ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Qualcomm lança prêmio de inovação para Internet das Coisas

Os dez vencedores irão fazer um tour de imersão pelo Vale do Silício e pela sede da Qualcomm em San Diego.

No início desta semana durante o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria a Qualcomm do Brasil aproveitou a deixa para anunciar o  Prêmio Tecnologias de Impacto — Novas soluções Wireless IoT 2017 que — como o próprio nome sugere — tem o objetivo de incentivar e premiar projetos inovadores criados por empreendedores, inventores e acadêmicos que trabalhem em centros de pesquisas, universidades e até empresas localizadas no Brasil, que utilizem tecnologias wireless para o desenvolvimento da Internet das Coisas.

Essa iniciativa conta com o patrocínio da Qualcomm e o apoio institucional de entidades como INPI, CNPq e CNI e irá premiar dez projetos que ganharão uma semana de imersão em laboratórios e centros de inovação na Califórnia (ou mais exatamente no Vale do Silício e em San Diego, onde fica a sede da Qualcomm).

O roteiro será organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL e pela Confederação Nacional da Indústria – CNI e a banca de jurados terá representantes do INPI e do CNPq além de executivos da Qualcomm e da CNI que utilizarão os seguintes critérios para avaliar os projetos:

Segundo Gianna Sagazio diretora de Inovação da CNI/IEL esses programas de Imersão em ecossistemas de inovação contribuem para aproximar a nossa indústria de outros centros de conhecimento e ajudará os premiados a se inserirem nessas redes de inovação.

Fora isso, a passagem pela sede da Qualcomm também servirá para dar dicas e orientações valiosas para os premiados de como eles poderão administrar e viabilizar comercialmente suas idéias no competitivo mercado de alta tecnologia.

Já para Rafael Steinhauser vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm América Latina, esse prêmio é uma ótima forma de incentivar a criação de novas soluções desenvolvidas por inventores brasileiros, além de fomentar o cenário nacional de propriedade intelectual.

Interessante ressaltar que, ao contrário de outras empresas que apoiam qualquer coisa só pelo direito de colocar o seu nome num cartaz ou banner. A capacidade de usar o poder criativo para melhorar a vida das pessoas faz parte do DNA da Qualcomm, cuja grande força sempre esteve na sua capacidade de inovação tecnológica.

Tivemos a oportunidade de ver isso em cores e ao vivo durante nossa última visita à sede da empresa em San Diego onde fica o Qualcomm Patent Wall

… uma espécie de hall da fama que celebra com muita pompa, todas as grandes invenções criadas pela empresa e seus colaboradores…

… com direito até a monumentos nas áreas externas do complexo:

Fora isso, a Qualcomm também está envolvida em outras iniciativas bem interessantes para fomentar o desenvolvimento tecnológico no Brasil como a colaboração com a Embrapa para o desenvolvimentos de drones voltados para agricultura de precisão

… além de investimentos de Venture Capital em empresas locais e por toda a América Latina e o ambicioso projeto de montar em parceria com a ASE um centro para teste e empacotamento de circuitos eletrônicos em Campinas, no interior de São Paulo, inserindo assim o Brasil na rede mundial de produção e manufatura de semicondutores.

Observe porém, que essa planta não irá fundir wafers de silício no Brasil e sim fabricar o que o mercado chama de SiP (System-in-Package) ou seja, ela irá encapsular circuitos integrados, testá-los e montá-los em pequenas plaquinhas junto com outros componentes discretos, criando assim um circuito completo que pode ser montado mais facilmente em produtos como um smartphone, player de música, etc.

Também não confunda esse módulo com um SoC (System on a Chip) que seriam diversos componentes como processador, modem, DSP, etc. montados lado a lado e fundidos na mesma pastilha de silício.

Mas voltando ao que interessa, as inscrições para o Prêmio Tecnologias de Impacto teve início ontem (29 de junho) e vão até o próximo dia 30 de setembro de 2017.

Já o anúncio dos vencedores deve ocorrer no dia 6 de novembro de 2017 e o evento de premiação deve acontecer no dia 17 de novembro de 2017.

Finalmente, a viagem está programada para o mês de fevereiro de 2018.

Mais obter mais informações e até se inscrever, visite o site www.premiotecnologiasdeimpacto.com.br

Be there, or be square!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.