ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Qualcomm: Windows 8 “casa bem” com Snapdragon para tablets

Durante a CES 2012, a companhia de San Diego anunciou a nova geração do processador Snapdragon S4, que pode ser usado em smartphones, TVs (uma novidade para a Qualcomm) e tablets. Conversei com Stephen Horton, gerente de produto de software/sistema operacional, no estande da companhia para discutir o que vem aí com o Windows 8 – e, bem, eles estão bastante otimistas.

“Já colaboramos com a Microsoft faz algum tempo, e estamos animados com o que vem aí com o Windows 8, que será uma nova experiência muito parecida com os smartphones”, explicou.

Fato é que será a primeira vez que a Microsoft vai lançar um sistema operacional compatível com a plataforma ARM (“preferimos chamar de Snapdragon”, diz o executivo) para complementar a experiência com x86. “Windows no Snapdragon é uma decisão que a Microsoft tomou faz um tempo atrás. Para o consumidor, não há diferença. A interface Metro vai oferecer novas experiências, e quem criar novos apps que forem projetados para Metro, serão compilados para as duas plataformas, ARM e x86”, afirmou. “Para aplicativos legados, porém, a história será diferente”.

Já que o novo Snapdragon S4 roda em TVs (e o maior exemplo disso foi a TV Lenovo voltada ao mercado chinês rodando Android), perguntei a Horton se veremos TVs com Windows. A resposta? “Sem comentários sobre isso. O cliente do Windows 8 vai rodar em diversos formatos compatíveis, incluindo tablets, slates, notebooks e outros produtos. De qualquer modo, vai mudar o jogo”.

Em tempo: fiz o vídeo abaixo no estande da Microsoft após uma concorrida demo do Windows 8 no PC e no tablet em hardware atual (imagino que X86 no tablet). Pela velocidade de transições, dá vontade de ter um agora:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin