ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Quer ver 3D no celular? Espere o padrão LTE chegar

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer combinaram tecnologias de compressão de vídeo com o novo padrão LTE para transmitir filmes em 3D direto para um celular. (não estamos falando aqui de um smartphone já com recursos 3D, como o Optimus 3D, da LG)

O que o pessoal do Fraunhofer fez foi criar uma nova técnica compressão de vídeo baseado no H.264/AVC, que reduz o tamanho de um conteúdo em HD em até 40%, permitindo que esse material seja transmitido via rede celular LTE mesmo em locais onde as condições de recepção não sejam das mais favoráveis, como, por exemplo, dentro de um carro em movimento.

Além disso, essa técnica também usa o chamado MVC (Multiview Video Coding) para empacotar no mesmo sinal os dois canais de vídeo necessários para gerar o efeito 3D.

Com isso é possível receber filmes em 3D com boa qualidade utilizamdo o novo padrão de rede LTE. O pulo do gato está na capacidade do seu sistema de rádio que permite variar a velocidade de transmissão de dados o que possibilitaria a oferta de diversos níveis de serviços.

Assim o streaming de conteúdo 2D ou 3D pode ser dividido (ou não) pelo MVC e enviado para cada usuário de acordo com sua demanda — por exemplo —  um assinante teria a opção de receber um filme em 2D por um certo valor ou em 3D pagando um pouco a mais.

Em tempo: não teremos nada de LTE ainda no Brasil pelo menos até 2012.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.