que pode proporcionar grandes retornos ou não dependendo do caso, já que nada impede que o inventor original processe o autor da façanha.

    No mundo dos PCs, entre as grandes façanhas de engenharia reversa estão a criação do sistema operacional Linux e a recriação do PC-BIOS do IBM PC Original pela Compaq que abriu caminho para os chamados PC-Clones.

    Um caso notório de engenharia reversa que fez um monte de barulho na época acabou em nada foi a recriação de custom chips e a ROM da Apple, que permitiram que a empresa paulista Unitron (que bancou o projeto) criasse o primeiro Mac-Clone e tudo isso no início da década de 1990.

    Para quem quiser se aprofundar nesse caso. Clique aqui.

  • krisitang
  • Peter

    Caraca, UT99 ali na última foto! Eu era viciado nesse jogo! Ele era bem leve. Tanto q eu jogava num AMD K6 II 450MHz! Fiquei nostálgico agora hehehe

  • krisitang

    O blog ReactOS Brasil ja testou esta nova versao. O artigo pode ser conferido em: http://www.reactosbrasil.blog.br/audio-e-video-no-reactos-0310/

  • Ely

    Interessante essa parte na análise no blog citado:

    “Ao tentar usar o recurso de impressoras, desta vez recebemos mensagem de erro ao invés de nada acontecer como nas versões anteriores.”

    Hehe, mas pelo menos mostra que estão trabalhando no negócio.

  • Pois, é… cada um disperdiça seu tempo no que quer!

    O Mário Nagano citou engenharia reversa do Linux sobre o código do Unix. Até onde sei, o código do Unix sempre foi aberto às universidades para estudo e não era necessário nenhum esforço de engenharia reversa (apesar de ser protegido por copryght). Também Linus Torvalds criou o código do Linux a partir do zero, depois é claro de estudar Unix e Minix.

    Lex Aleksandre
    Google profile
    Facebook
    Twitter @aleksandre

  • RJP

    Talvez ele fale de q o Linus começou futucando e mexendo no código-fonte do Minix, e depois partiu p/ algo novo, do zero.

  • adta1979

    RJP correto! Tem gente lá em cima achando que o Linus Torvalds devorou o UNIX para fazer o LINUX O QUE É MENTIRA!