Qualcomm Halo: recarga para carro elétrico sem fios

Q

Da série “grandes problemas que procuram uma solução”, a turma da Qualcomm Halo (subsidiária da Qualcomm) mostrou na CES 2012 sua solução de recarga para veículos elétricos sem a necessidade de usar fios. Basta colocar o veículo sobre a plataforma na garagem.

A tecnologia, chamada Wireless Electric Vehicle Charging (WEVC), funciona com carros elétricos e também com híbridos. A tecnologia usa ressonância indução magnética para transferir energia da base (abaixo) para a unidade ligada ao veículo. Diz a Qualcomm Halo (a mesma do processador Snapdragon que move os Windows Phones e diversos outros smartphones e que comprou a inglesa Halo IPT no final de 2011) que o produto é mais fácil de usar que um carregador convencional, com o uso de cabos de energia (e, por que não, feios…).

O “carro” com sua base em recarga. Uma fonte de energia ligada à base gerencia a recarga e comunicações com o veículo. Segundo a fabricante, a margem de erro do veículo para a base pode ser de até 20 centímetros para os lados – a eficiência do sistema, em comparação com um modo de recarga convencional, atinge 97%, contra 90% da “bomba de energia” (como a que vimos no Posto do Futuro).

A Qualcomm diz que o WEVC ainda é um protótipo e que testes serão feitos este ano com 50 veículos elétricos em Londres. E que terão “preços competitivos” quando a solução for lançada comercialmente. Me lembrou uma tecnologia de recarga sem fios que vi algum tempo atrás.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos