Quando nada é melhor do que pouco (no Windows XP)

Q

Fazendo uma pesquisa sobre senhas seguras, eu acabei numa página da Microsoft intitulada Strong passwords: How to create and use them. Muitas das recomendações sugeridas são bem conhecidas como usar senhas longas, misturar números, letras e caracteres especiais, evitar informações óbvias como número de telefone, seu nome ou o de parentes e, no caso de dúvida, ele até recomenda um link (recomendado!) onde o ní­vel de segurança da suas senhas.

O curioso foi ver no meio do texto um tópico com o sugestivo nome The “blank password” option que afirma que deixar a senha em branco (ou nenhuma senha) no Windows XP é uma opção mais segura do que, por exemplo “1234” ou qualquer outra coisa que o hacker possa advinhar sem coçar muito a cabeça. Segundo a Microsoft, uma conta de usuário sem senha não pode ser acessada remotamente pela rede ou mesmo pela internet. Entretanto, isso não funciona em versões mais antigas como o Windows 2000, Me, 98 etc.

Essa opção pode ser escolhida somente nas seguintes condições:

  • Se você tiver apenas um computador ou vários computadores que não precisam acessar informações de uma máquina para outra.
  • Se seu computador ficar fiscamente num local seguro e você confia em todas as pessoas que tenham acesso fí­sico í  máquina.

Obviamente, esse último caso não se aplica í  um notebook que você carrega de lá para cá.

Nesse caso, melhor usar uma senha forte. >;^)

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.


RSS Podcast SEM FILTRO




+novos