ZTOP+ZUMO 10 anos!

Qualcomm anuncia os ganhadores do prêmio de inovação para Internet das Coisas

As dez startups vencedoras irão passar uma semana em San Diego e no Vale do Silício para conhecer a vanguarda da indústria do conhecimento.

A Qualcomm anunciou ontem (22/nov) os vencedores do  Prêmio Tecnologias de Impacto — Novas soluções Wireless IoT 2017 que — como o próprio nome sugere — tem o objetivo de incentivar e premiar projetos inovadores criados por empreendedores, inventores e acadêmicos que trabalhem em centros de pesquisas, universidades e até empresas localizadas no Brasil, que utilizem tecnologias wireless para o desenvolvimento da Internet das Coisas.

Essa iniciativa conta com o patrocínio da Qualcomm e o apoio institucional de entidades como INPI, CNPq e CNI e contou com mais de 200 projetos inscritos, sendo que 20 foram indicados como semi-finalistas sendo que os dez vencedores foram anunciados no evento.

São eles (a partir da esquerda):

André Palma com PMP Pipeline Leak Detection and Location System — Tecnologia patenteada capaz de detectar e localizar vazamentos em transporte de fluídos em questão de segundos, monitorando as características de operação padrão das ondas de pressão.

Andrei Grespan com Monitoramento Inteligente de Pragas Agrícolas —  Solução capaz de monitorar diariamente as populações de pragas agrícolas sem a necessidade de mão de obra no campo.

Edson Renel da Costa Filho com OxiotTecnologia que consiste na digitalização as informações de cilindros de oxigênio, permitindo o monitoramento do consumo de oxigênio medicinal de pacientes remotos.

Elyr Teixeira com Redução de Infecções Hospitalares — Sistema de monitoramento de higiene de mãos de profissionais de saúde, com o objetivo de evitar infecções hospitalares.

Fernanda S. Teles com E-lastic — Tecnologia de saúde desenvolvida para medir a carga de qualquer implemento elástico durante a prática de exercícios físicos. As informações do treino são enviadas para um app que gera gráficos que permitem o acompanhamento evolutivo.

Ismael Jorge Costa Neto com ALTAVE — Torres flexíveis em forma de balões presos no solo por um cabo, capazes de ficar até 300 metros do solo com rádios, antenas e câmeras que podem ser deslocados para diferentes regiões.

Marcelo Fernandes com Tactile Glove — Dispositivo tátil em forma de luva voltado para a interação com objetos virtuais e reais de forma remota, sendo uma plataforma para testes de novas soluções para internet tátil.

Marcelo Teixeira com Oneblue MBM — Aparelho móvel de exames sanguíneos não invasivos que pode fornecer exames instantâneos de qualquer lugar que possua algum tipo de conexão com a internet.

Markus Engler com ContextNet — É um mediador escalável desenvolvido para IoT, que utiliza o smartphone do usuário para descobrir e interagir com objetos inteligentes próximos, permitindo a criação de aplicações móveis com controle remoto e rastreamento.

Neide Sellin com LYSA: Cão Guia Robô — Robô com funções similares às de um cão-guia convencional, dotado de dois motores e cinco sensores que avisam ao deficiente visual quando existem obstáculos e riscos de colisão durante seu percurso.

Os vencedores participarão do programa Imersão em Ecossistemas de Inovação na Califórnia, organizado pela CNI e pelo IEL que terá início em fevereiro de 2018 e inclui visitas a Universidade de San Diego, Universidade de Stanford, Hampton Creek, a aceleradora Plug and Play, laboratórios da Qualcomm e outros laboratórios e companhias de alta tecnologia.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.