ZTOP+ZUMO 10 anos!

Qype Radar: guia de SP (e outros lugares) na tela do iPhone

Qype: descrição de local e avaliação do usuário

Qype é uma rede social para que os usuários troquem informações e dêem notas para lugares nas suas cidades – restaurantes, bares, shoppings, transportes e um mundo de coisas que podem ser avaliadas. Sim, você deve estar reclamando agora: mais uma rede social, que saco. Mas é uma das primeiras que vejo que funciona bem integrada ao celular – no caso, o iPhone (e o Android), por enquanto.

O pulo do gato do Qype (não confundir com Skype) é o Qype Radar, programa gratuito que você instala no iPhone e ele usa o GPS do telefone para localizar coisas, serviços e comércio em geral ao seu redor. Também funciona no iPod touch, mas precisa informar o seu local na mão. Basta fazer um cadastro rápido no site para poder inserir suas próprias avaliações. Basicamente, o Qype Radar torna real todas as velhas promessas de serviços de localização (LBS) que a gente ouve falar desde a década passada e que nunca deram certo (até hoje, claro).

Busca por transportes: principais pontos (ou não)

Outra coisa legal do Qype Radar é que ele não fica restrito ao Brasil e traz informações em outros idiomas. Vai pra Europa? Consulte as informações dos usuários de lá – é um jeito bacana e divertido de se localizar numa viagem.

Configuração de respostas em diversos idiomasNão tem um iPhone ou um aparelho com Android? Sem problema: o Qype tem uma versão móvel do site em m.qype.com.br. A versão do iPhone está na App Store.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin